O que fazer em Bruxelas: dicas para o viajante!

09 out 2022 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Escolher o que fazer em Bruxelas é mais desafiador do que muita gente pensa. A capital da Bélgica tem tantas atrações que pode dificultar a vida do viajante indeciso na hora de montar um roteiro.

Mesmo assim, pode respirar aliviado, porque vamos te ajudar: montamos um guia com tudo que você precisa saber antes de embarcar para a cidade.

Neste artigo, você vai descobrir as principais atrações, como chegar, onde se hospedar, o que fazer e outras dicas valiosas, veja só!

O que fazer em Bruxelas: a capital das cervejas e do chocolate

O que fazer em Bruxelas: a capital das cervejas e do chocolate
Fonte: Matthias Ripp / Pxhere / CC BY 2.0

Simultaneamente cosmopolita e tradicional, a capital belga é uma cidade em que extremos coexistem em harmonia.

Em meio a construções com séculos de história, que sobreviveram a guerras e ao tempo, o viajante encontra lojas modernas, casas noturnas e alguns dos melhores restaurantes da Europa.

Referência gastronômica mundial, a cidade fundada no século X é famosa por seus chocolates, suas cervejas e batatas fritas. 

Achou pouco? As atrações locais ainda incluem museus renomados, palácios, catedrais e praças monumentais.

Prepare o papel e a caneta para descobrir o que fazer em Bruxelas, Bélgica! 

Onde fica Bruxelas

Casa do Parlamento Europeu, da sede da Otan e de quase 2 milhões de habitantes, Bruxelas fica na comunidade francesa da Bélgica, na região central do país.

A maior cidade e capital belga tem localização estratégica, pertinho das fronteiras com os Países Baixos (50 km ao norte), a França (65 km a oeste), Alemanha (126 km a leste) e Luxemburgo (132 km ao sul).

Você pode até aproveitar sua viagem para conhecer outras grandes cidades belgas, como Antuérpia (45 km), Gante (55 km) e Mons (70 km).

Mapa de Bruxelas

A capital belga conta com uma eficiente e extensa rede de transporte público, com ônibus e metrô, o que facilita os deslocamentos pela cidade. 

Nada melhor, porém, do que caminhar sem pressa pelo centro histórico para descobrir seus muitos tesouros.

Confira o que fazer em Bruxelas no mapa!

Como ir a Bruxelas

Embora não receba voos diretos a partir do Brasil, Bruxelas recebe voos diários saídos de várias capitais brasileiras com conexão em cidades da Europa.

Quem já está na Europa tem ainda mais opções para chegar à capital belga: companhias low-cost, como EasyJet, Eurowings e Vueling, voam até Bruxelas a baixo custo a partir de várias cidades do continente.

O desembarque acontece no Aeroporto de Bruxelas-Nacional, também conhecido como Aeroporto Zaventem, que dispõe de excelente infraestrutura e fica a apenas 15 km do centro.

Quem preferir viajar por terra pode pegar um trem em várias cidades europeias com destino à Estação Central da capital da Bélgica, mas tenha em mente que o custo da viagem ferroviária costuma ser maior que a viagem aérea.

Em contrapartida, viajar de trem é ainda mais charmoso e pode ser mais rápido do que voar pelo continente. O trajeto a partir de Paris dura apenas 1h20, enquanto quem sai de Londres leva 2h10 para chegar à cidade.

A cidade também recebe ônibus oriundos de 155 cidades da Europa, operados pelas empresas FlixBus e Eurolines.

Antes de comprar suas passagens para a Europa, recomendamos uma visita ao Vai de Promo: o melhor buscador de passagens aéreas do Brasil te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar sem dificuldades.

Você pode até incluir seu endereço de e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que está procurando!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Bruxelas

Para escolher o melhor lugar para ficar na capital da Bélgica, é importante ter em mente o que fazer em Bruxelas. 

Depois de decidir as atrações que deseja conhecer, vai ficar mais fácil encontrar um hotel na região mais próxima a esses atrativos.

A cidade não é necessariamente um destino econômico, o que significa que a hospedagem pode ter um preço salgado em comparação a outras capitais europeias, mas com alguma pesquisa e, sobretudo, reservas antecipadas, é possível economizar em diárias.

A região da Grand-Place é a mais central, a mais turística, a mais procurada para estadia e, consequentemente, a mais cara para ficar. No entanto, existem outras áreas que podem ser igualmente agradáveis para hospedagem.

Em Saint-Gilles e Les Marolles, por exemplo, você encontra hotéis mais baratos e um perfil residencial. Por isso, esses bairros são indicados para quem deseja viver uma experiência mais genuína e menos turística na cidade.

Você gosta de regiões charmosas, com restaurantes, cafés e fábricas de chocolate? Vale a pena considerar um dos hotéis de Sablon para sua estadia.

Quem quiser ficar perto do agito e das principais ruas de compras de Bruxelas deve escolher os arredores da Avenida Louise, onde estão localizadas as melhores lojas e os maiores shoppings da cidade.

Encontre hotéis e pousadas em Bruxelas em promoção!

Encontre hotéis e pousadas em Bruxelas em promoção!
Fonte: Budget Flats Brussels

Encontrar hospedagem barata em Bruxelas não é fácil, mas você pode contar com a preciosa ajuda do El Quarto nessa tarefa.

Nossa plataforma reúne os melhores hotéis, pousadas e resorts nos principais destinos do mundo a preços exclusivos: assim, vai ficar fácil viajar muito e gastar pouco.

Para garantir mais comodidade à sua viagem, você pode fazer todo o planejamento de hospedagem em um só lugar: comparação de preços, reserva de acomodações e até pagamento de diárias em reais, sem cobrança de IOF.

Quanto custa a viagem a Bruxelas

O custo da sua viagem à capital da Bélgica vai depender do seu roteiro com o que fazer em Bruxelas e de suas preferências pessoais.

Quem não liga de visitar apenas atrações gratuitas e de ficar em hotéis econômicos pode ter uma viagem infinitamente mais barata do que as pessoas que querem conhecer tudo e não abrem mão de conforto.

Em média, a diária de hostels e pousadas mais simples varia entre 25 e 35 euros. Hotéis convencionais, por sua vez, podem cobrar tarifas entre 60 e 90 euros.

Você também precisa considerar gastos com atrações turísticas. Museus, em geral, cobram entre 10 e 15 euros pelo ingresso, enquanto outros pontos turísticos têm entrada franca. 

Na hora de matar a fome, você vai gastar entre 10 e 20 euros em restaurantes modestos. Para refeições em estabelecimentos luxuosos, o custo pode até triplicar.

Vale lembrar que os preços acima mencionados foram cotados em agosto/2022 e podem sofrer variações conforme a data da viagem. 

Para garantir o máximo de economia possível, planeje-se com antecedência e evite viagens na alta temporada.

Qual a melhor época para visitar Bruxelas

Qual a melhor época para visitar Bruxelas
Fonte: Pxhere / CC0

Você vai encontrar o que fazer em Bruxelas em qualquer época do ano, mas saiba que a cidade tem estações bem definidas.

Os meses mais quentes, de março a agosto, são os mais procurados para o turismo por conta das temperaturas agradáveis, com máximas de até 23ºC, que favorecem passeios e atividades ao ar livre.

Mas isso não quer dizer que não há o que fazer em Bruxelas no inverno ou no outono: entre setembro e fevereiro, você deve gastar menos com hospedagem e passagens aéreas, além de poder curtir o famoso Mercado de Natal da Place Sainte-Catherine.

Se você decidir viajar nos meses mais frios, no entanto, prepare um bom agasalho, pois os termômetros podem marcar até 0ºC e pode nevar.

O que não deixar de fazer em Bruxelas?

Com atrações para todos os gostos, arquitetura apreciada mundialmente e uma gastronomia deliciosa, a capital belga pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem.

Vem conferir o que fazer em Bruxelas! 

Grand-Place de Bruxelas

O coração da cidade fica na Grand-Place, uma praça datada do começo do século XVII e tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Boa pedida para quem procura o que fazer de graça em Bruxelas, a praça reúne várias construções tão bonitas quanto antigas, como as residências reais Maison du Roi e o Maison des Ducs de Brabant.

Também ficam na região o histórico Hotel de Ville e o fotogênico edifício da Prefeitura, considerado obra-prima do estilo gótico.

Aproveite para passear pelos arredores da praça para conhecer seus restaurantes, cafés e lojas.

Manneken Pis

Manneken Pis
Fonte: Trougnouf / Wikimedia Commons / CC BY 4.0

O monumento Manneken Pis costuma gerar sentimentos contraditórios nos turistas. 

Embora seja uma das atrações mais famosas da cidade, é “apenas” uma pequena estátua, com meros 55 centímetros de altura.

Apesar do tamanho diminuto, a estátua de bronze de um menininho nu fazendo xixi é um símbolo da cidade e, melhor ainda, pode ser apreciada gratuitamente, a 5 minutos da Grand-Place.

O mais legal é que o Manneken Pis tem um guarda-roupa com mais de 130 peças, e a cada dia da semana você pode fotografar a estátua em uma versão diferente!

Se você gostou da ideia de visitar a estátua Manneken Pis, pode ser interessante incluir em seu roteiro também uma visita à “irmãzinha” Jeanneke Pis, que fica em frente ao Bar Delirium.

Mont des Arts

Os amantes de arte precisam visitar o complexo Mont des Arts, que concentra os maiores museus e galerias de arte da Bélgica.

O parque é bastante agradável e bem decorado, além de oferecer acesso ao Jardin du Mont des Arts, projetado pelo rei Leopoldo II, em meados do século XIX.

Além de abrigar os melhores museus da cidade, o complexo também tem espaços gramados para piqueniques, jardins floridos e outras atrações que podem render um passeio legal nos dias de sol.

Parque do Cinquentenário

Apesar do nome, o Parque do Cinquentenário é, na verdade, uma grande praça no centro da cidade, projetada especialmente para celebrar os 50 anos da independência da Bélgica, na virada do século XIX para o século XX.

No centro da praça foram instalados três arcos do triunfo e uma quadriga de bronze que lembra muito o monumento do Portão de Brandemburgo, em Berlim.

Nos arredores da praça ficam algumas das melhores atrações de Bruxelas, como os museus de História Militar, Autoworld e do Cinquentenário da Bélgica.

Catedral de São Miguel e Santa Gudula

Catedral de São Miguel e Santa Gudula
Fonte: Filip Maljkovic / Flickr / CC BY-SA 2.0

A Catedral de São Miguel e Santa Gudula começou a ser construída no século XIII e demorou quase dois séculos para ser concluída. Até hoje, é uma das atrações históricas mais importantes da Bélgica.

O templo tem uma fachada imponente que mistura estilos gótico e neogótico, além de um interior majestoso, com vitrais coloridos e estátuas que saltam aos olhos dos visitantes.

Ali, você poderá conhecer confessionários de carvalho, peças litúrgicas antigas, cálices de ouro cravejados de metais preciosos e outros tesouros históricos.

Mini-Europa

O complexo Mini Europe, ou Mini-Europa, não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade, especialmente se você estiver viajando com crianças.

Localizado nos arredores do monumento Atomium e do Planetário, o parque exibe miniaturas realistas de lugares famosos da Europa, como a parisiense Torre Eiffel, o londrino Big Ben e o romano Coliseu.

O que fazer em Bruxelas e arredores

O que fazer em Bruxelas e arredores
Fonte: Pxhere / CC0

Depois de completar seu roteiro com o que fazer em Bruxelas, pode ser interessante estender sua viagem a alguns dos destinos nos arredores da capital belga.

A charmosa Bruges, por exemplo, fica a apenas 90 minutos de trem e é famosa pelo cenário digno de contos de fadas, muito procurado por casais em lua de mel e amantes de história.

Ainda mais perto, a 50 minutos de carro, fica a medieval Antuérpia, onde ficam algumas das melhores e mais tradicionais cervejarias da Europa.

Quer mais? A vibrante Amsterdã, nos Países Baixos, está a apenas 2h30 de viagem de trem e pode render ao menos um dia muito agradável de passeio.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

As melhores hospedagens para Bruxelas estão no El Quarto!

Agora que você já sabe o que fazer em Bruxelas, o que falta para começar a planejar a sua viagem? 

Conte com a moderna plataforma do El Quarto para encontrar os melhores hostels, hotéis, pousadas e resorts na capital belga ou qualquer outro destino.

Nosso sistema reúne milhares de estabelecimentos de hospedagem e acomodações nas mais distintas faixas de preço: tudo para que você encontre o hotel perfeito para a sua estadia pelo melhor custo-benefício.

Você pode até pagar suas diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação e descubra que conhecer a apaixonante capital da Bélgica pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.