Onde fica Jericoacoara: conheça os melhores atrativos da região e arredores

01 fev 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Já se perguntou onde fica Jericoacoara? Trata-se de um vilarejo que é um verdadeiro paraíso, sendo o destino perfeito para quem gosta de praia

O lugar é incrível e oferece um cenário excelente para praticar esportes aquáticos, além de descansar em redes armadas sobre as águas azuis do Atlântico.

“Jeri”, como é carinhosamente chamada, é um ambiente excelente para viagens em família, casais e também para quem prefere viajar solo.

Acompanhe a seguir uma série de dicas e informações sobre o lugar onde fica Jericoacoara para você aproveitar ao máximo a sua estadia no local. Boa leitura!

Onde fica Jericoacoara: um dos melhores destinos do litoral brasileiro!

Quem deseja chegar ao lugar onde fica Jericoacoara deve seguir em direção ao extremo norte do Ceará, na região nordeste do Brasil. 

A pequena vila, que vive basicamente de turismo, é um dos tesouros do estado que merecem a sua visita.

Em Jericoacoara, as ruas são de areia e alguns lugares mais afastados do centrinho são acessados de buggy ou quadriciclo.

Qual a cidade que fica Jericoacoara?

Qual a cidade que fica Jericoacoara?
Fonte: Pexels

A Vila de Jericoacoara pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara

Toda a estrutura turística está no centrinho, que se resume a três ruas: a Rua do Forró, a Rua São Francisco e a Rua Principal.

Ali estão a maioria dos hotéis, restaurantes e lojinhas. Além disso, é perto da Duna do Pôr do Sol, que dá pra ser acessada a pé mesmo.

Onde fica Jericoacoara no mapa

O ponto onde fica Jericoacoara no mapa é o extremo norte do Ceará, um dos estados mais turísticos do país. 

Basta observar a marcação da capital Fortaleza, que também é uma cidade litorânea, e acompanhar a orla sentido oeste até encontrar a vila de Jericoacoara.

O mapa é um item essencial para se locomover pela cidade. Tanto para encontrar locais importantes como hotel, restaurante e praias, quanto para saber exatamente onde ficam as agências de turismo caso queira contratar algum passeio de última hora.

Qual é o aeroporto mais próximo de Jericoacoara?

O Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa é o mais próximo de Jericoacoara e fica a 33 km de distância, sendo a melhor opção para chegar à cidade a partir de outros estados.

Se quiser desembarcar no Aeroporto Internacional de Fortaleza, por exemplo, vai demorar umas 5 horas de viagem de carro para cobrir os 300 km de distância até Jericoacoara.

O lugar onde fica Jericoacoara recebe voos das companhias aéreas GOL, Azul e Latam. Para encontrar o melhor preço de passagens aéreas do mercado, a dica é acessar o buscador online, Vai de Promo.

O site oferece diversos descontos e toda comodidade para comprar passagens aéreas online! Incrível, não acha?

O Vai de Promo compara o valor praticado pelas companhias aéreas que voam para Jericoacoara e você pode escolher qual o trajeto mais adequado para você! Acesse e confira!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Jericoacoara?

Quando ir para Jericoacoara?
Fonte: Kbza / Freepik

Jericoacoara recebe turistas o ano inteiro, mas algumas épocas do ano são mais recomendadas que outras. Tudo vai depender do tipo de passeio que se pretende realizar.

Para quem pretende pagar pelo menor preço em hospedagens e passeios, por exemplo, o melhor momento para visitar a vila de Jericoacoara é entre abril e junho, época considerada a baixa temporada na região.

Agora, se o seu negócio é o sol, o mar e uma bebida geladinha na areia, o tempo é firme de julho a dezembro. 

As chuvas são mais intensas em março e abril. De modo geral, costumam ser passageiras e raramente duram o dia todo.

Onde se hospedar em Jericoacoara?

O lugar onde fica Jericoacoara tem muitas opções de hospedagens, e capacidade para atender todo tipo de turista. 

Por isso, não precisa se preocupar com onde se hospedar em Jeri: sempre tem uma pousada ou hotel que é mais “a sua cara.”

O centro é onde estão a maioria das opções de hospedagem, além de ser o local mais estratégico para quem procura praticidade. 

A praia principal abriga as melhores pousadas da vila e a Praia Malhada concentra os resorts e hotéis de luxo, com a melhor vista para o Atlântico.

De qualquer forma, todas as regiões ficam bem próximas umas das outras e você não terá dificuldades para agendar passeios e aproveitar as praias da região.

Promoção de hospedagem em Jericoacoara no ElQuarto!

Promoção de hospedagem em Jericoacoara no ElQuarto!
Fonte: Pousada Angélica

Você conhece o nosso buscador online de hospedagem, o ElQuarto

Aqui tem um monte de promoções que tornam possível a sua viagem para qualquer destino que deseja conhecer.

Todo viajante precisa se ligar nas promoções do ElQuarto, porque com elas é possível economizar de verdade! Além disso, o site é simples de navegar pelo computador ou celular.

E, aqui vai mais uma dica especial: dê preferência para os hotéis com cancelamento grátis de reserva, afinal, ninguém merece pagar por algo que não usou, concorda?

Não deixe o seu sonho pra depois, acesse o ElQuarto agora mesmo e pesquise quantas vezes quiser para poder viajar muito! 

O que fazer em Jericoacoara

Descanso pleno ou diversão à beça? Ou, que tal um pouco dos dois? 

A vila de Jericoacoara abriga praias incríveis, perfeitas para passar férias românticas, com a família, ou até mesmo em uma viagem de mochilão.

Vamos falar sobre os lugares mais incríveis da região, os passeios que você não pode deixar de ir e como aproveitar ao máximo sua estadia por lá, seja de dia ou de noite! Confira!

Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é um dos pontos turísticos mais queridos por quem visita a vila de Jericoacoara. 

Trata-se de um trecho da Lagoa de Jijoca e é nesse local que são colocadas as redes dentro d’água, um dos maiores cartões postais da região.

Se não quiser depender dos horários das agências de turismo, você pode embarcar em um veículo do tipo jardineira para chegar.

Duna do Pôr do Sol

Duna do Pôr do Sol
Fonte: Wanessa Gabrielle / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Esse é o melhor lugar de onde fica Jericoacoara para curtir o pôr do sol. 

Trata-se de uma enorme duna de onde se vê a orla e o imenso Oceano Atlântico. Fica a 10 minutos de caminhada do centrinho da vila.

Pedra Furada

A Pedra Furada é um monumento natural formado pela ação das ondas em uma enorme rocha, que se transformou em um arco. 

A imagem é impressionante e fica na Praia da Conchas, um lugar que, como o próprio nome diz, é repleto de conchas e pedras na areia.

Mesmo não sendo considerada a praia mais linda da região, muitas pessoas querem fazer uma foto nela, então considere fazer esse passeio logo pela manhã para não ficar na fila.

Árvore da Preguiça

Árvore da Preguiça é o nome que se dá para uma árvore de formato muito curioso que fica na Praia do Preá

Para começar, não é qualquer tipo de planta que resiste ao calor extremo, vento e sol forte o ano inteiro, como é o caso da Árvore da Preguiça.

Ela fica a 30 metros do mar e tem o tronco todo retorcido e curvo, de forma que sua copa fica estirada no chão. 

O nome se deve ao fato de que a árvore aparenta estar com preguiça de se levantar, tendo seus galhos espalhados por até 4 metros de distância do tronco.

É um cenário paradisíaco, cercado por dunas com o mar azul e árvores espaçadas.

Onde ficam as praias de Jericoacoara?

Onde ficam as praias de Jericoacoara?
Fonte: Unsplash

As atrações mais procuradas por turistas que chegam à vila são as maravilhosas praias, donas de cenários paradisíacos e encantadores.

Quer saber onde ficam as praias de Jericoacoara e o que você vai encontrar por lá? Confira agora quais são elas e o que encontrar em cada uma.

Praia do Preá

Não é a considerada a praia mais bonita da região, mas tem algumas opções de restaurantes e pousadas próximas a ela. 

Na verdade, a Praia do Preá é o paraíso dos praticantes de windsurfe, esporte que depende de fortes ventos para que os atletas façam as manobras.

Fica a 12 km da vila de Jericoacoara, no município de Cruz, bem na metade do caminho até a Lagoa do Paraíso. Esse passeio está disponível para os transportes de buggy. 

É na praia do Preá que fica a linda Árvore da Preguiça.

Praia Malhada

É muito fácil acessar a Praia Malhada, basta caminhar pelo lado direito da praia principal por cerca de 10 minutos e você chega lá.

É um local mais deserto, por isso, é melhor que você leve suas bebidas e lanches para se alimentar durante o dia. 

Não existe uma estrutura robusta no local e os visitantes encontram um ambiente mais sossegado se comparado aos locais próximos ao centro.

Sua faixa de areia é grande e repleta de pedras, onde se formam diversas piscinas naturais conforme a maré sobe.

Praia Mangue Seco

Praia Mangue Seco
Fonte: Pixabay

Localizada no caminho para a Lagoa Tatajuba, Mangue Seco é um local muito especial que fica no chamado “passeio oeste” da vila de Jericoacoara, em um distrito de Camocim chamado Guriú.

Para chegar lá, o turista deve contratar um passeio de buggy. A areia é fina, branquinha e o visual da praia é diferente: repleto de imensas árvores com raízes expostas, algumas até caídas na areia, derrubadas pela maré.

Existem bons restaurantes na região, alguns sofisticados. As tradicionais redes, que são postas na água rasa, à sombra e entre as árvores do Mangue Seco, também podem ser usadas por quem está no local.

A maior atração, no entanto, são os cavalos marinhos que ficam em uma lagoa de água salgada também conhecida como “Gamboa”. 

Mangue Seco é uma das praias mais surpreendentes da região onde fica Jericoacoara.

Praia de Jericoacoara

É a praia principal da vila de Jericoacoara. Fica bem acessível, próxima ao centrinho, e é a mais frequentada pelos turistas. É tão linda que vale a pena ficar bastante tempo para curtir o ambiente.

A orla tem areia bem firme e as barracas oferecem espreguiçadeiras e guarda-sóis. 

No canto esquerdo é possível encontrar alguma sombra e o mar costuma ser calmo, com algumas ondas. 

A dinâmica da maré muda o tempo todo: a água pode ocupar toda a faixa de areia dos banhistas em questão de minutos, e depois, quando baixa, fica bem distante.

Existem locais excelentes onde fazer uma refeição e tomar uma bebida gelada. Se quiser, ainda pode fazer uma aula de windsurf!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

O que fazer em Jericoacoara à noite?

Após falarmos das praias e belezas naturais da região, temos que ressaltar a culinária da Vila de Jericoacoara.

Como é subsistente em mandioca, chamada de “macaxeira” na região, feijão, milho e castanha de caju, muitos pratos levam esses ingredientes, além de frutos do mar, é claro.

A macaxeira acompanha a carne de sol, enquanto o milho é usado para fazer o cuscuz e o feijão de corda é servido com arroz. São muitas delícias para provar.

Tanto para quem procura um restaurante tranquilo para uma boa refeição, quanto para os baladeiros de plantão, a vila de Jericoacoara tem a opção adequada para você.

Ao fim do dia, várias barracas de drinques são montadas na Rua Principal, que fica na entrada da praia. 

Além disso, locais como o Bar Samba Rock e o Restaurante Dona Amélia são ótimos para quem gosta de dançar.

O Hotel Hurricane Jeri tem um bar estilo lounge no terraço, que recebe apresentações de DJ’s, além de uma das vistas mais lindas do pôr do sol da vila.

Onde fica Jericoacoara: melhores hotéis e pousadas!

Agora que você já sabe onde fica Jericoacoara, que tal começar a planejar suas próximas férias? 

O Ceará é um estado turístico, tem muitos hotéis interessantes disponíveis e você encontra os melhores aqui no ElQuarto! Dá pra parcelar online e os cupons de desconto são incríveis

Com o nosso site, você compara os preços de inúmeros hotéis e resorts, além de outros tipos de acomodações espalhadas em todos os cantos do mundo.

Seguindo o ElQuarto nas redes sociais é ainda mais fácil ficar de olho nas promoções, além de dicas incríveis sobre o mundo das viagens.

Quer aproveitar o sol e mar em “Jeri”? Então acesse o ElQuarto e garanta essa economia para o seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.