Onde fica Petrolina, o que fazer na cidade e nos arredores e outras dicas!

02 jan 2022 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Quer descobrir onde fica Petrolina e tudo o que esperar da joia do Vale São Francisco? Então este artigo foi feito sob medida para você!

Um dos maiores produtores de vinho do Brasil, em pleno sertão nordestino, o destino consegue surpreender os visitantes com uma grande variedade de atrações nos mais diferentes estilos.

Você poderá visitar vinícolas, conhecer a riqueza do artesanato local, percorrer trilhas ecológicas, explorar a gastronomia sertaneja e até tomar banho em praias de água doce, banhadas pelo rio São Francisco.

Neste artigo, você encontra um guia Petrolina completo, com tudo que você precisa saber para planejar seu roteiro de viagens, veja só!

Onde fica Petrolina: dicas das melhores atrações da região!

A cidade de Petrolina, Pernambuco, encontrou nas águas do rio São Francisco, um dos cursos d’água mais importantes do Brasil, tudo que precisava para se transformar em um oásis em meio ao sertão do Nordeste.

O rio, afinal, garantiu a prosperidade da cidade de solo fértil, onde o improvável aconteceu: essa cidade, de 350 mil habitantes, se tornou um dos maiores polos de vinícolas da América do Sul!

Mesmo quem não gosta da bebida vai se apaixonar pelo coração do sertão pernambucano, onde é possível conhecer a história brasileira, a cultura nordestina e as belezas naturais de uma das regiões mais especiais do país.

O viajante pode navegar pelas águas do São Francisco, conhecer a impressionante Gruta do Sumidouro, se bronzear no Balneário de Pedrinhas ou até mesmo nas muitas ilhas nos arredores da cidade.

Se você gosta de passeios culturais, vai se encantar com a tradição do artesanato petrolinense no Centro de Artesanato Ana das Carrancas ou na Oficina do Artesão Mestre Quincas.

O rol de atrações turísticas não para por aí: seu roteiro pode incluir o Museu do Sertão, a Catedral de Petrolina, o curioso Bodódromo e até as atrações da vizinha Juazeiro!

Isso também significa que um roteiro de viagem organizado pode fazer o seu tempo na cidade render mais, e nós vamos te ajudar nessa empreitada.

Vem conhecer onde fica Petrolina, quando visitar a cidade, como chegar, o que ver e outras dicas imperdíveis!

Qual estado que fica a cidade de Petrolina?

Qual estado que fica a cidade de Petrolina?
Fonte: Unsplash

A primeira etapa do seu planejamento deve ser descobrir onde fica Petrolina: assim, vai ficar mais fácil decidir como chegar ao destino.

A cidade fica no chamado Vale do São Francisco, no sertão de Pernambuco, a pouco mais de 700 km da capital, Recife, exatamente na divisa com a Bahia.

Não é difícil chegar à cidade: o Aeroporto de Petrolina Senador Nilo Coelho recebe voos diários de Salvador, Recife, São Paulo e diversas outras cidades do país.

O percurso de 10 km entre o aeroporto e o centro da cidade é feito bem rápido de táxi, carro ou até mesmo ônibus.

Onde fica Petrolina no mapa?

Um dos principais destinos do Nordeste brasileiro, Petrolina é a terra das carrancas, da buchada de bode, do forró e da alegria! 

Só não se esqueça de conferir onde ficam as atrações turísticas para escolher o melhor lugar para se hospedar na cidade.

Descubra onde fica Petrolina no mapa do Brasil!

Passagem de avião para Petrolina, Pernambuco

Passagem de avião para Petrolina, Pernambuco
Fonte: Unsplash

Quer encontrar os melhores voos para Petrolina e não sabe onde procurar? 

Então visite o buscador, Passagens Promo, para ter acesso a passagens aéreas para qualquer destino a preços promocionais!

O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino da sua viagem. Depois, você deverá selecionar as datas de ida e volta. Em seguida, é só clicar em “pesquisar” e escolher a melhor oferta.

O Passagens Promo oferece várias comodidades ao viajante, como passagens multidestinos, pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão e a exclusiva ferramenta de alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Petrolina?

A região onde fica Petrolina tem clima semiárido, o que significa que as chances de que a sua viagem seja interrompida por chuvas são praticamente nulas, especialmente se você estiver na cidade entre maio e outubro.

O viajante não precisa levar muitos agasalhos na mala: em qualquer época do ano, as temperaturas ficam entre 23ºC e 35ºC. 

Ou seja, leve apenas um casaco leve para a brisa da noite e aposte em roupas leves para sua viagem.

Se você sempre quis conhecer o famoso São João de Petrolina e está planejando uma viagem entre os meses de junho e julho, não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência, pois os hotéis ficam lotados!

Onde fica Petrolina: encontre hospedagens em promoção!

Onde fica Petrolina: encontre hospedagens em promoção!
Fonte: JB Hotel Petrolina

Descobrir onde fica Petrolina, como chegar e quando visitar a cidade é apenas a primeira etapa de um bom planejamento de viagem. Ainda falta tomar uma decisão com grande poder estratégico: definir onde se hospedar.

Você pode encontrar os melhores hotéis e pousadas em Petrolina ou qualquer outro destino em um só lugar, o ElQuarto, que reúne milhares de acomodações a preços exclusivos e com condições de pagamento imperdíveis.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que conhecer as belezas de Pernambuco pode sair muito mais em conta do que você imagina!

O que fazer em Petrolina

Depois de aprender onde fica Petrolina, só falta um passo importante para fechar seu roteiro: descobrir o que visitar na cidade.

A lista de atrações locais é tão ampla quanto diversificada, com opções para todos os gostos e até mesmo alternativas gratuitas para quem quer se divertir sem gastar nenhum centavo.

Confira o que fazer em Petrolina!

Catedral de Petrolina

A Catedral Sagrado Coração de Jesus é um dos principais pontos de interesse de Petrolina, situada bem no centro da cidade.

O templo em estilo neogótico salta às vistas em dias de sol, quando os detalhes da fachada branca ficam ainda mais realçados.

O interior da igreja mais importante da cidade também não decepciona, ornado com elaborados vitrais assinados por grandes artistas franceses.

Depois de conhecer a belíssima Catedral de Petrolina, recomendamos um passeio pela rua Barbosa Lima, também conhecida como Petrolina Antiga, onde estão instalados os imóveis mais antigos da cidade, do começo do século XX.

Vinícolas no Vale do São Francisco

Vinícolas no Vale do São Francisco
Fonte: Pxhere / CC0

Se alguém dissesse, anos atrás, que a maior produção de vinho no Brasil vem do sertão nordestino, é provável que muita gente achasse que era apenas uma piada.

Eis aí mais uma face da versatilidade da cidade Petrolina: o município produz três vezes mais vinhos de excelência que a região Sul do Brasil!

Por essas e outras, o passeio pelas vinícolas às margens do São Francisco é praticamente obrigatório para os amantes de vinho que visitam a cidade.

Além de conhecer mais sobre o cultivo das uvas e a produção da bebida, você também poderá degustar os rótulos mais famosos e até saborear iguarias típicas da culinária sertaneja.

Passeio de barco pelo Rio São Francisco

É possível combinar seu passeio pelas vinícolas a uma visita ao rio São Francisco: é só contratar um tour de barco pela região.

O tour Vapor do Vinho, por exemplo, passa pelo Lago de Sobradinho, tem uma parada para banho na paradisíaca Ilha da Fantasia e inclui uma visita guiada, com degustação, à Vinícola Terranova.

Já a rota Vapor da Ilha inclui as mesmas paradas do passeio Vapor do Vinho: a única distinção é que o roteiro não inclui visita à vinícola.

Se você prefere um passeio mais romântico, vale a pena fazer o trajeto Pôr do Sol para contemplar o poente sobre as águas do rio, sempre no final das tardes de sexta-feira.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Gruta do Sumidouro

Embora não seja exatamente um dos pontos turísticos de Petrolina, PE, e sim da cidade de Campo Formoso (BA), a 80 km de distância, a Gruta do Sumidouro é um dos atrativos que merece estar no seu roteiro de viagem.

O lugar é perfeito para quem gosta de natureza, localizado no mesmo complexo que inclui a Cachoeira do Salitre: a gruta é cercada por mata exuberante, muito preservada, e você pode até se refrescar com um banho de água doce.

Ilhas de Petrolina

A região onde fica Petrolina não é banhada pelo mar, mas isso não impede que você curta um dia de praia durante a sua viagem.

Existem várias ilhas nos arredores da cidade, com fácil acesso a partir de Petrolina e Juazeiro, como a Ilha do Fogo, que fica bem debaixo da Ponte Presidente Dutra, que conecta as duas cidades.

Se você prefere curtir seu dia de sol em uma região mais tranquila e menos movimentada, pode pegar um barco até a Ilha do Rodeadouro ou a Ilha do Massangano, onde a lenda conta que nasceu o samba.

A cidade ainda fica perto de diversas outras ilhas e ilhotas, como Jatobá, Camaleão, São Gonçalo, Culpe o Vento, Tapera e dezenas de outras.

Museu do Sertão

Museu do Sertão
Fonte: Fabio Villela / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Nenhuma visita à cidade está completa sem um passeio pelo Museu do Sertão, que conta tudo sobre a história da região onde fica Petrolina. 

Aberto de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h, o Museu do Sertão dispõe de um rico acervo que conta a história da cidade e do Velho Chico com riqueza de detalhes.

A coleção inclui itens relacionados ao cangaço, com peças que pertenceram a Lampião, fósseis de animais pré-históricos descobertos nas proximidades, documentos, fotografias e itens do dia a dia local.

A principal atração é uma réplica em tamanho real de uma casa do século XX típica do sertão do Nordeste.

Centro de Arte Ana das Carrancas

O Centro de Arte Ana das Carrancas é um mix de centro cultural, oficina de artesanato e museu, onde você poderá aprender um pouco mais sobre a tradicional arte das carrancas no Vale do São Francisco.

O espaço foi construído em homenagem à artesã Ana das Carrancas, que faleceu em 2008 e fez fama mundial como produtora de carrancas, esculturas “assustadoras” que enfeitavam a proa dos barcos que navegavam pelo Velho Chico para espantar perigos.

É possível visitar o Centro de Arte Ana das Carrancas de segunda a sexta, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Oficina do Artesão Mestre Quincas

Mais uma prova de que o artesanato está na veia de Petrolina, a Oficina do Artesão Mestre Quincas é um ateliê coletivo de arte no qual os artesãos podem também expor seus trabalhos.

Diariamente, das 7h às 17h, os artesãos produzem suas obras sob o olhar curioso dos visitantes, que podem aproveitar a visita para adquirir peças de artesanato, cerâmicas, rendas e até as tradicionais carrancas.

Balneário de Pedrinhas e trilha no Serrote do Urubu

Quem deseja experimentar peixes frescos do São Francisco não pode deixar de conhecer o Balneário de Pedrinhas, uma excelente opção de passeio para famílias.

Essa encantadora vila de pescadores abriga bons restaurantes com vista do rio e cardápio variado, incluindo carta com os melhores vinhos da região.

Quando estiver voltando para Petrolina, que tal estender seu passeio até o Serrote do Urubu? A formação rochosa de nome curioso fica a mais de 400 metros de altura e oferece vista panorâmica da cidade.

Bodódromo

Bodódromo
Fonte: Pexels

Você sabia que a região onde fica Petrolina é conhecida pelos bodes? É isso mesmo que você leu: os simpáticos caprinos são muito importantes para a cultura e a gastronomia sertaneja.

Prova disso é que Petrolina dispõe de seu próprio Bodódromo, um centro cultural e gastronômico dedicado à carne do bode e as suas iguarias.

O espaço fica aberto diariamente e abriga alguns dos melhores restaurantes da cidade: oportunidade perfeita para experimentar carne de bode com feijão tropeiro, buchada e outros pratos exóticos e saborosos.

No fim do dia, o cenário fica ainda mais animado, pois a maior parte dos restaurantes oferece programação de música ao vivo, com muito forró para animar a noite.

Qual a cidade mais próxima de Petrolina?

Você já está se perguntando quais cidades perto de Petrolina valem a pena incluir em seu roteiro de viagem? É melhor começar pela vizinha mais próxima, Juazeiro.

A cidade fica na Bahia, mas está a apenas 5 km de Petrolina: basta atravessar a Ponte Presidente Dutra para ir de uma cidade à outra.

Por essas e outras, a maioria dos viajantes acabam montando roteiros que incluem atrativos tanto de Petrolina quanto de Juazeiro, onde ficam a Cachoeira do Salitre, o Parque da Lagoa do Calú e muitas outras.

Qual a maior cidade: Juazeiro ou Petrolina?

Nos últimos anos, Petrolina ultrapassou Juazeiro em população e se tornou a quarta maior cidade do interior nordestino.

A cidade pernambucana tem pouco mais de 350 mil habitantes, enquanto a vizinha baiana tem cerca de 220 mil moradores.

No quesito tamanho, porém, Juazeiro leva vantagem: a cidade tem 6,5 mil km² de área, contra 4,5 mil km² de Petrolina.

Melhores ofertas de hospedagens em Petrolina!

Agora que você já sabe onde fica Petrolina e as atrações incríveis que esperam por você, só falta fazer a reserva do seu hotel. 

Visite nosso site de buscas, ElQuarto, para comparar ofertas e garantir sua acomodação por um preço que cabe no seu bolso!

Nossa plataforma concentra milhares de hotéis, pousadas e resorts com preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis

Faça uma simulação e comece a planejar agora mesmo uma viagem inesquecível!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.