O que fazer em Buenos Aires? Roteiro completo!

11 ago 2021 • 10 minutos de leitura por danielcosenza

Quer descobrir o que fazer em Buenos Aires? Você chegou ao artigo certo! Criamos um roteiro turístico completo para te ajudar a planejar uma viagem simplesmente inesquecível!

Afinal, definir as atrações que você deseja visitar não é a única etapa de planejamento da viagem.

É necessário escolher onde ficar, qual a melhor época para viajar, quais as atrações para a vida noturna e outros aspectos que podem influenciar o sucesso da sua estadia.

A boa notícia é que Buenos Aires é uma cidade que exala turismo e pode oferecer uma estadia inesquecível, regada a muito vinho, churrasco e tango, com bons hotéis, restaurantes requintados e muita cultura, veja só! 

O que fazer em Buenos Aires: dicas de passeio, hotéis, comidas…

A capital argentina é, muitas vezes, o primeiro destino que um brasileiro visita no exterior: estima-se que 33% dos 7,3 milhões de turistas estrangeiros que visitaram a cidade em 2019 eram brasileiros.

Não é difícil entender o que atrai tanta gente a essa charmosa cidade: quem não gostaria de caminhar pela histórica avenida 9 de Julho, assistir a um espetáculo de tango no Teatro Colón, conhecer o icônico Cemitério da Recoleta ou La Bombonera?

Como deu para perceber, decidir o que fazer em Buenos Aires não é uma tarefa difícil nem cara. A cidade oferece muitas atrações gratuitas, hotéis em diferentes faixas de preço e restaurantes capazes de atender a todos os bolsos.

No entanto, quem deseja conhecer uma das cidades mais vibrantes da América Latina sem comprometer o bolso não pode se esquecer de montar um bom roteiro de viagem, com a antecedência devida.

Mesmo que Buenos Aires seja uma cidade relativamente barata para turismo, toda essa economia pode ir pelo ralo se você não fizer um bom planejamento ou deixar para se organizar na última hora.

Para te ajudar nessa tarefa, criamos um guia com as principais informações sobre a capital da Argentina, com tudo que você precisa saber para curtir uma viagem inesquecível! Vamos lá!

Quando ir a Buenos Aires?

Você sabia que a capital argentina pode ser visitada em qualquer época do ano? É isso mesmo que você leu! Não é difícil encontrar o que fazer em Buenos Aires no verão, no inverno ou em qualquer estação!

O clima portenho é bastante agradável, com temperaturas entre 9ºC e 28ºC ao longo do ano, além de chuvas bem distribuídas em todos os meses.

As estações são muito bem-definidas: o verão é úmido e abafado, o inverno pode ser gelado e a meia estação (outono e primavera) é bastante temperada.

Embora o clima não deva ser um elemento crucial na escolha da data da sua viagem, a época que você escolhe para viajar pode, sim, influenciar em alguns fatores na sua estadia.

Quem viaja na alta temporada, por exemplo, de julho a agosto ou de dezembro a janeiro, deve se preparar para encontrar a cidade cheia, os preços mais salgados e os hotéis mais disputados.

Em outras palavras: é essencial fazer suas reservas de hospedagem com a devida antecedência se você pretende viajar nos meses mais movimentados.

Recomendamos conferir os preços de passagens aéreas para Buenos Aieres no Passagens Promo!

Onde ficar em Buenos Aires?

Onde ficar em Buenos Aires?
Fonte: Hotel Hub Porteño

A capital da Argentina é uma cidade grande, com mais de 16,6 milhões de habitantes espalhados por mais de 4.758 km² de área, considerando-se a região metropolitana portenha.

Por isso, tão importante quanto definir o que fazer em Buenos Aires é escolher bem onde se hospedar na cidade.

O viajante terá à disposição algumas opções, que vão variar de acordo com o estilo e os gostos pessoais de cada pessoa. 

O lugar mais turístico para ficar é o microcentro, nos arredores do famoso Obelisco: quem fica nessa região está a poucos passos dos pontos turísticos mais importantes da cidade.

Além disso, diferentemente do que muitos pensam, a região mais turística da cidade também se destaca pelas diárias a preços amigáveis: com um pouco de pesquisa, você vai gastar menos para ficar no microcentro!

Quem prefere uma atmosfera mais clássica pode preferir se hospedar na Recoleta, um bairro nobre de ruas arborizadas, restaurantes requintados e comércio de luxo. Lembre-se, porém, de que os hotéis tendem a ser mais caros nessa região.

Quer ficar em um bairro moderno, com hotéis mais novos, restaurantes da moda e paisagem costeira? A região de Puerto Madero é a mais indicada para a sua hospedagem. 

O bairro é bastante recomendado para quem está viajando a trabalho pela capital argentina.

Caso você esteja interessado em bairros boêmios, com muitas opções para a vida noturna, lojas e bares, talvez seja melhor ficar em Palermo ou San Telmo.

Não importa onde você fique em Buenos Aires, uma coisa é certa: o transporte público local é barato, eficiente e pode te levar bem perto das principais atrações turísticas!

Você pode encontrar os melhores hotéis portenhos em nosso site de buscas, ElQuarto: basta digitar a cidade que você vai visitar, as datas da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso.

Nossa plataforma reúne preços exclusivos e opções com cancelamento grátis, além de permitir o pagamento das diárias em reais, sem incidência de IOF, garantindo total comodidade e economia para a sua viagem.

Clique aqui e veja as opções de hospedagem em Buenos Aires, na Argentina!

O que fazer em Buenos Aires: pontos turísticos

A capital argentina é uma cidade cultural, em que você pode trombar com uma apresentação de tango a céu aberto ou um animado evento artístico a cada esquina, enquanto escolhe a melhor “parrilla” para o seu almoço.

Cosmopolita e tradicional, a maior metrópole do país é um destino democrático, que oferece boas opções de roteiro para todos os gostos, sejam viagens mais curtas ou mais longas.

Para te ajudar a escolher o que fazer em Buenos Aires, fizemos uma seleção com os principais atrativos portenhos e dicas para aproveitar ainda mais a sua visita, veja só!

Casa Rosada

Casa Rosada
Fonte: Pixabay

Sede do Poder Executivo da Argentina, a Casa Rosada é um edifício em estilo clássico do século XIX, conhecida internacionalmente pelas cores de sua imponente fachada, bem no coração da cidade.

Os estudiosos têm diferentes teorias para explicar o rosa das paredes do palácio, desde a combinação entre as cores de dois partidos políticos até o uso de sangue bovino misturado às tintas durante a construção do edifício.

Em outros termos, não se sabe exatamente por que a Casa Rosada é pintada de rosa, mas uma coisa é certa: é a construção mais icônica e famosa do país!

Muitos turistas conhecem o palácio da presidência apenas pelo exterior: o local está sempre cheio de turistas posando em frente ao edifício. O que nem todo mundo sabe é que o prédio oferece visitas guiadas gratuitas aos finais de semana e feriados.

Aproveite o passeio para conhecer o interior do edifício e o Museu do Bicentenário, localizado na parte de trás da Casa Rosada.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, seguro viagem, e muito mais! Clique aqui e confira.

Caminito

O Caminito se orgulha de ser a rua mais charmosa (e mais turística) de Buenos Aires, pontuada por construções em estilo clássico pintadas em cores vivas, bares, restaurantes, lojas e muitos ateliês.

Em qualquer dia da semana é possível encontrar a rua abarrotada de turistas do mundo inteiro, então prepare-se para enfrentar o assédio dos vendedores e ambulantes.

Se você souber pechinchar, poderá adquirir presentinhos, souvenires e os clássicos alfajores argentinos por preços camaradas, então não tenha medo de negociar com os vendedores locais!

Jardim Japonês

O Jardim Japonês de Buenos Aires foi construído na década de 1960 por ocasião da visita de Akihito, então príncipe e atual imperador do Japão.

O parque tem estilo tradicional japonês, com vários lagos, cascatas artificiais, sala de meditação, pontes e jardins floridos com diversas espécies botânicas.

Os visitantes também encontram uma casa de chá, um restaurante de gastronomia japonesa, um centro cultural que recebe apresentações teatrais e musicais, além de uma biblioteca especializada em assuntos do Japão.

O Jardim Japonês fica aberto à visitação todos os dias, das 10h às 18h. O ingresso custa 200 pesos (preço em maio/2021).

Av. 9 de Julho

AV 9 de Julho Buenos Aires
Fonte: Pixabay

Mais do que a avenida mais importante da cidade, a 9 de Julho é considerada o verdadeiro coração turístico portenho.

Via mais larga do mundo, com 18 faixas de trânsito (chegando a 22 em certos pontos do centro) e 140 metros de largura, a 9 de Julho foi batizada em homenagem à data da independência argentina, em 1816.

É ali que estão atrações como o famoso Obelisco de Buenos Aires, construído para celebrar os 400 anos de história da capital argentina, e o célebre Teatro Colón.

Plaza de Mayo

Palco dos principais eventos políticos de Buenos Aires, a Plaza de Mayo abriga edifícios importantes e sedia manifestações populares constantes, como o das Mães da Plaza de Mayo.

Na região, os visitantes podem visitar alguns dos principais órgãos do governo, como o Cabildo (ou “Prefeitura”) de Buenos Aires, a Casa Rosada, a Catedral de Buenos Aires e a matriz do banco mais importante do país, o Banco de La Nación.

A Plaza de Mayo é um lugar bastante agradável e arborizado, com vários bancos e jardins: um precioso ponto de descanso para nativos e turistas que circulam pelo centro da cidade.

A partir da praça tem início a avenida de Mayo, que se estende por quase 1,5 km até chegar à Plaza del Congreso, onde fica a sede do Poder Legislativo da Argentina.

Teatro Colón

Um dos maiores orgulhos dos moradores de Buenos Aires, o Teatro Colón é nada menos que uma das melhores casas de ópera do mundo, com capacidade para receber 2.500 espectadores por evento.

Com acústica impecável, o edifício recebe as principais apresentações de música popular, ópera, balé e tango em cartaz na cidade: fique de olho na programação para assistir a um espetáculo durante o período da sua visita.

Se você não conseguir assistir a nenhuma apresentação, que tal percorrer uma visita guiada para conhecer um pouco mais sobre a história e a estrutura do prédio?

Museu de Arte Latinoamericana

Museu de Arte Latinoamericana
Fonte: Richie Diesterheft / Flickr / CC BY 2.0

O Museu de Arte Latinoamericana, ou simplesmente Malba, é um dos museus de arte mais importantes de todo o continente, com um rico acervo que abriga peças de grandes nomes da arte, desde o modernismo até a contemporaneidade.

Entre os artistas do acervo estão o brasileiro Di Cavalcanti, os mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera, bem como expoentes da arte portenha, como de la Vega, Kuitca, Le Parc e Minujín.

Além disso, o Malba é o endereço de uma das maiores obras-primas brasileiras, O Abaporu, da modernista Tarsila do Amaral.

Para ver essas peças incríveis de pertinho basta visitar o Malba de quarta a segunda, das 12h às 20h, com entrada a 280 pesos (preço em maio/2021).

Puerto Madero

Puerto Madero, a região portuária de Buenos Aires, é um dos principais polos gastronômicos da cidade, com uma quantidade impressionante de restaurantes especializados em gastronomia contemporânea.

Durante a sua visita, não deixe de conhecer a Puente de la Mujer e a Fragata Sarmiento, uma antiga embarcação militar transformada em museu. 

É possível visitar as acomodações da tripulação, conhecer a cabine do capitão e conhecer um pouco mais sobre a vida a bordo de uma fragata.

La Bombonera

Os amantes do futebol não podem deixar de incluir La Bombonera em seu roteiro de viagem. O mítico estádio do Boca Juniors, maior time portenho, fica na região do Caminito.

Palco de grandes decisões do futebol latino-americano, o estádio abriga um museu que conta tudo sobre a história do Boca Juniors.

A visita guiada custa 205 pesos e leva os visitantes aos vestiários e até mesmo ao gramado do estádio (preço em maio/2021). Um passeio imperdível para os amantes do esporte mais popular do mundo!

Recoleta

Recoleta Buenos Aires
Fonte: Pixabay

Procurando o que fazer em Buenos Aires de graça? Que tal um passeio por um lugar excêntrico, que conta muito sobre a história da cidade?

Reduto da classe nobre da capital argentina, o bairro da Recoleta abriga um dos pontos turísticos mais badalados da cidade, o icônico Cemitério da Recoleta, onde estão enterradas algumas das maiores celebridades argentinas.

O ponto mais visitado do cemitério é o túmulo da atriz e política Evita Perón, considerado monumento nacional.

Caso você não queira desfrutar desse passeio “diferente”, não se preocupe, pois a Recoleta guarda atrações para todos os gostos.

Você pode conhecer a maior livraria argentina, a Livraria El Ateneo, visitar o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional, passear pela Floralis Generica e muito mais.

Floralis Generica

Localizado na Plaza de Las Naciones Unidas, o monumento Floralis Genérica, do arquiteto Eduardo Catalano, é um dos principais cartões-postais portenhos.

A escultura metálica simula uma imensa flor, cujas pétalas se abrem e fecham a depender da hora do dia.

Aproveite o passeio para conhecer outras atrações nas proximidades da peça, como a Plaza Francia e a faculdade de Direito.

Palermo

Endereço do Museu Evita e do excelente Malba, o bairro de Palermo é uma parada obrigatória em qualquer roteiro por Buenos Aires.

A região é repleta de belos parques, como o Rosedal de Palermo,    O Jardim Japonês e o Jardim Botânico, além de praças formidáveis, incluindo a Alemanha, o Intendente Seeber e Sicilia.

O bairro é plano e você não terá dificuldades de caminhar até as principais atrações: uma opção agradável e gratuita de turismo na cidade!

Palermo também é uma excelente alternativa para a noite portenha, com vários bares, pubs e restaurantes com programação cultural intensa e cardápio variado!

O que fazer em Buenos Aires à noite?

O que fazer em Buenos Aires à noite?
Fonte: Lennox Hotel, Buenos Aires

Apaixonante em qualquer hora do dia, a capital argentina oferece uma grande variedade de atrações noturnas, como boates, espetáculos artísticos e muitas opções gastronômicas..

A Plaza Serrano, em Palermo, é uma boa pedida para quem procura o que fazer em Buenos Aires à noite, pois concentra vários bares e restaurantes especializados nos melhores sabores argentinos, como o Frank’s Bar e o Restaurante Million.

Prefere um ambiente mais elegante para desfrutar de momentos especiais a dois? Você pode gostar do Gran Bar Danzón.

A noite também é o momento ideal para conhecer as atrações do Teatro Colón ou os melhores restaurantes de Puerto Madero. 

Encontre hotéis em Buenos Aires com desconto!

Descobrir o que fazer em Buenos Aires é apenas um passo do seu planejamento de viagem: não se esqueça de reservar a sua hospedagem com antecedência para garantir melhores preços!

Em nosso site de buscas, ElQuarto, você pode encontrar os melhores hotéis a preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito, além de pagar suas diárias online, em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação e descubra que conhecer a capital da Argentina pode sair muito mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.