Mumbai: quando ir, onde se hospedar e principais atrações!

09 jan 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Capital financeira e maior metrópole indiana, Mumbai é uma cidade de contrastes, onde templos e construções milenares dividem espaço com grandes empresas, arranha-céus e o que há de mais moderno no subcontinente da Índia.

Uma das cidades mais populosas do mundo, a antiga Bombaim é gigantesca, com mais de 20 milhões de pessoas, boa parte delas de origem estrangeira, e tudo aquilo que você pode esperar de uma megacidade.

O que você acha de visitar um dos destinos mais exóticos e incríveis do planeta? Venha conhecer as dicas que reunimos sobre a maior cidade da Índia.

Conheça Mumbai, uma das cidades mais importantes da Índia!

Conheça Mumbai, uma das cidades mais importantes da Índia!
Fonte: Pxhere / CC0

Por mais que o viajante seja experiente e preparado, é difícil desembarcar em Mumbai City e não se surpreender com a maior cidade de toda a Índia.

Para muitos, a cidade é simultaneamente comparável a Nova York e Los Angeles, mecas do mercado financeiro e do cinema, tamanha a importância econômica, política, social e cultural da antiga cidade de Bombaim.

A casa de Bollywood, a indústria cinematográfica indiana, foi construída sobre sete ilhas e é considerada a mais ocidentalizada do país: uma chance imperdível de conhecer a mistura da milenar Índia com o moderno oeste.

Por lá, você vai encontrar templos, palácios, museus e muitas outras atrações fantásticas, como o complexo de ruínas e templos da Ilha Elefanta, o fotogênico Portal da Índia e muito mais. Veja só!

Onde fica Mumbai?

Mumbai é uma cidade da Índia situada no litoral do Konkan (ou “Costa do Concão”), na costa oeste do país.

Capital do estado de Maharashtra, a megalópole fica a mais de 1.400 km de distância da capital da Índia, Nova Délhi.

Mumbai: mapa

Gigantesca, caótica e simultaneamente tradicional e moderna, a maior cidade da Índia tem mais de 20 milhões de habitantes espalhados por um território menor que o de São Paulo.

Para otimizar seu tempo durante a viagem, vale a pena montar um roteiro com os atrativos que você deseja conhecer: assim, você garante deslocamentos mais eficientes e pode conhecer no mesmo dia várias atrações de uma só região.

Confira no mapa da megalópole onde ficam os principais pontos turísticos.

Como ir à Mumbai, na Índia?

Não existem voos diretos do Brasil para a antiga cidade de Bombaim, mas várias companhias aéreas operam viagens até lá, como Swiss, Lufthansa, Qatar, Ethiopian e muitas outras, com voos a partir de 21 horas de duração.

O Aeroporto Internacional de Chhatrapati Shivaji foi inaugurado em 2014 e é um dos mais movimentados do mundo.

Para deixar o aeroporto com destino ao seu hotel, vale a pena investir em serviço de transfer ou táxi pré-pago, oferecido dentro do aeroporto. Evite embarcar em táxi que não seja pré-pago, ou você pode acabar pagando mais pelo transporte.

Você pode garantir suas passagens aéreas para a Índia com toda a economia que você merece: é só fazer a sua pesquisa de preços no Vai de Promo!

O buscador te ajuda a fazer o trabalho pesado de pesquisa: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

O pagamento é facilitado, em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito, e você ainda pode incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir à Mumbai, Índia?

A maior cidade da Índia tem clima quente o ano inteiro, com temperaturas sempre acima dos 32ºC e sensação térmica ainda maior. 

Se os termômetros não dão indicativos de quando visitar a cidade, o regime de chuvas pode ajudar.

O período de tempestades tropicais acontece de junho a setembro (às vezes até meados de outubro): nessa época, chove muito e praticamente sem interrupções na cidade.

Por essas e outras, a melhor época para visitar a antiga Bombaim vai da segunda quinzena de outubro à segunda quinzena de maio, especialmente de dezembro a fevereiro, quando as temperaturas mínimas têm ligeira queda e o clima fica mais agradável.

Hotéis e pousadas em Mumbai, em oferta no El Quarto!

Hoteís e pousadas em Mumbai, em oferta no El Quarto!
Fonte: Pxhere / CC0

A maior megalópole indiana é uma cidade gigantesca e, por isso, escolher bem onde ficar é indispensável para o viajante.

As regiões de Marine Drive, na orla, e Bandra, mais ao norte, são as mais indicadas para hospedagem: assim, você estará pertinho de pontos turísticos, praias e da icônica Bollywood.

Para encontrar os melhores hotéis em Mumbai, Índia, pelo melhor custo-benefício, não se esqueça de visitar o El Quarto.

O melhor buscador de acomodações do Brasil te ajuda a encontrar as melhores ofertas de hospedagem nos destinos mais imperdíveis: tudo para que você viaje muito sem pesar no bolso.

Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, em um só lugar. 

Faça uma simulação gratuita e não se esqueça de se inscrever na newsletter para receber descontos de até 50%.

Mumbai, Índia: pontos turísticos!

Fundada pelos portugueses e dominada por britânicos ao longo de séculos, a maior cidade da Índia é um dos destinos mais imperdíveis da Ásia.

Vem descobrir o que fazer em Mumbai! 

Shree Siddhivinayak

Shree Siddhivinayak é um dos templos mais importantes da Índia, dedicado ao deus Ganesha, e foi inaugurado no comecinho do século XIX.

O templo é simplesmente monumental, com a parte interior do telhado revestida em ouro puro, portas gigantescas entalhadas com passagens do Ashtavinayak, compilado de manifestações do deus elefante.

Um dos espaços mais curiosos do templo é a imagem de Ganesha com a tromba presa ao lado direito do corpo, diferentemente das representações mais comuns do deus.

Durante sua visita, que tal aproveitar para fazer uma prece a Ganesha? A crença popular garante que o deus hindu ajuda os fiéis a superar obstáculos.

Elephanta Caves

Elephanta Caves
Fonte: Christian Haugen / Flickr / CC BY 2.0

As Elephanta Caves, ou Grutas de Elefanta, são tombadas como Patrimônio Mundial da Unesco e não podem ficar de fora do seu roteiro pela maior cidade indiana.

O complexo de cavernas é repleto de esculturas entalhadas na pedra que misturam elementos hindus e budistas.

A data exata da construção do complexo é desconhecida, mas estudiosos estimam que possa ter acontecido entre os séculos V e VII.

O nome das grutas, Elefanta, foi dado por exploradores portugueses, que encontraram inúmeras estátuas do deus Ganesha, o deus elefante, ao desembarcarem na ilha.

Só não deixe para chegar tarde à atração, pois o alto volume de turistas que visita a ilha é surpreendente: quem chega mais cedo, tem mais tempo e mais tranquilidade para conhecer o local.

Marine Drive

A avenida beira-mar da cidade, Marine Drive, é um dos lugares mais agradáveis de toda Mumbai e, justamente por isso, merece a sua visita.

O gigantesco calçadão é margeado pelas águas azuis do Oceano Índico de um lado e os edifícios históricos em estilo art déco do outro: o cenário é frequentemente comparado ao de outro destino de praia famoso, Miami, nos Estados Unidos.

Não deixe de passear pela Marine Drive à noite: a avenida ganha iluminação especial após o pôr do sol e é o melhor lugar da cidade para jantar de frente ao mar!

Portal da Índia

Um dos cartões-postais da cidade, o Portal da Índia é um monumento do século XX considerado marco do domínio britânico sobre o país.

Há quem diga que a estrutura foi erguida em homenagem aos soldados indianos mortos na Primeira Guerra Mundial, mas não se passa de um mito: embora só tenha sido concluída em 1924, após a guerra, a construção é datada de 1911.

O monumento é muito comparado ao Arco do Triunfo, de Paris, e está marcado na história do país: em 1947, as tropas britânicas marcharam pelo portão assim que a Índia conquistou sua independência.

Além de ser uma atração importante e muito fotogênica, o Portão da Índia é também um bom ponto de referência para o turista: vários passeios oferecidos por agências partem justamente do monumento.

EsselWorld

EsselWorld
Fonte: Bharat Bang / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O maior parque temático e aquático da Índia fica na maior cidade do país: o EsselWorld, que encanta adultos e crianças de todas as idades.

Situado na Ilha Gorai, o complexo de diversões tem quase 260 mil m² de área, onde o visitante encontra piscinas com toboáguas, montanhas-russas, roda-gigante, brinquedos aquáticos e muitas outras atrações.

Existem também vários brinquedos indoor, como pista de boliche, pista de patinação no gelo e até uma boate.

O parque conta com excelente infraestrutura, com tudo que você vai precisar para passar o dia se divertindo, como restaurantes temáticos, banheiros e estacionamento.

O EsselWorld está temporariamente fechado, desde abril de 2022, mas deve reabrir as portas em breve para continuar a encantar as famílias que visitam a maior cidade da Índia.

Dicas para montar um roteiro de viagem com o que fazer em Mumbai!

Com um pouco de organização, um ou dois dias podem ser suficientes para conhecer e se apaixonar por Mumbai. 

Para otimizar o seu tempo na cidade, a melhor dica é montar um roteiro com as atrações que você deseja conhecer. Assim, você pode planejar seus deslocamentos e focar seus passeios nas regiões que concentram mais pontos turísticos.

No primeiro dia de viagem, comece seu passeio pelo Portão da Índia e aproveite para conhecer o Taj Mahal Palace, o hotel mais luxuoso do país, localizado bem atrás do monumento.

Em seguida, contrate uma agência para fazer o passeio até a Ilha Elefanta, para conhecer as fantásticas cavernas da região. 

Ao voltar para a cidade, siga para a região de Marine Drive, onde você vai poder conhecer alguns bons restaurantes, assistir ao pôr do sol sobre o mar e, de quebra, se sentar em um dos bares da avenida para o happy hour.

No segundo dia na megalópole, visite o templo Shree Siddhivinayak, conheça a praia de Chowpatty Beach e finalize a sua passagem pela antiga Bombaim com um passeio pelo EsselWorld.

Como é viver em Mumbai?

Mumbai é uma grande metrópole e, por isso, sofre com problemas comuns a qualquer grande cidade, como trânsito intenso e ruas lotadas, mas não pense que isso torna a cidade um lugar ruim para viver.

A cidade tem milhares de estrangeiros entre seus habitantes, o que garante o título de cidade mais multicultural da Índia, além de abrigar grandes empresas e indústrias que movimentam o mercado de trabalho com muitas oportunidades.

Tudo isso, porém, tem seu preço. A megalópole é o lugar mais caro para viver na Índia, com custo de vida em torno de 104 mil rúpias por pessoa, cerca de R$ 6.700 por mês (em setembro/2022).

Para o viajante, porém, a situação é muito mais favorável.

É relativamente barato andar de táxi pela cidade (especialmente em comparação ao Uber) e você também não deve gastar muito com hospedagem e alimentação: em média, um turista desembolsa cerca de R$ 130 por dia de viagem, se tiver perfil econômico.

Curiosidades sobre a cidade de Mumbai, na Índia!

Curiosidades sobre a cidade de Mumbai, na India!
Fonte: Pxhere / CC0

Assim como o Brasil, a antiga Bombaim também foi colonizada por portugueses, que dominaram a região do século XVI a meados do século XVIII.

A situação só mudou por acaso: a rainha Catarina de Bragança e o rei Carlos II não tiveram herdeiros e, por isso, a cidade passou para as mãos dos ingleses.

A metrópole é a casa da maior favela do mundo (Dharavi), além de abrigar o porto mais importante da Índia.

Se você decidir ir a alguma praia, aproveite para observar os hábitos dos locais. Muitas vezes, as mulheres chegam a tomar banho de mar sem tirar seus preciosos sáris.

Ah! E se você está se perguntando por que Mumbai mudou de nome, saiba que foi para rechaçar a influência dos colonizadores ingleses: até 1995, a cidade era chamada Bombaim, nome dado pelos britânicos no começo da ocupação da Índia.

O que significa Mumbai?

O novo nome escolhido para batizar a maior cidade da Índia, Mumbai, é uma homenagem à deusa Mumba.

Uma das deidades mais importantes do hinduísmo, a deusa era uma das esposas de Shiva e é conhecida como protetora dos fazendeiros.

Quer viajar com segurança e tranquilidade? Não esqueça o seguro viagem!

Antes de embarcar para a Índia, você não pode deixar de contratar um seguro viagem. 

Além do clima quente e da comida exótica, você estará exposto a diversos riscos durante a viagem: pode sofrer um acidente, ter um voo cancelado, sofrer o extravio das bagagens ou passar por diversas outras situações delicadas.

Por isso, visite agora mesmo o Seguros Promo para fazer a cotação do seu seguro viagem Índia mais barato: a plataforma te ajuda a comparar ofertas para encontrar o melhor custo-benefício sem dificuldades!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre sua hospedagem ideal em Mumbai, no El Quarto!

O que você está esperando para garantir sua hospedagem em Mumbai pelo menor preço? Visite o El Quarto para encontrar as melhores acomodações pela melhor oferta.

Nosso buscador reúne milhares de hotéis e pousadas a preços exclusivos nos melhores destinos do mundo: dá até para pagar as diárias em reais, sem cobrança de IOF!

Assim, vai ficar fácil viajar muito e gastar pouco.

Só não se esqueça de assinar a newsletter para receber descontos incríveis de até 50% em hospedagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.