Onde fica Praga? dicas de viagem e informações sobre a região!

12 set 2023 • 11 minutos de leitura por Victor Alves

Onde fica Praga é uma pergunta que desperta a curiosidade de viajantes ao redor do mundo. Praga fica localizada no coração da Europa Central, é a capital da República Checa

Quando o assunto é explorar destinos encantadores na Europa, Praga se destaca por sua beleza arquitetônica, rica história e atmosfera cultural única, que fazem dessa cidade uma escolha irresistível para viajantes de todas as partes do mundo. 

Neste guia, vamos explorar as maravilhas dessa cidade encantadora, compartilhando dicas valiosas para tornar sua viagem a Praga inesquecível. Preparado para embarcar nessa jornada?

Onde fica Praga? Saiba mais sobre o destino europeu!

Onde-fica-Praga-Saiba-mais-sobre-o-destino-europeu
Freepik

Praga, a capital da República Checa, é uma cidade de conto de fadas situada no coração da Europa Central. Delimitada pelo Rio Vltava, Praga é conhecida por sua arquitetura magnífica, que abrange desde castelos medievais até pontes icônicas. 

A posição geográfica de Praga é um dos fatores que contribui para sua importância histórica, cultural e econômica. Por estar localizada na Europa Central e cercada por países vizinhos como Alemanha, Áustria, Eslováquia e Polônia, Praga fica no centro das rotas comerciais e culturais do continente. 

A história de Praga remonta a tempos antigos, traçando uma jornada fascinante que se estende por milênios. Fundada em uma encruzilhada de rotas comerciais e abençoada por sua localização estratégica, a cidade ganhou vida ao longo dos séculos e evoluiu para a capital encantadora que é hoje.

Durante séculos, a cidade serviu como um ponto de encontro para diferentes culturas e civilizações que se deslocavam pelo continente. As rotas comerciais que convergiam para Praga impulsionaram seu desenvolvimento econômico e o florescimento de uma rica vida cultural.

Em que país fica Praga?

Praga está localizada na República Checa, ou também conhecida como Chequia, é um país da Europa Central famoso por sua rica história, que tem raízes profundas e se desdobra através de suas cidades encantadoras. 

Praga, como a capital desse país, personifica muitos dos elementos que tornam a República Checa única. A cidade é conhecida por sua arquitetura deslumbrante, que varia do estilo gótico ao barroco e ao renascentista. 

Os prédios históricos e monumentos que pontuam suas ruas contam histórias de séculos passados e das muitas influências que moldaram a cidade.

A língua oficial da República Checa é o tcheco, que é falado em todo o país. Embora o tcheco seja a língua predominante, muitos checos também falam inglês, especialmente nas áreas turísticas como Praga.

Praga, mapa

Para visualizar exatamente onde fica Praga e se orientar melhor na cidade, recomendamos ficar de olho no mapa. Felizmente, a cidade é bem estruturada e fácil de explorar. 

A área central concentra a maioria das atrações turísticas, como o Castelo de Praga, a Praça da Cidade Antiga e a icônica Ponte Carlos. Ao utilizar um mapa, você poderá traçar rotas eficientes entre seus pontos turísticos de interesse e explorar a cidade de maneira mais eficaz.

Como chegar na capital da República Checa?

O Aeroporto Václav Havel é o principal ponto de entrada para viajantes internacionais, oferecendo conexões de vários destinos ao redor do mundo. 

Para os viajantes que saem do Brasil e desejam ir direto para Praga, a opção mais comum é voar. Muitas companhias aéreas oferecem voos que fazem escalas em cidades europeias antes de chegar a Praga. Geralmente, as escalas ocorrem em cidades como Frankfurt, Amsterdã, Paris ou Londres.

  • De Viena para Praga: Uma das opções é pegar um trem de alta velocidade ou ônibus de Viena para Praga. A viagem de trem leva cerca de 4 horas, oferecendo vistas panorâmicas do campo durante o percurso.
  • De Budapeste para Praga: Para quem está em Budapeste, pode optar por um trem noturno ou um ônibus que conecta as duas cidades. A viagem noturna de trem pode ser uma experiência única, permitindo que você economize tempo durante o dia e aproveite o conforto de um leito.
  • De Cracóvia para Praga: Se você está em Cracóvia, na Polônia, também pode aproveitar trens ou ônibus que conectam as duas cidades. A viagem de trem oferece a oportunidade de apreciar a paisagem pitoresca entre as duas cidades.

Quando ir até Praga?

Quando-ir-até-Praga
Freepik

A decisão de quando visitar Praga pode influenciar sua experiência, pois cada estação do ano oferece um cenário único. 

Nos meses de primavera (abril a junho), as temperaturas são amenas, e a cidade ganha vida com florescimento das flores e vegetação exuberante. Esta é uma época ideal para passeios a pé pela cidade, apreciando a arquitetura e a beleza das áreas ao ar livre.

O verão (julho a agosto) traz dias mais longos e quentes, perfeitos para explorar as atrações ao ar livre, mas tenha em mente que essa é a alta temporada, e as multidões podem ser maiores.

O outono (setembro a novembro) pinta Praga com tons dourados e alaranjados, criando uma atmosfera romântica na cidade. A cidade ganha vida com uma série de festividades e eventos que celebram a cultura, a música e a gastronomia, como: Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary; Festival de Outono de Praga; Festival Gastronômico do Vinho.

o inverno em Praga é mágico (dezembro a fevereiro), com temperaturas que variam entre -2°C e 4°C. A cidade se transforma em um cenário de conto de fadas com os mercados de Natal, decorações luminosas e neve caindo nas ruas.

Onde se hospedar na cidade de Praga? Citar nomes de bairros e regiões mais indicadas!

Praga oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender a todos os tipos de viajantes e orçamentos. Alguns dos bairros mais recomendados para se hospedar incluem:

  • Cidade Antiga (Staré Město): Este é o coração histórico de Praga, onde muitas das principais atrações estão localizadas e você estará a uma curta distância a pé de pontos turísticos, como a Praça da Cidade Antiga e a Ponte Carlos. No entanto, este é um bairro movimentado e pode ser mais caro e agitado.
  • Cidade Pequena (Malá Strana): Esta área está localizada abaixo do Castelo de Praga e é famosa por suas ruas charmosas e edifícios históricos. Malá Strana oferece uma atmosfera romântica e tranquila. É uma ótima opção para quem busca um ambiente mais tranquilo, mas ainda deseja estar perto das principais atrações.
  • Cidade Nova (Nové Město): Esta área é um pouco mais moderna em comparação com a Cidade Antiga, mas ainda possui muitas atrações, incluindo a Praça Venceslau e a Casa Dançante.
  • Holešovice: Um bairro mais alternativo e artístico, Holešovice está localizado ao norte do centro histórico. Aqui você encontrará galerias de arte, espaços culturais e mercados modernos. É uma opção para viajantes que procuram um ambiente mais descolado e criativo.
  • Vinohrady: Localizado a leste do centro histórico, Vinohrady é uma área moderna e sofisticada, conhecida por suas ruas arborizadas, parques e cafés charmosos. É uma opção popular para quem procura uma atmosfera mais local e tranquila, enquanto ainda está bem conectado ao centro da cidade.

Hotéis e pousadas em promoção no El Quarto!

Se você está em busca das melhores ofertas de hospedagem em Praga, não deixe de conferir o El Quarto. 

Com o El Quarto, você pode comparar preços, ver avaliações de outros viajantes e escolher a acomodação que melhor se adequa ao seu perfil e orçamento.

Além disso, a plataforma oferece funcionalidades e benefícios exclusivos para os clientes, proporcionando uma experiência de reserva simples e segura.

Não deixe para última hora! Encontre a hospedagem ideal para sua viagem a Praga  no El Quarto.

O que fazer em Praga?

A cidade de Praga, com sua rica história e beleza arquitetônica, oferece uma variedade de atrações encantadoras para os visitantes explorarem. 

Desde marcos históricos até cenários naturais relaxantes, há algo para todos os gostos. Aqui estão algumas das principais atrações que você não pode perder ao visitar Praga:

Ponte Carlos

ponte-carlos
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A famosa Ponte Carlos é uma das principais atrações de Praga. Esta obra-prima do século XIV é mais do que uma simples travessia sobre o Rio Moldava; é uma experiência singular. 

As estátuas impressionantes que alinham a ponte e a vista panorâmica do rio e dos monumentos criam uma atmosfera verdadeiramente mágica. 

Seja de dia ou de noite, a Ponte Carlos é um local imperdível para qualquer visitante.

Praça da Cidade Antiga

A Praça da Cidade Antiga é o coração histórico e social de Praga. Com sua Torre do Relógio Astronômico e edifícios coloridos ao redor, esta praça é uma jóia arquitetônica. 

A cada hora, os bonecos mecânicos do relógio ganham vida, atraindo multidões para assistir a este encantador espetáculo.

Além disso, as ruas que se ramificam da praça estão repletas de lojas, restaurantes e cafés, oferecendo aos visitantes uma amostra autêntica da cultura local.

Castelo de Praga

Dominando a paisagem, o imponente Castelo de Praga é um complexo que abriga séculos de história. Com palácios majestosos, igrejas e pátios magníficos, este é um ponto de referência inegável. 

Os visitantes podem explorar seus interiores deslumbrantes, visitar a impressionante Catedral de São Vito e testemunhar a cerimônia da troca de guarda, uma tradição cativante.

Catedral de São Vito

Dentro do espetacular complexo do Castelo de Praga, uma atração que você definitivamente não deve perder é a magnífica Catedral de São Vito.

Esta joia arquitetônica é uma parte essencial do que fazer em Praga, proporcionando aos visitantes uma experiência única e cativante. 

Zoológico de Praga

Zoológico-de-Praga
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Uma opção mais descontraída é uma visita ao renomado Zoológico de Praga. Além de oferecer uma experiência divertida para toda a família, o zoológico também é dedicado à conservação e ao bem-estar animal. 

Os espaçosos habitats abrigam uma variedade de espécies, proporcionando uma jornada emocionante pela diversidade da vida selvagem e uma oportunidade de aprendizado.

Jardins do Palácio Wallenstein

Para um momento de tranquilidade, os Jardins do Palácio Wallenstein, uma jóia barroca,  oferecem um refúgio relaxante no coração da cidade.

Com suas fontes serenas, esculturas clássicas e vegetação exuberante, os jardins proporcionam um ambiente perfeito para passeios tranquilos e reflexão.

Onde comer em Praga? Conheça a gastronomia local!

Explorar a rica cena gastronômica de Praga é uma jornada culinária que levará você a descobrir sabores inéditos. Aqui estão algumas dicas sobre onde saborear a deliciosa gastronomia de Praga:

Um bom ponto de partida para explorar a culinária de Praga é o bairro Staré Město (Cidade Antiga), com restaurantes que oferecem uma variedade de pratos locais e internacionais. Já a região de Malá Strana oferece restaurantes sofisticados e elegantes, perfeitos para uma refeição mais requintada.

Para os amantes de cafés e bistrôs, o bairro de Vinohrady é ideal. Além de contar com restaurantes que oferecem pratos sazonais e autênticos da cozinha tcheca.

Outro pólo gastronômico de Praga que você não pode deixar de visitar é o Mercado Havel’s, localizado em Letná, oferece uma variedade de produtos frescos, queijos, carnes defumadas e pães artesanais.

Confira alguns pratos típicos de Praga e não deixe de provar alguns desses na sua visita:

  • Goulash: Um ensopado de carne cozida lentamente, temperado com páprica e outros temperos. É frequentemente servido com pão ou batatas.
  • Koleno: Um joelho de porco assado lentamente, resultando em carne macia e suculenta, servida com repolho cozido e pão.
  • Chlebíčky: Esses são sanduíches abertos tradicionais, frequentemente decorados artisticamente com uma variedade de ingredientes, como presunto, ovos, vegetais e molhos.
  • Medovník: Uma sobremesa tentadora, o “Medovník” é um bolo de mel em camadas, recheado com creme e nozes.

Curiosidades sobre a cidade de Praga!

Entre suas ruas de paralelepípedos e construções majestosas, escondem-se histórias intrigantes e curiosidades fascinantes sobre Praga. Vamos explorar algumas das curiosidades que tornam Praga um destino verdadeiramente único e memorável.

A Ponte Carlos, por exemplo, é adornada por 30 estátuas de santos, mas uma das mais famosas é a estátua de São João Nepomuceno. Diz a lenda que tocar na placa embutida aos pés da estátua garante que você volte mais vezes a Praga.

Outro lugar curioso de Praga é a Casa Dançante, também conhecida como “Ginger and Fred“, essa estrutura arquitetônica moderna em Praga foi projetada para se assemelhar a um casal dançando. 

Uma lenda famosa de Praga é a lenda do Golem de Praga, ela gira em torno do rabino Judá Loew ben Bezalel, que supostamente criou uma figura de argila chamada Golem para proteger a comunidade judaica da perseguição, e por meio de uma palavra mágica, tornou-se uma força poderosa, porém difícil de controlar. 

Eventualmente, o rabino desativou o Golem para impedir seus excessos. A lenda ressoa através dos séculos, abordando questões éticas e os desafios de lidar com poderes fora do controle humano.

Ela continua a ser uma parte marcante da cultura de Praga, refletindo a interseção entre mito e realidade na rica tradição de contos da cidade.

Que idioma se fala em Praga?

Que-idioma-fala-em-Praga
Freepik

Em Praga, a língua oficial é o tcheco (ou checo), que é uma língua eslava ocidental. Embora o tcheco seja a língua predominante, você encontrará muitos locais que também falam inglês, especialmente em áreas turísticas e estabelecimentos voltados para visitantes. 

Muitos menus de restaurantes, placas e informações turísticas também são disponibilizados em inglês para acomodar os turistas internacionais.

Por que Praga é famosa?

Praga, a capital da República Tcheca, é famosa por uma infinidade de razões que remontam a séculos de história, arquitetura deslumbrante e cultura vibrante:

  • Arquitetura encantadora: Praga é muitas vezes chamada de “Cidade das Torres” e “Cidade de 100 Spires” devido à sua impressionante paisagem urbana, repleta de igrejas, castelos, pontes e edifícios históricos. A arquitetura varia de estilos góticos e barrocos a renascentistas e art nouveau, criando uma atmosfera única.
  • Castelo de Praga: é um dos maiores castelos do mundo e tem sido o centro do poder político e cultural do país por séculos. Sua complexidade arquitetônica e histórica abriga uma variedade de edifícios notáveis, incluindo a majestosa Catedral de São Vito.
  • Relógio astronômico: A Torre do Relógio Astronômico na Praça da Cidade Antiga é uma das atrações mais icônicas de Praga. Este relógio medieval é uma verdadeira maravilha mecânica, que exibe informações sobre o tempo, o sol, a lua e os signos do zodíaco.
  • Cena cultural rica: Praga tem uma cena cultural conhecida por suas óperas, teatros e festivais de música. Compositores como Mozart e Dvořák também deixaram sua marca na cidade.
  • Cerveja Tcheca: A República Tcheca é famosa por sua tradição cervejeira. Os tchecos têm uma relação única com a cerveja, sendo uma das maiores consumidoras per capita do mundo.

Quantos dias para conhecer Praga?

Para explorar as principais atrações e absorver a atmosfera encantadora de Praga, recomenda-se reservar pelo menos de 3 a 4 dias na cidade. 

Durante esse período, você poderá visitar as principais atrações, como a Ponte Carlos, o Castelo de Praga, a Praça da Cidade Antiga e a Catedral de São Vito. 

Mas, se você tiver de 5 a 7 dias, terá a oportunidade de mergulhar mais profundamente na rica história e cultura de Praga. Além das atrações mencionadas anteriormente, você pode incluir visitas a museus e galerias, como o Museu Nacional e o Museu do Comunismo. 

Também pode considerar fazer um dia de viagem para locais próximos, como a cidade termal de Karlovy Vary ou a cidade medieval de Český Krumlov. 

Seguro viagem para Europa em promoção no Seguros Promo!

Antes de embarcar em sua aventura por Praga, não se esqueça de garantir a sua tranquilidade com um seguro viagem adequado

O Seguros Promo oferece opções de seguro viagem para a Europa com coberturas abrangentes, incluindo assistência médica, cancelamento de viagem e muito mais. Não comprometa sua segurança e bem-estar enquanto explora essa cidade encantadora. 

Garanta seu seguro viagem com descontos exclusivos através do Seguros Promo!

Encontre a hospedagem ideal em Praga no El Quarto!

Encontrar a hospedagem perfeita é essencial para uma viagem confortável e agradável. 

Com o El Quarto, você pode comparar preços, ver avaliações de outros viajantes e escolher a acomodação que melhor se adequa ao seu perfil e orçamento. A plataforma proporciona uma experiência de reserva simples e segura.

Seja qual for o seu estilo de viagem e orçamento, você encontrará opções que atendam às suas necessidades. Não perca a oportunidade de garantir sua estadia perfeita em Praga através do El Quarto!

Praga à noite: atrações e entretenimento

Quando o sol se põe sobre as torres históricas e as ruas de paralelepípedos de Praga, a cidade se transforma em um cenário encantador para uma vida noturna vibrante. Se você está em busca de entretenimento após o anoitecer, aqui estão algumas das atrações e locais noturnos que você não pode perder:

  • Explorar as Pontes Iluminadas: Uma das experiências mais mágicas é passear pelas pontes da cidade à noite, especialmente a Ponte Carlos. A iluminação suave realça as características arquitetônicas únicas das pontes, proporcionando uma atmosfera romântica.
  • Cruzeiro pelo Rio Vltava: Um cruzeiro noturno pelo Rio Vltava oferece vistas espetaculares das pontes e edifícios iluminados. Muitas empresas oferecem jantares a bordo, permitindo que você desfrute da paisagem deslumbrante enquanto saboreia uma refeição.
  • Teatro Negro: Uma experiência única em Praga é assistir a um espetáculo de teatro negro. Nesse tipo de performance, os artistas vestidos de preto se movem no escuro, criando ilusões visuais mágicas que são acompanhadas por música e efeitos especiais.
  • Pub Crawls: Para os amantes da vida noturna, os “pub crawls” são uma ótima maneira de explorar os bares e clubes da cidade. Guias locais levam grupos de pessoas para os melhores locais de entretenimento, proporcionando uma noite de diversão e socialização.

Além disso, a vida noturna de Praga é enriquecida por seus bares, cafés e restaurantes que permanecem abertos até tarde. Você pode saborear coquetéis criativos, degustar cervejas locais e experimentar a culinária tcheca em um ambiente descontraído e aconchegante.

Agora que você sabe onde fica Praga, suas atrações imperdíveis, dicas de viagem e informações sobre a região, está preparado para vivenciar uma experiência única no coração da República Checa.

Planeje sua viagem com cuidado, aproveite cada momento e deixe-se envolver pela magia dessa cidade encantadora!


Continue sua leitura!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.