O que fazer em Porto de Galinhas: veja onde fica, onde se hospedar e quais passeios fazer

22 set 2021 • 10 minutos de leitura por danielcosenza

Quer descobrir o que fazer em Porto de Galinhas? Você está no artigo certo, pois reunimos todas as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

As águas cristalinas em tons de turquesa renderam a esse charmoso destino pernambucano o homônimo de Caribe brasileiro e, acredite, muitas vezes você vai se sentir justamente no famoso Mar das Caraíbas.

Afinal, em Porto de Galinhas é possível passar horas em piscinas naturais paradisíacas ou simplesmente relaxar à beira-mar em pousadas charmosas e bons restaurantes.

Neste post, você encontrará todas as informações que precisa para montar o seu planejamento: quando visitar, onde ficar, o que fazer e até dicas de passeio para dias de chuva! Vamos lá!

O que fazer em Porto de Galinhas: melhores passeios pela região

Porto de Galinhas é um pequeno distrito nordestino que oferece aos viajantes mais atrativos do que muitas cidades grandes.

Os jangadeiros da região estão sempre a postos para levar os visitantes até as famosas piscinas naturais locais, onde o banhista nem precisa mergulhar para observar a vida marinha.

Na areia, os visitantes podem explorar os arredores do vilarejo com toda a emoção do mundo a bordo de bugues que enfrentam dunas a perder de vista.

O que dizer, então, das praias cortadas por coqueirais, de areia branca, ou das pousadas que parecem saídas de livros ou pinturas, combinando o rústico ao moderno?

Como você deve ter notado, não falta o que conhecer em Porto de Galinhas, um destino que pode ser perfeito para viagens mais curtas ou mais longas, a depender do gosto pessoal do viajante.

No entanto, todo planejamento é bem-vindo para garantir a melhor experiência possível em um dos destinos turísticos mais badalados do país. Confira as nossas dicas!

Onde fica Porto de Galinhas?

Onde fica Porto de Galinhas?
Fonte: Unsplash

Antes de descobrir nossas dicas do que fazer em Porto de Galinhas, é importante se informar sobre a localização desse formidável destino nordestino para planejar o seu deslocamento.

Porto de Galinhas não é uma cidade, e sim um distrito que pertence à cidade de Ipojuca, a pouco mais de 60 km ao sul de Recife, no litoral pernambucano.

Isso significa que você pode desembarcar no Aeroporto Internacional de Recife e chegar às praias em pouco mais de 50 minutos!

Para encontrar passagens aéreas baratas para Pernambuco, faça sua cotação no site buscador Passagens Promo, que te ajuda a encontrar a melhor oferta para a sua viagem!

O que é possível encontrar em Porto de Galinhas?

No topo da lista do que fazer em Porto de Galinhas está aproveitar suas belas praias!

Ao todo, são oito, com opções para todos os gostos, incluindo com ou sem ondas, mais badalada ou deserta, e uma característica em comum: o mar cristalino!

O distrito é o principal ponto de partida dos jangadeiros que oferecem passeios até as piscinas naturais, onde você poderá nadar com peixes e outros animais aquáticos, em meio a um cenário simplesmente paradisíaco.

Você ainda poderá conhecer a riquíssima culinária pernambucana em um dos bons restaurantes locais, que servem frutos do mar e peixes frescos, ou dançar um autêntico forró na noite do centrinho.

Ou seja, em Porto de Galinhas é possível encontrar atividades para todos os gostos. Difícil é querer voltar para casa!

Economize sempre em sua viagem:
Seguro viagem com super desconto –> Seguros Promo
Passagens aéreas mais baratas do Brasil –> Passagens Promo
Chip de viagem com desconto –> Viaje Conectado
Aluguel de carros com o melhor preço –> Mobility
Aluguel de Malas –> Get Malas
Experiências de viagens –> Viva lá

Quando ir a Porto de Galinhas?

Um dos motivos que torna Porto de Galinhas um destino tão disputado é o seu clima privilegiado, que garante sol e calor praticamente o ano inteiro!

Entre os meses de abril e julho pode chover um pouco, mas nada que impeça que o viajante desfrute de bons dias de sol durante sua estadia.

Uma boa dica para escolher a data da sua viagem é ficar de olho na tábua de marés, já que o período de maré baixa é a melhor ocasião para curtir as piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Onde ficar em Porto de Galinhas
Fonte: Hotel Solar Porto de Galinhas

O distrito pernambucano não é muito grande, mas escolher o lugar certo para se hospedar é essencial para garantir o sucesso da sua viagem.

Em outras palavras, tão importante quanto definir o que fazer em Porto de Galinhas é decidir onde ficar na região.

Isso acontece porque, apesar de ser um distrito modesto, Porto de Galinhas oferece aos visitantes diversos pontos de hospedagem com características distintas. Veja só!

Vila (Centro)

Para muitos, o centrinho de Porto de Galinhas, também chamado de Vila, é o melhor lugar para ficar no distrito por sua impressionante oferta de opções gastronômicas e de hospedagem.

São incontáveis bares, restaurantes, agências turísticas, lojas de artesanato, comércio em geral, hotéis e pousadas nas mais diferentes faixas de preço.

A região é perfeita para quem está viajando sem carro: a Praia de Porto de Galinhas é bastante agradável e você poderá fazer praticamente tudo a pé.

Além disso, é o lugar ideal para ficar se você procura hotéis e pousadas mais econômicos!

Muro Alto 

Sinônimo de requinte e ostentação, Muro Alto é o endereço da elite em Porto de Galinhas, a aproximadamente 8 km do centrinho.

É um reduto de grandes resorts, pousadas e hotéis de luxo, indicado para quem não quer ficar perto da muvuca e não se importa em pagar a mais por isso.

A região não dispõe de muitos bares e restaurantes: à noite, você deverá se conformar com as opções gastronômicas do lugar em que você estiver hospedado ou se deslocar, de carro, até os bares e restaurantes do centrinho.

O mesmo acontece em relação às praias: para curtir outras regiões de Porto de Galinhas, você precisará de carro!

Maracaípe 

Maracaípe
Fonte: Pousada Maracaípe

Se você não quer saber do luxo de Muro Alto ou da badalação da Vila, a melhor alternativa para a sua hospedagem é a tranquila Praia de Maracaípe.

A região tem um mar agitado, que atrai bastante surfistas, e fica a menos de 3 km do centrinho, com ruas e construções rústicas.

Diferentemente de Muro Alto, Maracaípe tem uma boa oferta de bares e restaurantes, o que significa que você não precisará se deslocar até o centro para almoçar ou jantar.

Serrambi 

Localizada mais ao sul da Vila, a região de Serrambi fica na outra margem do rio Maracaípe, a 12 km do centro.

O bairro é bastante residencial e tranquilo, você encontra de tudo por perto e não precisará se deslocar a outros pontos de Porto de Galinhas, a não ser que queira.

A diferença é que Serrambi não tem muitas opções de restaurantes ou para a vida noturna, então só vale a pena ficar por estas bandas se você gosta de sossego. 

Em contrapartida, você poderá desfrutar de três praias: a principal, a do Condomínio Enseadinha e a da Ponta de Serrambi.

Pontal do Cupe 

Ao norte da Vila, o Pontal do Cupe é simplesmente uma das praias mais bonitas de Porto de Galinhas, com fácil acesso às piscinas naturais e excelentes condições de balneabilidade.

O ambiente é bastante tranquilo e você estará a uma caminhada de distância de alguns bares e restaurantes charmosos.

Por essas e outras, o Pontal do Cupe disputa com a Vila o título de “melhor lugar para ficar” no distrito e acaba atraindo muitos banhistas e viajantes!

Promoção de hotéis e pousadas em Porto de Galinhas

Promoção de hotéis e pousadas em Porto de Galinhas
Fonte: Hotel Village Porto de Galinhas

Entre tantas localizações incríveis para ficar, pode ser difícil encontrar o hotel, resort ou pousada ideal para sua viagem a Porto de Galinhas.

Nesse sentido, recomendamos o uso de uma plataforma de busca como o ElQuarto para comparar ofertas e reservar acomodações em qualquer destino nacional ou internacional.

O ElQuarto reúne milhares de acomodações a preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito para que você viaje muito sem abrir mão da economia.

O que não pode deixar de fazer em Porto de Galinhas?

Durante a sua visita ao distrito, algumas atividades não podem ficar de fora do seu roteiro, como as piscinas naturais e os passeios de bugue pelas praias da região.

Confira o que fazer em Porto de Galinhas!

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Se você perguntar a qualquer pessoa que já viajou para o distrito o que visitar em Porto de Galinhas, a resposta será uma só: as piscinas naturais!

As jangadas rumo às piscinas saem da Praia de Porto de Galinhas, sempre durante a maré baixa.

Ao chegar às piscinas naturais, você vai se deparar com um cenário simplesmente paradisíaco, com águas cristalinas represadas entre corais e muitos peixes coloridos, tornando seu passeio ainda mais inesquecível.

Depois de conhecer a piscina principal, o jangadeiro ainda leva os banhistas a outra piscina, mais rasa e com menos peixes, onde você poderá mergulhar à vontade na água.

Passeio de bugue

O viajante pode escolher entre diversos passeios para fazer em Porto de Galinhas de bugue. 

Embora os veículos não possam trafegar pelas praias, os bugueiros oferecem um city tour bastante diferente, com bastante sol e vento no rosto durante o trajeto!

Em outras palavras, os bugues não vão se aventurar pelas dunas, como em outras praias do Nordeste, e passam pelos mesmos pontos que carros, táxis e vans. Ou seja, um passeio seguro para toda a família.

A principal rota é a Ponta a Ponta, que conecta todas as praias do distrito, desde Muro Alto até o Pontal de Maracaípe, com direito a paradas para banho.

Vale a pena combinar o passeio de bugue com o passeio de jangada no Pontal de Maracaípe para observação de cavalos-marinhos.

Caso você queira combinar o passeio de bugue e as piscinas naturais no mesmo dia de viagem, não deixe de conferir a tábua de marés para escolher o melhor horário para a sua visita.

Antes de embarcar no bugue, certifique-se de que o condutor escolhido está devidamente credenciado nos órgãos de fiscalização.

Mergulho

Que tal aproveitar sua viagem a Porto de Galinhas para praticar mergulho com cilindro?

Existem diversos pontos ideais para mergulho bem perto da costa, o que significa que os gastos com transporte não devem encarecer a experiência.

De jangada, as agências levam os banhistas até um ponto próximo às piscinas naturais, onde os mergulhadores recebem instruções básicas a cerca de 1 metro de profundidade.

Depois, o passeio parte para pontos mais profundos, conforme a modalidade contratada pelo banhista, de até 5 ou 8 metros de profundidade, ou mergulho de batismo com certificação.

Para contratar o passeio, visite uma das operadoras de turismo no centrinho da vila!

Praias em Porto de Galinhas

Praias em Porto de Galinhas
Fonte: Unsplash

Na dúvida sobre o que fazer em Porto de Galinhas, você pode sempre contar com as belas praias da vila, com opções para todos os gostos: são oito praias espalhadas por 15 km de litoral com vários trechos ótimos para banho!

No centro da vila, a Praia de Porto de Galinhas é não apenas o ponto de partida dos jangadeiros, mas também uma das melhores praias para banho no Brasil, com poucas ondas e águas cristalinas, em tons de azul quase inacreditáveis.

A Praia de Muro Alto é limitada por um barranco (ou “muro alto”) e um longo arrecife, o que garante mar calmo e praticamente sem ondas, ideal para quem está viajando com crianças. 

O Pontal do Cupe, por sua vez, é a ponta da Praia do Cupe, protegido naturalmente por um arrecife que garante águas seguras para banho, não importa a maré.

O mar mais agitado da Praia de Maracaípe torna a região indicada para surfe. O ponto próximo à foz do rio, chamado de Pontal do Maracaípe, tem águas mais calmas e doces.

Se você, no entanto, procura uma praia praticamente deserta, vale a pena conhecer a Ponta de Serrambi, que tem livre acesso, mas parece mais uma praia particular, pelo movimento discreto.

Como a região não dispõe de barracas de praia, bares ou restaurantes, muitos banhistas acabam preferindo praias mais urbanas, como a da vila, o que garante faixa de areia quase deserta na região!

Qual o melhor passeio de Porto de Galinhas?

Vai visitar Porto de Galinhas e quer curtir logo a melhor atração do distrito? Você não vai se arrepender de fazer o passeio até as piscinas naturais!

Afinal, este é o passeio que tornou a pacata Porto de Galinhas um dos principais destinos turísticos do Brasil, e é fácil entender por quê.

O encantamento começa durante o trajeto, deslizando calmamente sobre as águas cristalinas até chegar ao ponto em que os corais formam piscinas naturais paradisíacas.

Ali, você poderá mergulhar entre peixes e outros animais aquáticos ou simplesmente relaxar nas águas calmas e transparentes!

O que fazer em Porto de Galinhas à noite?

Depois de descobrir o que fazer em Porto de Galinhas durante o dia, é natural que você queira saber o que te espera na vida noturna local.

Embora o distrito seja repleto de atrações diurnas, o entretenimento noturno não é o ponto forte da vila

Em vez de baladas e festas, o período é ideal para contemplar as estrelas e desfrutar de atividades mais tranquilas. Assim, você pode guardar suas energias para a programação do dia seguinte!

Aproveite para caminhar sem pressa pelas ruas do centro do Porto de Galinhas à noite, quando o trânsito é proibido para veículos na região. 

Se você quer arrastar o pé no melhor estilo pernambucano, saiba que alguns estabelecimentos oferecem programação de música ao vivo, sempre com muito forró, como o Birosca da Cachaça.

Conheça as lojinhas de artesanato e escolha um restaurante para saborear um peixe fresco ou tomar uma bebida refrescante.

O que fazer em Porto de Galinhas com chuva?

Mesmo se você fizer um planejamento impecável, o clima pode te surpreender durante a sua viagem. E agora, o que fazer em Porto de Galinhas quando chove?

A depender da intensidade da chuva, será possível visitar as piscinas naturais, desde que a maré esteja adequada para isso.

Além disso, a chuva não impede o passeio de bugue Ponta a Ponta nem o funcionamento das lojinhas da vila.

Com um pouco de criatividade, você se manterá bastante entretido até que o sol volte a brilhar!

O que fazer em Porto de Galinhas em 3 dias?

Vai fazer uma visita curta à vila e quer saber o que fazer em Porto de Galinhas em três dias? Basta alguma organização para conhecer alguns dos principais atrativos turísticos da região!

No primeiro dia, curta o passeio de bugue e finalize o dia com o passeio de jangada para ver os cavalos-marinhos. 

No dia seguinte, conheça as famosas piscinas naturais e, depois do passeio, escolha a praia que você mais gostou (a partir das suas impressões do passeio de bugue) para passar o dia.

No terceiro dia, você pode experimentar o mergulho de cilindro e, ainda, fazer um bate-volta à vizinha Praia dos Carneiros ou conhecer outra praia do distrito!

Encontre hospedagens em promoção no ElQuarto!

Agora que você já sabe o que fazer em Porto de Galinhas, PE, que tal reservar sua acomodação com economia e em poucos cliques? 

É só fazer a sua pesquisa no nosso buscador, o ElQuarto!

Nossa plataforma concentra milhares de hotéis, pousadas e resorts em qualquer destino, com preços exclusivos e opções com cancelamento grátis.

Faça uma simulação para descobrir que visitar a paradisíaca Porto de Galinhas pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.