Mossoró, RN: onde fica, o que fazer e onde ficar na cidade

22 maio 2022 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Segunda mais populosa cidade potiguar, Mossoró, RN, é um destino famoso por suas atrações culturais e pelas festas que agitam o calendário local: só a festa junina dura mais de um mês!

Mas não fica só nisso! A cidade também está perto do mar e guarda verdadeiros tesouros arqueológicos, como rochas e fósseis que ajudam a contar a história das Américas desde a pré-história.

Se você está pensando em incluir esse destino incrível em seu próximo roteiro pelo Nordeste, este é o artigo certo para você. Confira nossas dicas para fazer o seu planejamento de viagem!

Mossoró, RN: descubra as melhores atrações da cidade!

Mossoró, Rio Grande do Norte, é uma cidade conhecida por vários apelidos, como “Cidade do Sal”, “Capital Cultural Potiguar”, “Capital Nacional do Semiárido”, o que deixa à mostra sua importância no Nordeste brasileiro.

Terra de salinas, muito petróleo e de sol que brilha o ano inteiro, o destino se orgulha de ter sido a primeira cidade potiguar a fazer campanha pela libertação dos escravos e de ter resistido bravamente aos ataques de Lampião, o rei do cangaço.

Por ali, a história é levada a sério por cada morador, que parece ter na ponta da língua os motivos que fazem de Mossoró um lugar único.

No sítio arqueológico do Lajedo de Soledade, por exemplo, os visitantes podem conhecer fósseis de animais que viveram há milhares de anos na região, enquanto a vila de Areia Branca, a apenas 50 km, é um excelente passeio para quem gosta de praia.

A vocação da cidade, no entanto, é inegável: Mossoró nasceu e prosperou como um importante polo cultural!

Os visitantes podem mergulhar em seu exclusivo “Corredor da Cultura”, que inclui a antiga Estação das Artes Elizeu Ventania e o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia, entre outros centros culturais tão interessantes quanto importantes.

Aos que gostam de atrações históricas, a Catedral de Santa Luzia e a Igreja de São Vicente, uma das trincheiras de resistência aos ataques de Lampião, são atrações simplesmente imperdíveis.

Como você deve ter notado, existem muitas atrações incríveis espalhadas por toda a cidade, que tem mais de 2.000 km² de área. 

Por isso, todo cuidado no planejamento é bem-vindo para tornar sua experiência ainda mais inesquecível.

Neste artigo, vamos te contar como chegar, quando visitar, o que fazer e outras dicas para que você curta uma viagem fantástica. Veja só!

Onde fica Mossoró?

Onde fica Mossoró?
Fonte: Unsplash

Maior cidade do Rio Grande do Norte em tamanho, o município de Mossoró fica no Oeste Potiguar, em uma região semiárida a pouco mais de 50 km do litoral.

O destino fica praticamente equidistante de Natal e da cidade de Fortaleza (CE), a 278 km e 245 km, respectivamente: o acesso a partir das duas capitais nordestinas é feito pela mesma rodovia, a BR-304.

Mapa da cidade de Mossoró, RN

A chamada Capital do Oeste Potiguar é uma das maiores cidades do país, com 2.100 km² de área. 

Por isso, nem pense em viajar antes de estudar seu roteiro de viagem e planejar com cuidado seus deslocamentos, ou você pode acabar gastando muito tempo e dinheiro.

Confira o mapa de Mossoró, Rio Grande do Norte!

Quando visitar a cidade de Mossoró?

Quando visitar a cidade de Mossoró?
Fonte: Unsplash

Assim como vários destinos do Rio Grande do Norte, Mossoró é uma cidade onde o sol brilha quase o ano inteiro e as temperaturas são estáveis.

Em qualquer dia do ano, as temperaturas ficam entre 25ºC e 35ºC. O período chuvoso, se é que pode ser chamado assim, dura poucos dias entre março e abril.

Já que o clima não vai ser problema no seu planejamento, uma boa dica é ficar de olho nos eventos culturais do calendário local para escolher quando visitar a cidade.

O auge do calendário é a Festa Junina, que atrai mais de 1 milhão de turistas e dura o mês de junho inteiro, com direito a shows de bandas de forró, disputa de quadrilhas e até um espetáculo de encenação da expulsão de Lampião.

O Auto da Liberdade e a Festa de Santa Luzia também estão entre os principais eventos culturais, agitando a cidade nos meses de setembro e dezembro, respectivamente.

Passagem aérea para Mossoró, RN

O Aeroporto Dix Sept Rosado fica a apenas 3 km do centro da cidade e recebe voos regulares da Azul a partir de diversas capitais brasileiras. Por isso, é a melhor opção de acesso à Capital Cultural Potiguar.

Você pode encontrar passagem aérea para Mossoró, RN, mais barata no buscador Passagens Promo, que reúne ofertas imperdíveis e possibilita o pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito.

Basta digitar na barra de pesquisa as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta da viagem, e pronto: a plataforma do Passagens Promo te mostra as melhores ofertas para o trecho que você procura!

O viajante pode até incluir seu endereço de e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Faça uma cotação gratuita e não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do mundo das viagens!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Mossoró, RN: hotéis pelos menores preços!

Onde ficar em Mossoró, RN: hotéis pelos menores preços!
Fonte: Hotel

Mais que um destino turístico badalado, Mossoró, RN, é também um importante polo econômico regional, que recebe muitos turistas em viagens a trabalho ao longo do ano.

Na prática, isso significa que a cidade dispõe de uma rede hoteleira robusta o suficiente para absorver a alta demanda por hospedagem, especialmente nos meses de maior movimento, como junho.

Desse modo, recomenda-se que o viajante faça suas reservas de hospedagem com antecedência para garantir diárias mais econômicas.

Nessa tarefa, você pode contar com o ElQuarto, uma poderosa ferramenta de gestão de hospedagem que permite que você faça tudo em um só lugar, desde a pesquisa de preços até o pagamento das diárias.

O sistema é composto por milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo: é só digitar a cidade que você vai visitar e as datas da viagem para acessar as melhores promoções!

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e descubra que visitar a Capital Cultural do Rio Grande do Norte pode sair mais barato do que você pensa!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Pontos turísticos de Mossoró

Entre atrações culturais, naturais e históricas, Mossoró é um destino formidável, capaz de oferecer entretenimento e lazer para todas as idades.

Os viajantes podem escolher entre os pontos turísticos do Corredor da Cultura, igrejas com séculos de história, as famosas salinas e até fontes termais com propriedades terapêuticas.

Confira o que fazer em Mossoró!

Memorial da Resistência Mossoroense 

A expulsão dos cangaceiros é motivo de muito orgulho para a população da cidade, que mantém viva a lembrança do conflito no Memorial da Resistência Mossoroense.

O edifício de três andares é formado por cinco módulos que contam toda a história do cangaço até a expulsão de Lampião da região, em 1927: Mossoró foi a única cidade do Nordeste a alcançar esse feito sem a ajuda da Força Nacional.

O melhor de tudo é que a entrada no Memorial da Resistência Mossoroense, que fica no centro da cidade, é gratuita!

Estação das Artes Elizeu Ventania 

Estação das Artes Elizeu Ventania
Fonte: Wikimedia Commons / CC0

Endereço das principais festas do calendário da cidade de Mossoró, a Estação das Artes Elizeu Ventania fica bem no centro da cidade, no coração do Corredor da Cultura.

A antiga estação ferroviária da cidade foi convertida no espaço, batizado em homenagem ao violeiro Elizeu Ventania, um dos maiores nomes da música potiguar, onde ficam o Museu do Petróleo e o Memorial da Resistência.

A Estação das Artes Elizeu Ventania fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita. Aos fins de semana e feriados, a visita só é liberada mediante agendamento.

Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia 

Um dos principais espaços do Corredor da Cultura, o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia foi inaugurado em 2003 para receber até 740 espectadores com o que há de mais moderno na estrutura de teatros.

Maior teatro do Rio Grande do Norte, o Dix-Huit Rosado Maia recebe uma extensa programação de espetáculos teatrais, de dança e música ao longo do ano. Que tal ficar de olho no calendário para assistir a uma peça durante a sua visita?

Igreja de São Vicente 

Construída no começo do século XX, a Igreja de São Vicente é mais uma das atrações gratuitas e imperdíveis de Mossoró, RN.

Além de sua importância para a cultura religiosa na cidade, a fotogênica igreja foi uma das principais fronteiras da resistência aos ataques de Lampião: as paredes do templo estão até hoje marcadas pelos tiros dos cangaceiros!

O espaço é também palco do famoso espetáculo “Chuva de Balas no País de Mossoró”, que acontece todos os anos durante a festa junina local para encenar a batalha contra Lampião e seus homens.

Museu Lauro da Escóssia 

Museu Lauro da Escóssia
Fonte: Wikimedia Commons / CC0

O Museu Lauro da Escóssia, também conhecido como Museu do Cangaço, é o principal museu de Mossoró, onde você poderá aprender tudo sobre os principais eventos históricos da cidade. E, acredite, eles são muitos!

Mossoró, afinal, libertou seus escravos cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea, foi palco do primeiro voto feminino na América Latina e se consagrou como a primeira cidade brasileira a expulsar Lampião sem ajuda do exército.

O museu fica instalado na antiga cadeia pública da cidade e conta com um rico acervo, incluindo fotos, documentos, objetos antigos e até fósseis encontrados nos arredores da cidade!

Thermas de Mossoró 

Você sabia que existem fontes termais em pleno semiárido do Nordeste? É exatamente isso que te espera nas Thermas de Mossoró, RN.

O parque aquático tem suas piscinas abastecidas por águas que brotam da terra em temperaturas que variam entre 30ºC e 58ºC, além de estrutura completa de lazer, com toboáguas, lanchonetes, parquinhos e muito mais.

O ingresso day use sai a R$ 90 para adultos e R$ 50 para crianças entre 5 e 12 anos (preços em março/2022). Idosos e estudantes pagam meia entrada.

Salinas

Mais de 97% da produção de sal de todo o Brasil vem do Rio Grande do Norte, e Mossoró é um dos principais municípios produtores, abrigando diversas salinas em diferentes pontos da cidade.

Algumas delas, como a Salina São Camilo, estão abertas à visitação pública: uma oportunidade ímpar de aprender mais sobre a história do sal, seu processo de extração e o esquema de funcionamento de uma salina.

O visual é marcado por gigantescas dunas brancas de sal que parecem até neve. Só não se esqueça do filtro solar e de um chapéu para se proteger do sol durante o passeio.

Quais as características de Mossoró?

Quais as características de Mossoró?
Fonte: Wikimedia Commons / CC0

Mossoró, RN, é a segunda cidade potiguar mais populosa, com cerca de 300 mil habitantes e atrás apenas da capital, Natal.

Com economia robusta, a cidade é a maior extratora de sal e a maior produtora de petróleo em terra firme de todo o Brasil, o que se traduz em muitas oportunidades de emprego e forte movimento de turismo de negócios durante todo o ano.

O nome da cidade faz referência aos fortes ventos que sopram pela região: na língua indígena monxorós, “Mossoró” significa vento periódico que sopra do Norte.

Tem praia em Mossoró, RN?

O mar não chega onde fica a cidade de Mossoró, mas isso não significa que você estará longe da praia durante a sua visita à cidade.

Afinal, Mossoró fica a apenas 50 km do litoral do Rio Grande do Norte e das belas praias de Tibau, Areia Branca e Baixa Grande!

Como é a vida em Mossoró?

O clima bom e a economia pujante de Mossoró, RN, colocam a cidade como um dos melhores lugares para viver no Nordeste!

A cidade abriga empresas de diferentes segmentos, como agricultura, turismo, serviços e gastronomia, além de ser conhecida pelas boas escolas e pelos hospitais que são referência regional no Oeste Potiguar.

Qual a cidade mais próxima de Mossoró?

Como Mossoró é uma cidade imensa, faz divisa com vários municípios do oeste do Rio Grande do Norte, como Tibau, a 42 km de distância, já quase na fronteira com o Ceará.

A cidade também está próxima de Grossos (47 km), Areia Branca (50 km), Serra do Mel (36 km), Assu (70 km), Upanema (53 km) e Governador Dix-Sept Rosado (38 km).

Mossoró, RN: hotéis em promoção no ElQuarto!

Agora que você já conhece as principais atrações de Mossoró, RN, só falta garantir sua hospedagem pelo menor preço do mercado para curtir uma viagem fantástica.

Visite agora mesmo nosso buscador, ElQuarto, para comparar ofertas exclusivas de hotéis, resorts e pousadas em Mossoró ou qualquer outro destino.

Você pode fazer todo o seu planejamento em um só lugar: comparação de preços, reserva de acomodações e até o pagamento das diárias!

Faça uma cotação gratuita para começar a planejar uma viagem inesquecível pela Capital Cultural do Rio Grande do Norte!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.