Palmas, Tocantins: saiba onde fica, como chegar e o que fazer!

04 abr 2022 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Palmas, Tocantins, é, ainda, uma desconhecida para boa parte dos brasileiros, e isso é um grande desperdício!

A cidade é um dos lugares mais bem planejados do país, oferecendo as benesses de uma grande cidade sem perder o ar de cidade do interior, além de abrigar vários atrativos turísticos incríveis, inclusive praia!

Por essas e outras, não faltam motivos para incluir a capital do Tocantins em seus planos de viagem, e neste artigo vamos te contar por quê. Veja só!

Palmas, Tocantins: melhores passeios na capital do estado!

Palmas, Tocantins, cidade planejada nos mínimos detalhes e capital mais jovem do país, é um destino turístico formidável.

Casa de pouco mais de 300 mil habitantes, a cidade de ruas largas e muitas rotatórias é a principal porta de entrada para quem deseja conhecer o inesquecível Parque Estadual do Jalapão, uma das principais reservas ecológicas do Brasil.

No entanto, você não precisa ir longe para se encantar pela capital do Tocantins. Afinal, onde mais você curtiria praias em pleno coração do Brasil, a mais de 1.100 km de distância do litoral, como a Praia da Graciosa e a Ilha do Canela?

Você também poderá conhecer a maior praça da América Latina, a Praça dos Girassóis, deslumbrar-se com a natureza no Parque Estadual do Lajeado e conhecer o Memorial Coluna Prestes, assinado por Oscar Niemeyer.

Achou pouco? Pois saiba que você também poderá mergulhar na história brasileira no Monumento aos Dezoito do Forte e no Museu Histórico do Tocantins, ir às compras na Feira da 304 Sul e passar horas a fio no Parque Cesamar.

Se você gosta de cachoeira, vale a pena estender seu roteiro até a cidade vizinha de Taquaruçu, que abriga nada menos que 82 quedas d’água!

Como você deve ter percebido, não faltam atrações para encher seu roteiro de viagem, então planeje-se para não deixar nada para trás!

Onde fica a cidade de Palmas?

Onde fica a cidade de Palmas?
Fonte: Pixabay

Palmas é a capital do Tocantins, o estado mais novo do Brasil, que fica localizado na região Norte após ter sido desmembrado do estado de Goiás, na região Centro-Oeste.

A cidade fica bem no meio do território tocantinense, às margens do rio Tocantins, no chamado centro geográfico do Brasil.

Na Praça dos Girassóis, construída exatamente sobre as coordenadas de latitude 10°10’59″S, longitude 48°20’1″W, existe até o Monumento à Geodesia para celebrar esse dado!

Palmas, Tocantins: mapa

Está pensando em conhecer a capital mais jovem do país? É melhor se preparar, pois a cidade foi concebida para abrigar mais de 1,5 milhão de pessoas e ocupa a nona posição entre as maiores capitais brasileiras por área.

Confira onde fica Palmas, Tocantins, no mapa do Brasil!

Como chegar em Palmas?

Se você está se perguntando como chegar em Palmas, a resposta pode ser mais simples do que você imagina. 

Quem viaja por via terrestre pode chegar pelas rodovias BR-010, TO-030, TO-050 ou TO-080, mas como a cidade fica a 875 km da capital mais próxima (Goiânia, GO), a maioria dos viajantes opta pela via aérea.

A cidade recebe voos diários de várias companhias aéreas a partir das principais cidades do Brasil.

Antes de adquirir sua passagem para Palmas, Tocantins, não deixe de visitar o site do Passagens Promo para encontrar as melhores ofertas e voar com o máximo de economia.

Você pode até cadastrar o seu e-mail e ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual é a melhor época para visitar Palmas, TO?

Qual é a melhor época para visitar Palmas, TO?
Fonte: Pxhere / CC0

Palmas, Tocantins, é considerada uma das capitais mais quentes do Brasil, com termômetros frequentemente acima dos 40ºC. 

Por isso, escolher com cuidado a data da sua viagem pode significar uma experiência ainda mais positiva na cidade.

Entre os meses mais quentes, de novembro a abril, o calor é intenso e chove bastante na capital tocantinense, o que pode tornar simples passeios ao ar livre bastante desconfortáveis.

Nesse sentido, os meses de julho a setembro surgem como os mais propícios para conhecer Palmas, pois as temperaturas ficam mais amenas, em torno dos 30ºC, e praticamente não chove.

Como é a cidade de Palmas, Tocantins?

Quando Palmas, Tocantins, foi construída, durante a década de 1980, a intenção das autoridades era oferecer aos cidadãos uma cidade completamente planejada, capaz de atender a todas as necessidades de um próspero centro urbano.

No entanto, os 1,5 milhão de habitantes projetados para a capital tocantinense nunca foram realidade: a cidade tem apenas 300 mil moradores, o que significa que muitos espaços urbanos simplesmente não foram ocupados.

No fim das contas, isso garante a Palmas uma atmosfera quase interiorana, com grandes espaços entre diferentes bairros, avenidas e construções, onde o custo de vida é baixo em comparação a outras capitais.

A título de comparação, o aluguel de um apartamento de três quartos na área nobre da cidade pode custar cerca de R$ 1.750 por mês!

Suas ruas e avenidas são largas, com várias pistas, o que significa que as chances de encontrar engarrafamentos são quase nulas. Isto é, compensa alugar um carro para explorar a cidade.

A cidade segue um traçado urbano bastante parecido com o de Brasília, com endereços que podem soar estranhos para moradores de outros estados, divididos por setores e quadras numeradas.

Por isso, não deixe de utilizar um GPS para não se perder durante seus passeios. Na dúvida, saiba que o principal ponto de referência local é a Praça dos Girassóis, bem no centro da cidade! 

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Onde ficar em Palmas, TO?

A cidade de Palmas, Tocantins, é dividida em quatro setores que, por sua vez, são divididos em áreas (Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste), além de duas regiões fora do Plano Diretor (o projeto inicial da cidade): Sul e Centro.

Cada uma dessas regiões têm características distintas e todas podem ser boas opções de hospedagem, a depender da preferência do viajante.

O centro concentra a maior quantidade de hotéis, incluindo opções para todos os bolsos e gostos, especialmente nos arredores da Praça dos Girassóis. 

Além disso, quem fica no centro está a uma caminhada de distância de comércio diversificado, bares e restaurantes.

A Área Nordeste é mais residencial e tranquila, com poucos pontos de interesse além do Museu Histórico do Tocantins.

A Área Noroeste, na margem oposta do rio Tocantins, abriga o campus da universidade do estado, shoppings, opções para a vida noturna, restaurantes e o Parque Sussuapara, um dos maiores complexos ecológicos da cidade.

Se você quer ficar perto das praias de água doce, como a Praia da Graciosa, é melhor ficar na Área Sudoeste, enquanto a Área Sudeste é indicada para quem procura contato com a natureza, por abrigar os parques Cesamar e Bosque dos Pioneiros.

Acomodações na cidade de Palmas, Tocantins, em promoção!

Acomodações na cidade de Palmas, Tocantins, em promoção!
Fonte: Select Hotel

Já pensou em comparar hotéis, reservar acomodações e até pagar suas diárias de maneira segura e rápida sem sair de casa? É só fazer sua cotação de hospedagem no ElQuarto!

Nossa plataforma reúne milhares de hotéis, pousadas e resorts nos principais destinos do Brasil e do mundo para levar ao viajante preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito!

Você pode até utilizar filtros para turbinar a sua pesquisa e encontrar o hotel ideal para o seu gosto e bolso!

Faça agora mesmo uma simulação gratuita para descobrir que visitar a capital mais nova do país pode sair muito mais barato do que você pensa!

O que fazer em Palmas

Muitas pessoas visitam a capital tocantinense apenas em seus roteiros rumo ao Jalapão, o que é uma pena: vale reservar ao menos três dias para conhecer tudo que a cidade tem a oferecer!

Confira o que fazer em Palmas, Tocantins!

Praça dos Girassóis 

Maior praça da América Latina e segunda maior do mundo, a Praça dos Girassóis é considerada o coração de Palmas e ponto exato do centro geográfico do Brasil.

Seus arredores abrigam os principais prédios públicos da cidade, incluindo as sedes dos Três Poderes a nível estadual, além de monumentos interessantes, como o Centro Geodésico do Brasil e o Monumento Dezoito do Forte.

A praça dispõe de uma ciclovia, pista de caminhada, fonte luminosa, vários bancos e até exemplares do Pau-Brasil, árvore-símbolo do país.

Monumento aos Dezoito do Forte

Fica na Praça dos Girassóis uma das atrações mais interessantes de Palmas, Tocantins, o Monumento aos Dezoito do Forte, que homenageia os revolucionários do movimento de 1922.

Naquela época, um grupo de combatentes insatisfeitos com o regime oligárquico brasileiro se rebelou contra mais de 3.000 homens das Forças Armadas.

O monumento é formado por 19 estátuas de bronze em tamanho real para homenagear os militares e civis que participaram do movimento.

Memorial Luís Carlos Prestes

Memorial Luís Carlos Prestes
Fonte: Eugenio Hansen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Memorial Luís Carlos Prestes, ou simplesmente Memorial Coluna Prestes, foi projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer para celebrar o líder comunista que marcou a história do Brasil.

No Memorial, você terá a oportunidade de assistir gratuitamente a um documentário sobre Prestes, visitar uma galeria com fotos históricas e até um pequeno museu com documentos e objetos doados pelos descendentes do marido de Olga Benário.

Praia da Graciosa 

Embora não tenha mar, Palmas, Tocantins, tem praia! E a mais famosa delas, a Praia da Graciosa, é um dos lugares mais imperdíveis de toda a cidade.

A praia banhada pelas águas calmas do rio Tocantins tem fácil acesso a partir do centro da cidade e pode render um dia inteiro de passeio.

Além de se refrescar e afastar o calor palmense, você poderá andar de bicicleta na ciclovia, conhecer bares e restaurantes do calçadão ou simplesmente curtir o pôr do sol mais bonito da cidade.

Ilha do Canela 

Depois de visitar a Praia da Graciosa, que tal pegar um barco por ali mesmo para visitar a Ilha do Canela?

A ilha abriga uma bela praia e dispõe de um amplo espaço gramado, onde o visitante pode desfrutar de boa infraestrutura, incluindo banheiros, bar molhado e restaurante.

A praia da ilha conta com imensas redes que protegem os banhistas de eventuais ataques de piranhas, o que significa que você pode tomar seu banho de rio sem se preocupar.

Palácio Araguaia

Palácio Araguaia
Fonte: Roberto De Vasconcelos / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Nenhum roteiro por Palmas está completo sem uma visita ao Palácio Araguaia, o belíssimo edifício-sede do governo de Tocantins.

A arquitetura diferenciada do edifício chama a atenção por si só, mas não deixe de fazer uma visita gratuita ao interior da construção, onde você pode adquirir um guia turístico com as principais atrações de Palmas.

Parque Cesamar

Se você gosta de passar tempo de qualidade em meio à natureza, não deixe de visitar o Parque Cesamar durante a sua viagem.

A reserva ocupa quase 100 mil m² de mata preservada, onde os visitantes encontram lago com pedalinho, parquinhos infantis, áreas gramadas e um impressionante orquidário.

Os amantes de esportes podem, ainda, utilizar uma pista de corrida com quase 3.000 metros de extensão, se divertir nas pistas de skate, utilizar aparelhos de academia ao ar livre e muito mais.

O Parque Cesamar abre diariamente, das 5h às 23h, tem entrada gratuita e não pode ficar de fora do seu roteiro!

Feira da 304 Sul

Quem gosta de boas compras não vai se arrepender de visitar a Feira da 304 Sul, a mais famosa de Palmas, que acontece às sextas-feiras, das 12h às 24h.

Ali, você poderá adquirir itens de artesanato a preço justo e experimentar as delícias tocantinenses em barraquinhas especializadas em iguarias e bebidas regionais.

Em outras palavras, o lugar perfeito para conhecer os sabores e os aromas da capital mais jovem do Brasil.

Taquaruçu 

Se você gosta de cachoeiras, vale a pena estender sua viagem até a pequena Taquaruçu, a menos de 30 km de Palmas.

A cidade é conhecida por abrigar 82 cachoeiras de água cristalina e refrescante, muitas delas listadas entre as mais bonitas do país, como as cachoeiras do Roncador, Escorrega-Macaco e do Evilson.

Qual é a idade de Palmas, Tocantins?

Palmas, Tocantins, é a mais jovem capital brasileira, tendo sido fundada apenas em 1988, quando o estado de Goiás foi desmembrado para a criação do Tocantins.

Assim sendo, a jovial Palmas tem apenas 33 anos, que se tornarão 34 anos em 20 de maio de 2022!

Oferta de hospedagem em Palmas, Tocantins, no ElQuarto!

Agora que você já sabe o que fazer em Palmas, Tocantins, o que está esperando para reservar seu hotel com economia?

Visite agora mesmo nosso site especializado, ElQuarto, para comparar ofertas, reservar acomodações e pagar suas diárias com total segurança e comodidade.

Nossa plataforma reúne os melhores hotéis, pousadas e resorts dos principais destinos turísticos para levar até você as melhores ofertas!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a capital do Tocantins pode sair mais em conta do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.