O que é all-inclusive: benefícios, diferenças e principais destinos

25 maio 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Você sabe o que é all-inclusive e quais as vantagens desse modelo de hospedagem que tem ganhado cada vez mais popularidade?

Muitas vezes confundido com “luxo”, o sistema é mais acessível do que muita gente pensa e pode ser uma alternativa viável para viajantes econômicos, com excelente custo-benefício.

Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre all-inclusive: como funciona, para quem é mais indicado, como aproveitar ao máximo a sua estadia e muito mais. Vamos lá!

O que é all-inclusive: como funciona, melhores empresas e outras informações

Ao planejar uma viagem e reservar acomodações, muitas vezes o viajante pode ser confrontado com duas palavrinhas em inglês que fazem toda a diferença: all-inclusive, o que significa um formato “inclusivo” de alimentação.

Na prática, isso quer dizer que o viajante não precisa sair do hotel para fazer nenhuma refeição, a não ser por opção: toda a alimentação é oferecida pelo estabelecimento de hospedagem, incluindo bebidas.

Esse conceito acaba gerando uma impressão equivocada de muitas pessoas a respeito do sistema all-inclusive, o que é compreensível, já que gastos com alimentação representam uma grande fatia dos custos de uma viagem.

Por essas e outras, é comum encontrar concepções erradas, como “all-inclusive é mais caro” ou “all-inclusive é coisa de rico”, o que não é verdade.

Ao colocar as contas na ponta do lápis, o custo-benefício desse formato de hotéis pode ser bastante vantajoso, além de evitar surpresas desagradáveis na hora do check-out.

No fim das contas, o all-inclusive pode representar uma comodidade a mais para quem quer descansar e não deseja sair do hotel para jantar, por exemplo.

O que é um hotel all-inclusive?

Mas, afinal de contas, o que é diária all-inclusive? Em tradução simples, o termo all-inclusive significa “tudo incluído”

Ou seja, o hóspede que fica em hotéis com esse formato tem direito a refeições (café da manhã, almoço, jantar, ceia e lanches) e bebidas inclusas no preço da diária.

E não vá pensando que os garçons ficam atrás dos hóspedes o dia inteiro com bandejas na mão! Nesses hotéis, o mais comum é o formato self service, ou seja, você deve se deslocar aos buffets e bares para consumir.

O sistema all-inclusive não é exclusivo de hotéis e pode ser encontrado em resorts e até navios de cruzeiro.

All-inclusive premium: o que significa?

Muita gente não sabe o que é all-inclusive premium, um formato mais recente que tem se espalhado rapidamente pelos melhores hotéis do mundo e é particularmente popular na região do Caribe e do Nordeste brasileiro.

Esse tipo de hospedagem funciona basicamente da mesma forma que o all-inclusive comum, com uma grande diferença: os insumos oferecidos pela categoria premium são de primeira qualidade.

Neste caso, os hóspedes têm acesso a itens de luxo, como sucos orgânicos frescos, bebidas alcoólicas de marcas famosas, pratos requintados preparados por chefs e muito mais.

Qual a diferença entre pensão completa e all-inclusive?

Agora que você já sabe o que é all-inclusive, está na hora de descobrir o que significa pensão completa, já que os dois regimes de alimentação acabam confundidos frequentemente.

Você encontra pensão completa em hotel com café da manhã, almoço e jantar: as três refeições básicas do dia estão inclusas na diária, mas as bebidas devem ser pagas à parte.

O all-inclusive, por sua vez, também é um hotel com tudo incluso, mas vai ainda mais longe. O hóspede pode consumir lanches, petiscos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sobremesas e, em alguns casos, até atrações de lazer.

Guarde mais para gastar em uma boa hospedagem comprando sua passagem aérea no Vai de Promo.

O que é meia pensão no hotel?

Assim como existe a pensão completa, existe a meia pensão, o que significa que o hotel serve o café da manhã e outra refeição (na maioria das vezes, o jantar).

Além disso, o hotel com meia pensão não serve bebidas: o hóspede deve pagar à parte.

Para quem é indicado o all-inclusive?

Saber o que é all-inclusive é apenas o primeiro passo: o viajante também deve avaliar se esse regime de alimentação atende suas necessidades.

Esse sistema é bastante vantajoso para quem está viajando em família, sobretudo com crianças e adolescentes, pois evita surpresas na hora de pagar a conta do hotel. O viajante pode relaxar, sem se preocupar com gastos adicionais com refeições.

Quem gosta de bebidas alcoólicas também pode gostar do formato all-inclusive, já que beber pode ficar mais caro que comer em vários destinos.

Ou seja, você não precisa sacrificar o seu orçamento de viagem para desfrutar de drinques, cervejas, vinhos e outras bebidas.

Ficar em um resort ou hotel all-inclusive pode ser uma alternativa caso você esteja visitando um lugar mais afastado ou com infraestrutura precária. Dessa forma, você pode fazer tudo no hotel e não tem gastos com deslocamento.

O sistema ainda é recomendado para casais em lua de mel, que podem usufruir de diversas atividades de lazer e alimentação sem sair do hotel, com comodidade e conforto.

Quem tem paladar muito exigente ou restrições alimentares também é atendido pelos buffets, que servem uma grande variedade de pratos, como saladas, massas, frutas, frios, carnes variadas, risotos, sushi e até sobremesa!

O all-inclusive só não é recomendado para quem pretende “bater perna” o dia inteiro e passear bastante durante a sua viagem.

Nesse cenário, o custo-benefício pode não ser o mais atraente, já que longe do hotel você não pode desfrutar das benesses do sistema.

Melhores hotéis e resorts all-inclusive em promoção no El Quarto!

Quer encontrar promoção de resort all-inclusive no Brasil ou em qualquer destino do mundo? Então visite o nosso site de buscas, El Quarto, e encontre agora mesmo a sua hospedagem por preços imbatíveis!

Você só precisa digitar a cidade de destino e a data da viagem. Em questão de segundos a nossa plataforma faz o serviço pesado e te apresenta as melhores ofertas para a sua viagem.

O viajante ainda pode utilizar diferentes filtros, como quantidade de estrelas do hotel ou localização, para identificar o hotel mais adequado ao seu perfil.

Se a sua viagem for para um destino internacional, você ainda pode garantir uma economia extra pagando suas diárias em reais, sem a incidência de IOF.

Quais são as principais empresas de resorts all-inclusive?

O que é all-inclusive? Vila Galé Cascais
Vila Galé Cascais, Portugal

No conceito “hotéis all-inclusive no Brasil”, três redes se destacam e oferecem hospedagem e alimentação de qualidade em diversas regiões do país: Club Med, Iberostar e Vila Galé. Confira!

Club Med

Pioneiro no modelo de resort all-inclusive Brasil para família, o Club Méditerranée, ou simplesmente Club Med, foi a primeira rede a instalar um hotel com tudo incluso no país, mais de 60 anos atrás.

A empresa tem resorts de luxo em diversos destinos nacionais e no exterior, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Caribe e Alpes, entre outros.

Além de ter acesso a comidas e bebidas liberadas, o hóspede recebe um cartão magnético, o Club Med Pass, para usufruir de serviços adicionais, como tratamentos de beleza e spa, compras e passeios, e só pagar no check-out.

Iberostar

Há quem diga que, se você quiser saber o que é all-inclusive, a melhor alternativa é ficar em um dos resorts Iberostar. A rede inglesa tem unidades luxuosas espalhadas pelo litoral brasileiro, como Rio de Janeiro e Bahia.

O viajante também encontra hotéis da rede em destinos como Espanha, Caribe e ilhas do Mediterrâneo.

Se você não quiser se hospedar no hotel, mas quiser curtir a experiência do all-inclusive, basta adquirir um passe de “day use”, que permite o acesso a todas as instalações do resort, incluindo comidas e bebidas liberadas, entre as 10h e 18h.

Vila Galé

A rede de resorts Vila Galé se destaca pelos complexos de lazer, alimentação e hospedagem com excelente infraestrutura e oferta de serviços premium, como spa, serviço de praia, centro de bem-estar, entre outros.

A empresa de origem portuguesa tem unidades em Pernambuco, no Rio de Janeiro, na Bahia, no Ceará e em diversos outros estados brasileiros, além de 27 hotéis em Portugal.

Para maior comodidade dos viajantes, a rede tem programas de fidelidade que oferecem descontos progressivos em diferentes serviços adicionais, o Vila Galé Star e o Vila Galé Premium.

Onde estão os melhores hotéis e resorts all-inclusive?

The Reserve At Paradisus Punta Cana
The Reserve At Paradisus Punta Cana

Já sabe o que é all-inclusive e está morrendo de vontade de conhecer esse formato de hospedagem? Pode ir preparando as malas: existem hotéis e resorts que adotam esse sistema em diversas cidades do Brasil e do mundo!

Um dos principais destinos all-inclusive é o “caribe brasileiro”, ou melhor, Maragogi (AL), onde o viajante encontra os excelentes Salinas Maragogi e Grand Oca.

O Nordeste, aliás, é o principal reduto de resorts all-inclusive no Brasil, com diversas opções espalhadas por todo o litoral!

Se o destino da sua viagem é o Sul do Brasil, vale a pena considerar o Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).  

No cenário internacional, existe uma excelente oferta de hotéis all-inclusive no Caribe e em destinos mediterrâneos, como Itália, França e Espanha.

Confira os melhores resorts all-inclusive no Nordeste e no Caribe!

Melhores resorts all-inclusive do Nordeste

A oferta de resort all-inclusive no Nordeste do Brasil é excelente, com alternativas em todos os estados, desde a Bahia até o Maranhão.

Além dos já mencionados Salinas Maragogi e Grand Oca, em Alagoas, os viajantes podem desfrutar das megaestruturas do Grand Palladium de Imbassaí e do Costa do Sauípe, na Bahia.

No Ceará, você pode gostar do Coliseum Beach Resort ou do The Chilli Beach, considerado o melhor resort all-inclusive em Jericoacoara, enquanto o tradicional Hotel Mussulo é o maior destaque na Paraíba.

Resort all-inclusive no Caribe

Quase tudo o que se sabe sobre o que é all-inclusive teve origem no Caribe: os destinos caribenhos se tornaram referência mundial no conceito de hotéis e resorts com tudo incluso.

Afinal, quem nunca sonhou em acordar de frente para o mar azul-turquesa e desfrutar de comes e bebes sem ter que se preocupar com deslocamentos e filas em restaurantes?

Durante a sua estadia em hotéis no Caribe all-inclusive, não se esqueça de manter trocados no bolso para oferecer de gorjeta para barman, garçom ou outros prestadores de serviço: assim você pode garantir as melhores bebidas!

Na República Dominicana, o Bahia Principe Luxury Cayo Levantado é exclusivo para adultos e oferece estrutura luxuosa em uma ilha particular. 

Procura uma opção para a família inteira? Você pode gostar do The Reserve at Paradisus Punta Cana Resort ou do Iberostar Grand Hotel Bavaro Suites.

O Galley Bay Resort fica entre o mar caribenho e uma imensa lagoa de água doce em Antigua, em uma região paradisíaca.

O Le Blanc é um excelente resort em Cancun all-inclusive, com atmosfera romântica e excelente estrutura de lazer, indicado para casais em lua de mel. 

O Catalonia Playa Maroma, por sua vez, fica no meio do caminho entre Cancun e Playa del Carmen, na Riviera Maia.

Dicas para viagem all-inclusive

Na hora de fechar a sua reserva, o quanto você paga é proporcional à qualidade do que você vai consumir

Faça uma boa pesquisa e confira as faixas de preço dos hotéis e resorts all-inclusive da cidade que vai visitar. Quanto mais caro o hotel, maior a qualidade no menu.

O contrário também é verdadeiro: se você vai ficar em um resort all-inclusive barato, contenha suas expectativas, pois a qualidade e a variedade dos pratos e bebidas servidos são diretamente proporcionais ao preço da diária.

Além disso, é preciso redobrar a atenção para não cair em pegadinhas. Antes de usufruir de alguma comodidade, consulte se o serviço está incluso na diária ou é cobrado à parte.

Apesar do termo inclusivo, nem sempre todas as despesas relativas à hospedagem são cobertas pelas diárias: se você recorrer ao serviço de babá ou desfrutar de tratamentos de spa, por exemplo, pode ser que a cobrança seja feita à parte.

Proteja sua tranquilidade contratando um ótimo seguro de viagem!

Seguro Viagem:
America Central
Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Garanta o seu all-inclusive com o melhor custo-benefício!

Agora que você já sabe o que é all-inclusive, que tal encontrar o hotel ou resort ideal para sua viagem pelo menor preço do mercado?

Visite nosso site buscador, El Quarto, para encontrar resorts all-inclusive em promoção em poucos cliques? Basta digitar a cidade de destino e a data da viagem para acessar as melhores ofertas!

Faça uma simulação para descobrir que uma hospedagem com tudo incluso pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.