O que fazer na Ilha do Mel, Paraná: monte o melhor roteiro com as nossas dicas!

20 jan 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

A Ilha do Mel, Paraná, é um dos melhores destinos de praia do Sul do Brasil: um lugar de beleza exuberante, com praias paradisíacas e muito sossego.

O resultado é um refúgio natural procurado por paranaenses e turistas de outros cantos do Brasil, interessados em curtir a natureza e recarregar as energias.

Muito se engana quem pensa que só vai encontrar praias nesse destino do litoral paranaense: o viajante pode escolher entre grutas, trilhas, parques e atrações históricas para preencher seu tempo durante a estadia.

Nesse sentido, criamos um guia com tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem para esse destino apaixonante. Veja só!

Ilha do Mel, Paraná: belezas naturais no litoral do estado!

As praias quase selvagens da Ilha do Mel, no Paraná, oferecem ao viajante infraestrutura simples e muito cuidado com o meio ambiente.

Em vez de lugares lotados, com música alta e muito agito, ali os banhistas podem explorar trilhas, trechos de floresta e praias de águas cristalinas, cercadas por vegetação abundante.

A preocupação com o meio ambiente é tamanha na região que o acesso à ilha é limitado: apenas 5.000 pessoas podem visitar esse paraíso natural do litoral paranaense por dia, para evitar maior desgaste ambiental.

O limite de visitantes garante certa exclusividade para o viajante, que terá ainda mais sossego para visitar os atrativos mais conhecidos.

Quem gosta de história, por exemplo, pode se encantar com a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o centenário Farol das Conchas, de onde é possível se ter uma vista incrível da ilha.

Se você prefere curtir o mar, poderá escolher entre 25 praias belíssimas, como Encantadas, Grande, do Miguel e da Boia, enquanto os amantes da natureza podem se apaixonar pelo Parque Estadual da Ilha do Mel.

Como você deve ter percebido, a lista de atrativos turísticos é extensa e pode levar algum tempo para ser explorada, especialmente porque o trânsito de veículos é proibido na ilha.

Por isso, é imprescindível montar um roteiro de viagem que leve em consideração deslocamentos, pontos mais famosos e acesso à infraestrutura local para evitar problemas durante a sua viagem.

Neste artigo, você vai descobrir onde fica, como chegar, onde se hospedar, o que fazer e quanto custa uma viagem à Ilha do Mel, Paraná, além de outras informações que podem ser bastante úteis para o seu roteiro. Veja só!

Em que lugar fica Ilha do Mel?

Em que lugar fica Ilha do Mel?
Fonte: Pexels

A Ilha do Mel é uma Área de Preservação Ambiental estadual localizada na Baía do Paranaguá, a apenas 8 km de Pontal do Sul, no estado do Paraná

A ilha, no entanto, é considerada território da cidade de Paranaguá, que fica a uma viagem de 2 horas de barco.

A distância entre Curitiba e Ilha do Mel é de apenas 95 km, o que significa que o movimento de turistas da capital paranaense na ilha é intenso, especialmente em feriados, férias e fins de semana.

Desse modo, caso você esteja pensando em visitar a região nessas datas, é indispensável fazer as reservas de hospedagem com antecedência.

Mapa da Ilha do Mel, Paraná

A ilha tem apenas 35 km² de área, onde o viajante encontra cinco vilas de pescadores com alguma infraestrutura para turismo, como comércio, restaurantes e bares, além de 25 praias incríveis.

Confira onde fica a Ilha do Mel no mapa!

Como chegar na Ilha do Mel de Paranaguá?

Os viajantes que saem de outros estados brasileiros podem desembarcar no Aeroporto de Curitiba e concluir a viagem por terra: são 90 km do aeroporto até a estação em que ocorre a travessia de Paranaguá para Ilha do Mel.

Você pode adquirir sua passagem para Ilha do Mel, Paraná, mais barata no buscador do Vai de Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar.

O trajeto da capital paranaense até Paranaguá, por sua vez, pode ser feito em cerca de 1h25 pela rodovia BR-277. 

A Viação Graciosa faz o percurso de ônibus, com passagens a partir de R$ 38 (preço em novembro/2021).

O viajante precisa planejar bem sua chegada, pois a travessia de balsa acontece apenas uma vez por dia: de segunda a sexta às 15h30, e aos sábados, domingos e feriados, às 9h30.

O desembarque e o embarque na volta podem ser feitos em dois pontos da ilha: Encantadas ou Nova Brasília, para facilitar o deslocamento conforme a região em que o viajante está se hospedando.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar na Ilha do Mel

Onde ficar na Ilha do Mel
Fonte: Pxhere / CC0

Embora a ilha tenha cinco vilarejos (Fortaleza, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas), na hora de escolher entre os hotéis na Ilha do Mel, Paraná, você deverá focar em apenas duas regiões.

As vilas de Nova Brasília e Encantadas dispõem de boa infraestrutura, incluindo mercados, farmácias, bares, hotéis e restaurantes, com tudo que o viajante precisa para desfrutar de uma estadia inesquecível.

Nas duas vilas as alternativas de hospedagem são mais rústicas, mas mesmo assim você terá várias opções à sua disposição, entre pousadas mais confortáveis e hotéis mais econômicos.

Confira as características das principais vilas!

Nova Brasília 

Se você faz questão de tranquilidade e contato com a natureza durante a sua viagem, vai se apaixonar pela vila de Nova Brasília (ou simplesmente Brasília), onde fica o principal ponto de desembarque da travessia.

Neste ponto da ilha é possível encontrar opções de hospedagem mais distantes dos bares e restaurantes do centrinho: uma boa notícia para quem não gosta de dormir com barulho por perto.

Além disso, a região dispõe de excelente infraestrutura, com comércio diversificado, várias opções gastronômicas e fácil acesso às praias Grande, do Farol e Farol das Conchas.

Encantadas 

A vida noturna na Ilha do Mel, Paraná, parece girar em torno da vila de Encantadas, destino preferido do público jovem, interessado em festas que duram até o nascer do sol.

Situada ao sul da ilha, Encantadas também dispõe de boa infraestrutura, com várias opções de hospedagem, comércio, casas noturnas, bares e restaurantes.

Vale a pena ficar nesta vila, ainda, se você quer ficar perto da Gruta das Encantadas ou das praias dos Encantados e do Mar de Fora.

Melhores ofertas de hotéis na Ilha do Mel, Paraná!

Melhores ofertas de hotéis na Ilha do Mel, Paraná!
Fonte: Pousada Orquídeas

Se você quer garantir seu hotel na Ilha do Mel, Paraná, com economia, faça sua simulação de hospedagem em nosso buscador, El Quarto.

Nossa plataforma te ajuda a encontrar a acomodação ideal para a sua viagem de maneira fácil e intuitiva: você só precisa digitar o destino, indicar as datas da sua estadia e escolher a melhor oferta.

Para facilitar a sua pesquisa, o El Quarto disponibiliza milhares de acomodações com preços exclusivos, vários filtros e formas de pagamento: assim, você vai conseguir encontrar uma hospedagem sob medida para o seu bolso.

Faça agora mesmo uma simulação para descobrir que visitar a paradisíaca Ilha do Mel pode sair mais barato do que você imagina!

O que fazer na Ilha do Mel

Chegou a hora de descobrir tudo que essa ilha apaixonante tem a oferecer a seus visitantes. 

Uma coisa já avisamos: você vai se encantar com a natureza exuberante da região.

Veja o que fazer na Ilha do Mel, Paraná!

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres 

Uma das principais atrações históricas da Ilha do Mel é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, uma fortificação militar construída em 1769.

Para chegar até a construção, o viajante precisa caminhar por 4 km, pela praia ou por uma trilha a partir de Nova Brasília.

O esforço é recompensado pelas belas paisagens a cada passo do trajeto. Você passará pelo Morro da Baleia, conhecerá o Mirante da Serra do Mar e até um labirinto de canhões antigos.

Farol das Conchas 

Farol das Conchas
Fonte: Pxhere / CC0

Depois de visitar a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, que tal seguir para outra atração histórica da Ilha do Mel, Paraná?

O Farol das Conchas, situado no alto do Morro das Conchas, foi construído em 1872 e segue em funcionamento até a atualidade.

Para chegar até o alto, é necessário encarar 150 degraus ou rampas de acesso. 

Como o farol ainda está em operação, você não poderá ver a estrutura interna, mas vai conhecer toda a parte externa da construção.

Do alto do farol você conseguirá observar a Ilha do Mel em visão panorâmica: cenário perfeito para tirar várias fotos incríveis!

Gruta das Encantadas 

Cartão-postal da ilha, a Gruta das Encantadas fica em meio às rochas da Praia das Encantadas, uma das mais famosas da Ilha do Mel.

A gruta pode ser visitada a partir de uma trilha curta em meio à vegetação: com alguma sorte, você poderá avistar os animais que vivem por ali, como aves e pequenos mamíferos.

A trilha que leva até a gruta é puro charme, além de ser rodeada por vários bares temáticos e bons restaurantes.

Praia do Istmo em Nova Brasília

Também conhecido como Passa-Passa, o Istmo de Nova Brasília é uma estreita faixa de areia que avança sobre o mar, como uma espécie de passarela banhada pelo oceano dos dois lados.

Como o nome sugere, o istmo fica na vila de Nova Brasília e pode ser visitado com uma curta caminhada a partir do cais de desembarque da travessia de Paranaguá.

A praia em que fica o istmo é conhecida como Praia do Mar de Fora ou simplesmente Praia do Istmo, onde o mar é calmo e a areia é branca, protegida por um trecho de vegetação de restinga.

Praia Grande

Praia Grande
Fonte: Wilson Winter / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Considerada uma das mais belas praias da Ilha do Mel, a Praia Grande tem a natureza preservada e uma atmosfera tranquila, especialmente por não dispor de bares e restaurantes à beira-mar.

Ali, as únicas estruturas ficam nas extremidades da praia, onde o viajante encontra algumas pousadas e até um luxuoso resort, a pouco mais de 1,4 km do trapiche de desembarque da travessia.

A praia tem mar aberto e registra a formação de ondas perfeitas para o surfe, além de uma extensa faixa de areia branca, protegida por restinga.

Praia do Miguel

Melhor praia da Ilha do Mel para quem curte regiões desertas, a Praia do Miguel é um trecho de 750 metros no meio do caminho entre Encantadas e Nova Brasília.

Rodeada por morros verdejantes e mata exuberante, tem acesso feito por trilha a partir das duas maiores vilas da ilha.

O mar na região costuma ter ondas de médio a grande porte, então redobre o cuidado na hora de mergulhar.

Praia da Boia

A Praia da Boia é a maior em extensão em toda a ilha: são 1,2 km de faixa de areia, além de uma barreira natural de vegetação entre a orla e os morros.

Esses morros se transformam em mirantes naturais, que oferecem vista privilegiada de toda a praia.

Para chegar, basta percorrer a trilha de 600 metros a partir da vila de Encantadas.

Trilhas na Ilha do Mel 

Trilhas na Ilha do Mel
Fonte: Leonardo Dasilva / Flickr / CC BY 2.0

Como contamos no começo do artigo, não é permitido entrar com carro na ilha, o que significa que todos os seus deslocamentos deverão ser feitos a pé ou de barco.

Quatro roteiros básicos de trilhas na Ilha do Mel conectam as praias mais famosas.

A primeira trilha vai da vila Encantadas até a gruta de mesmo nome, com 1,3 km de extensão, considerando-se ida e volta.

A segunda trilha leva de Nova Brasília até o Farol de Conchas, com extensão total de 3,7 km, enquanto a terceira trilha vai também de Nova Brasília até a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, totalizando 7,4 km.

Por fim, o banhista pode percorrer a trilha de Nova Brasília até a Gruta Encantadas, a mais extensa de toda a ilha, com 10 km de ida e volta. 

Se você não quiser caminhar tudo isso, é só pegar um barco para ir de uma vila à outra.

Pode entrar no mar na Ilha do Mel?

Se você quer conhecer as belezas da Ilha do Mel, Paraná, mas não sabe se poderá nadar nas águas da ilha, a resposta vai te agradar: pode e deve!

A ilha faz parte de uma Área de Proteção Ambiental e seus moradores levam a sério a conservação do meio ambiente. 

Por essas e outras, o mar ao redor de toda a ilha é bastante limpo e seguro para banho.

Só tome cuidado antes de se banhar em praias de mar aberto, especialmente se você estiver viajando com crianças, pois nesses pontos as ondas tendem a ser mais fortes.

Quanto custa uma visita à Ilha do Mel?

A Ilha do Mel, Paraná, é um destino versátil, com opções gastronômicas e de hospedagem que podem atender viajantes com todo tipo de orçamento.

Dessa forma, quanto custa para ir para Ilha do Mel vai depender do estilo de viagem do qual você quer desfrutar.

A travessia de balsa a partir de Paranaguá sai a R$ 53, considerando ida e volta. Se você preferir embarcar em Pontal do Sul, a travessia sai a R$ 35, ida e volta (preços em novembro/2021).

A maioria dos pontos turísticos tem entrada gratuita, incluindo as construções históricas, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.

Uma refeição completa pode sair entre R$ 20 e R$ 60, o que dá ao viajante uma grande margem de diferença para escolher a opção mais adequada ao seu bolso.

Em relação a hospedagem, você encontrará alternativas entre R$ 100 e R$ 500, como pousadas, resorts e hotéis tradicionais.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre os melhores hotéis e pousadas Ilha do Mel, Paraná

Em nosso site de buscas, El Quarto, você encontra os melhores hotéis na Ilha do Mel, Paraná, pelo menor preço de forma fácil, rápida e segura!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações com preços exclusivos e várias opções com cancelamento grátis, além de possibilitar o pagamento das diárias online.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar as belezas da Ilha do Mel pode sair muito mais em conta do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.