O que fazer em Paraty: melhores regiões e passeios pela cidade

17 ago 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Quer saber o que fazer em Paraty? Este é o artigo certo para você, pois reunimos as principais dicas para que você aproveite esse charmoso destino fluminense.

Uma coisa é certa: as construções coloniais, o centro histórico bem preservado e a tradição boêmia dessa cidade, que tem pouco mais de 43 mil habitantes, são capazes de conquistar qualquer viajante.

Aos museus e monumentos históricos somam-se mais de 300 praias e nada menos de 65 ilhas e ilhotas com mata atlântica preservada, biodiversidade exuberante e água limpa.

Já está morrendo de vontade de conhecer todas essas belezas? Então capriche no planejamento de viagem para desfrutar da melhor experiência possível! Veja só!

O que fazer em Paraty: dicas para aproveitar o destino!

Parada importante na famosa rota da Estrada Real, este município fluminense tem raízes que remontam aos períodos coloniais.

Naquela época, o ouro extraído de Minas Gerais era transportado até Paraty para, enfim, chegar aos navios que levavam o mineral precioso para Portugal.

Por isso, não tardou até que a cidade ocupasse um papel importante no dia a dia do Brasil colônia, refletindo em suas ruas de pé de moleque e construções imponentes toda a riqueza gerada pela intensa atividade comercial na região.

Na prática, isso significa que caminhar pelas ruas e ruelas desta cidade colonial é quase como “viajar no tempo”, aos anos de nascimento do Brasil.

No intuito de te ajudar a planejar uma viagem fantástica por essa charmosa cidade histórica, criamos um guia com tudo que você precisa saber, incluindo o que fazer em Paraty, como chegar, quando visitar, onde se hospedar e outras dicas incríveis. Vamos lá!

Como ir para Paraty?

Como ir para Paraty?
Fonte: Unsplash

A cidade de Paraty fica na região da Costa Verde, no litoral sul do Rio de Janeiro. Para chegar até lá, o viajante terá algumas opções à disposição.

O roteiro pode ser feito em 3h50 a partir da capital fluminense, a 258 km de distância, de carro ou ônibus, pela rodovia BR-101.

Se você está saindo de São Paulo, a 270 km, o trajeto é feito pelas rodovias BR-116 e BR-459, em pouco mais de 4 horas.

O viajante que está partindo de lugares mais distantes terá vários aeroportos à sua disposição: o Galeão e o Santos Dumont, no Rio, e os de Guarulhos e Congonhas, na capital paulista.

Para garantir suas passagens aéreas mais baratas, visite o site buscador Vai de Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar, em poucos cliques!

Não se esqueça de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Clique aqui para conferir as ofertas de passagens aéreas nacionais!

Quando ir para Paraty?

O viajante encontra o que fazer em Paraty durante o ano inteiro, mas cada estação reserva aos visitantes suas próprias características, vantagens e desvantagens.

O verão é o período em que a cidade está mais cheia, com visitantes do Brasil inteiro, mas também é a época em que mais chove em Paraty, o que pode frustrar os planos de quem deseja curtir as praias ou praticar atividades ao ar livre.

O inverno, por sua vez, é uma estação badalada na cidade, quando o calendário local recebe uma grande quantidade de eventos culturais.

As baixas temperaturas deixam Paraty bastante aconchegante, com pousadas e restaurantes cheios, mas as águas geladas e os termômetros com mínimas de 15ºC acabam desencorajando qualquer mergulho no mar.

Por essas e outras, pode ser uma boa ideia viajar na meia estação, seja outono ou primavera, quando as temperaturas ainda não estão extremas, não chove tanto assim na cidade e você poderá desfrutar de hotéis, restaurantes e atrativos turísticos mais vazios.

Onde ficar em Paraty?

Onde ficar em Paraty?
Fonte: Pousada Recanto de Paraty

À primeira vista, Paraty pode parecer uma cidade pequena, mas não se engane: o município tem mais de 1.000 km² de área e tem atrações espalhadas por todo lado.

O resultado disso é que o viajante precisa redobrar a atenção ao escolher onde se hospedar para não acabar distante dos principais pontos de interesse.

Boa parte dos hotéis está concentrada no centro histórico e seus arredores, mas os turistas também podem ficar na região da Praia do Pontal, Jabaquara e até mesmo na beira da estrada que liga Paraty a Cunha.

Confira as principais regiões para hospedagem na cidade colonial!

Centro Histórico

Ao montar seu roteiro com o que fazer em Paraty, você vai perceber que boa parte das atrações turísticas está concentrada no centro histórico, incluindo os melhores restaurantes da cidade.

É justamente por isso que essa é a região mais procurada por turistas para hospedagem e, por consequência, a mais cara para ficar.

Além disso, várias ruas dessa área da cidade têm trânsito exclusivo para pedestres, ou seja, prepare-se para carregar suas malas até o hotel, a depender da localização da hospedagem.

Em contrapartida, o viajante que fica no distrito histórico não precisa pegar o carro para nada. Ou melhor, quase nada, já que as praias não ficam próximas.

Arredores do Centro Histórico

Arredores do Centro Histórico
Fonte: Pxhere / CC0

Quem quer ficar perto das atrações do centro histórico, mas deseja escapar dos preços salgados das diárias da região tem uma boa alternativa de hospedagem: a área central da cidade.

A região fica bem próxima ao principal reduto turístico da cidade, mas tem um perfil de hospedagem mais democrático, com opções para todos os bolsos.

Em relação à localização, você estará em um ponto estratégico caso se hospede nas proximidades da avenida Roberto Silveira, até a altura da rua Manoel Walfrido.

Praia do Pontal

A Praia do Pontal é uma boa pedida para quem quer ficar simultaneamente perto do mar e do centro histórico, mas pode ser uma pegadinha para os viajantes desavisados.

Afinal, a praia não é adequada para banho, pois recebe esgoto sem tratamento. Além disso, a região está mesmo perto do centro histórico, mas, neste caso, o “perto” significa pelo menos 20 minutos de caminhada.

Isso quer dizer que não é uma boa ideia se hospedar na região? De forma alguma! A Praia do Pontal pode ser um lugar muito agradável para sua estadia, com diárias mais baratas em relação a outros bairros.

A orla é repleta de quiosques e barzinhos com vista do mar, abriga o Museu Forte Defensor Perpétuo e oferece vista privilegiada da costa e da vizinha Angra dos Reis.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Jabaquara

Comparada à Praia do Pontal, Jabaquara tem excelentes índices de balneabilidade, com mar calmo, ideal para quem viaja em família e/ou com crianças pequenas.

A região está separada do centro histórico apenas pelo Morro do Forte, ou cerca de meia hora de caminhada por ladeiras íngremes.

Além disso, Jabaquara é muito bem-atendida por quiosques e bares, além de bons hotéis econômicos.

Encontre as melhores hospedagens em Paraty no ElQuarto!

Encontre as melhores hospedagens em Paraty no ElQuarto!
Fonte: Pousada Porto Imperial, Paraty

Está planejando um passeio em Paraty, RJ? Não se esqueça de garantir suas reservas de hospedagem com antecedência para não ficar na mão ao chegar em um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro!

Visite nosso site de buscas, ElQuarto, para encontrar ofertas exclusivas e hotéis com cancelamento gratuito na Costa Verde do Rio ou em qualquer outro destino do mundo!

Você pode comparar preços, fazer reservas e até pagar suas diárias online, em um só lugar. Faça uma simulação e comece a planejar a sua viagem econômica agora mesmo!

O que não posso deixar de fazer em Paraty?

Fundada em meados do século XVII, nos arredores da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, essa charmosa cidade fluminense é uma excelente alternativa de destino em qualquer época do ano.

Confira o que fazer em Paraty!

Centro Histórico

O ponto de partida para o seu roteiro deve ser o centro histórico da cidade, onde estão espalhados edifícios com séculos de história, que remontam ao Brasil colonial.

Além da arquitetura tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil pelo Iphan, a região abriga bares e restaurantes animados na Praça da Matriz, eventos culturais na Casa de Cultura e um variado polo comercial nas ruas da Lapa e do Comércio.

Praias de Paraty

Praias de Paraty
Fonte: Pxhere / CC0

Depois do centro histórico da cidade, a lista do que fazer em Paraty continua com seus atrativos mais paradisíacos: praias de águas em diferentes tons de verde, rodeadas por mata atlântica abundante e areia branca.

O litoral urbano de Paraty não é muito bonito, mas basta uma curta viagem de barco para encontrar ilhas praticamente intocadas e praias exuberantes, ricas em diversidade animal e vegetal.

Entre os destaques estão as ilhas da Cotia e Comprida, além das praias da Lula, Vermelha, Antigos, Antiguinhos e do Saco.

Cachoeiras em Paraty

Quer um descanso da água salgada? Nada melhor que se refrescar em cachoeiras de água pura e cristalina em plena Serra do Mar, como as cachoeiras do Tobogã, da Pedra Branca, Poço Inglês e Poço da Laje.

Afinal, Paraty é um badalado destino de ecoturismo, com centenas de quilômetros de trilhas, paredões para escalada, rapel, arvorismo, entre outros atrativos.

Trindade

A charmosa vila de Trindade, a 25 km do centro histórico de Paraty, é um lugar que parece ter ritmo próprio, além de abrigar as melhores praias para banho da Costa Verde.

As praias do Cepilho, dos Ranchos e do Meio conseguem encantar a qualquer pessoa com suas paisagens paradisíacas, rodeadas por matas exuberantes.

O grande destaque, porém, é a Praia do Cachadaço, acessível por meio de uma trilha ecológica, onde os banhistas podem se divertir em uma piscina natural cercada por pedras.

O que fazer em casal em Paraty?

O que fazer em casal em Paraty?
Fonte: Pxhere / CC0

Paraty é uma cidade charmosa e romântica, ideal para viagens a dois, sobretudo por sua excelente oferta de pousadas aconchegantes, com clima intimista, e seus premiados restaurantes, especializados em peixes e frutos do mar.

Se vocês formam um casal aventureiro, vale a pena incluir uma visita ao Parque Nacional Serra da Bocaina e a trilha que liga Trindade à selvagem Praia do Sono em seu roteiro de viagem.

O que fazer em Paraty no inverno?

Vai viajar nos meses mais gelados do ano? Não se preocupe, pois não falta o que fazer em Paraty no inverno. 

É neste período do ano que ocorrem os principais festivais culturais da cidade, incluindo a badalada Festa Literária Internacional de Paraty.

Embora o frio desencoraje qualquer banho de mar, aproveite as temperaturas mais baixas para conhecer o centro histórico da cidade, seus casarões coloniais, suas lojas charmosas, seus museus, templos religiosos e centros culturais.

O que fazer em Paraty à noite?

Praias, cachoeiras, trilhas… Não faltam atrações diurnas para quem visita Paraty. Mas e à noite? Quais as opções de entretenimento para o viajante?

A maior parte das atrações noturnas está no centro histórico, especialmente nas proximidades da Praça Matriz.

Ali, estabelecimentos como o Sarau, o Paraty 33, o Restaurante do Quilombo e o Samba da Bênção oferecem cardápios variados, bebidas de qualidade e programação de música ao vivo.

O que fazer em Paraty com chuva?

Planejou sua viagem com todo cuidado e, mesmo assim, acabou surpreendido pelo clima? 

Pode respirar aliviado: você encontrará o que fazer em Paraty mesmo nos dias mais chuvosos.

Neste caso, nossa sugestão é se concentrar nas atividades históricas e culturais da cidade.

Aproveite o clima úmido para conhecer o interessante Museu de Arte Sacra, a Casa da Cultura de Paraty, a histórica Igreja Samba da Bênção e o Aquário Natural, entre outros.

O que fazer em Paraty em 3 dias?

Se você está planejando um fim de semana prolongado ou uma viagem de três dias pela cidade, vale a pena montar um roteiro para otimizar o seu tempo em Paraty.

Uma boa dica é reservar um dia para conhecer algumas praias e ilhas nos arredores da cidade, um dia para explorar o centro histórico e um dia para conhecer a charmosa Trindade.

Dessa forma, ainda vai sobrar um tempinho para curtir as atrações noturnas desta inesquecível cidade colonial!

Promoção de hospedagens em Paraty!

Agora que você descobriu o que fazer em Paraty, falta apenas encontrar a acomodação ideal para a sua estadia. 

Nessa tarefa, você pode contar com a plataforma moderna e fácil de usar do ElQuarto.

Nosso site de buscas te ajuda a comparar ofertas, reservar acomodações e até pagar as diárias online, em um único lugar, garantindo a comodidade que você precisa para a sua estadia!

Faça uma simulação para descobrir que visitar as praias paradisíacas e o riquíssimo centro histórico de Paraty pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.