Onde fica Dubai: onde se hospedar, informações e dicas de viagem

19 ago 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Quer descobrir onde fica Dubai, quando visitar a mais famosa cidade dos Emirados Árabes Unidos, onde se hospedar e outras dicas importantes para planejar uma viagem inesquecível? Você chegou ao artigo certo!

Mais de 16 milhões de pessoas visitam a cidade dos sheiks todos os anos em busca de seus hotéis luxuosos, shoppings futuristas, carros de última geração e restaurantes premiados em pleno Deserto Arábico.

Montamos um guia turístico completo, com tudo que você precisa saber sobre a cidade que cresceu e ganhou renome mundial em poucas décadas. Vamos lá!

Onde fica Dubai: tudo o que você precisa saber sobre a cidade!

Dubai, Emirados Árabes, é uma cidade cujas origens remontam ao ano 2.500 a.C. e que, por muito tempo, foi desconhecida pelos países ocidentais. 

A notoriedade internacional só chegou no século XX, mais especificamente na década de 60, quando descobriram imensas reservas de petróleo no território.

Foi a partir daí que a cidade começou a tomar os contornos que tem hoje, com imensos arranha-céus com design futurista e belíssimas ilhas artificiais que abrigam complexos de hospedagem.

Acredite se quiser: o ponto onde hoje está o Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, com mais de 828 metros de altura, era um pedaço de deserto até meados de 2010.

Por essas e outras, a cidade acabou se tornando sinônimo de luxo e requinte, referência em arquitetura e um dos destinos mais badalados da Ásia!

Que país fica Dubai?

Que país fica a Dubai?
Fonte: Diana.Grytsku / Freepik

Os Emirados Árabes Unidos, país onde fica Dubai, é dividido em sete emirados, que, por sua vez, são um tipo de principado governado por um emir.

São eles a própria megalópole de Dubai, os menos conhecidos Xarja, Fujeira, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Ajmã, além da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.

Onde fica Dubai no mapa-múndi?

Mas, afinal, onde fica Dubai no mapa? Na região da Ásia Ocidental, que você talvez conheça pelo nome Oriente Médio.

Os Emirados Árabes Unidos estão localizados bem ao sul da Península Arábica, às margens do Golfo Pérsico, na divisa com Arábia Saudita e Omã. O Irã e o Catar também ficam bem próximos.

O emirado de Dubai fica no Nordeste do país, entre Abu Dhabi e Xarja.

Qual o mar de Dubai?

Qual o mar de Dubai?
Fonte: Pxhere / CC0

A região onde fica Dubai é banhada pelas águas do Golfo Pérsico, uma espécie de braço do Oceano Índico que se estende entre a Península Arábica e o Irã.

Como resultado, Dubai oferece a seus visitantes belas praias (muitas delas privativas), com águas mornas em diferentes tons de turquesa, areia branquinha e excelente infraestrutura.

Como ir para Dubai?

Não é difícil chegar à cidade dos sheiks: o Aeroporto Internacional de Dubai é um dos maiores do mundo, que recebe anualmente mais de 88 milhões de passageiros.

Entre os mais de 6 mil voos por semana que o aeroporto opera estão voos diários com destino ao Brasil.

A Emirates oferece voos diretos, enquanto as companhias aéreas Qatar, Turkish Airlines, Ethiopian, KLM, Air France e Latam, entre outras, operam o trecho com escalas.

O aeroporto de Dubai fica a apenas 8 km do centro da cidade: você pode fazer o trajeto de ônibus (com saídas a cada meia hora), carro alugado ou táxi.

Seguro viagem para Dubai

Se você está planejando ir para Dubai ou pra qualquer lugar do Oriente Médio, não deixe de contratar um seguro de viagem. Temos uma parceria com a Seguros Promo que é o maior comparador de seguro de viagem do Brasil. Na Seguros Promo você compara e escolhe o plano ideal dentre todas as seguradoras de viagem.

Aproveite os descontos da nossa parceria com a Seguros Promo e garanta seu seguro de viagem com um super desconto.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quando ir para Dubai?

Quando ir para Dubai?
Fonte: Pxhere / CC0

Localizada em meio ao Deserto Arábico, Dubai é uma cidade quente, muito quente: no verão, as temperaturas podem ficar acima de 40ºC até durante a madrugada!

Por isso, não se recomenda a viagem no verão. Afinal, mesmo com o mais potente dos aparelhos de ar-condicionado pode ser difícil tolerar temperaturas tão extremas, especialmente em passeios ao ar livre.

Como resultado, os meses mais amenos, de novembro a abril, são os mais indicados para turismo.

É nessa época que visitantes e moradores desfrutam de passeios ao ar livre, longos dias de praia e até passeios de camelo e 4×4 pelo deserto.

Nesses meses, Dubai funciona de maneira plena, com todas as atrações, hotéis e restaurantes de portas abertas.

No entanto, isso também significa que os meses de novembro a abril marcam a alta temporada na cidade. 

Como o fluxo de turistas é notadamente maior neste período, os preços das hospedagens tendem a disparar.

Como Dubai é tão rica?

É possível explicar a prosperidade do maior centro urbano dos Emirados Árabes Unidos de duas formas: por conta do petróleo e graças ao turismo.

A região onde fica Dubai é uma das maiores produtoras de petróleo do mundo. Como boa parte do mineral é exportada para outros países, a balança comercial é sempre bastante vantajosa para o emirado.

Não apenas Dubai, mas todos os emirados que formam o país se beneficiam das amplas reservas de petróleo no subsolo local.

No entanto, os governantes e empresários de Dubai já perceberam que o petróleo tem um ciclo produtivo muito mais limitado do que se imaginava, e investem pesado na chamada emancipação do petróleo.

Para isso, estão apostando no turismo internacional, com fortes incentivos a empresas estrangeiras que desejam se instalar na região, bem como investimento massivo em hotelaria e serviços.

Dessa forma, Dubai pretende se manter rica e próspera mesmo quando o petróleo perder seu valor como commodity. 

Onde ficar em Dubai

Onde ficar em Dubai
Fonte: Steigenberger Hotel Downtown Dubai

Tão importante quanto descobrir onde fica Dubai é escolher bem onde se hospedar na cidade, que está dividida em basicamente quatro polos hoteleiros.

As regiões de Dubai Creek, Deira e Bur Dubai formam o centro histórico local, enquanto Downtown é a área mais moderna da cidade, onde estão os maiores arranha-céus e shoppings.

Se você pretende ficar perto da praia, é melhor optar pelas regiões de Marina ou The Palm Jumeirah.

Em qualquer uma dessas áreas você estará pertinho de atrações turísticas incríveis e poderá se hospedar nos melhores hotéis da cidade.

Confira os prós e contras de cada região de Dubai!

Marina

Um dos destaques da região costeira da cidade, Dubai Marina fica às margens do Golfo Pérsico, perto de polos comerciais, bons hotéis, restaurantes requintados e casas noturnas animadas.

O bairro tem fácil acesso a praias particulares e públicas, bem como ao canal artificial exclusivo ao trânsito de barcos de passeio.

Boas opções gastronômicas estão sempre a uma curta caminhada de distância, especialmente na região da JBR Walk, calçadão mais agradável de Dubai.

The Palm Jumeirah

Nenhuma região de Dubai é tão conhecida quanto The Palm Jumeirah, a famosa ilha artificial em formato de palmeira!

A área está relativamente isolada do restante da cidade, mas oferece uma boa rede de transporte público. 

O bairro é atendido por um sistema de monotrilho conectado, o tram, que, por sua vez, está ligado ao metrô de Dubai.

De qualquer forma, para garantir o máximo de comodidade ao viajante, é indicado que o turista esteja se deslocando de carro ou táxi caso queira se hospedar nessa região.

Em geral, os hotéis da região de The Palm Jumeirah dispõem de praia privativa e estrutura ampliada de lazer

Na alta temporada, as diárias tendem a ser salgadas na região, mas durante o verão é possível encontrar verdadeiras pechinchas!

Não parta sem seu seguro! Cote com 20% de desconto aqui!

Downtown

Quem quer conhecer o coração financeiro de Dubai e os edifícios mais modernos da cidade vai gostar de se hospedar em Downtown.

É neste bairro que fica o famoso Burj Khalifa, maior arranha-céu do mundo, a Ópera de Dubai, o Dubai Mall e o complexo hoteleiro da avenida Sheikh Zayed.

A região é estratégica para quem está viajando sem carro: você poderá caminhar até os principais atrativos turísticos e terá o metrô à disposição para os lugares mais distantes.

Em outras palavras, uma excelente alternativa para quem não quer gastar muito com táxi ou Uber, especialmente nos arredores da avenida Sheikh Zayed, onde existem várias estações de metrô.

Deira / Bur Dubai

A região mais antiga da cidade, Deira e Bur Dubai, é cortada por um canal artificial chamado Creek, por onde passam vários barcos de passeio a qualquer hora do dia.

Este é, também, o centro histórico, trecho mais antigo de Dubai, o que significa que você não vai encontrar por aqui os arranha-céus futuristas que existem nos outros cantos da cidade.

Mesmo assim, a área de Deira e Bur Dubai tem sido constantemente revitalizada e está prestes a ganhar novas atrações turísticas, entre elas The Tower at Dubai Creek Harbour, prédio que vai “roubar” do Burj Khalifa o título de edifício mais alto do mundo.

Enquanto a megatorre não fica pronta, aproveite sua estadia nessa região para conhecer os atrativos históricos de Dubai, como o Dubai Museum e os complexos Al Fahidi, Spice Souk e Gold Souk.

Hotéis em Dubai em promoção no El Quarto

Hotéis em Dubai em promoção no ElQuarto
Fonte: Hotel Roda al Murooj

Agora que você já sabe onde fica Dubai e quais as melhores regiões para hospedagem, só falta encontrar a melhor acomodação para a sua viagem!

Visite agora mesmo nosso site de buscas, El Quarto, para reservar a melhor opção para o seu passeio em poucos minutos. 

Nossa plataforma moderna e fácil de usar reúne milhares de acomodações com preços exclusivos e cancelamento grátis, além de possibilitar o pagamento das diárias em reais, sem incidência de IOF: tudo em um só lugar!

Faça uma cotação e descubra que visitar Dubai pode sair mais barato do que você imagina!

Confira mais opções de hospedagem em Dubai no site do El Quarto!

Mapa de Dubai

Embora seja uma cidade grande, com mais de 2 milhões de habitantes, Dubai é eficientemente conectada por uma ampla rede de transporte público que inclui ônibus, metrôs, trens e monotrilhos.

Mesmo assim, conhecer previamente onde estão as principais atrações da cidade pode poupar o viajante muito tempo em deslocamentos ineficientes.

Para te ajudar nessa tarefa, confira onde fica Dubai no mapa com os atrativos turísticos mais badalados!

Pontos turísticos de Dubai

A paisagem da cidade de Dubai pode ser confundida com o cenário de um filme futurista. 

Por todo lado é possível contemplar arranha-céus com design arrojado, ilhas artificiais, hotéis de luxo, shoppings, fontes dançantes de água e muito mais.

Vale a pena montar um roteiro de viagem para não se perder entre tantas belezas na terra dos sheiks!

Confira nossa seleção com os principais pontos turísticos de Dubai!

Burj Khalifa

Ao pesquisar Dubai na internet, provavelmente a primeira imagem que você vai ver é o Burj Khalifa, prédio mais alto do planeta, com nada menos que 829,8 metros de altura e 160 andares!

O edifício é um anexo do Dubai Mall, maior shopping da cidade, e foi inaugurado em 2010 para abrigar apartamentos residenciais, acomodações de hotelaria e espaços comerciais.

No alto da torre existe um observatório que oferece vista da cidade inteira: uma parada obrigatória em qualquer roteiro por Dubai!

Lembre-se, no entanto, que a atração também é bastante disputada, então garanta seus ingressos com antecedência, pela internet, para não correr o risco de ficar de fora e evitar as longas filas da bilheteria! 

Dubai Fountains 

Dubai Fountains
Fonte: Pxhere / CC0

Dubai é uma cidade de superlativos, e não seria diferente com suas famosas fontes. As Dubai Fountains ostentam o título de maior espetáculo de águas dançantes do planeta!

As fontes ficam em um lago artificial localizado no Dubai Mall: a apresentação é realizada diariamente, em diferentes horários.

Durante o espetáculo, as águas das fontes são acompanhadas por músicas compostas exclusivamente para essa finalidade e iluminação especial: os jatos de água alcançam mais de 140 metros de altura!

Miracle Garden 

Nem só de luxo e futurismo vive Dubai: você também poderá desfrutar de momentos bem agradáveis em meio à natureza no Miracle Garden.

Um dos maiores parques urbanos da cidade, o jardim abriga milhões de flores das mais variadas espécies, colorindo o horizonte de Dubai nos mais diferentes tons.

Além dos campos e canteiros de flores, o jardim é preenchido por várias esculturas vivas de animais, pirâmides, castelos e outras figuras.

Desert Safari 

Nada melhor para conhecer uma joia do deserto como um safári pelo Deserto Arábico, não é mesmo? 

O viajante pode escolher entre diversos Desert Safaris, oferecidos por várias agências da cidade, durante a sua estadia.

O mais popular, o Safári Noturno, acontece entre as 16h e 22h: os turistas podem desfrutar de um jantar com churrasco em meio às dunas! 

Outras modalidades, por sua vez, permitem que os viajantes pernoitem em tendas no deserto.

Se você prefere se divertir à luz do dia, não se preocupe: você poderá curtir o Morning Desert Safari, que oferece ao turista a chance de explorar as dunas em passeios de camelo, quadriciclo, buggys e sandboard!

Deira

O bairro de Deira é simplesmente imperdível em qualquer roteiro por Dubai. Região mais histórica da cidade, a área é muito charmosa e abriga atrações que podem enriquecer ainda mais o seu passeio.

Fica em Deira, por exemplo, os mercados do Ouro e das Especiarias, além da Al Mamzar Beach Park, a melhor praia pública de Dubai.

Não deixe de visitar a Al-Ahmadiya School, primeira escola da cidade, e a Heritage House, uma mansão datada do século XIX que mostra com muitos detalhes a riqueza da arquitetura árabe.

Melhores hotéis de Dubai em promoção no El Quarto

Já sabe onde fica Dubai e quais atrações não podem ficar de fora do seu roteiro? Então faça agora mesmo a sua reserva de hospedagem e comece a planejar uma viagem fantástica pela terra dos sheiks!

Você pode fazer a cotação de hospedagem barata em nosso site de buscas, El Quarto, que reúne milhares de acomodações em Dubai e nos melhores destinos do mundo a preços exclusivos.

O viajante pode até pagar as diárias online, em reais, sem incidência de IOF, para garantir o máximo de economia e comodidade para sua estadia.

Faça uma simulação e garanta agora mesmo o seu hotel em uma das cidades mais incríveis do mundo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.