O que fazer em Medellín: dicas de roteiro, hospedagem e passeios!

03 ago 2021 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Quer descobrir o que fazer em Medellín? Então este artigo é sob medida para você! Destrinchamos tudo o que você precisa saber sobre um dos principais destinos da Colômbia!

Hoje conhecida como “cidade da eterna primavera”, a capital da província da Antioquia superou um passado de violência para dar lugar a um destino colorido, seguro, vibrante e formidável, pertinho dos poderosos Andes.

Se você pretende visitar a Colômbia, Medellín é uma parada obrigatória em seu roteiro, e neste artigo você vai descobrir por quê. Veja só!

O que fazer em Medellín: das principais cidades da Colômbia!

Entre os anos 1980 e 1990, Medellín, Colômbia, ficou conhecida como uma cidade perigosa, sede do cartel comandado pelo narcotraficante mais famoso do mundo, Pablo Escobar.

Desde o fim do chamado cartel de Medellín, porém, a cidade de 2,5 milhões de habitantes se reinventou e se transformou em uma das cidades mais inovadoras e sustentáveis da América Latina.

Ali, os viajantes encontram bons restaurantes, museus excelentes, grande rede hoteleira e muitos pontos turísticos encantadores. Conectando tudo isso existe uma rede de transporte público eficiente e barata, que leva qualquer um onde precisa ir.

Desfrutar plenamente de todos esses atrativos fica ainda mais fácil se você fizer um bom planejamento de viagem.

Ao programar a sua estadia, você deve escolher a melhor região para ficar, antecipar o orçamento que precisa para cobrir gastos com hospedagem, alimentação e deslocamento, identificar o que não pode ficar de fora do seu roteiro e muito mais.

Neste artigo, você encontra as principais informações para Medellín e dicas para garantir sua hospedagem pelo melhor preço possível! Vamos lá!

Como ir até Medellín?

Como ir até Medellin?
Fonte: Pexels

Embora não existam voos diretos entre o Brasil e Medellín, é bastante fácil chegar à cidade colombiana: companhias aéreas como Gol, Latam, Copa e American Airlines operam o trecho com uma ou duas escalas.

Os voos levam ao Aeroporto Internacional José Maria Córdova, localizado na cidade de Rio Negro, a apenas 45 km de distância do centro de Medellín.

Para fazer o trajeto do aeroporto à cidade, você deverá recorrer ao serviço de vans e micro-ônibus ou a táxis, que podem ser particulares ou compartilhados.

Se você já estiver viajando pela Colômbia e decidiu encaixar a cidade da primavera eterna em seu roteiro, também é possível fazer a viagem de ônibus ou carro pelas boas rodovias locais, como a Autopista Medellín-Bogotá ou a Trajeto 45.

Não importa o meio de transporte escolhido, você não vai se arrepender de incluir a cidade em seu roteiro de viagem!

Qual melhor época para visitar a cidade?

Estamos falando de uma cidade com clima ameno em qualquer estação do ano, o que significa que o viajante encontra o que fazer em Medellín durante o ano inteiro.

Ao longo dos 12 meses, os termômetros variam entre agradáveis 16ºC e 28ºC, e a altitude de 1.520 metros acima do nível do mar não deve gerar nenhum desconforto ou mal-estar.

As chuvas, porém, podem ocorrer em qualquer momento: até mesmo durante a estação seca é normal que chova ao menos 10 dias no mês em Medellín. Ou seja, nada de viajar sem um bom guarda-chuva na bagagem!

Vale a pena evitar a viagem entre agosto e novembro, quando chove cerca de 160 mm por mês e é comum a recorrência de tempestades.

Para aproveitar ao máximo as atrações ao ar livre e os belos parques da cidade da primavera eterna, é melhor viajar entre dezembro e fevereiro, quando as chuvas têm menor intensidade e incomodam menos.

Hotéis em promoção em Medellín com ElQuarto!

Hotéis em promoção em Medellin com ElQuarto!
Fonte: Four Points by Sheraton, Medellín

Decidir onde ficar em Medellín é uma etapa fundamental do planejamento de viagem: quem faz suas reservas de hospedagem com antecedência pode garantir preços mais econômicos em relação aos turistas que deixam tudo para a última hora.

Descobrir os preços dos principais hotéis da cidade que você vai visitar, porém, pode ser uma tarefa cansativa e improdutiva, e é para isso que você pode contar com o melhor site buscador do Brasil, o ElQuarto.

A plataforma moderna do ElQuarto reúne milhares de acomodações nos principais destinos turísticos do mundo para levar até o viajante os melhores preços e condições exclusivas.

Além de encontrar o melhor hotel para a sua estadia com cancelamento gratuito, você ainda pode pagar suas diárias pelo site, em reais, sem cobrança de IOF, garantindo total economia para a sua viagem.

Faça uma simulação e descubra que conhecer os formidáveis destinos colombianos pode sair muito mais barato do que você imagina!

O que fazer em Medellin: onde se hospedar

Tão importante quanto definir o que fazer em Medellín é escolher onde se hospedar. Afinal, a cidade é grande, com mais de 2,5 milhões de habitantes, e ficar em uma localização estratégica pode significar grande economia de tempo e dinheiro.

No entanto, diferentemente de outros destinos turísticos badalados, Medellín não dificulta a vida do viajante: as melhores opções turísticas, gastronômicas e de hospedagem estão concentradas em poucas regiões.

A cidade também dispõe de um dos sistemas de transporte público mais eficientes do mundo, reconhecido internacionalmente, então você não terá dificuldade para se deslocar.

Confira os bairros mais recomendados para estadia na capital da Antioquia!

Proteja sua tranquilidade contratando um seguro viagem de alta confiança! Confira aqui!

Laureles

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura colombiana e o dia a dia dos nativos não vai se arrepender de ficar em Laureles.

Enquanto El Poblado abriga a maioria dos turistas estrangeiros, Laureles é uma região procurada por turistas colombianos que visitam Medellín, o que significa que os restaurantes e o comércio tendem a ser mais autênticos.

A localização é estratégica, com fácil acesso ao centro da cidade e boas opções de entretenimento, embora a noite seja mais animada em El Poblado.

Na prática, isso significa que ficar em Laureles é ficar em uma região tranquila e segura, sem muita “bagunça”.

Como se isso tudo já não fosse suficiente para chamar a atenção do viajante, o bairro ainda abriga bons hotéis com preços bastante competitivos, bem mais econômicos em relação a outras regiões da cidade!

El Poblado

El Poblado
Fonte: Hotel Bh El Poblado, Medellín

Queridinho entre os turistas estrangeiros que visitam Medellín, El Poblado é o endereço da elite local, onde os viajantes encontram bons restaurantes, cafés charmosos, lojas elegantes e boutiques luxuosas.

Também ficam nesta região os hotéis mais famosos da cidade, pertencentes a grandes redes internacionais, e opções de hospedagem em todas as faixas de preço: de mega-hotéis luxuosos a hostels mais modestos.

No fim das contas, porém, o que mais atrai os viajantes à região de El Poblado é a segurança: você poderá caminhar tranquilamente à noite sem se preocupar com a criminalidade.

Os viajantes que procuram uma experiência mais “genuína” na Colômbia, no entanto, podem não curtir a hospedagem em El Poblado: o bairro parece sob medida para turistas estrangeiros e destoa da realidade encontrada em outros pontos da cidade.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, seguro viagem, e muito mais! Clique aqui e confira.

O que fazer em Medellin: pontos turísticos

Vai visitar a capital da Antioquia? Vale a pena montar um bom roteiro de viagem para não deixar nenhuma atração de fora do seu passeio!

Confira o que fazer em Medellin!

Parque Lleras

Localizado no bairro de El Poblado, o Parque Lleras é o principal reduto boêmio da cidade, que ferve mais à noite do que durante o dia, com boa oferta de restaurantes e bares elegantes, espaços culturais e casas noturnas.

Como a região tem forte apelo turístico, é mais fácil encontrar estrangeiros do que colombianos nesta área da cidade, então não espere uma experiência muito autêntica.

De qualquer forma, você não vai se arrepender de conhecer o Parque Lleras: se você der sorte, será possível até se divertir em uma aula de salsa no meio da rua enquanto saboreia os melhores pratos colombianos!

Jardim Botânico

Jardim Botânico
Fonte: Unsplash

Gosta de lugares bonitos e sossegados para relaxar entre um passeio e outro? Você vai gostar de incluir o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe em seu roteiro por Medellín.

Conhecido como “pulmão” da cidade, o parque abriga uma imensa variedade de espécies botânicas, além de um charmoso borboletário e o complexo de fontes Parque de los Deseos.

A infraestrutura do Jardim Botânico também não deixa a desejar, com banheiros limpos, lanchonetes e até um restaurante para matar a sua fome antes do próximo passeio!

Pueblito Paisa

Quem procura o que fazer em Medellín para conhecer as origens da cidade deve incluir uma visita a Pueblito Paisa em seu planejamento.

A região é uma espécie de centro histórico da cidade, que abriga o casario tradicional do período colonial e algumas construções antigas.

Como fica localizado no topo do Cerro Nutibarra, Pueblito Paisa ainda oferece vista panorâmica de toda Medellín!

Museu de Antioquia

Principal museu de arte do centro da cidade, o Museu de Antioquia guarda um rico acervo com obras dos principais artistas colombianos, como Fernando Botero e Pedro Nel Gómez, bem como de grandes nomes da arte internacional, como Auguste Rodin.

O museu ainda fica localizado na famosa Plaza Botero, uma das mais importantes de Medellín, batizada em homenagem ao maior expoente da arte colombiana.

Parque Arví

Parque Arví
Fonte: Pixabay

Estendendo-se entre as cidades de Medellín, Envigado, Bello e Copacabana, o Parque Arví é uma reserva florestal imperdível para quem busca contato com a natureza.

O parque está na rota do famoso Metrocable de Medellín e oferece vista privilegiada da cidade, além de trilhas ecológicas, riachos, áreas para piquenique, bosques e várias cachoeiras.

As áreas verdes são tão exuberantes que você vai até se esquecer de que está passeando pela segunda maior metrópole colombiana.

Comuna 13

Ainda na dúvida sobre o que fazer em Medellin? Que tal considerar um passeio pelas comunidades mais tradicionais da cidade?

A mais famosa de todas é a Comuna 13, que pode ser comparada a uma favela brasileira, embora seja muito mais segura, limpa e organizada.

Única comunidade do mundo que dispõe de transporte por escadas rolantes, a Comuna 13 foi pacificada há quase 20 anos e é um dos pontos turísticos mais populares entre os turistas estrangeiros que visitam Medellín.

Além de ser um espaço bastante policiado e tranquilo, a comunidade é conhecida pela arte urbana, resumida em grafites coloridos espalhados por todos os lados, e pelos roteiros de walking tour que contam mais sobre a cultura local.

Walking Tour no Centro

Existe uma maneira fácil e divertida de descobrir o que fazer em Medellin: free walking tour pelo centro da cidade.

O passeio guiado percorre as principais atrações da região, enquanto o guia conta tudo sobre a história local, as origens da cidade e as construções mais icônicas.

As rotas mais famosas passam pelos parques mais conhecidos da cidade, como o Botero, o Berrio, o San Antonio e o Bolívar, bem como pela antiga estação ferroviária, igrejas históricas e centros comerciais.

Em geral, o walking tour é gratuito, mas nem pense em fazer o passeio sem deixar uma boa gorjeta para os guias, que dependem dessa contribuição espontânea para garantir sua renda!

Parque Explora

Parque Explora
Fonte: Yimicorrea / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Inspirado no tecnológico Exploratorium de San Francisco, nos Estados Unidos, o Parque Explora é um complexo dedicado à ciência e à tecnologia que pode render um dia inteiro de passeio!

Ali, os viajantes encontram um museu de ciências com exposições interativas e lúdicas, um planetário e o maior aquário da América do Sul especializado em espécies de água doce.

A boa notícia é que o parque fica bem no centro da cidade, ao lado do Jardim Botânico, e você pode aproveitar a sua visita para conhecer outras atrações nas proximidades!

Andar de Metrocable

O povo paisa, como é chamado quem nasce em Medellín, tem muito orgulho de seu eficiente sistema de transporte público, que inclui uma ampla rede de metrô, centenas de linhas de ônibus e o famoso Metrocable!

Esse teleférico, ou funicular, conecta as estações de metrô às comunidades da cidade, oferecendo aos moradores que vivem em pontos mais afastados a possibilidade de chegar ao centro em poucos minutos.

Além de ser uma forma eficiente de se deslocar pela cidade, o Metrocable oferece vista privilegiada da cidade e leva até o exuberante Parque Arví.

O que fazer em Medellin e nas proximidades?

Agora que você descobriu o que fazer em Medellin, chegou a hora de conhecer os principais atrativos nas proximidades da cidade, que ficam a poucas horas de distância e podem render passeios inesquecíveis. Veja só!

Piedra del Peñol

No meio do caminho entre Medellín e o povoado de Guatapé fica a Piedra del Peñol, uma formação rochosa com 220 metros de altura que oferece um mirante natural para a represa de Guatapé.

A paisagem é deslumbrante, com colinas verdejantes a margear um lago artificial construído na década de 1970 para abastecer uma usina hidrelétrica.

O trajeto até Piedra del Peñol pode ser feito de ônibus e metrô a partir do Terminal Norte. Muitas agências também oferecem o passeio.

Para chegar até o topo da pedra você deverá encarar 20 minutos de caminhada e nada menos que 700 degraus! O esforço é recompensado com uma vista maravilhosa, digna de cartão-postal!

Guatapé 

O povoado de Guatapé fica às margens da represa que você pode avistar da Piedra del Peñol e oferece aos viajantes diversas atividades turísticas divertidas.

Embora não seja permitido nadar nas águas da represa, os visitantes podem desfrutar de passeios de jet ski e tirolesa, conhecer os bons restaurantes do vilarejo ou simplesmente relaxar em meio à natureza.

O percurso até Guatapé é feito de tuk tuk a partir da trilha da Piedra del Peñol ou com agências turísticas de Medellín.

Reserve seu hotel online com desconto!

Já sabe o que fazer em Medellín? Então só falta garantir seu hotel online, com economia, para conhecer a cidade da primavera eterna!

Visite nosso site de buscas, ElQuarto, para comparar diárias e serviços, reservar acomodações e até pagar pela estadia em reais, sem incidência de IOF, em poucos cliques.

É só digitar a cidade que você vai visitar, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso!

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e comece a planejar uma viagem inesquecível pela colorida Medellín sem abrir mão da economia!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.