Oslo: conheça a história da cidade medieval!

19 mar 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

A vibrante cidade de Oslo tem sua história intimamente ligada ao gelado Mar do Norte: fundada há mais de 1.000 anos pelo rei viking Harald III, a cidade pôde se abrir ao mundo desde a Idade Média graças às águas que a circundam.

Até hoje, a metrópole construída em um fiorde se baseia no mar para fortalecer a economia, e é justamente esse mar que atrai tantos viajantes todos os anos a um dos principais destinos da Escandinávia.

A cidade, afinal, é considerada um dos melhores destinos verdes da Europa, carrega o título informal de principal destino do continente para a prática de trekking e tem mais da metade de seu território perfeitamente preservado.

As atrações urbanas também não decepcionam: por lá você vai encontrar excelentes museus, parques de beleza ímpar e até fortalezas medievais que ajudam a contar a história da Europa.

Quer conhecer mais sobre esse destino fantástico? Então vem conferir as informações que reunimos sobre a maior e mais importante cidade da Noruega!

Oslo: descubra o que não pode ficar de fora do seu roteiro!

Oslo: descubra o que não pode ficar de fora do seu roteiro!
Fonte: Pxhere / CC0

Oslo, Noruega, não é apenas a mais antiga capital da Escandinávia, com vikings e castelos medievais em sua história. A cidade é também considerada um dos melhores lugares para viver no mundo graças à sua excelente qualidade de vida.

Esse cenário primoroso é apenas o pano de fundo de uma metrópole dinâmica e cosmopolita, que recebe imigrantes e viajantes do mundo inteiro: mais de 25% da população local é formada por pessoas que não nasceram na Noruega.

Nesse sentido, além de ser uma cidade extremamente segura e agradável, a capital norueguesa é também uma terra de diversidade, respeito e tolerância, onde vive um dos povos mais felizes do planeta.

Coisas interessantes para fazer por lá é o que não falta. Qualquer dia de passeio pode começar com uma visita ao Palácio do Rei e terminar com uma voltinha pelo fantástico Museu dos Barcos Vikings.

Até quem não gosta de história encontra o que fazer em uma metrópole cheia de atrações culturais, casas de show, galerias e até uma das Óperas mais bonitas do mundo.

Difícil mesmo é conhecer a cosmopolita Oslo, dona do maior IDH do mundo, e não se apaixonar!

Onde fica a cidade de Oslo?

Capital da Noruega, a cidade de Oslo foi construída no século XI na cabeceira de um fiorde (braço de mar em meio às montanhas), no litoral sul do país

O destino fica a apenas 60 km da fronteira com a Suécia, a leste, e a 240 km da costa norte da Dinamarca. 

Mapa de Oslo, Noruega

Com cerca de 700 mil habitantes, a capital norueguesa não impressiona em tamanho: São Paulo, a título de comparação, tem uma população de mais de 12 milhões.

Mas não deixe o tamanho compacto te desanimar: o que não falta por lá é coisa para ver e lugares incríveis para conhecer.

Confira onde fica a capital no mapa da Noruega com cidades! 

Como chegar a cidade de Oslo?

A maioria dos turistas que visita a cidade de Oslo chega por mar, a bordo de um dos muitos navios de cruzeiro que viajam até a mais antiga capital da Escandinávia, ou de avião.

A cidade tem dois aeroportos, Gardermoen e Torp, que recebem voos (com, pelo menos, uma conexão) de várias companhias aéreas, como KLM, Air France, Swiss, Lufthansa, Latam e Norwegian, saídos do Brasil e de outras cidades europeias.

Para sair do aeroporto, você pode contar com uma eficiente rede de trens, com destaque para a linha expressa Flytoget Airport Express, bem como shuttles, táxi, ônibus e carros de aplicativo.

Os navios que chegam à capital norueguesa, por sua vez, saem da maioria dos portos mais ao norte da Europa, incluindo Londres e Amsterdã, com desembarque nos cais situados perto da Prefeitura e da Fortaleza de Akershus.

Você encontra passagens aéreas para a Noruega até 35% mais baratas no buscador Vai de Promo

Não se esqueça de incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Oslo, Noruega?

É fundamental escolher com cautela a data da sua visita à capital da Noruega, uma vez que a cidade tem clima úmido e frio, assim como seus vizinhos nórdicos e escandinavos.

Mesmo nos verões mais quentes, a temperatura praticamente nunca ultrapassa a marca dos 20ºC. No inverno o clima é ainda mais severo, com média de -7ºC entre novembro e março, muita neve e poucas horas de luz solar.

Nesse sentido, a melhor ocasião para visitar a cidade é entre junho e agosto, quando o clima está mais agradável, os dias são mais longos e você poderá aproveitar mais as atrações locais.

Muita gente, porém, prefere encarar o frio do inverno norueguês para se divertir na neve, esquiar e até contemplar a espetacular aurora boreal, fenômeno que acontece mais frequentemente entre janeiro e março.

Só não se esqueça do antigo dito popular norueguês: “Não existe tempo ruim, existe roupa inadequada”, então capriche no agasalho!

Onde se hospedar em Oslo?

Como explicamos mais acima, a capital de Noruega não é uma cidade muito grande, e isso é vantajoso para o turista, que não deve ter muita dificuldade na hora de escolher onde ficar.

A melhor região para ficar é o centro da cidade, onde estão as atrações mais imperdíveis e a melhor infraestrutura de serviços e transporte, sobretudo nas proximidades do Teatro Nacional, da Estação Central e da catedral.

Caso você deseje economizar em hospedagem e não se importe de ficar mais afastado do centro, os bairros de Frogner e Grünerløkka também podem ser boas alternativas de estadia.

Seu hotel barato em Oslo está aqui no El Quarto!

Seu hotel barato em Oslo está aqui no El Quarto!
Fonte: Anker Apartment – Sentrum

Sua viagem para a Noruega não precisa pesar no bolso. Você pode encontrar hotéis confortáveis sem abrir mão de economia e boa localização no buscador El Quarto.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações com bom custo-benefício e condições facilitadas de pagamento nos principais destinos do mundo.

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e até pagar suas diárias em reais, sem aplicação de IOF, em poucos cliques. 

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a capital mais antiga da Escandinávia pode sair mais barato do que você imagina.

O que fazer em Oslo

Vai visitar um dos países mais desenvolvidos do mundo? Prepare-se para encontrar muita natureza e uma rica história que remonta aos tempos dos vikings!

Vem conferir os principais passeios em Oslo que você não pode perder!

Oslo Opera House 

Além de ser inteiramente dedicada às artes cênicas, a Oslo Opera House é considerada uma obra-prima da arquitetura e do design escandinavo por seu layout inovador.

O edifício foi inaugurado em 2008 e tem localização para lá de privilegiada, com vista panorâmica do fiorde, para abrigar os espetáculos do grupo Norwegian Opera and Ballet.

Se você não puder assistir a um espetáculo por lá, faça ao menos uma visita guiada para conhecer um dos edifícios modernos mais bonitos do país.

Palácio Real 

Você sabia que a Noruega é uma monarquia constitucional? Isso significa que o país tem um rei como chefe de estado, Harald V, cuja residência oficial é o Palácio Real da Noruega.

A suntuosa construção fica no final da rua Karl Johans Gate, pertinho do centro da cidade, e está aberta a visitação pública desde 2002: uma tentativa de amenizar os custos de manutenção e restauração do edifício.

O palácio não é tão monumental quanto outras casas reais da Europa, mas certamente vai encantar os visitantes interessados em entender como vive a realeza local.

Parque Vigeland 

Parque Vigeland
Fonte: Ignaz Wiradi / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O sol não é uma constância na vida do norueguês, e é por isso que a população local invade o Parque Vigeland sempre que o astro-rei brilha no céu.

Situado a 3 km do centro, o parque tem mais de 320 mil m² de área verde, além de centenas de esculturas assinadas pelo artista norueguês Gustav Vigeland em granito e bronze.

O parque inclui uma área recreativa para crianças e muitos espaços agradáveis, que ficam lotados especialmente no verão.

Fortaleza de Akershus 

Desde a Idade Média, no século XIII, a Fortaleza de Akershus desempenhou papel fundamental na proteção da capital norueguesa.

O forte foi construído em frente ao mar após um violento ataque do conde Alv Erlingsson de Sarpsborg à cidade, como resposta militar do rei Haakon V.

De lá para cá, a estrutura suportou intensos ataques, especialmente relacionados ao longo conflito com a vizinha Suécia, e já passou por reformas, revitalizações e restaurações.

A fortaleza chegou até a ser utilizada para abrigar prisioneiros durante a Segunda Guerra Mundial e está na ativa até hoje, como palco de cerimônias e eventos oficiais militares.

Em outras palavras, estamos falando de uma das atrações mais imperdíveis de qualquer viagem pela Noruega, e não visitar a Fortaleza de Akershus pode ser um grande desperdício.

Karl Johans Gate 

A medieval Karl Johans Gate é simplesmente a rua mais importante e mais charmosa de toda a cidade. Por isso, não pode ficar de fora do seu roteiro.

A via é recheada de edifícios centenários e foi batizada em homenagem ao rei Karl III Johans, que governou o país (e a vizinha Suécia) no século XIX.

A rua é também o endereço de muitas construções bonitas e historicamente importantes, como a Estação Central e muitos mercados.

Museu dos Barcos Vikings 

É difícil pensar na Noruega (ou em qualquer país nórdico e escandinavo, na realidade) sem pensar nos sanguinários, eficientes e loiríssimos guerreiros vikings que ocuparam a região por séculos.

Desse modo, você não pode voltar para casa antes de conhecer o fantástico Museu dos Barcos Vikings, um dos principais pontos turísticos da capital norueguesa.

No local, os visitantes encontram três embarcações vikings com mais de mil anos de história que foram encontradas e recuperadas nos arredores do fiorde da cidade.

O museu não é muito grande e você pode conhecer tudo em pouco mais de 1 hora. Depois da visita, que tal ir até a lojinha para comprar alguns souvenires com a temática viking?

Galeria Nacional da Noruega 

Galeria Nacional da Noruega
Fonte: Bjorn Erik Pedersen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Maior centro de exposições de artes visuais e plásticas do país, a Galeria Nacional da Noruega chegou a ser instalada no Palácio Real, mas acabou ganhando seu próprio endereço em 1882, pertinho da residência real.

O espaço guarda obras famosas, como o quadro O Grito, do norueguês Edvard Munch, bem como peças de El Greco, Picasso e outros grandes nomes da arte.

Nobel Peace Center 

Todos os anos, a capital da Noruega se transforma também na capital mundial da paz: é ali que acontece a cerimônia de premiação do Nobel da Paz.

O evento acontece no belíssimo Nobel Peace Center, que também realiza reuniões de chefes de estado, eventos diplomáticos e intensa programação voltada a assuntos como segurança e manutenção da paz.

Uma oportunidade de passeio diferente e interessante que pode enriquecer ainda mais o seu roteiro pela cidade!

O que significa a palavra Oslo?

A capital norueguesa tem uma história milenar, que começa com os vikings muito antes de sua fundação oficial, no século XI.

O nome da cidade teve origem, aliás, em famosos mitos vikings: Oslo significa “Colina dos Deuses”, embora uma nova linha de pesquisa indique que o nome também pode significar “o prado ao pé do morro”, em menção ao fiorde no qual a cidade foi construída.

Quanto custa morar em Oslo?

Quanto custa morar em Oslo?
Fonte: Pxhere / CC0

Uma das cidades mais desenvolvidas do mundo, com o maior IDH do planeta, a capital norueguesa é considerada, por muitos, o melhor lugar para viver.

Muitas pessoas, no entanto, se espantam ao saber que toda essa qualidade de vida tem um preço bastante salgado, especialmente depois de saber qual é o custo de vida na Noruega, que tem uma das maiores cargas de impostos do mundo.

Em geral, uma pessoa gasta, no mínimo, cerca de 10.700 NOK (equivalente a pouco mais de R$ 5.500, em cotação feita em 18 de janeiro de 2022) por mês, sem contar os gastos com moradia.

Em contrapartida, esse investimento significa acesso a saúde, educação e serviços públicos de imensa qualidade.

Quantos dias devo ficar em Oslo?

Como a capital da Noruega não é uma metrópole muito grande e os atrativos turísticos ficam concentrados na mesma região, com um pouco de organização você pode conhecer os principais pontos de interesse em um tempo reduzido.

Em média, recomenda-se cerca de três dias (ou até dois, se você pretende explorar outras cidades norueguesas ou europeias) para explorar tudo com calma.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hotéis em qualquer lugar da Noruega pelo menor preço!

Agora que você já sabe o que espera por você na capital norueguesa, só falta encontrar o hotel perfeito para a sua viagem no El Quarto para curtir uma viagem inesquecível.

Nossa plataforma reúne as melhores acomodações em Oslo e qualquer outro destino por preços imbatíveis, que cabem no seu bolso.

Para potencializar a sua economia, você pode até pagar suas diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF.

Faça agora mesmo uma simulação, comece a planejar a sua viagem e não se esqueça de assinar a newsletter do El Quarto para receber ofertas exclusivas de hospedagem nos melhores destinos!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.