Moscou: conheça a capital russa e os principais pontos turísticos da cidade!

10 maio 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Capital e maior cidade russa, Moscou é um destino popular entre os viajantes brasileiros por diferentes motivos.

Além de ter grande importância no cenário mundial, a cidade é um museu a céu aberto que representa diferentes períodos, desde a Idade Média até a contemporaneidade, passando pela era da União Soviética.

Se você está pensando em conhecer esse destino incrível, diferente de todas as cidades que você já tenha visitado, este é o artigo certo para você. Vem conhecer mais sobre a capital da Rússia para montar seu roteiro de viagem!

O que fazer na cidade de Moscou: atrações imperdíveis!

Moscou, Rússia, é uma cidade que atrai a curiosidade estrangeira há séculos, com seus prédios vermelhos, arquitetura vanguardista e rica história.

O turismo na capital russa parece girar em torno do Kremlin, um dos maiores símbolos do poder soviético, bem como da inconfundível Praça Vermelha, endereço da esplendorosa Capital de São Basílio.

O que nem todo mundo sabe é que existe muito mais à espera do viajante na cidade, como os parques Zaryadye e Gorky, o complexo de edifícios stalinistas Sete Irmãs, o curioso Mausoléu de Lenin e muito mais.

O turista só não pode se esquecer de planejar a viagem, pois estamos falando de uma das capitais mais isoladas e diferentes do planeta, onde até o clima é desafiador.

Para te auxiliar no seu planejamento, montamos este pequeno guia com as principais informações sobre a cidade: quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e outras dicas valiosas. Veja só!

A que país pertence Moscou?

A que país pertence Moscou?
Fonte: Pexels

Moscou é a capital e maior metrópole da Rússia, onde vivem cerca de 12 milhões de pessoas, além de ser a segunda capital europeia mais populosa, atrás apenas de Istambul, na Turquia.

Aliás, você sabia que estamos falando de um dos poucos países transcontinentais do globo, que tem parte de seu território na Europa e na Ásia? 

A capital russa fica no extremo oeste do país, na porção europeia, a pouco mais de 420 km da fronteira com a Bielorrússia, a 720 km de São Petersburgo e a quase 1.800 km de Ecaterimburgo, maior metrópole russa do lado asiático.

Moscou: mapa

Mais de 11 mil km separam o Brasil da capital russa, o que significa que você precisará encarar, pelo menos, 14 horas de voo para chegar à cidade a partir de São Paulo.

Confira onde fica Moscou no mapa!

Como ir para Moscou?

Nenhuma companhia aérea oferece voos diretos, mas você pode voar com uma ou duas escalas com diversas empresas, como Latam, Qatar, Finnair, Air France, KLM, Emirates e muitas outras.

Para encontrar como ir para Moscou barato de avião, recomendamos uma visita ao Vai de Promo, que te ajuda a encontrar passagens aéreas promocionais para os principais destinos do Brasil e do mundo.

Aproveite para cadastrar seu e-mail no alerta de preços: assim, você não perde nenhuma promoção para o destino que procura!

Caso você já esteja viajando pela Europa, também é possível chegar à cidade de trem, a partir de cidades como Budapeste, na Hungria, Kiev, na Ucrânia, e Praga, na República Tcheca.

Se você quer dirigir até a capital da Rússia, é melhor repensar sua estratégia: o trânsito da metrópole é caótico e todas as placas são escritas no alfabeto cirílico, o que pode dificultar a vida do motorista estrangeiro.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Viagem para Moscou: quando ir?

Viagem para Moscou: quando ir?
Fonte: Pexels

Uma das principais etapas do planejamento de viagem para Moscou é a escolha da data da viagem. 

A capital da Rússia é famosa por seu clima extremo, com invernos rigorosos, e, por isso, selecionar a melhor data para a sua viagem pode tornar sua experiência ainda mais positiva.

A melhor época para conhecer a cidade é nos meses mais quentes, de abril a agosto, quando os dias são mais longos e os termômetros ficam entre 13ºC e 23ºC. Ou seja, os passeios ao ar livre ficam ainda mais agradáveis.

Entre os meses de dezembro e março, por sua vez, o inverno russo dá as caras, derrubando os termômetros, que ficam entre -9ºC e -3ºC.

Há também os viajantes que preferem visitar a cidade de setembro a novembro, outono na Rússia, quando o clima ainda está relativamente ameno, a cidade está menos cheia e os preços de hotéis, restaurantes e passeios estão mais acessíveis.

Neste caso, porém, não se esqueça do guarda-chuva, pois pode chover bastante na capital russa nesse período!

Cidade de Moscou: onde se hospedar?

Ao visitar a cidade de Moscou, onde se hospedar não deve ser uma pergunta que vai consumir muito tempo: se você escolher um hotel próximo a uma estação de metrô, terá fácil acesso às principais atrações turísticas.

O bairro de Kitay-Gorod (Кита́й-го́род) é um dos preferidos dos turistas por ficar pertinho dos pontos turísticos mais famosos, como a Praça Vermelha, enquanto o bairro de Arbat (райо́н Арба́т) é uma boa opção para quem deseja curtir a noite.

Em contrapartida, encontrar hotéis baratos na cidade pode ser um desafio, especialmente em temporadas de maior movimento, como o verão.

Para potencializar suas chances de encontrar diárias econômicas, vale a pena fazer suas reservas de hospedagem com antecedência!

Encontre hotéis em Moscou pelo menor preço!

Encontre hotéis em Moscou pelo menor preço!
Fonte: Hotel Hyatt Regency Moscow

Quer garantir sua hospedagem na capital da Rússia sem comprometer suas finanças? É só visitar o ElQuarto para encontrar seu hotel com diárias que cabem no seu bolso!

Basta digitar a cidade que você vai visitar e selecionar o período da sua estadia para ter acesso às melhores promoções de hospedagem no destino escolhido: são milhares de acomodações com preços exclusivos e até cancelamento grátis!

Você também pode utilizar filtros gratuitos para turbinar a sua pesquisa e pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a capital da Rússia pode sair mais barato do que você imagina!

O que fazer em Moscou

Uma das maiores capitais europeias, a cidade de Moscou é repleta de atrações turísticas como parques, praças, museus, edifícios históricos e muito mais.

É tanta atração em uma única cidade que escolher o que incluir em seu roteiro pode ser um desafio, mas não se preocupe: fizemos uma seleção com os pontos de interesse que você não pode perder.

Confira o que fazer em Moscou!

Praça Vermelha 

Praça Vermelha
Fonte: Bart Slingerland / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Coração da cidade e ponto turístico mais famoso, a Praça Vermelha é um dos lugares que mais demanda tempo por parte do viajante.

Por ali, você poderá visitar o Mausoléu de Lenin, a Catedral de São Basílio, o Museu Histórico do Estado, o shopping GUM e outros pontos turísticos imperdíveis.

A praça não ganhou esse nome pela grande quantidade de edifícios com fachada vermelha na região ou pelo histórico soviético do país: Praça Vermelha é uma tradução livre para a palavra do russo antigo “krasniy”, que significa “bela”.

Catedral de São Basílio 

Principal cartão-postal da capital russa, a Catedral de São Basílio é imperdível por dois motivos: a construção é não apenas uma das mais importantes da cidade, mas também uma das mais diferentes.

Afinal, como ignorar as torres com formas geográficas em cores vivas, as abóbadas típicas da arquitetura russa e o interessante contraste com as construções nos arredores?

A Catedral de São Basílio foi construída em meados do século XVI para celebrar a vitória do Império Russo contra os tártaros e faz parte de um complexo que inclui outras 10 igrejas conectadas por imensos corredores.

A visita, no entanto, não é gratuita e você precisará desembolsar entre 700 e 1.000 rublos (em fevereiro/2022) para conhecer o interior da catedral, que é tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. O passeio dura, em média, 1h30.

Kremlin de Moscovo 

O Kremlin de Moscovo é considerado a principal obra arquitetônica do século XV de toda a Rússia e um dos pontos turísticos de Moscou mais conhecidos internacionalmente.

O nome Kremlin significa “fortaleza dentro de uma cidade” e é justamente isso que você vai encontrar por lá: um forte militar dedicado à proteção da cidade contra eventuais invasões estrangeiras.

Só o muro que cerca o local tem mais de 2,5 km de comprimento e altura que varia entre 5 e 19 metros. A torre mais alta do complexo, por sua vez, mede impressionantes 81 metros de altura.

Tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial, o Kremlin é também a residência oficial e o gabinete de governo dos presidentes do país. Por isso, nem todos os ambientes do complexo estão abertos a visitação.

Os visitantes poderão conhecer os Jardins de Alexandre, a Praça das Catedrais, o Túmulo do Soldado Desconhecido, o Palácio do Patriarca, o Jardim Secreto, o Palácio do Terem e muitas outras atrações.

O Kremlin de Moscovo abre as portas para visitação diariamente, das 9h às 17h, com ingressos que variam entre 500 e 1.000 rublos (em fevereiro/2022).

Catedral de Cristo Salvador 

Catedral de Cristo Salvador
Fonte: Pexels

Uma das igrejas mais bonitas da cidade, a construção é datada do século XIX e foi feita para celebrar a vitória do exército russo sobre as forças de invasão francesas comandadas por Napoleão Bonaparte.

A estrutura original foi demolida na década de 1930 e a reconstrução só aconteceu após o fim do regime comunista, nos anos 90.

A Catedral de Cristo Salvador fica às margens do rio que dá nome à cidade, no distrito de Arbatskaya, e você não terá dificuldades para encontrar onde fica a igreja.

As dimensões da catedral são impressionantes: o salão principal tem capacidade para mais de 10 mil fiéis.

A visita à Catedral de Cristo Salvador é gratuita, mas você não poderá utilizar câmeras fotográficas ou celulares durante o passeio.

Parque Zaryadye 

Depois de conhecer as atrações históricas mais famosas da cidade, nada melhor do que curtir as belíssimas paisagens locais, como as que você encontra no Parque Zaryadye.

A infraestrutura do parque é surpreendente, e inclui restaurantes, hotéis, salas de cinema, teatros, passagens subterrâneas, cavernas e até ponte flutuante, além de um anfiteatro com capacidade para 2.500 espectadores.

O passeio fica ainda mais encantador graças à música clássica que ecoa dos altos falantes espalhados por todo o local.

O Parque Zaryadye fica aberto 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Parque Gorky 

Embora o Parque Zaryadye seja mais moderno, o Parque Gorky é considerado o principal parque urbano da cidade, com capacidade para mais de 40 mil visitantes diários.

O parque foi inaugurado em 1928 como uma alternativa de lazer para os trabalhadores e pode ser uma boa opção de passeio em qualquer época do ano.

É ali que acontecem, por exemplo, festivais de verão e inverno, apresentações culturais e outros eventos que movimentam o calendário local.

A estrutura também não deixa a desejar: o Parque Gorky dispõe de lanchonetes, wi-fi, fontes de água mineral, estacionamento e muito mais.

Mausoléu de Lenin 

Mausoléu de Lenin
Fonte: Jorge Láscar / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

O Mausoléu de Lenin é uma das atrações mais imperdíveis de toda a cidade.

Obra-prima da arquitetura soviética, foi construído para abrigar o sarcófago de Vladimir Lenin, herói da Revolução Russa, em 1917.

Quem visita o local pode ver o líder soviético, que hoje descansa embalsamado em uma câmara de vidro exposta ao público.

A visita é praticamente obrigatória para quem passeia pela cidade, especialmente por sua imensa importância histórica

Só não se esqueça de planejar bem o seu passeio, pois o Mausoléu de Lenin só fica aberto de terça a quinta, das 10h às 13h, e aos sábados, das 10h às 13h.

Faça um seguro viagem para Moscou!

A Rússia é um dos países que assinou o Tratado de Schengen e, por isso, a contratação de um seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatória para quem deseja visitar o país.

Por isso, tão importante quanto comprar suas passagens para a capital da Rússia é escolher o melhor seguro viagem para te proteger longe de casa.

Além de atender a uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem assegura a tranquilidade ao viajante, pois oferece cobertura médica, odontológica e farmacêutica, seguro bagagem, retorno antecipado e muitos outros serviços.

Visite agora mesmo o site do Seguros Promo para comparar preços e encontrar seguro viagem mais barato para o destino que você procura em poucos cliques!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Quando Moscou virou capital da Rússia?

Como Moscou é conhecida como capital da Rússia, muita gente acredita que tem sido assim desde a fundação do país, mas isso não é verdade.

A cidade, que existe desde o século XII e era capital do país desde o século XV, acabou perdendo o título para a então recém-construída São Petersburgo em 1712.

Foi só no século XX, após a Revolução de Outubro, em 1918, que Moscou recuperou o status de capital do país.

Os melhores hotéis em Moscou estão no ElQuarto!

O que você está esperando para garantir sua hospedagem em Moscou por um preço que cabe no seu orçamento? 

Faça agora mesmo uma simulação gratuita no buscador ElQuarto para encontrar hotéis na capital russa a preços imbatíveis!

O ElQuarto garante preços exclusivos e opções com cancelamento grátis para facilitar a sua vida na hora de reservar hospedagem. 

Você pode até pagar suas diárias online e em reais, sem cobrança de IOF!

Visite o site e faça uma cotação para descobrir que visitar a capital da Rússia pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.