O que fazer em Gramado: melhores passeios e atrações da cidade!

27 set 2022 • 9 minutos de leitura por ana.isabel

Procurando o que fazer em Gramado? Você chegou ao artigo certo, com todas as dicas que precisa para conhecer o principal destino turístico do Rio Grande do Sul.

Uma das cidades mais visitadas do Brasil, o município gaúcho parece um pedacinho da Europa em plena América do Sul, com arquitetura, gastronomia e cultura inspirada em lugares como Suíça, Alemanha e Holanda.

O cenário encanta a qualquer visitante e é bastante procurado por casais em lua de mel, famílias em viagem e até viajantes solo interessados em desbravar as muitas belezas do nosso país.

O que você acha de planejar uma viagem inesquecível a esse destino formidável? Confira as informações e dicas que reunimos sobre a cidade!

O que fazer em Gramado: conheça a região das Hortênsias!

Coração da chamada região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, Gramado, RS, é um destino já consagrado entre viajantes brasileiros: mais de 6,5 milhões visitam a cidade todos os anos.

Motivos para tanta fama não faltam: com seus restaurantes, hotéis, fábricas de chocolate, cervejarias e outros atrativos imperdíveis, a cidade consegue entreter viajantes de todas as idades.

E como ignorar o animado calendário de eventos local? O Festival de Cinema de Gramado, o Natal Luz e muitas outras festas no decorrer do ano trazem atrações especiais e muitas outras belezas à cidade. 

E o melhor? Você encontrará atrações gratuitas, passeios indicados para os dias chuvosos, experiências gastronômicas e muito mais. Veja só!

Onde fica Gramado?

Onde fica Gramado
Fonte: Pxhere / CC0

Antes de definir o que fazer em Gramado, você precisa descobrir como chegar à cidade. 

O destino fica na Serra Gaúcha, a cerca de 130 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 

A localização privilegiada torna a cidade uma base excelente para quem deseja explorar outras belezas nos arredores, como as turísticas Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul.

Mapa de Gramado, RS

Lar de pouco mais de 36 mil habitantes, Gramado foi fundada no começo do século XIX por ordem do rei de Portugal, dom João VI, depois de ser emancipada dos municípios de Taquara e São Sebastião do Caí.

Desde sua fundação, a cidade recebeu grande volume de imigrantes europeus, especialmente de Açores e da Bavária, o que colaborou para o desenvolvimento de sua arquitetura única.

Confira onde fica a cidade no mapa do Rio Grande do Sul!

Como ir a Gramado?

Mesmo que você esteja saindo de um estado distante, chegar à capital turística gaúcha é mais fácil do que você imagina. 

A cidade fica a menos de 2 horas de viagem de Porto Alegre e, por isso, você pode desembarcar na capital e finalizar o seu trajeto por via terrestre.

Depois de desembarcar, você pode alugar um carro no Aeroporto Internacional de Porto Alegre ou pegar um ônibus da Citral (com saídas de hora em hora, no próprio aeroporto) para finalizar sua viagem.

Quem preferir um pouco mais de autonomia pode contratar um transfer para visitar a cidade da região das Hortênsias. Muitos hotéis e pousadas gramadenses oferecem o serviço de traslado próprio.

Na alta temporada, os viajantes ganham mais uma opção de transporte: o Aeroporto de Canela recebe voos a partir de Porto Alegre.

A viagem é feita pela Azul Conecta e dura menos de 30 minutos: uma alternativa diferente para conhecer a cidade mais famosa do interior do Rio Grande do Sul.

Visite o Vai de Promo para adquirir passagens aéreas mais baratas para Gramado ou qualquer outro destino. 

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem, e pronto. O buscador faz a pesquisa em poucos segundos e te mostra as melhores ofertas para o trecho que você procura.

Não se esqueça de adicionar seu contato ao alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Gramado?

Se fosse necessário apontar apenas um grande trunfo de Gramado para seduzir os viajantes, seria a hotelaria. A cidade gaúcha conta com uma excelente rede hoteleira, com hotéis e pousadas confortáveis.

A melhor região para ficar é, sem dúvidas, o centro. Assim, você não terá dificuldades para montar seu roteiro com o que fazer em Gramado, já que estará pertinho das principais atrações turísticas da cidade.

Quem fica no centro pode dispensar o carro para fazer a maioria dos passeios e não precisa encarar o trânsito nem a falta de vagas de estacionamento à noite ou nos finais de semana.

Se você está viajando de carro e não quer ficar perto do “agito” para desfrutar de uma estadia mais tranquila, pode ser mais indicado ficar fora do centro.

Existem muitas pousadas rurais charmosas fora do centro, especialmente ao longo da rodovia RS-235, conhecida como Rota das Hortênsias, uma via cênica que leva à cidade de Canela.

Encontre hotéis e pousadas em Gramado em promoção!

Onde ficar em Gramado
Fonte: Hotel Das Hortênsias

Você não precisa comprometer suas finanças para visitar Gramado: é só encontrar seu hotel mais barato no El Quarto.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito, para que você possa viajar muito sem pesar no bolso.

Faça uma simulação gratuita para comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias online, com total autonomia, segurança e praticidade.

Clima de Gramado, RS

Você vai encontrar o que fazer em Gramado em qualquer época do ano, mas é inegável que o inverno traz um charme a mais à cidade.

Nessa época, as temperaturas desabam para até 0ºC, pode haver neve nos pontos mais altos da cidade e os turistas aproveitam para viver experiências gastronômicas inesquecíveis.

Mas isso não significa que a cidade não seja um destino agradável para o restante do ano. 

Pelo contrário, há muito o que fazer em Gramado também nos meses mais quentes, incluindo o verão.

É em dezembro, por exemplo, que acontece o famoso Natal Luz, com atrações para toda a família.

Nessa época, você pode encontrar alguma chuva, o calor não costuma ser intenso e faz até um friozinho à noite, então não deixe de levar um casaco na mala.

Quanto custa a viagem para Gramado?

O quanto você vai gastar na sua viagem depende diretamente das atrações que pretende incluir em seu roteiro do que fazer em Gramado. 

Os viajantes econômicos, que dispensam restaurantes requintados, escolhem uma pousada mais simples e dão preferência a passeios gratuitos, devem desembolsar cerca de R$ 1.600,00 por pessoa para uma viagem de cinco dias.

Se você está procurando uma experiência mais confortável, em pousadas de alto padrão e com refeições nos melhores restaurantes, prepare-se para gastar cerca de R$ 3.700,00.

Vale lembrar que o custo também pode variar conforme a época da viagem, a quantidade de turistas, entre outros.

O que fazer em Gramado?

Passeios em Gramado
Fonte: Pxhere / CC0

Decidir o que fazer em Gramado é fácil e rápido, pois não faltam atividades para toda a família nessa charmosa cidade gaúcha.

Vem descobrir como se divertir em Gramado! 

Rua Coberta

Na capital turística do Rio Grande do Sul, existe uma regra subliminar que nunca falha: na dúvida sobre o que fazer em Gramado, visite a Rua Coberta.

Oficialmente chamada Rua Madre Verônica, localizada bem em frente ao Palácio dos Festivais e à Igreja Matriz de São Pedro, a via é rodeada por bons restaurantes, cafés e lojas.

É também nessa rua que acontecem os principais eventos culturais gramadenses, como o Natal Luz e o Festival de Cultura e Gastronomia.

Como o nome indica, a rua é completamente coberta por um teto de plantas e pode render um passeio muito legal até mesmo nos dias chuvosos.

Parque das Olivas de Gramado

Quem gosta de contato com a natureza não pode deixar de visitar o Parque das Olivas, a apenas 25 minutos do centro da cidade.

A propriedade particular é aberta ao público mediante pagamento de ingresso: você poderá passear pelos 150 hectares, onde foram plantadas mais de 120 mil oliveiras.

No local, os visitantes podem desfrutar de degustação de azeites, contemplar a vista do Cânion da Pedra Branca, se divertir com os animais da Fazendinha e até saborear refeições típicas da Serra Gaúcha no restaurante do parque.

Vale a pena adquirir os ingressos antecipadamente pela internet: você vai escapar das filas da bilheteria e, de quebra, ainda garante um bom desconto.

Café Colonial

Café Colonial
Fonte: Pxhere / CC0

Um bom passeio para se encantar com a culinária da Serra Gaúcha é o Café Colonial: o espaço serve café saboroso e reforçado a qualquer hora do dia.

No menu, os visitantes encontram embutidos, bolos artesanais, doces, salgados, queijos, geleias e outras delícias típicas da região.

Snowland de Gramado

Que tal incluir um passeio na neve em seu roteiro com o que fazer em Gramado? 

O complexo Snowland fica aberto o ano inteiro e pode oferecer uma experiência tradicional de inverno europeu!

As atrações com neve atraem milhares de visitantes todos os anos: pistas de esqui e snowboard, tobogã, moto de neve, simulador 3D, pista de patinação no gelo e muito mais.

O parque empresta roupas e calçados adequados a temperaturas frias, mas vale a pena levar uma roupa quente para não sofrer com o frio durante sua visita.

Natal Luz

Natal Luz
Fonte: Lúcia Bischoff / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Vai viajar no fim de ano e procura o que fazer em Gramado? Você não pode perder o Natal Luz: o maior evento natalino do Brasil.

Durante o evento, de novembro a janeiro, as ruas ficam enfeitadas e especialmente iluminadas.

Adultos e crianças se encantam com a decoração, a Aldeia do Papai Noel e apresentações culturais especiais, sobretudo na Rua Coberta.

Só não se esqueça de adquirir seus ingressos com antecedência, pois a cidade fica bem cheia nessa época do ano!

O que fazer em Gramado de graça?

Quem procura o que fazer sem gastar muito em Gramado não precisa se preocupar: existem várias atrações gratuitas ou de baixo custo que podem tornar sua viagem muito mais econômica.

Você não precisa pagar nada, por exemplo, para visitar o Museu do Perfume Fragram, que conta a história dos perfumes e mostra como é feita a produção.

A visita à fábrica de chocolate Lugano também é gratuita: você pode aprender tudo sobre a produção do doce e, ainda, degustar algumas delícias produzidas por lá.

Seu roteiro com o que fazer em Gramado de graça também pode incluir um passeio pelo Lago Negro, um lago artificial que se formou após um incêndio florestal na década de 1940: dá até para alugar pedalinho para se divertir por lá!

O que fazer em Gramado com chuva?

O clima não está cooperando? Não se preocupe, pois há muito o que fazer em Gramado com chuva. 

Uma boa dica é focar seus passeios em atrações fechadas, como o complexo Snowland, a fábrica de chocolates Lugano e os museus locais, como o Museu de Cera Dreamland e o Museu da Harley.

Faça uma visita à Igreja Matriz de São Pedro, no centrinho, e não deixe de caminhar pela Avenida Borges de Medeiros: você vai encontrar muitos restaurantes, cafés e cervejarias por lá, que tal aproveitar para fugir da chuva e matar a fome?

Quais as cidades próximas de Gramado?

Cidades próxima de Gramado
Fonte: Pixabay

Muitos turistas acabam aproveitando seu roteiro em Gramado para visitar outras cidades da Serra Gaúcha: uma forma prática e, muitas vezes, econômica de explorar a região.

A vizinha Canela, a apenas 6 km de distância, é uma parada quase obrigatória: a cidade é bastante parecida com Gramado e pode render um dia agradável de passeio.

Você também pode visitar Bento Gonçalves, um dos principais destinos do Vale dos Vinhedos, onde você pode conhecer vinícolas e restaurantes incríveis.

Quem gosta de paisagens serranas pode curtir, ainda, as turísticas Cambará do Sul, Três Coroas e São Francisco de Paulo: destinos perfeitos para descansar e aproveitar a gastronomia local.

Conheça Gramado, RS, com segurança!

Para garantir que a sua viagem ocorra da melhor forma possível, faça uma cotação de seguro viagem no Seguros Promo, onde você compara diversos planos para encontrar o melhor custo-benefício!

Assim você vai garantir uma série de serviços que podem ser de grande ajuda em casos de imprevistos como cancelamento de voos, perda de bagagens, necessidade de atendimento médico, entre outros.

Com o seguro viagem, você tem benefícios garantidos em todo o território nacional, e poderá fazer os seus passeios com muito mais tranquilidade!

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui

As melhores hospedagens para Gramado estão no El Quarto!

Agora que você já sabe o que fazer em Gramado, o que está esperando para encontrar o hotel ideal para a sua estadia?

Faça uma simulação gratuita no El Quarto para encontrar hospedagens a preços exclusivos, opções com cancelamento grátis e acomodações confortáveis, com tudo que você precisa para uma viagem inesquecível.

Você vai descobrir que visitar o destino mais famoso do Sul do Brasil pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.