Onde ficar em Lisboa: melhores regiões e dicas

30 out 2020 • 11 minutos de leitura por Paulo

Escolher bem onde ficar em Lisboa pode influenciar muito o decorrer da sua viagem, misturando conforto, segurança e localização estratégica.

Como a capital portuguesa recebe milhares de turistas todos os anos, o viajante pode escolher entre uma grande variedade de hotéis, pousadas, hostels e até apartamentos de temporada.

Ou seja, existe hospedagem na cidade para todos os gostos!

Reunimos aqui as principais dicas para que você descubra os melhores bairros e os bons hotéis lisboetas. Vamos lá!

Onde ficar em Lisboa: conheça os 9 bairros mais indicados

Nos últimos anos, Lisboa tem se tornado uma cidade cada vez mais turística, sobretudo entre brasileiros, o que se reflete na oferta da rede hoteleira positivamente.

Considerada um destino barato no exterior, a capital portuguesa tem várias opções de hospedagem com bom custo-benefício, além de localização privilegiada, próxima a atrativos turísticos ou perto do transporte público.

Neste artigo, vamos explorar as regiões com os melhores hotéis em Lisboa: Baixa e Chiado, Cais do Sodré, Príncipe Real, Avenida Liberdade, Marquês de Pombal, Bairro Alto, Rossio, Alfama e Castelo e, por fim, Arroios.

Na hora de comprar sua passagem aérea acesse o Passagens Promo, sempre encontramos preços incríveis e eles possuem um atendimento diferenciado. Por isso indicamos.

Onde se hospedar bem em Lisboa?

Assim como no Brasil, as cidades portuguesas são divididas em bairros. Escolher bem o bairro em que você vai ficar pode fazer a diferença para o seu bolso.

Se você tem dúvidas sobre onde hospedar em Lisboa, saiba que a melhor opção para o turista é ficar próximo à região central, onde estão boa parte dos pontos turísticos. 

Dessa forma, o turista consegue economizar tanto tempo quanto dinheiro em deslocamentos.

Mapa de Lisboa com bairros

Para te ajudar a decidir onde ficar em Lisboa, confira o mapa da cidade separado por bairros, com os principais hotéis!

Ofertas imperdíveis para hospedagem em Lisboa

Lisboa é um destino conhecido por ser econômico, mas o que muita gente não sabe é que é possível economizar mais ainda na viagem à capital de Portugal! 

Depois de decidir onde ficar em Lisboa, basta visitar o nosso site, El Quarto, para encontrar as melhores ofertas e promoções, além de descontos exclusivos para que você possa escolher o seu quarto pelo menor preço!

O viajante consegue cuidar de todo o planejamento de hospedagem em nossa plataforma moderna: desde a pesquisa de preços até o acompanhamento da reserva!

Melhores lugares para se hospedar em Lisboa

Antes de decidir onde ficar em Lisboa, é melhor conhecer um pouco de cada região turística da cidade. Para te ajudar nessa tarefa, apresentamos os principais bairros no centro de Lisboa. Veja só!

Baixa e Chiado

Quem procura hotéis em Lisboa no centro histórico não encontra uma região melhor que os bairros Baixa e Chiado para se hospedar. Afinal de contas, os bairros ficam no coração lisboeta, na região mais central da cidade.

Na região, os visitantes encontram diversos pontos turísticos, bem como estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e cafés, como o popular A Brasileira.

Além disso, que se hospeda no bairro Chiado, Lisboa, pode caminhar para os demais bairros da região central, como Castelo, Alto, Príncipe Real e Cais do Sodré. 

Se você quer visitar uma região que fique mais distante, não se preocupe: é só contar com o excelente transporte público da cidade!

Entre as melhores opções de hotéis no bairro Chiado, em Lisboa, está o Palácio das Especiarias, que fica a poucos minutos de caminhada da Praça dos Camões, do rio Tejo e do belíssimo Castelo de São Jorge.

Se você quer ficar em acomodações luxuosas com vista para o rio, o Lisboa Carmo Hotel pode ser a melhor opção. 

O The 7 Hotel, por sua vez, fica bem no centro histórico, a menos de três minutos da Praça do Rossio e a poucos metros da estação de metrô Baixa/Chiado.

Com preços mais convidativos, o Lisboa Pessoa tem decoração inspirada no escritor Fernando Pessoa, com direito a café da manhã em um amplo terraço com vista para o Castelo de São Jorge.

O 9Hotel Mercy, por sua vez, é a primeira unidade da rede de hotéis-boutique francesa, com acomodações confortáveis e bem-decoradas, além de um bar no rooftop.

Quer saber onde ficar em Lisboa ao lado de uma estação do metrô e com uma vista panorâmica a partir do terraço? Então considere o Hotel do Chiado, que se destaca pelos quartos amplos e confortáveis.

No Lisboa Carmo, os hóspedes podem curtir uma das mais belas vistas da cidade, com quartos arejados e espaçosos, com café da manhã gratuito.

A rede internacional Brown’s tem três unidades na capital de Portugal, todos na região da Baixa. Os quartos contam com uma pequena cozinha bem-equipada e decoração vibrante.

Inspirado no maior nome do futebol português, Cristiano Ronaldo, o Pestana CR7 é cheio de estilo, com direito ao som de torcida em volume ambiente nos corredores, tapetes com pegadas de chuteiras e muito mais. Ideal para os fãs de futebol.

Com bom custo-benefício, o Vincci Baixa tem padrão 4 estrelas e decoração clean. Já no nível 5 estrelas, a melhor opção da região é a Pousada de Lisboa, instalado no edifício onde funcionava o Ministério do Interior na gestão de Marquês de Pombal.

Cais do Sodré

Quem gosta de caminhar pela cidade que visita vai gostar da região de Cais do Sodré: o bairro é bastante plano e tem acesso a pé fácil para os principais pontos turísticos lisboetas.

É uma boa região para buscar acomodações em Lisboa, Portugal, por estar bem-atendida pelo transporte público, incluindo balsas e metrô, além de estar em uma zona boêmia, com vários bares e muitas opções para a vida noturna.

A poucos metros do viaduto sobre a rua do Alecrim, uma das ruas com mais bares em Lisboa, o LX Boutique é cheio de charme, com quartos bem-decorados e vista para o rio Tejo.

Na região de Cais do Sodré também fica um dos hotéis mais modernos da cidade, o Corpo Santo Historical Hotel, inaugurado em 2016, que oferece café da manhã continental, sorvete e até drinks diários gratuitos aos hóspedes.

Príncipe Real

Considerado um dos bairros em Lisboa mais descolados, o Príncipe Real é menos agitado que o boêmio Bairro Alto, surgindo como uma boa opção de hospedagem para quem gosta de sossego na hora de dormir.

Apesar de não estar tão perto de estações do metrô, é bem tranquilo caminhar pelo bairro e explorar as opções turísticas da região, ou seja, é uma boa região onde ficar em Lisboa.

Uma das opções de hospedagem mais charmosas da cidade, a pousada Casa do Príncipe funciona em um antigo edifício do século XIX, em frente ao Jardim do Príncipe Real.

A pousada Casa de São Mamede também está instalada em um prédio restaurado: uma charmosa propriedade do século XVII, a menos de três minutos da estação de metrô Rato.

A opção mais luxuosa da região é o chiquérrimo Memmo Príncipe Real, construído na encosta de uma colina, com vista panorâmica a partir de todas as suítes.

Se você não abre mão de charme e aconchego, vale a pena considerar o Casa Oliver B&B, com vista para o Jardim Botânico de Lisboa.

Avenida Liberdade

Quem procura hospedagem econômica em bairros próximos ao centro de Lisboa deve ficar de olho nas opções ao longo da Avenida Liberdade, principal ponto hoteleiro da cidade.

Ao longo dos dois lados da avenida os viajantes encontram bons hotéis com estacionamento, bares e pontos de comércio.

Apesar de não estar exatamente no centro da cidade, a Avenida Liberdade fica a uma distância caminhável do bairro Rossio, onde é possível pegar o Elevador da Glória até o Bairro Alto ou Chiado.

Se você ainda não decidiu onde ficar em Lisboa e procura hospedagem luxuosa, o Hotel Avenida Palace é uma boa opção, com quartos espaçosos e bem-decorados, estacionamento gratuito e vista para o Castelo de São Jorge.

Também no padrão 5 estrelas, o Valverde Hotel inclui piscina e wi-fi gratuito por diárias a partir de 215 euros (preço estimado em outubro/2020).

Sempre quis se hospedar em um edifício histórico, com quartos temáticos? Então o seu lugar é o luxuoso Tivoli Avenida!

Com design contemporâneo, o Bessa Hotel foi inaugurado em 2014, apresentando acomodações bastante espaçosas, localizado logo no começo da avenida.

Com decoração tropical, inspirada em praia, o Marino Lisboa faz o hóspede esquecer que não está perto do mar

Na categoria quatro estrelas, os visitantes podem escolher entre o “clean” NH Collection Liberdade e o confortável Avani Av. Liberdade, com apartamentos com sacada. 

Se você prefere uma acomodação mais econômica, vale a pena conferir o Eurostars das Letras, instalado em um edifício novo e moderno, e o  Vintage House, que funciona em um prédio histórico.

Marquês de Pombal

Na hora de definir qual bairro ficar em Lisboa, muita gente escolher o Marquês de Pombal pelo fácil acesso ao centro histórico da cidade, além de ser um dos bairros mais bem-atendidos pelo transporte público lisboeta.

O grande diferencial da região são seus hotéis com excelente custo-benefício, como a rede HF.

Ao todo, são quatro unidades na região: HF Fénis Music, Fénix Garden, HF Fénix Lisboa e Fénix Urban, todos no entorno da Praça Marquês de Pombal, perto do metrô e com café da manhã.

Com toda a qualidade da rede internacional Turim, o Turim Av. Liberdade tem padrão quatro estrelas em um edifício moderno, localizado a dois minutos do metrô.

Recentemente reformado, o PortoBay Marquês é um dos mais recomendados para quem viaja em família, por conta de suas acomodações espaçosas e confortáveis.

A rede Sana tem duas unidades no bairro Marquês de Pombal, o Sana Lisboa, considerado mais luxuoso, e o Sana Capitol, com instalações mais simples.

Se você gosta de ficar em quartos bem-decorados, cheios de estilo, o H10 Duque de Loulé pode ser uma boa opção. 

Prefere se hospedar em hotéis novinhos, em prédios modernos recém-inaugurados? Então considere o Exe Liberdade e o Iberostar Lisboa.

Bairro Alto

Um dos mais tradicionais bairros da capital portuguesa, o Bairro Alto se caracteriza por ruas de paralelepípedo bem estreitas, cheias de charme, bem como pela ampla rede de comércio e as boas opções de bares e restaurantes.

Mesmo sem nenhuma estação do metrô, a região é considerada a zona boêmia da cidade, melhor lugar onde ficar em Lisboa se você gosta de agito, já que o bairro tem muitas opções para a vida noturna e parece nunca dormir.

Um dos bons hotéis no bairro Alto, em Lisboa, é o The Independente, que funciona em um prédio histórico restaurado, com detalhes no estilo rococó. O estabelecimento está no “meio do caminho” entre hotel e hostel, com bons preços.

Rossio

Na região que acabou completamente reconstruída após o fatídico terremoto que destruiu Lisboa em 1775, o Rossio é um daqueles bairros em que é possível fazer tudo a pé.

O bairro é o endereço de importantes pontos turísticos lisboetas, como a Praça dos Restauradores, a Praça do Comércio e a Praça Dom Pedro IV, também chamada de Praça do Rossio, onde fica o hotel My Story Rossio.

Também com boa localização, o Hotel Inn Rossio está a apenas um minuto da estação de metrô Rossio e conta com quartos bem espaçosos, ideais para quem está viajando em família.

Alfama e Castelo

Considerado um dos bairros mais charmosos da capital portuguesa, Alfama é quase um labirinto de ruelas, becos e ladeiras de pedra.

Com o cenário típico que se espera de uma cidade lusitana, com casinhas coloridas e sacadas cheias de roupa, por toda a região você encontra moradores locais ouvindo o bom e velho fado.

O bairro Castelo fica bem próximo, já nas redondezas do imponente Castelo de São Jorge, pertinho de outras atrações turísticas, além de ter uma vista privilegiada da cidade, uma vez que está em um dos pontos mais altos de Lisboa.

O grande destaque de uma das melhores regiões onde ficar em Lisboa é o Hotel Convento de Salvador, que funciona em um antigo convento adaptado e restaurado. 

Moderno e com instalações luxuosas, o hotel fica a poucos minutos do castelo e do Tejo, com vista privilegiada da cidade.

Arroios

A região de Arroios, em Lisboa é bastante extensa, ocupando um grande território que vai desde o bairro da Mouraria, no centro da cidade, até o bairro de Saldanha, na região norte.

Apesar de estar mais distante do centro, a região é muito agradável, surgindo como uma excelente alternativa de onde ficar em Lisboa para quem não quer se hospedar próximo do aeroporto. 

A freguesia também é atendida por estações de metrô, e os melhores hotéis estão nesses pontos, já que é preciso pensar em termos de deslocamento para curtir a cidade intensamente.

Arroios tem boas opções de hospedagem, como o 1908 Lisboa Hotel, que funciona em um prédio histórico restaurado, e o luxuoso The One Palácio da Anunciada, padrão cinco estrelas, que fica em um palácio antigo.

Dicas de onde ficar em Lisboa e turismo

Ainda está na dúvida sobre onde ficar em Lisboa? Reunimos mais dicas de hospedagem, com os melhores bairros, os hotéis mais baratos e até o que fazer enquanto estiver na cidade. Confira!

Qual é o melhor bairro para ficar em Lisboa?

A capital portuguesa é uma cidade grande, com diversos bairros e muitos pontos turísticos. Mas, afinal, qual é o melhor bairro onde ficar em Lisboa?

Quanto mais perto do centro, melhor, sobretudo se você for passar apenas alguns dias na cidade. Assim, será possível caminhar até as principais atrações turísticas e encontrar bons hotéis.

Os bairros Rossio, Baixa e Chiado são os mais centrais, ou seja, são boas opções para quem quer otimizar o roteiro turístico pela cidade.

Se você procura hospedagens um pouco mais econômicas, sem abrir mão de boa localização, vale a pena conferir o bairro Marquês de Pombal.

Mas, como muitas coisas na vida, o melhor local para se hospedar em Lisboa depende do perfil do viajante. 

Se você prefere ter experiências mais autênticas e conhecer o dia a dia de quem vive em Lisboa, pode ser melhor encarar as ladeiras charmosas dos bairros Alfama ou Príncipe Real.

Onde se hospedar bem e barato em Lisboa?

A capital portuguesa é famosa por ser um destino barato para viajar na Europa, com preços mais razoáveis não apenas para alimentação e passeios, mas também para a hospedagem.

Seguindo as nossas dicas de hospedagem barata em Lisboa, você pode economizar ainda mais, sem perder em conforto ou localização.

Quase sinônimo de hotel bom e barato em Lisboa, o Hotel Borges é um dos mais tradicionais e antigos da cidade, instalado em um prédio recentemente reformado, no bairro Chiado.

O bairro Marquês de Pombal tem algumas opções bastante econômicas, como o Castilho House, no formato bed & breakfast e com acomodações bem confortáveis.

Em uma das regiões mais agradáveis onde ficar em Lisboa, o Lisbon Style é a alternativa com melhor custo-benefício em Arroios.

Onde ficar perto do aeroporto de Lisboa?

Comprou a passagem de volta para um horário bem cedinho? Então é melhor optar por um dos hotéis em Lisboa perto do aeroporto.

Uma boa pedida na região é o Tryp Lisboa Aeroporto, que fica literalmente do outro lado da rua, de frente para o terminal de embarque. 

Mais básico e a um quarteirão de distância, o Stay @Ariport tem um custo-benefício bastante atrativo para quem não faz questão de luxo.

O viajante também encontra bons hotéis na região do Parque das Nações, a três estações de metrô do aeroporto.

O Ibis Parque das Nações oferece as instalações compactas e confortáveis com o padrão da rede internacional Ibis. No bairro, o turista ainda pode optar entre o Tryp Oriente e o Tivoli Oriente, com acomodações limpas e bem-decoradas.

Onde se hospedar em Lisboa com família?

Quem viaja com crianças ou bebês precisa ficar atento na hora de escolher a região para se hospedar. Afinal, não vai ser agradável fazer os pequenos dormirem no meio do agito da noite no Bairro Alto ou Príncipe Real.

Mas, então, onde ficar em Lisboa com a família?

A melhor alternativa é a região central, como os bairros Baixa, Chiado e Rossio. Assim, você estará perto de pontos de comércio, farmácias, restaurantes e vários pontos turísticos.

Existem vários hotéis na região que oferecem acomodações familiares, ou seja, com quartos espaçosos para dois adultos e duas crianças com idade até 12 anos.

Na avenida Liberdade, o Altis Suites e o Bessa Hotel Liberdade são boas pedidas. Em frente ao Parque Eduardo VII, um ótimo lugar para levar as crianças, o viajante pode optar entre o Clarion Suites e o HF Fénix Urban.

Quantos dias ficar em Lisboa?

Agora que você já sabe onde ficar em Lisboa, está na hora de fazer o restante do seu planejamento de viagem. Para isso, é importante definir quantos dias ficar na capital portuguesa.

Para conhecer tudo com calma, desfrutando de cada atração turística da cidade, é melhor reservar, no mínimo, cinco dias de viagem. 

Não tem todo esse tempo disponível? Em três ou quatro dias você consegue conhecer bastante coisa, desde que se concentre apenas nas atrações mais famosas da cidade, deixando o resto para conhecer em outra oportunidade.

O que fazer em Lisboa?

Às margens do icônico rio Tejo, a capital portuguesa fica na região central do país e concentra importantes pontos turísticos. 

O cartão-postal lisboeta é a Torre de Belém, com mais de 500 anos de história, seguida pelo belíssimo Castelo de São Jorge, no bairro Castelo, aberto ao público para visitação e cenário de espetáculos artísticos.

Um passeio imperdível é o Teleférico de Lisboa, que conecta as partes Baixa e Alta da cidade e oferece uma vista incrível de Lisboa.

No Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa é uma boa pedida para que viaja em família, com mais de 500 espécies de animais marinhos.

Gosta de balada? Então não deixe de curtir a intensa vida noturna dos bairros Alto e Chiado, com diversos bares, boates e pubs.

Sua estadia em Lisboa está no El Quarto!

Agora que você já sabe onde ficar em Lisboa e o que fazer na capital portuguesa, está na hora de encontrar o hotel ideal para o seu perfil e, é claro, para o seu bolso!

Você encontra as melhores opções da rede hoteleira de Lisboa e de todo o mundo em nosso site, El Quarto, onde é possível fazer desde a pesquisa de preços até o acompanhamento da reserva.Não perca tempo e garanta agora mesmo a sua hospedagem em Lisboa com descontos incríveis no El Quarto!

Dicas Elquarto

Sempre que for fazer uma viagem e precisar de passagem aérea, indicamos nosso parceiro que é o site passagenspromo.com.br. Vale a pena fazer uma cotação. Além de prestarem um super atendimento lá você provavelmente encontrará melhores tarifas.

Precisa de um seguro de viagem? Aproveite a promoção que está no site da segurospromo.com.br. Acesse e clique no link pegar promoção para garantir um super desconto de seguro de viagem.