Nápoles: conheça os melhores pontos para colocar no seu roteiro turístico!

30 maio 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Um dos principais destinos da Itália, Nápoles é uma cidade com história milenar, arquitetura primorosa e grande protagonismo na gastronomia.

Além de ser o “berço” de delícias como a tradicional pizza italiana, frittatas e parmegianas, a Cidade do Sol é repleta de casarões, catedrais, castelos, palácios e outras construções monumentais.

Como existem muitas atrações espalhadas por toda a cidade, um bom planejamento pode ser o melhor amigo do viajante, garantindo que você não deixe nenhum lugar para trás.

Por essas e outras, montamos um guia com as atrações que você não pode perder e dicas para aproveitar sua estadia ao máximo. Vamos lá!

Nápoles: pontos turísticos que você precisa conhecer!

Já imaginou conhecer uma das cidades mais antigas do mundo, com uma das gastronomias mais apreciadas e construções incríveis, que não existem em nenhum outro lugar? É exatamente isso que te espera em Nápoles, Itália!

A cidade, fundada no século IX a.C, tem um passado riquíssimo, que inclui heranças do período em que fez parte do mundo grego.

O resultado é um centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco por estar recheado de tesouros arquitetônicos e históricos, como o espetacular Duomo, a belíssima Praça do Plebiscito e vários castelos!

As atrações não ficam limitadas ao perímetro urbano: nos arredores da cidade você também encontrará pontos turísticos imperdíveis, como as ruínas de Herculano e Pompeia, ilhas e belíssimas praias!

Onde fica Nápoles?

Onde fica Nápoles?
Fonte: Pixabay

Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, a cidade de Nápoles é a capital da província da Campânia, uma região no sul da Itália banhada pelas águas azuis do Mar Tirreno.

A capital italiana, Roma, fica a apenas 225 km de distância e as belíssimas praias da Costa Amalfitana estão ainda mais próximas, a 60 km.

Se você desejar viver uma experiência diferente e conhecer o vulcão Vesúvio, basta percorrer 22 km até chegar ao gigante adormecido.

A principal porta de entrada na cidade é o Aeroporto Internacional Ugo Niutta, localizado a apenas 7 km do centro histórico. 

Você pode encontrar passagens aéreas baratas para Napoli ou qualquer outro destino no buscador do Vai de Promo, pagando em até 10 vezes sem juros. 

Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é a cidade de Nápoles, na Itália?

A cidade de Napoli tem um centro histórico cheio de ruas e ruelas que pouco mudaram ao longo dos anos, por onde cada porta pode levar a um restaurante melhor que o anterior.

Além disso, estamos falando de uma das cidades europeias mais baratas para turismo, então aproveite sua estadia para comer bem, pagar pouco e passear bastante.

Mapa da cidade de Napoli, Itália

É relativamente fácil incluir a Cidade do Sol em qualquer roteiro pelo país da bota.

Você terá a oportunidade de conhecer algumas das construções mais bonitas da Europa e vários destinos incríveis nas proximidades.

Confira onde fica Nápoles no mapa da Itália!

Quando ir para Nápoles?

É possível fazer uma viagem para Nápoles, Itália, em qualquer época do ano graças ao clima mediterrâneo, que garante verões quentes, com até 32ºC, e invernos chuvosos, com temperaturas entre 6ºC e 18ºC.

Dessa forma, a melhor data para conhecer a cidade vai depender do gosto do viajante.

Se você quiser fugir das multidões do verão europeu, pode ser uma boa ideia viajar durante a primavera ou o outono: nessas épocas, a cidade fica mais vazia e você pode economizar um bom dinheiro em passagens e hospedagem!

Onde se hospedar em Nápoles pagando pouco?

Onde se hospedar Nápoles pagando pouco?
Fonte: Hotel

No quesito “onde se hospedar”, Nápoles oferece muitas alternativas ao viajante, entre pousadas bed & breakfast, hotéis tradicionais, hostels e até grandes redes de alto padrão, nas mais distintas faixas de preço.

O centro histórico é, sem dúvidas, a região mais recomendada para hospedagem, pois garante que o turista não vai perder horas no trânsito local, já que é possível caminhar até as principais atrações turísticas locais.

Você pode encontrar hotéis baratos em Napoli ou qualquer outro destino em nosso site de buscas, El Quarto, que te ajuda em todas as etapas do seu planejamento de hospedagem.

Em outras palavras, você pode usar nossa plataforma gratuitamente para comparar preços, reservar quartos e até mesmo pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar uma das cidades mais antigas do mundo pode caber no seu bolso!

O que tem para fazer em Nápoles?

Assim como os principais destinos italianos, Napoli é uma cidade cheia de igrejas, monumentos e construções antigas, algumas delas com mais de 1.000 anos de história.

O viajante também pode percorrer um circuito de museus, visitar galerias de arte renomadas, conhecer castelos e palácios, entre outras atrações imperdíveis!

Confira o que fazer em Nápoles, Itália!

Praça do Plebiscito 

Coração do centro histórico, a Praça do Plebiscito é um bom ponto de partida para o seu roteiro pela cidade, pois fica pertinho de vários lugares turísticos famosos, como o Palácio Salerno e o Palácio Real.

É também na praça que ficam a Câmara Municipal e a fantástica Basílica San Francesco di Paola, tão grande e suntuosa que é até comparada ao Pantheon de Roma!

Vale a pena reservar algumas horas para conhecer cada cantinho da praça e as muitas construções históricas nos seus arredores. 

Que tal aproveitar para matar a fome em um dos bons restaurantes da região?

Duomo de Nápoles 

Duomo de Nápoles
Fonte: Pixabay

O majestoso Duomo deve estar no topo de qualquer roteiro pela cidade, tanto por sua importância quanto por suas dimensões.

Também conhecido como Catedral de Santa Maria Assunta, o gigantesco templo católico é o endereço oficial da arquidiocese napolitana, tem uma arquitetura primorosa e guarda os restos mortais de San Gennaro, padroeiro da cidade.

Se você der sorte, poderá até testemunhar o “milagre de San Gennaro”, quando o sangue congelado do santo misteriosamente assume estado líquido: um fenômeno que se repete três vezes no ano!

O melhor de tudo é que a entrada no Duomo é gratuita

Galleria Umberto I 

Considerada um dos símbolos do Renascimento, a Galleria Umberto I é uma das atrações mais interessantes da cidade.

A construção do século XIX abriga o mais importante centro comercial da cidade, onde você encontrará lojas famosas, cafés charmosos e excelentes restaurantes.

Depois de conhecer a galeria, aproveite para visitar o Teatro San Carlo, a maior casa de ópera de toda a Itália, localizada bem em frente à Umberto I.

Spaccanapoli 

A Spaccanapoli é a via mais importante da cidade, além de ser o endereço das atrações mais famosas, como a Basílica de Santa Chiara, o Mosteiro de Santa Clara e a fotogênica Igreja Gesù Nuovo, um templo barroco do século XVI.

Por isso, nem pense em deixar a cidade antes de visitar a região!

A avenida, cujo nome significa “rua que corta a cidade ao meio”, pode ser considerada um retrato fiel de Napoli. 

Por ali, você encontrará ótimas pizzarias, cantinas, artistas de rua, lojas famosas, de tudo um pouco!

Museus de Nápoles 

Museus de Nápoles
Fonte: Berthold Werner / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quem visita uma cidade tão antiga e importante quanto Nápoles não pode deixar de conhecer seus incríveis museus!

A memória é levada tão a sério na cidade que as principais construções locais abrigam seus próprios museus, caso do Mosteiro de Santa Clara, da Capela Sansevero e do Castel Nuovo, localizado bem atrás da Praça do Plebiscito.

Outras estruturas, por sua vez, são dedicadas exclusivamente às atividades museológicas, como o Museu Arqueológico Nacional, cujo acervo é formado por relíquias resgatadas das ruínas de Pompeia e Herculano.

A lista inclui, ainda, o Museu de Capodimonte, o Museu Madre de Arte Contemporânea e muitos outros!

Castelos de Nápoles 

Um tour pelos castelos da cidade de Napoli é praticamente irresistível. Afinal, quem não gostaria de conhecer essas majestosas fortalezas que protegiam a cidade na Idade Média?

Existem vários castelos espalhados por todas as regiões, como o Castelo de Sant’Elmo, o Castel Nuovo e o Castel dell’ovo, que oferece vista panorâmica da cidade!

Mosteiro de Santa Clara 

O Mosteiro de Santa Clara é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro.

A construção do século XIV mistura elementos de diferentes estilos arquitetônicos, como gótico, barroco e renascentista, além de abrigar belíssimos jardins, que podem render fotos fantásticas!

Até as paredes do mosteiro são atrativas, pois nelas os visitantes podem contemplar afrescos do século XVII que retratam passagens do Velho Testamento!

Catacumbas de San Gennaro 

Catacumbas de San Gennaro
Fonte: Miguel Hermoso Cuesta / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Você sabia que existe um verdadeiro tesouro arqueológico escondido embaixo de Napoli? 

As Catacumbas de San Gennaro estão entre os lugares mais legais que você poderá visitar durante a sua viagem!

O complexo de galerias e túneis subterrâneos abriga o antigo cemitério local, cujas paredes são cobertas por artes e afrescos surpreendentes.

As catacumbas, que ficam no norte da cidade, são imensas, mas apenas poucas tumbas estão abertas para visitação guiada. O ponto alto do passeio é a visita ao túmulo de San Gennaro, padroeiro napolitano.

O seguro viagem é obrigatório na Itália!

Antes de fazer suas malas para conhecer as atrações de Napoli, você não pode deixar de contratar um seguro viagem: sem o item, você não pode desembarcar na Itália!

Mais que uma exigência aos turistas que visitam a cidade, o seguro viagem garante a segurança e a tranquilidade do viajante até mesmo nos momentos mais difíceis.

As coberturas básicas incluem assistência médica e odontológica, auxílio farmacêutico, ajuda em caso de cancelamento de voo, seguro bagagem e muitos outros serviços que podem salvar o seu bolso em caso de imprevisto.

Você pode fazer a cotação de seguro viagem Itália mais barato na plataforma gratuita do Seguros Promo, que te ajuda a comparar coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Como é a vida em Nápoles?

Grande polo regional e um dos maiores municípios italianos, a cidade de Nápoles é uma metrópole movimentada.

Enquanto motoristas particulares podem ter dificuldade para circular, o transporte público é bastante eficiente, combinando ônibus e funicular para levar as pessoas de um ponto a outro com rapidez.

O custo de vida na cidade também é bastante atrativo, pois é bem mais baixo em comparação a outros destinos italianos, como Milão e Roma.

Uma pessoa deve desembolsar cerca de 1.500 euros por mês para cobrir todas as suas despesas com aluguel, contas básicas, alimentação, lazer e transporte: cerca de 20% menos que na capital italiana.

O que fazer em Napoli 2 dias?

O que fazer em Napoli 2 dias?
Fonte: Pixabay

Você pode conhecer as principais atrações em uma semana ou até mesmo em dois dias, desde que se organize para isso.

Se você não tem muito tempo disponível para explorar a cidade, uma boa dica é começar seu roteiro a partir da Praça do Plebiscito

Como as principais atrações turísticas ficam por ali, você poderá conhecer tudo em um único dia e não vai perder tempo com trânsito.

No dia seguinte, faça o tour dos castelos, visite a Galleria Umberto I e caminhe pela Spaccanapoli

Se sobrar tempo, feche seu passeio com uma visita às Catacumbas de San Gennaro ou ao Mosteiro de Santa Clara.

Onde comer em Nápoles, Itália?

Você não terá dificuldade para encontrar onde comer em Nápoles, Itália. 

Pode parecer exagero, mas praticamente todas as ruas (especialmente no centro histórico) abrigam pizzarias, cafés e restaurantes que servem pratos muito saborosos.

A cidade, afinal, abriga mais de 30 restaurantes premiados com estrelas Michelin!

Algumas ruas têm uma concentração maior de locais, como é o caso da Via dei Tribunali e da Spaccanapoli, mas você também pode encontrar lugares incríveis no tradicional Mercado Pignasecca, o mais popular mercado de rua napolitano.

No Ciro a Mergellina você pode experimentar frutos do mar e pescados frescos, enquanto o Restaurante Umberto é referência em alta gastronomia.

Se a sua intenção é experimentar os melhores vinhos italianos, pode ser uma boa incluir o Wine Bar em seu roteiro pela cidade.

Nápoles: encontre hotéis pelo melhor preço do mercado!

Não perca tempo e comece a planejar sua viagem para Nápoles agora mesmo sem abrir mão da economia. É só reservar sua hospedagem no El Quarto!

Nossa plataforma te ajuda a escolher a melhor acomodação pelo menor preço em uma seleção com os melhores hotéis, pousadas, hostels e resorts em todos os cantos do mundo.

É possível até pagar as diárias online e em reais, sem cobrança de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação e descubra que conhecer a meca da gastronomia italiana pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.