Montreal, Canadá: se apaixone pelo charme desta cidade!

09 fev 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Se fosse necessário descrever Montreal, Canadá, em apenas uma palavra, seria “apaixonante”. Essa charmosa cidade com um toque francês é um dos melhores destinos do país do norte e pode ser o lugar perfeito para a sua próxima viagem.

A metrópole é orgulhosa de seus contrastes e sua cultura multifacetada, com influências inglesas e francesas por todos os lados: na gastronomia, na arte, nos negócios e até nos idiomas.

Quer conhecer esse verdadeiro mosaico cultural em forma de cidade? Então vem conferir as dicas que reunimos para ajudar na montagem do seu roteiro!

Montreal, Canadá: conheça as melhores atrações do destino!

Montreal, Canadá: conheça as melhores atrações do destino!
Fonte: Pxhere / CC0

Segunda maior cidade de língua francesa do mundo, atrás apenas de Paris, Montreal, Canadá, é uma metrópole vibrante e moderna, com cerca de 4 milhões de habitantes.

Os franceses foram os primeiros a pisar na maior ilha canadense, no começo do século XVI,  por lá deixaram suas influências, assim como os ingleses, que chegaram depois, mas também deixaram suas marcas colonizadoras.

Não é coincidência, portanto, que digam por aí que Montreal é a cidade mais europeia das Américas.

Caminhar por suas ruas e avenidas cobertas por preciosidades históricas é como mergulhar no passado da Inglaterra e da França, desvendando seu patrimônio arquitetônico por onde circulam pessoas do mundo inteiro.

A ilha é inteiramente conectada por mais de 500 km de ciclovias, que são uma excelente opção de lazer nos dias de sol.

Mas não é só isso: a cidade também conta com o impressionante Ville Souterraine, uma rede com 33 km de túneis subterrâneos que recortam a cidade com um metrô, lojas, restaurantes e muito mais: perfeito para passeios em dias frios!

Para te ajudar a desvendar tudo que a cidade tem para te oferecer, montamos um guia com as principais atrações e dicas para montar o seu roteiro, veja só!

Onde fica a cidade de Montreal, Canadá?

Montreal, Canadá, está localizada na Costa Leste do país, na província de Quebec, a apenas 200 km da capital, Ottawa.

Se você tem interesse em montar um roteiro por várias cidades canadenses, pode aproveitar sua visita a Montreal para se estender até Toronto, a 546 km de distância, ou Quebec City, a 250 km.

Montreal, Canadá: mapa

A metrópole foi construída no delta do rio Saint-Laurent (ou São Lourenço, em português), em uma região que parece ter sido criada caprichosamente pelas pinceladas da natureza, cercada por montanhas, florestas e dezenas de lagos.

Confira onde fica a cidade de Montreal, Canadá, no mapa!

Como chegar a Montreal?

Se você ainda está na dúvida sobre como comprar passagens baratas para Montreal, Canadá, não deixe de pesquisar os preços de passagens aéreas no Vai de Promo

O melhor buscador do Brasil te ajuda a encontrar as melhores ofertas das principais companhias aéreas sem mistério.

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. A plataforma inovadora do Vai de Promo te mostra ofertas exclusivas, com descontos de até 35%

Para turbinar as suas chances de encontrar uma oferta imbatível, não deixe de ativar o alerta de preços, que te notifica sempre que o trecho que você procura entrar em promoção.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir a Montreal?

Não existe muito mistério para responder qual é o clima em Montreal, Canadá. Assim como o restante do país, a cidade tem invernos severos para o padrão brasileiro, o que pode dificultar a adaptação do visitante.

Mesmo com as temperaturas até -15ºC no inverno, você não precisa se preocupar: a rede de túneis subterrâneos torna mais fácil circular pela cidade nos dias gelados.

Entre novembro e março, o frio congelante traz muita neve e oportunidades de ouro para quem sempre sonhou em praticar esportes de inverno, fazer seus bonecos de neve ou patinar no gelo.

É inegável, porém, que quem visita a cidade no verão (junho a agosto) aproveita muito mais o tempo ao ar livre, especialmente nos belíssimos parques espalhados pela ilha.

Caso você queira escapar dos preços mais salgados do verão e da alta temporada, mas não quer sentir frio, tente programar a sua viagem entre abril e maio ou setembro e outubro.

Onde se hospedar em Montreal, Canadá?

Na hora de procurar onde se hospedar em Montreal, Canadá, o ideal é ficar o mais perto possível do centro histórico e do antigo porto. Nessas regiões, o viajante tem algumas opções à disposição. 

Quanto mais perto de Vieux-Montreal, melhor a localização do hotel. Essa é a parte mais antiga da cidade, onde está a maioria dos pontos turísticos.

Em Downtown, a atmosfera é menos turística e muito mais urbana. O bairro é bem localizado, bonito e reúne muitas opções de hospedagem, incluindo opções mais econômicas, além de abrigar bares, restaurantes e shoppings.

Pertinho da região turística fica o moderno bairro de Plateau Mont Royal, considerado o coração da vida noturna da cidade e uma das regiões mais populares entre os jovens de todo o Canadá.

Encontre hotéis em Montreal pelo menor preço aqui!

Encontre hotéis em Montreal pelo menor preço aqui!
Fonte: Hotel Faubourg Montreal Downtown

Você sabia que é possível viajar muito e se apaixonar por Montreal, Canadá, sem comprometer as finanças? 

Para isso, basta seguir alguns passos simples, como se planejar com antecedência, montar um roteiro de viagem e, especialmente, fazer a sua pesquisa de hospedagem no El Quarto!

Só o El Quarto reúne milhares de acomodações em diferentes estilos e faixas de preço nos melhores destinos do Brasil e do mundo.

O nosso sistema te ajuda em todos os momentos do seu planejamento: comparação de preços, reserva de acomodações e até pagamento de diárias online, em reais, sem aplicação de IOF.

Faça uma simulação e descubra que visitar Montreal, Canadá, pode sair mais barato do que você imagina.

O que fazer em Montreal, Canadá

Seja no frio ou no calor, a cidade de Montreal é um daqueles lugares que conquistam o visitante à primeira vista.

Dúvida? Confira o que ver em Montreal, Canadá, e tire suas próprias conclusões!

Old Montreal

Região mais antiga e charmosa da cidade, Old Montreal (ou Vieux-Montreal) é cheia de ruas de paralelepípedos, casas antigas e pontes pra lá de fotogênicas. Em outras palavras, um lugar imperdível em qualquer roteiro pela cidade.

É em Old Montreal que estão os pontos turísticos mais famosos, como a Basílica de Notre Dame, a Place Jacques Cartier, o mercado Bonsecours e muitos outros.

Que tal aproveitar o passeio para conhecer os restaurantes e as lojas espalhadas pelo bairro histórico?

Basílica de Notre Dame

Assim como a xará parisiense, a Basílica de Notre Dame é considerada uma das construções mais bonitas do continente.

O templo foi construído como uma pequena capela no século XVIII por padres jesuítas, mas foi crescendo até se tornar uma imponente basílica em estilo gótico, inspirada no projeto da Igreja de Sainte-Chapelle, em Paris.

Um passeio imperdível para quem visita Montreal, especialmente se você gosta de arquitetura e história!

Place Jacques Cartier

Place Jacques Cartier
Fonte: Dchallita / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Principal praça da cidade, a Place Jacques Cartier era um antigo sítio que acabou se transformando em mercado a céu aberto e, finalmente, em praça. Por essas e outras, é o núcleo da área turística de Montreal.

Nos arredores da praça ficam pontos turísticos incríveis, com destaque para o Hôtel de Ville e o Château Ramezay, construído em meados do século XVIII.

Saint Joseph’s Oratory

O Saint Joseph’s Oratory, ou Oratório de São José, chama a atenção por suas dimensões impressionantes, com 130 metros de altura. 

Estamos falando da construção mais alta da cidade, 30 metros maior que o pico do Monte Royal, que pode ser avistada praticamente de qualquer ponto da metrópole.

A localização também não passa batida: a igreja foi construída no alto de uma colina, de onde você poderá contemplar toda a cidade, e ainda tem um moderno mirante que oferece vista em 360 graus.

Old Port (Vieux-Port)

Localizado em uma das regiões mais bonitas e importantes de Montreal, Canadá, o Vieux-Port ou Old Port é o velho porto da cidade, hoje convertido em ampla área de lazer, às margens do rio Saint-Laurent.

No verão, as pessoas se reúnem por ali para curtir o sol e passar tempo de qualidade ao ar livre, enquanto no inverno a paisagem se transforma em um grande rinque de patinação no gelo.

Parque Mont Royal

Melhor parque da cidade, o Mont Royal é um ponto turístico que não pode ficar de fora do seu roteiro por Montreal.

A principal atração é o mirante Kondia Ronk, que oferece vista panorâmica da cidade, mas não é só isso: você também pode se divertir em pistas de esqui no inverno ou curtir atrações culturais à sombra de árvores nos meses mais quentes.

E o melhor de tudo? A entrada é gratuita!

Le Plateau de Mont-Royal

Le Plateau de Mont-Royal
Fonte: Wikimedia Commons / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Reduto dos artistas e boêmios, o bairro Le Plateau de Mont-Royal é considerado um dos mais multiculturais do mundo.

A região abriga pessoas de inúmeras nacionalidades, que trazem suas culturas para um verdadeiro caldeirão de arte, gastronomia e história.

As ruas do bairro estão sempre cheias de artistas apresentando seus trabalhos, além de bares e restaurantes com ambiente agradável, jovial e vibrante. Ou seja, um lugar que você não pode perder!

Biosphère

O Museu Biosphère fica no Parque Jean Drapeau, na ilha Saint-Hèléne, e oferece ao público exposições permanentes e temporárias sobre meio ambiente, ciência e mudanças climáticas.

A arquitetura futurista é uma atração à parte: o prédio é cercado por uma gigantesca esfera de metal que simboliza o globo terrestre.

Por dentro, você vai encontrar exposições interativas e divertidas, capazes de agradar e ensinar a adultos e crianças de todas as idades.

Place des Arts

Localizado a oeste da cidade, em uma região conhecida como Quartier des Spectacles, o Place des Arts é o mais importante centro cultural de Montreal e merece a sua visita.

É ali que estão instalados o Museu de Arte Contemporânea e a Orquestra Filarmônica da cidade, então não perca a oportunidade de curtir a cultura local durante a sua viagem!

Como é a vida em Montreal?

Como é a vida em Montreal?
Fonte: Pxhere / CC0

Se todas as atrações que te apresentamos não foram o suficiente para você se apaixonar pela metrópole, outro fator pode te conquistar: Montreal é considerada uma das melhores cidades para viver no mundo.

O custo-benefício é excelente em comparação a outras cidades norte-americanas, com aluguéis mais acessíveis e, sobretudo, muita qualidade de vida.

Por lá, você vai encontrar grandes empresas, muitas instituições de ensino e hospitais de ponta, além de uma localização estratégica para quem deseja conhecer as belezas canadenses.

Você já está se perguntando qual é o custo de vida em Montreal? Saiba que duas pessoas podem viver bem com 2.767 CAD por mês (cotação em 15/10/2022), e você ainda pode conseguir visto de trabalho para se sustentar dentro da legalidade.

E qual a língua falada em Montreal? A cidade é bilíngue, e você vai encontrar falantes de inglês e francês (praticamente todo mundo fala os dois idiomas) por lá!

Seguro viagem em promoção para o Canadá

Viagem sem segurança não dá! Por isso, você nunca deve embarcar para qualquer destino sem a proteção de um bom seguro viagem, especialmente para Montreal, Canadá, ou qualquer outro destino da América do Norte.

O continente é famoso pelos altíssimos custos do setor de saúde, o que significa que uma simples ida ao médico em caso de emergência pode gerar dívidas altíssimas.

O seguro viagem é fundamental para garantir a tranquilidade do viajante: assim, você pode curtir a sua viagem com a segurança de quem conta com amparo financeiro e prático sempre que precisar.

O item garante cobertura médica, hospitalar e odontológica, seguro por morte ou invalidez, assistência em caso de atraso ou cancelamento de voo, seguro bagagem e muitos outros serviços pensados especificamente para viajantes.

Você pode contratar seu seguro viagem mais barato para o Canadá no Seguros Promo, que trabalha com as melhores seguradoras do mercado para levar o melhor custo-benefício até você.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Os melhores hotéis de Montreal estão aqui no El Quarto!

Não dê sorte para o azar: se você deixar para reservar sua hospedagem em Montreal, Canadá em cima da hora, pode acabar pagando mais caro!

No El Quarto você encontra a acomodação sob medida para você sem dificuldades: é só digitar o nome da cidade que vai visitar, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

São milhares de acomodações nos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo para que você possa viajar muito sem pesar no bolso.

E não é só isso! Você também encontra promoções exclusivas e condições de pagamento facilitadas, em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Aproveite para pagar suas diárias pelo site e em reais, sem aplicação de IOF, para garantir ainda mais economia para a sua viagem!

Faça sua simulação gratuita agora mesmo e não se esqueça de assinar a newsletter para receber descontos de até 50% em hospedagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.