Nova Orleans: quando ir, onde ficar e principais atrações!

21 set 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Nova Orleans é conhecida por vários apelidos: terra do jazz, casa dos vampiros, cidade das lendas e dona do melhor Carnaval dos Estados Unidos, entre muitos outros.

No entanto, muitas vezes faltam palavras para descrever um dos melhores destinos turísticos da América do Norte, simplesmente imperdível para quem gosta de cultura e história.

“Nola”, como é carinhosamente chamada por seus moradores, oferece muitas atrações, entre museus, parques e até bairros inteiros que parecem criados para encantar seus visitantes.

A cidade é rica e multicultural, onde as culturas francesas, caribenhas, latinas e africanas se encontram e convivem em plena harmonia.

Vem conhecer um pouco mais sobre a capital mundial do jazz!

Nova Orleans: a famosa cidade dos vampiros

Nova Orleans: a famosa cidade dos vampiros
Fonte: Pxhere / CC0

Uma simples caminhada pelo centro da cidade de Nova Orleans mostra ao turista que ele não está em um lugar qualquer dos Estados Unidos. Nola, afinal, é uma metrópole que respira cultura, em todas as suas formas.

Casas de jazz, blues, rock e outros gêneros musicais estão por todos os lados, surpreendendo em qualidade e diversidade, mas não é só isso: a mais importante cidade da Louisiana é também testemunha do lado mais místico dos EUA.

Para começar, o destino é conhecido como Cidade dos Vampiros: além de ser cenário da série The Originals, foi ali que nasceu a escritora Anne Rice, autora do livro Entrevista com o Vampiro.

Não coincidentemente, a metrópole ostenta o título de “cidade mais mal-assombrada dos Estados Unidos”.

Além disso, recebeu muitos africanos, que trouxeram consigo o vodu, a santeria e outras religiões carregadas de simbolismo e misticismo.

Quer mais? A cidade é uma antiga colônia francesa, onde imigrantes de todos os cantos buscaram paz e qualidade de vida, além de ser uma das gigantes do esporte nos EUA, com destaque para o futebol americano e o basquete.

O resultado de todas essas influências é uma cidade vibrante, que mistura diferentes culturas para formar um destino apaixonante. Veja só!

Onde fica Nova Orleans

Lar de quase 400 mil pessoas, Nova Orleans é a maior cidade da Louisiana, um estado do sul dos Estados Unidos que faz fronteira com Texas, Arkansas e Mississipi.

A cidade fica no sudoeste do estado, “espremida” entre vários lagos, como Pontchartrain, Salvador, Little Lake e Borgne, em uma área repleta de mangues e pântanos, a apenas 80 km do Golfo do México.

Mapa de Nova Orleans

Está pensando em visitar a cidade do jazz, dos vampiros e do Mardi Gras? 

Não deixe de conferir onde estão as principais atrações para planejar deslocamentos mais eficientes durante a sua estadia.

Confira no mapa de Nova Orleans, Louisiana, EUA! 

Como ir a Nova Orleans

O Louis Armstrong New Orleans International Airport é a principal porta de entrada da cidade, por onde passam quase 14 milhões de passageiros todos os anos.

O aeroporto não recebe voos diretos a partir do Brasil, mas algumas das principais companhias aéreas do mundo, como Latam, United, Delta e American Airlines, oferecem voos saídos de cidades brasileiras com conexão em Dallas, Miami e Atlanta.

Quem já está viajando pelos Estados Unidos também pode pegar um voo de uma empresa low-cost, como Southwest, Sun Country e JetBlue, para chegar à cidade do jazz.

Para fazer o trajeto de 25 km do aeroporto até o French Quarter, principal bairro turístico de Nola, você poderá escolher entre transfer privado, como o Airport Shuttle, táxi ou Uber.

Se prefere viajar pela via terrestre, a empresa Greyhound opera viagens de ônibus com destino a Nola e a empresa Amtrak oferece viagens de trem a partir de Nova York, Chicago, Washington e outras cidades.

Você pode adquirir passagens aéreas para Nova Orleans mais baratas no Vai de Promo: aproveite para acionar o alerta de preços e não perca nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Nova Orleans

Onde ficar em Nova Orleans
Fonte: Trident Inn & Suites

Apesar de Nova Orleans ser uma grande cidade, não é difícil escolher onde ficar: os bairros French Quarter e Central Business District são, sem dúvidas, as melhores opções para hospedagem.

O French Quarter, bairro francês da cidade, é o principal reduto turístico, onde você encontrará várias atrações, restaurantes, clubes de música e hotéis.

Se você gosta de sossego na hora de dormir, vale a pena escolher um hotel que não fique em uma das ruas mais movimentadas do bairro, pois o barulho pode gerar incômodo.

O centro financeiro da cidade, Central Business District, é recomendado para quem prefere ficar em um hotel mais sofisticado, em uma região mais tranquila, mas ainda coladinha às atrações do French Quarter.

Encontre hotéis e pousadas para Nova Orleans em promoção!

Não planeje sua viagem antes de conferir as ofertas e promoções de hospedagem do El Quarto.

O melhor buscador de hotéis do Brasil reúne milhares de acomodações a preços exclusivos nos principais destinos do mundo.

Para facilitar a vida do viajante, o El Quarto possibilita que você faça todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar: pesquisas de preço, reserva de acomodações e até pagamento das diárias.

O melhor de tudo é que você pode pagar sua hospedagem em reais, sem incidência de IOF, garantindo ainda mais economia à sua viagem!

Quando viajar para Nova Orleans

É importante escolher com carinho a data da sua viagem a Nola, pois estamos falando de uma das cidades mais quentes dos Estados Unidos.

De maio a setembro, o calor fica acima de 40ºC e a umidade torna a sensação térmica ainda mais abafada. Por isso, a data não é muito recomendada para turismo.

Além disso, o período entre junho e novembro é marcado pela ocorrência de furacões e grandes tempestades, o que pode frustrar seus planos de passeio.

Nesse sentido, a melhor época para conhecer a cidade é de março a meados de junho, quando as temperaturas ficam amenas, a incidência de chuvas é menor e você vai poder curtir as atrações com mais conforto.

É também nessa época que acontecem os maiores festivais da cidade, como o Mardi Gras, o famoso carnaval de Nova Orleans, e o evento de música New Orleans Jazz & Heritage Festival.

Como é a cultura de Nova Orleans

A cidade de Nova Orleans foi formada por povos de diferentes culturas, como franceses, caribenhos, espanhóis, africanos, indígenas e latino-americanos, o que torna a cidade um dos grandes polos multiculturais da América do Norte.

Cerca de 60% dos seus habitantes são afro-americanos, reflexo do triste passado da cidade como o principal mercado de escravos do sul dos Estados Unidos.

Os povos que encontraram lar e proteção em Nola trouxeram para a cidade suas culturas, crenças e gastronomias, tornando-a um destino plural, que recebeu influências de diferentes etnias ao longo da história.

Nova Orleans: curiosidades sobre a cidade

Nova Orleans: curiosidades sobre a cidade
Fonte: Pxhere / CC0

A apaixonante Nova Orleans é um destino como nenhum outro nos Estados Unidos, cheia de curiosidades que você não encontrará em nenhum outro lugar.

Um bom exemplo disso é a cultura funerária local, que tem cemitérios enormes e mantém seus mortos acima do chão.

É isso mesmo que você leu: como ficam em uma região pantanosa, é impossível cavar buracos muito profundos. Por isso, os túmulos, as tumbas e os mausoléus ficam acima da terra.

Além disso, a cidade é o berço do vodu, uma religião com origem no Vodun da África Ocidental que foi introduzida pelos negros que passaram pela região.

E você também encontrará outras religiões por lá: Nova Orleans é a casa da catedral mais antiga dos Estados Unidos ainda em funcionamento, com mais de três séculos de história, no French Quarter.

O que fazer em Nova Orleans

A melhor maneira de montar um roteiro de viagem é conhecer as principais atrações locais e, depois, selecionar quais desses lugares você não quer perder.

Para te ajudar nessa tarefa, destacamos dicas do que fazer em New Orleans em 3 dias ou mais de viagem, veja só!

French Quarter: o bairro francês

O coração de Nova Orleans bate mais forte no French Quarter, o bairro francês da cidade. 

Também conhecido como Vieux Carré, o reduto histórico mantém preservada a arquitetura do século XVIII, com destaque para os grandes casarões em estilo espanhol com varandas e jardins voltados para a rua.

O principal bairro turístico de Nola é também a casa dos melhores restaurantes, bares e clubes de música da cidade, onde a diversão é garantida a qualquer hora do dia.

Durante seu passeio, não deixe de experimentar as comidas do French Market, passeie pela Bourbon Street e conheça a Frenchmen Street, endereço dos melhores clubes de música da cidade.

New Orleans City Park 

New Orleans City Park
Fonte: Britt Reints / Flickr / CC BY 2.0

Principal área verde da cidade, o New Orleans City Park não pode ficar de fora do seu roteiro. O parque abriga trilhas, jardins e lagos que guardam parte da biodiversidade do sul do país.

Por lá, você encontrará também o Museu de Artes, que guarda um rico acervo com quadros e esculturas produzidos na Louisiana.

Que tal preparar um piquenique para curtir algumas horas agradáveis no City Park?

Praça Jackson

Marco zero da cidade, a Praça Jackson, ou Jackson Square, não pode ficar de fora do seu roteiro. Situada no French Quarter, a praça histórica é o principal ponto de encontro local e reúne vários atrativos turísticos.

A cena mais comum por lá é a de artistas de rua apresentando seus trabalhos de dança, música e artes plásticas aos turistas, o que garante uma atmosfera vibrante à região.

Além disso, os arredores da praça guardam atrações imperdíveis, como a St. Louis Cathedral, construída nos estilos francês e espanhol, a catedral em funcionamento mais antiga dos Estados Unidos, datada de 1720.

É também na Praça Jackson que fica The Cabildo, antiga prefeitura colonial espanhola, onde hoje está instalado o Museu Estadual da Louisiana.

Não deixe de visitar o ponto mais elevado da praça, de onde é possível observar o rio Mississipi, que corta os EUA de norte a sul.

Audubon Park

Uma das mais agradáveis áreas verdes da cidade, o Audubon Park é um convite à tranquilidade, por onde circulam milhares de moradores e turistas.

A área verde fica bem em frente às duas maiores universidades da cidade, Tulane e Loyola, que também merecem a sua visita.

O parque é também anexo ao Audubon Zoo, considerado um dos melhores zoológicos dos Estados Unidos, onde você poderá conhecer centenas de espécies de animais.

Mardi Gras World

Mardi Gras World
Fonte: Paul Mannix / Flickr / CC BY 2.0

Todos os anos, no mês de fevereiro, ocorre a celebração do Mardi Gras, o Carnaval local, que se estende por meses.

Nessa ocasião, as ruas são invadidas por paradas coloridas, bandas e desfiles com roupas típicas, atraindo milhares de turistas.

Se você não puder visitar Nova Orleans nesse período, não se preocupe. A cidade criou o Mardi Gras World para garantir que todo mundo possa curtir o espírito da festa em qualquer época do ano.

O museu foi instalado no barracão em que são construídos os carros alegóricos da festa, com espaços de exposição dos trajes típicos do evento e acesso aos armazéns onde a celebração ganha vida.

Durante o passeio, você terá a oportunidade de se vestir com um dos trajes típicos de Mardi Gras para fazer fotos incríveis.

The National WWII Museum 

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a rica história de Nova Orleans não pode deixar de visitar o The National WWII Museum, dedicado a relembrar os horrores da Segunda Guerra Mundial.

O museu é formado por um acervo interativo que conta tudo sobre a guerra, incluindo veículos, armamentos, aeronaves e outros objetos que foram utilizados no conflito.

Turismo em cidades perto de Nova Orleans

Turismo em cidades perto de nova orleans
Fonte: Ozarks Razorback / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quem está viajando de carro pode ampliar seu roteiro até os arredores de Nova Orleans, onde estão guardados verdadeiros tesouros históricos e culturais.

Uma boa dica é fazer um roteiro pelas plantations de Louisiana, construídas antes da Guerra Civil Americana e marcadas pelo drama da escravidão e pela importância cultural em relação ao surgimento do jazz.

Existem pelo menos cinco plantations a menos de 100 km da cidade, como Destrehan Plantation, Oak Alley, Laura Plantation e Houmas House, que ajudam a contar esse triste pedaço da história dos Estados Unidos.

Além disso, os Swamps, pântanos e baías da Louisiana, ficam a menos de 1 hora, e podem render um passeio diferente. 

Várias agências oferecem tours pelos pântanos, apresentando a rica biodiversidade local.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

As melhores hospedagens estão no El Quarto!

Gostou de conhecer as atrações de Nova Orleans? 

Só falta garantir sua hospedagem mais barata no El Quarto para começar a planejar uma viagem fantástica!

Visite nossa plataforma para encontrar hotéis nas melhores localizações por preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis para facilitar o seu planejamento.

O viajante pode pagar as diárias online e em reais, sem cobrança de IOF, com a comodidade, segurança e economia que você merece!

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar Nova Orleans pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.