Onde fica Istambul: confira as atrações que te aguardam nesse destino!

07 jul 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Quer aprender onde fica Istambul e tudo que você precisa saber para planejar uma viagem fantástica à maior cidade da Turquia? Este artigo foi feito para você!

A cidade de Istambul é um lugar com muitas preciosidades históricas, naturais e culturais que coloca o destino entre os mais imperdíveis do mundo.

Por onde mais você pode caminhar entre ruínas do Império Romano, mesquitas suntuosas, palácios com séculos de história, monumentos, mercados de rua e muitos museus?

Vem conhecer um pouco mais sobre a cidade e conferir as melhores dicas para o seu planejamento de viagem!

Descubra onde fica Istambul e outras curiosidades!

Descobrir onde fica Istambul é apenas o primeiro passo para viver uma viagem simplesmente inesquecível.

Além das paisagens exuberantes do mar Negro e do mar de Mármara, o viajante pode circular entre palácios, mesquitas e mercados que pouco mudaram desde o tempo dos sultões.

Capaz de transitar entre o antigo e o moderno, a cidade de Istambul é hoje um centro urbano efervescente, listado entre as maiores metrópoles do século XXI.

Para te ajudar a planejar uma viagem incrível pela cidade, vamos te contar tudo que você precisa saber para montar seu roteiro: como chegar, quando visitar, o que conhecer e muito mais. Vamos lá!

Onde fica Istambul?

Onde fica Istambul?
Fonte: Pexels

Se você já se perguntou qual o país que fica Istambul, saiba que estamos falando de uma cidade da Turquia, um país dividido entre os continentes europeu e asiático.

É isso mesmo que você leu: a Turquia é um dos poucos países transcontinentais, e Istambul é a única metrópole do mundo que está localizada em dois continentes!

Na margem leste do Estreito de Bósforo, a cidade faz parte da Europa. Na margem oeste, o território já é parte da Ásia.

Além disso, Istambul, que fica a 155 km da fronteira com a Bulgária e a 205 km da divisa com a Grécia, é banhada pelas águas dos mares Negro e de Mármara.

Você quer aproveitar para montar um roteiro pela Turquia? A cidade bíblica de Esmirna fica a 480 km, enquanto a capital do país, Ancara, está a 443 km de distância. 

A famosa Capadócia está ainda mais distante, a 800 km da antiga Constantinopla.

Onde fica Istambul no mapa da Turquia?

Que tal começar agora mesmo a planejar seu roteiro de viagem e as atrações que você quer visitar durante a sua estadia? 

Confira o mapa de onde fica Istambul!

Como ir para Istambul?

Como ir para Istambul?
Fonte: Pexels

Agora que você sabe em qual parte da Turquia fica na Europa e qual a região do país onde fica Istambul, pode ter passado pela sua cabeça que não é tão fácil assim chegar a uma cidade localizada praticamente no outro lado do mundo. 

No entanto, para a surpresa de muitos, chegar à maior metrópole turca é mais fácil do que parece.

Várias companhias aéreas operam voos diretos ou com conexões a partir do Brasil com destino ao Aeroporto Internacional de Ataturk, o maior aeroporto de Istambul, com capacidade para mais de 90 milhões de passageiros por ano.

Se você já estiver viajando pela Europa ou pela Ásia, pode também encontrar voos até o aeroporto do lado asiático da cidade, o Aeroporto Sabiha Gökçen.

Ainda é possível visitar Istambul de trem, a partir de Bucareste, na Romênia, ou Thessaloniki, na Grécia, e até de ônibus via Alemanha, Itália e Grécia.

Para encontrar passagens aéreas mais econômicas para a Turquia ou qualquer outro destino, faça sua pesquisa de preços com antecedência no Vai de Promo: assim, você aumenta suas chances de encontrar ofertas incríveis.

Não se esqueça de adicionar seu e-mail ao alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual é a melhor época para conhecer a cidade de Istambul?

A região onde fica Istambul é conhecida pelo clima definido: o verão é seco, abafado e tem temperaturas até 30ºC, enquanto o inverno é úmido, de céu encoberto e com temperaturas baixas, com mínimas de 3ºC entre dezembro e janeiro.

Por isso, escolher bem a data da sua viagem pode significar uma experiência turística muito mais confortável, sem os extremos das duas estações.

Entre abril e maio (primavera) e de setembro a novembro (outono), as condições climáticas estão mais amenas e seus passeios ao ar livre podem ser mais confortáveis.

Onde se hospedar em Istambul?

Onde se hospedar em Istambul?
Fonte: Hotel Nobel Guesthouse

Como você já sabe, o mapa da cidade de Istambul está dividido entre dois continentes, o que dá ao viajante a oportunidade de escolher se prefere ficar na Europa ou na Ásia.

Caso você esteja pensando em fazer um roteiro por outras cidades europeias, vale a pena escolher um hotel nos bairros Sultanahmet ou Taksim, especialmente nos arredores da rua Istiklal.

Essas regiões abrigam vários atrativos turísticos, bares, casas noturnas e restaurantes, além de ficarem próximos a estações de trem que levam a cidades da Grécia, da Alemanha e da Bulgária.

Se você quer economizar em hospedagem, pode gostar dos hotéis do lado asiático de Istambul, como nos bairros Kadıköy, Moda e Haydarpaşa, famosos pelas hospedagens com preços mais atrativos.

Os melhores hotéis para ficar em Istambul estão no El Quarto!

Você não precisa esquentar a cabeça para encontrar os melhores hotéis em Istambul: é só visitar o El Quarto para encontrar ofertas imperdíveis de hospedagem no destino que você procura.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações com preços vantajosos para que você possa dedicar o seu tempo ao que realmente importa: conhecer um lugar incrível sem preocupações!

No El Quarto é possível comparar preços, reservar quartos e até pagar as diárias em reais, sem cobrança de IOF

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a antiga Constantinopla pode caber no seu bolso!

Onde fica Istambul e o que fazer na cidade

Depois de descobrir onde fica Istambul e como chegar à cidade, chegou o momento de conhecer seus tesouros históricos, culturais e naturais.

Vem conhecer o que fazer na maior cidade da Turquia!

Mesquita Azul 

Mesquita Azul
Fonte: Pixabay

Erguida entre 1609 e 1616, a Mesquita Azul é considerada o principal ponto turístico de Istambul e se destaca no horizonte da cidade com sua gigantesca cúpula central, que pode ser avistada de longe.

Oficialmente chamada Sultan Ahmet Camii, a construção inclui seis minaretes e um interior suntuoso, coberto por mais de 20 mil azulejos azuis que recebem iluminação especial: uma das maiores obras arquitetônicas do mundo islâmico.

A visitação é gratuita e aberta a não-muçulmanos, mas fique atento às regras básicas para adentrar o templo.

Mulheres devem estar com os cabelos cobertos e nenhum visitante pode entrar de shorts, bermuda ou saia acima do joelho, com decote ou ombro de fora, nem com sapatos.

Ayasofya 

Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a Basílica de Santa Sofia, ou Ayasofya, é um dos maiores símbolos da cidade de Istambul. 

A gigantesca basílica tem mais de 1.500 anos de história, já precisou ser completamente reconstruída três vezes e hoje abriga um dos mais importantes museus da Turquia, dedicado à história do Império Bizantino.

Palácios

Que tal montar um roteiro pelos palácios de Istambul? A lista é grande e pode encher dias de viagem!

O Palácio Topkapi, por exemplo, tem um rico acervo com itens, roupas e obras de arte que pertenceram a famílias que já moraram no local.

Você também poderá conhecer o Palácio Dolmabahçe, que já foi casa de vários sultões e fica às margens do Estreito de Bósforo, ou o curioso Palácio Submerso, no subsolo de Ayasofya.

Museus 

Museus de Istambul
Fonte: Nevit Dilmen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Nenhum roteiro pela maior cidade da Turquia está completo sem uma visita a seus excelentes museus, que protegem milênios de história.

No Museu de Antiguidades, você poderá avistar peças de outras civilizações, muitas com milhares de anos de história.

Você também pode se impressionar com o acervo do Museu Arqueológico, formado por mais de 1 milhão de peças, e dos museus do Quiosque Esmaltado e de Antiguidades Orientais.

Não deixe de visitar o Museu da Basílica de Santa Sofia, o Museu de Arte Turca e Islâmica, o Museu de Pera e o Museu Kariye, dedicado às maiores maravilhas da arte bizantina.

Mercados

Você sabia que o maior mercado aberto do mundo fica em Istambul? 

O Grand Bazaar (Kapali Carsi) se estende por mais de 60 quarteirões e abriga mais de 5.000 lojas que vendem de tudo!

O viajante também pode se perder pelos corredores do Mercado Egípcio, conhecido como Mercado das Especiarias, onde você poderá comprar temperos, condimentos e outras preciosidades cheias de aroma e sabor.

Estreito de Bósforo 

A região onde fica Istambul está na divisa da Europa com a Ásia, conhecida como Eurásia, e o Estreito de Bósforo é a fronteira natural entre os dois continentes, onde o mar Negro se encontra com o mar de Mármara.

É possível fazer passeios de barco com duração entre 1h30 e 5h para percorrer a costa da cidade, avistar os dois mares e conhecer belíssimas construções de um ponto de vista diferente, como a Mesquita Mecidiye e o Palácio Dolmabahce.

Curiosidades sobre Istambul

Curiosidades sobre Istambul
Fonte: Pexels

Além de descobrir onde fica Istambul, você precisa ficar atento a algumas informações de ordem prática que podem facilitar a sua vida durante a viagem.

Você sabia, por exemplo, que, apesar de ter parte de seu território na Europa, o país não utiliza o euro como moeda oficial? A moeda do país é a lira turca, que equivalia a R$ 0,32 em maio de 2022.

Confira outras curiosidades sobre a cidade fundada há quase 3.000 anos!

Qual é a capital da Turquia?

Embora Istambul seja a maior cidade da Turquia, com 15,5 milhões de habitantes (maior que a cidade de São Paulo, com seus 12,3 milhões de moradores), a antiga Constantinopla não é a capital turca.

A capital da Turquia é, na verdade, Ancara, uma cidade da região da Anatólia, com pouco menos de 6 milhões de habitantes.

Mesmo não sendo a capital do país, Istambul já foi a capital do Império Romano do Oriente, metrópole mais rica da Europa e até mesmo o maior centro do Cristianismo.

Qual a língua que se fala em Istambul?

O idioma falado em Istambul é o turco, uma língua da família Altaica falado na Turquia e em algumas comunidades de países que já integraram o Império Otomano, como Bulgária, Chipre, Grécia, Romênia e Sérvia.

No entanto, isso não significa que você precisa correr para encontrar uma escola de idiomas que ensine o turco antes da sua viagem.

Nos principais destinos turísticos da Turquia, é relativamente fácil encontrar muitos falantes de inglês, alemão e até espanhol, sobretudo nos setores de serviços, turismo e hotelaria.

Qual é a religião de Istambul?

A região onde fica Istambul foi ocupada por cristãos desde muito cedo: na Antiguidade, a cidade era conhecida como Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e foi o principal centro urbano cristão por séculos.

No entanto, foram os árabes que deixaram marcas mais duradouras na religião local: hoje, mais de 99% da população de Istambul é muçulmana, enquanto 1% é formado por cristãos e judeus.

Não se esqueça do seguro viagem para a Turquia

O seguro viagem não é obrigatório para quem visita a Turquia, país onde fica Istambul, mas, mesmo assim, é extremamente recomendado.

Afinal, apenas o seguro pode oferecer a tranquilidade que você precisa longe de casa!

Desse modo, se você passar mal depois de experimentar uma iguaria turca e precisar de atendimento médico, por exemplo, é só acionar a seguradora para receber assistência gratuita.

Com investimento a partir de R$ 17,00 por dia, o seguro viagem pode proteger o seu bolso em diversas situações, incluindo acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voo, entre outros.

Você pode contratar um seguro pela melhor oferta no Seguros Promo: basta digitar o destino e as datas da sua viagem para acessar promoções das melhores seguradoras.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hotéis em Istambul pelo melhor preço no El Quarto!

Agora que você descobriu onde fica Istambul, o que você está esperando para começar a planejar sua viagem a este fantástico destino da Turquia?

Visite agora mesmo o El Quarto para encontrar hotéis em Istambul pela melhor oferta. 

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito para facilitar seu planejamento!

Você pode até pagar suas diárias online e em reais, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

Não perca tempo e faça uma simulação gratuita agora mesmo para descobrir que visitar uma das cidades mais antigas do mundo pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.