Mykonos: melhores pontos turísticos e outras dicas de viagem!

29 mar 2023 • 8 minutos de leitura por ana.isabel

Não é de hoje que Mykonos está entre os principais destinos da Grécia e, mais que isso, de toda a Europa.

A ilha mediterrânea conhecida pelas festas, pelos beach clubs e pelas praias paradisíacas ostenta o apelido de Manhattan do Mar Egeu e atrai mais de meio milhão de turistas todos os anos. 

Se você ainda está em dúvida sobre incluir a ilha em seus planos de viagem ou quer descobrir quais atrações não podem faltar no seu roteiro, este artigo foi feito para você.

Montamos o guia definitivo da ilha grega mais famosa para que você não perca nada durante a sua visita! Vamos lá!

Mykonos: o que fazer na ilha grega?

Mykonos o que fazer
Fonte: Pexels

Apesar do tamanho reduzido, de apenas 105 km², Mykonos, Grécia, não surpreende apenas pelas casinhas típicas de fachada branca espalhadas pelas colinas, mas também pela quantidade de atrações turísticas.

Só igrejas são mais de 800, além de centenas de museus, alguns dos melhores restaurantes do país, dezenas de beach clubs e quase 50 km de um litoral com águas cristalinas.

O centrinho da ilha, Chora, é um lugar vibrante e animado, onde você vai encontrar boa infraestrutura de serviços, incluindo bons hotéis, opções gastronômicas, comércio e agências de turismo.

Quem gosta de história precisa conhecer lugares como o Museu do Mar Egeu, o Museu Arqueológico e o Museu do Folclore, bem como os moinhos de vento do século XVI deixados pelos venezianos.

Além disso, prepare-se para se encantar com refúgios de água cristalina em incríveis tons de azul, onde você poderá mergulhar, se divertir na areia, praticar esportes e curtir tudo que o Mediterrâneo tem a oferecer.

Vem conferir as outras dicas que reunimos para você aproveitar ao máximo a sua viagem!

Onde fica Mykonos na Grécia?

Mykonos é uma famosa ilha grega localizada no Mar Egeu, no chamado arquipélago das Ilhas Cíclades, do qual também fazem parte outros destinos famosos, como Santorini, Milos, Naxos e Paros.

A ilha fica no sul da Grécia, no meio do caminho entre a capital, Atenas (a 150 km de distância), e a ilha de Creta (340 km).

Mykonos: mapa

O nome do arquipélago em que fica a ilha, Cíclades, teve origem na Antiguidade, por conta do formato de círculo das ilhas da região.

De acordo com a mitologia grega, o deus do mar, Poseidon, estava furioso com as ninfas daquela região e decidiu transformá-las em ilhas.

Confira onde fica Mykonos no mapa da Grécia!

Como ir para Mykonos, Grécia?

A ilha não está conectada ao continente por terra, o que significa que você só conseguirá chegar até lá por via aérea ou marítima.

A maior parte dos viajantes chega por Atenas, de avião, ou encara um trecho de ferry a partir de Santorini ou da capital grega.

Caso você esteja viajando no verão, adquira suas passagens com antecedência, pois é comum que os bilhetes se esgotem nessa época do ano.

O aeroporto da ilha fica no litoral oeste, a cerca de 10 minutos da capital, Chora: você pode chegar ao seu hotel de carro, táxi, transfer ou até ônibus (que circula apenas na alta temporada).

Precisa de visto para Mykonos?

Mykonos precisa de visto
Fonte: Unsplash

Se você ainda precisa de mais incentivos para colocar essa ilha paradisíaca em seus planos de viagem, eis aqui um motivo incrível para começar a planejar o seu roteiro, pois você não precisa de visto para conhecer a Grécia.

Nesse caso, você precisa atender a alguns requisitos básicos: sua viagem não pode durar mais que três meses e você precisa comprovar o seu status de turista.

Isso é feito a partir da apresentação de alguns comprovantes, como passagens aéreas de volta, reserva de hospedagem (ou carta-convite) e de condições financeiras para arcar com seus gastos durante a viagem.

Além disso, você é obrigado a apresentar seguro viagem com cobertura médica, hospitalar e odontológica no valor mínimo de 30 mil euros. 

No Seguros Promo você encontra planos completos a partir de R$ 17,00 por dia!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto no seu seguro viagem!

Qual a melhor época para ir para Mykonos?

Mykonos foi batizada em homenagem ao filho do deus Apolo, responsável pela luz e pelo sol, e esse nome já dá uma pista do tipo de clima que você vai encontrar por lá.

A ilha grega é um dos pontos mais ensolarados da Grécia, onde pode fazer calor de até 30ºC durante o verão, movimentando ainda mais as belíssimas praias da região.

É a melhor época para conhecer esse pedaço do paraíso grego e curtir suas baladas, festas e praias.

Em contrapartida, isso também significa que trata-se da alta temporada e, além de os preços estarem mais salgados, os hotéis ficam abarrotados de turistas.

Se você deseja economizar, pode ser interessante viajar entre setembro e novembro, meses menos movimentados e ainda de calor na região.

No restante do ano, a coisa não muda muito de figura em relação ao clima: chove pouco por lá e, mesmo nos meses mais úmidos (novembro a março), a chuva costuma ser rápida e em pequenos volumes.

As temperaturas, por sua vez, ficam amenas: o inverno, por exemplo, é bem menos rigoroso em comparação a outros cantos da Europa, com média de 14ºC.

Nessa época, você certamente não se sentirá muito inspirado a passar o dia na praia, mas poderá aproveitar para fazer um roteiro histórico pela ilha em um período de movimento reduzido e preços mais baixos.

Mas fique atento: muitos hotéis, restaurantes e agências fecham as portas durante o inverno, então faça seu planejamento com antecedência para evitar perrengues.

Onde se hospedar em Mykonos?

Como estamos falando de um destino famoso, é fácil escolher onde ficar em Mykonos, uma ilha que reúne opções de hospedagem em todas as faixas de preço.

A região mais procurada para estadia é o centro da ilha, Chora, onde você encontrará tudo que precisa para uma viagem tranquila e sem intercorrências.

Há aqueles, porém, que preferem uma estadia menos urbana e mais praiana, preferencialmente à beira-mar.

Se esse é o seu caso, pode ser interessante ficar em outras regiões do litoral da ilha, como Agios Ioannis, Elia Beach, Platis Gialos e Ornos.

Encontre onde ficar em Mykonos pagando pouco no El Quarto!

Mykonos onde ficar
Fonte: Anatolia Hotel

Você pode encontrar os melhores hotéis da Grécia em todas as faixas de preço em um só lugar: o buscador El Quarto.

A moderna e exclusiva plataforma do El Quarto possibilita a pesquisa de acomodações nos melhores destinos com praticidade e sem abrir mão da economia, com filtros que te ajudam a encontrar exatamente o que você procura.

E não é só isso: você pode pagar suas diárias em até 12 vezes sem juros e em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação agora mesmo para encontrar as melhores opções de hospedagem nos melhores destinos por um preço que cabe no seu bolso!

Mykonos: o que visitar

Prepare o filtro solar e uma roupa confortável para conhecer um dos melhores destinos de praia do verão europeu!

Vem descobrir o que fazer em Mykonos! 

Chora 

O centrinho da ilha, a capital Chora, é puro charme. Ali, a paisagem é formada pelas tradicionais casas de fachada branca e janelas azuis que são símbolos da ilha: um verdadeiro labirinto tipicamente grego.

Você não pode deixar de explorar suas ruelas cheias de restaurantes, bistrôs e bares onde poderá experimentar as maiores delícias da culinária grega.

Se possível, visite Chora no fim da tarde para curtir o espetacular pôr do sol da região!

Igreja de Panagia Paraportiani

Igreja Panagia Paraportiani
Fonte: Pixabay

Poucos edifícios representam tão bem a arquitetura tradicional grega quanto a fotogênica Igreja de Panagia Paraportiani.

A igreja, que fica no centro de Chora, começou a ser construída no século XV e levou mais de 200 anos para ser finalizada.

O interior é relativamente simples, com decoração modesta em temática católica. Já a parte externa encanta os visitantes por conta da sua fachada branca, pelo seu formato inusitado e por sua vista espetacular.

Se você gosta de igrejas, prepare-se para se encantar com as mais de 800 espalhadas pela ilha, 80 delas convertidas em museus.

Castle Panigirakis

O Castle Panigiraki, também conhecido como Kastro Panigiraki, é um edifício histórico tombado como patrimônio arquitetônico da ilha que não pode ficar de fora do seu roteiro.

A construção fica no alto de um promontório sobre a pitoresca Chora e o porto velho, garantindo a vista mais bonita de toda a ilha em um espaço arborizado e bastante agradável.

Em outras palavras, uma parada quase obrigatória em qualquer roteiro pela cidade!

Moinhos de Vento 

Moinhos de vento de Mykonos
Fonte: Pixabay

Entre os principais símbolos da paisagem da ilha estão os Moinhos de Vento espalhados por lá.

As construções foram feitas no século XVI por mercadores venezianos e estão até hoje muito bem-preservadas.

O conjunto mais famoso, com seis moinhos, fica em pleno centro de Chora, mas há também algumas dessas estruturas em outros pontos, como o 180º Sunset Bar, endereço do pôr do sol mais bonito da ilha.

Little Venice

Principal destino de casais em lua de mel na ilha, Little Venice é um vilarejo tão pitoresco quanto encantador.

As ruas estreitas da região guardam boutiques, lojas de grife, bares e restaurantes sofisticados capazes de enriquecer o seu roteiro de viagem e tornar a sua experiência ainda mais memorável.

Mas prepare-se para pagar preços mais salgados nos estabelecimentos da região, listados entre os mais caros da ilha.

Museu Arqueológico de Mykonos 

Toda a preciosidade da rica história grega é contada no Museu Arqueológico de Mykonos. 

O acervo é formado por itens datados da Antiguidade Grega, como joias, utensílios domésticos, esculturas e obras de arte, muitas dessas peças do século XXV a.C., há mais de 4.000 anos.

Praias de Mykonos 

Mykonos praias
Fonte: Pixabay

Algumas das praias da Grécia mais bonitas estão em Mykonos, e não é exagero dizer que esse cantinho do litoral das Ilhas Cíclades está entre os destinos mais procurados do verão europeu. 

Uma das mais famosas é Psarou Beach, reduto frequentado por ricos e famosos, com excelente infraestrutura, bons restaurantes e uma extensa faixa de areia.

Quem gosta de águas calmas, por sua vez, pode se encantar com Paraga Beach, onde o mar varia entre azul e verde, quase sem ondas e com águas cristalinas.

Considerada a praia mais bonita da ilha, Agios Sostis não fica para trás. 

A região é bastante tranquila e a praia é quase deserta, o que também significa que não tem nenhuma infraestrutura, então leve seus lanches e bebidas para passar o dia por lá.

Quer ir em algumas das tradicionais baladas de praia da ilha? Você não pode deixar de conhecer Paradise Beach, onde estão os melhores e mais famosos beach clubs das Ilhas Cíclades!

Quantos dias devo ficar em Mykonos?

Essa badalada ilha grega é recheada de atrações, o que significa que você precisará de um tempo para conhecer tudo com calma.

Nesse caso, o ideal é reservar entre 3 e 7 dias para curtir tudo sem correria. Assim, você também terá tempo para aproveitar ao máximo a noite local.

O que fazer em Mykonos em 4 dias?

Vai passar quatro dias nesse pedacinho do paraíso grego? Um roteiro de viagem pode ser útil para que você aproveite o máximo possível de sua estadia.

Nos dois primeiros dias, dedique-se a explorar as praias da ilha, como Psarou, Paraga, Agios Sostis, Paradise, Lia, Agrari e Fokos, entre outras.

O terceiro dia pode ser reservado para um passeio de barco até a Ilha de Delos, que reúne belas praias, um museu fantástico e muitos sítios arqueológicos.

No último dia de viagem, aproveite para conhecer alguns dos antigos vilarejos da ilha, como Chora e Little Venice

Se sobrar tempo, faça uma visita guiada à Igreja de Panagia Paraportiani, ao Museu Arqueológico e ao Castle Panigirakis.

Os melhores hotéis de Mykonos estão aqui!

O que você acha de começar a planejar a sua visita a Mykonos agora mesmo, com toda a economia que o seu bolso merece?

Acesse o El Quarto para comparar ofertas e reservar as melhores acomodações da Grécia em todas as faixas de preço, incluindo opções com cancelamento gratuito.

Você pode até pagar suas diárias pelo site e em reais, sem aplicação de IOF, em até 12 vezes sem juros.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar um dos melhores destinos do verão europeu pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.