Passos, Minas Gerais: se apaixone pela cidade mineira!

17 abr 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Passos, Minas Gerais, é uma daquelas cidadezinhas do sul e sudoeste do estado que todo mundo precisa conhecer: ambiente acolhedor, belezas naturais e muitas opções de passeios turísticos!

O município é rico em recursos hídricos e grande parte dos passeios turísticos inclui a visitação a cachoeiras incríveis e ao Lago de Furnas. 

Possui também modestas e confortáveis pousadas, com preços bem mais em conta do que sua vizinha, Capitólio.

Já os aventureiros vão adorar as trilhas pelo Parque Nacional da Serra da Canastra. 

Você aprecia a culinária mineira? A cidade também conta com bons restaurantes para matar sua vontade de frango com quiabo, feijão tropeiro e pão de queijo com café fresquinho!

Neste texto, vamos falar sobre a pacata cidade de Passos, Minas Gerais, e dar várias dicas para aproveitar esse ainda desconhecido destino turístico. Acompanhe e boa leitura!

Passos, Minas Gerais: a cidade perfeita para uma viagem inesquecível!

Passos, Minas Gerais: a cidade perfeita para uma viagem inesquecível!
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A cidade de Passos, MG, possui mais de 100 mil habitantes, mas ainda assim é tranquila e conhecida pela gentileza de seus moradores.

Sua economia se baseia principalmente nos setores agrícola e de pecuária, mas também possui atividades na indústria moveleira, de logística e no setor de serviços.

Vale a pena visitar o Santuário da Penha, do século XIX, a Avenida da Moda, com suas lojas de roupas e restaurantes e várias cachoeiras na região. 

Continue a leitura para descobrir mais sobre Passos, Minas Gerais.

Onde fica Passos em Minas Gerais?

A cidade de Passos está no sul de Minas Gerais, no interior do estado, e fica próxima a Capitólio (72 km) e a cerca de 356 km da capital, Belo Horizonte.

Situado na Região Geográfica Intermediária de Varginha, é o 2º município mais populoso da sua região. A cidade fica quase na divisa com o estado de São Paulo. 

Ribeirão Preto, por exemplo, está a cerca de 160 km de Passos!

Mapa da cidade de Passos, Minas Gerais

Com auxílio do mapa de Passos, Minas Gerais, você consegue montar a rota mais prática entre os principais pontos turísticos, calcular o tempo de viagem e encontrar estabelecimentos importantes.

Por isso, confira a posição do seu hotel, restaurantes e hospital ao fazer turismo em Passos ou em qualquer outro destino! Veja o mapa abaixo:

Como chegar em Passos, MG?

O bom é que a cidade de Passos, MG, é bem acessível. As principais vias de acesso ao município são as vias MG-050 e BR-146. Por isso, se sua localização é próxima ao sul de Minas, dá para chegar até Passos de carro.

Os aeroportos mais próximos estão em Ribeirão Preto e Uberlândia. O turista pode pegar um ônibus em direção a cidade ou alugar um carro, o que facilita bastante a locomoção entre os pontos turísticos e as atrações naturais.

Quando ir a Passos?

O mês mais quente do ano na cidade de Passos é fevereiro. Então, se você procura por cachoeiras, já sabe que essa é a melhor época para viajar, mas o tempo é morno de setembro a dezembro.

O tempo mais ameno dura de 2 a 4 meses. Inicia-se em maio e vai até o fim de julho e início de agosto. Mesmo com as temperaturas mais frias, o município ainda é um excelente destino turístico.

Onde se hospedar na cidade de Passos, Minas Gerais?

O centro de Passos tem opções de hospedagens coletivas em hostels, mas também bons hotéis, como é o caso do Presidente Hotel.

Há lanchonetes, bancos e restaurantes bem próximos, mas se quiser uma opção mais estilo pousada, recomenda-se o Quintal da Lua: atendimento de primeira qualidade, piscina e café da manhã variado!

As pousadas do Mineiro e Bela Vista não são tão tradicionais, mas têm quartos adequados para todo tipo de turista: mochileiros, famílias com crianças.

Seu hotel barato em Passos, MG, está aqui no El Quarto!

Seu hotel barato em Passos, MG, está aqui no El Quarto!
Pxhere / CC0

Para encontrar as promoções de hospedagem na cidade de Passos, você precisa visitar o El Quarto.

A plataforma dá acesso a preços exclusivos e conta com as melhores condições de pagamento. A busca é feita em milhares de sites simultaneamente, e o resultado mostra todos os hotéis e pousadas disponíveis no lugar que pretende visitar.

O que tem para fazer em Passos, MG?

O município histórico de Passos tem igrejas antigas, para os turistas ligados na parte histórica, excelentes restaurantes que servem o melhor da comida mineira e muito contato com a natureza. Confira nossas dicas a seguir!

Santuário da Penha

Construída como forma de cumprir uma promessa feita pela família de Antonio de Faria Loulou, o santuário foi concluído em 1867 e fica na Rua da Praia, no bairro Penha, Passos, Minas Gerais.

É possível enxergar a igreja e sua enorme abóbada prateada de vários pontos da cidade: seu interior é amplo e bem iluminado. 

Os azulejos pintados contam histórias bíblicas e a imagem da Senhora da Penha é uma das obras de arte mais impressionantes do Santuário.

É um ambiente de paz e conexão com o sagrado, recomenda-se fazer a visita ao santuário em dias de celebrações ou missa.

Avenida da Moda

Considerada a rua mais “chique” de Passos, engana-se quem acha que por lá só tem estabelecimentos de vestuário e acessórios. 

O local já foi predominantemente ocupado por confecções, pequenas fábricas e lojas de roupas, mas atualmente o cenário é outro.

Além das belas casas, o local agora conta com outros estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, choperias e churrascarias: a avenida virou um ponto comercial!

Na avenida da moda o viajante também encontra uma rede de esfiharias, excelente para comer bem, pagando pouco.

Estação Cultura

A Estação Cultura funcionou como estação ferroviária desde 1921, em sua inauguração, até ser transformada em um ponto de encontro e espaço cultural.

O local abriga o acervo de objetos que contam a história da cidade de Passos: projetor francês de cinema, jornais e revistas, discos e até maquinário de construção.

Por lá acontecem diversas atrações culturais como apresentações musicais, teatrais, encontros de grupos percussivos e até blocos de carnaval. 

A Estação Cultura fica na Rua da Mogiana, Coimbra, Passos, Minas Gerais, e está bem próxima ao Santuário Nossa Senhora da Penha. 

Além disso, também é sede para o Museu Municipal, e para o Centro de Memória, que cuida de todos os registros escritos do município, como o arquivo do judiciário e do cartório eleitoral.

Piquenique da Estação

Organizado pelo grupo Ocupe Estação Cultura, o evento já chegou a reunir 5 mil pessoas em sua 23ª edição. 

Oferecido por voluntários, a ideia é que os participantes levem cada um a sua cesta de piquenique, com bebida e comida, para acompanhar as atrações artísticas.

O encontro une gerações. Jovens, crianças e idosos dividem o gramado da Estação Cultura, transformada em Patrimônio Histórico do município.

As apresentações ficam por conta de DJ’s, bandas, corais, grupos de dança e teatro. E não para por aí, o Piquenique da Estação também oferece exposições de artesanato que celebram a tradição mineira, dentre outros temas importantes.

É um verdadeiro ganho cultural para a cidade de Passos. 

Além das próprias atividades culturais enriquecedoras do Piquenique da Estação, o evento é importante para levantar a discussão sobre a conservação dos espaços públicos e sua ocupação pelos cidadãos.

Igreja Senhor Bom Jesus dos Passos

Igreja Senhor Bom Jesus dos Passos
Pxhere / CC0

Construída em 1840, ocupa uma posição central no lugar onde fica Passos. É a igreja matriz, possui duas torres frontais e cada uma exibe um belo relógio mecânico.

O telhado é vermelho de “duas águas”, e a fachada exibe decorações com anjos e o cristo centralizado com a cruz. 

As janelas e as portas são arqueadas, simulando um estilo gótico, mas suas cores claras colaboram muito para que tenha um aspecto mais “alegre”.

Cachoeiras em Passos, MG

O que não falta é cachoeiras em Passos, MG e nas cidades vizinhas. Em uma trilha saindo de Passos, passando por São João Batista do Glória, São José do Barreiro e retornando para Passos, você verá as cachoeiras do Tamanduá, da Maria Augusta e do Quilombo.

A Travessia da Serra da Canastra também é incrível, mas longa e recomendada para quem já tem alguma experiência com automóveis de trilha, motocicleta ou 4×4.

São mais de 390 km, comumente percorridos de carro, e várias quedas d’água como a Cachoeira do João Inácio, Rolinho e Rasga Canga e uma nascente do Rio São Francisco.

Também vale a pena lembrar da Trilha do Sol, com vários pontos de queda d’água e uma vista que já virou cartão postal, com destaque para a Cachoeira do Grito.

O trajeto tem apenas 3 km, mesmo sem guia dá para percorrer rapidamente. Para outras trilhas, mais afastadas ou mais difíceis, prefira ir com companhia e, se possível, com a ajuda de guias profissionais.

Outras cachoeiras deliciosas para você se divertir: Cachoeira do Sabiá, Poço Dourado (Também na Trilha do Sol), Cachoeira do Lobo e Cachoeira do Filó.

É bom morar em Passos, MG?

Sim, é bom morar em Passos por diversos motivos. O primeiro deles é que mesmo sendo uma cidade relativamente pequena, tem excelente infraestrutura: escolas, ruas e avenidas asfaltadas, hospitais e postos de saúde.

Outro ponto positivo de morar na cidade de Passos é a tranquilidade, já que foi considerada a 7ª cidade mais pacífica do estado. E ainda nem falamos dos benefícios de se viver em uma cidade arborizada e cheia de belezas naturais nas proximidades.

Além disso, o índice de alfabetização do lugar é de 96%, e o custo de vida é bem inferior ao da capital, Belo Horizonte, por exemplo.

Como é a cidade de Passos, Minas Gerais?

A cidade de Passos já tem mais de 160 anos e está crescendo bastante. Dona de uma economia forte e em constante desenvolvimento, tem o movimento de uma cidade interiorana de gente trabalhadora.

À noite, existem boas opções de restaurantes e bares, mas não espere que os estabelecimentos fiquem abertos até de madrugada.

Passos também é referência em infraestrutura, sobretudo no quesito saúde pública. Além disso, é uma cidade limpa e segura.

Quais são as cidades vizinhas de Passos?

Quais são as cidades vizinhas de Passos?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O lugar onde fica Passos é próximo a outras cidades. O município faz divisa com Jacuí, Alpinópolis, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Bom Jesus da Penha, Fortaleza de Minas, Cássia e Itaú de Minas.

Alguns municípios são mais conhecidos e próximos de Passos, como Capitólio, (74 km) e São Sebastião do Paraíso (50,7 km).

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hotéis baratos em Passos, Minas Gerais!

Encontrar um bom hotel não precisa ser uma tarefa difícil mesmo quando o orçamento da viagem é restrito. Conte com o El Quarto para achar as melhores promoções de acomodações!

O El Quarto também destaca as opções com café da manhã incluso na diária, o que facilita muito a vida do turista e ajuda a economizar.

Além disso, também é possível identificar quais são os hotéis com cancelamento gratuito de reserva, para você não correr risco de perder dinheiro. Afinal, imprevistos acontecem.

Pesquisar com o El Quarto é fácil! 

Você só precisa colocar os dados da sua viagem para o site encontrar o hotel ideal: nome do destino turístico, datas de check-in e check-out, o número de hóspedes e os tipos de quartos.

Agora que já conhece tudo sobre a cidade de Passos, já pode começar a preparar sua próxima viagem para a charmosa cidade mineira, certo? Não perca tempo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.