Pelotas, RS: veja o mapa turístico e aprenda o que fazer e onde ficar!

28 maio 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Pelotas, RS, é o destino perfeito para quem quer fazer uma viagem pela terra das charqueadas e dos palácios.

A cidade já esteve entre as mais ricas do Brasil e fica bem pertinho de Rio Grande, primeira vila fundada pelos portugueses no Sul do país.

E não pense que você só encontrará roteiros históricos por lá! A cidade é também o endereço das belas praias do Laranjal, banhadas pela Lagoa dos Patos, e fica em uma região em que a natureza foi bastante generosa.

Vem conhecer um pouco mais sobre esse destino gaúcho fantástico para começar a montar seu roteiro de viagem!

Pelotas, RS: quais são as melhores atrações da cidade?

Tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro, Pelotas, RS, é uma das paradas obrigatórias da Rota das Charqueadas, que passa pelas antigas propriedades que testemunharam os tempos áureos do Ciclo do Charque, no Rio Grande do Sul.

A cidade ainda guarda o legado histórico e cultural remanescente desse período, como as charqueadas São João e Santa Rita ou os casarões da Biblioteca Pública Municipal, do Museu do Doce e Museu da Cidade.

Depois de conhecer a história pelotense, que tal visitar o Mercado Público, de 1848, que segue em pleno funcionamento até hoje, ou a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula?

Se você prefere atividades ao ar livre, poderá gostar do Museu da Baronesa, instalado em um complexo com parque, ou das praias do Laranjal, principal ponto de encontro de turistas e moradores no verão.

Em outras palavras, existem atrações para todos os gostos em Pelotas e vale a pena se preparar para se apaixonar por um dos melhores destinos gaúchos.

Qual é o estado de Pelotas?

Qual é o estado de Pelotas?
Fonte: Pixabay

Você ainda não sabe onde fica a cidade de Pelotas? Não se preocupe, pois vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar o seu deslocamento.

A cidade fica na região sul do Rio Grande do Sul, a apenas 130 km da fronteira do Brasil com o Uruguai.

Banhada pelas águas azuis da Lagoa dos Patos, a maior laguna de toda a América do Sul, a Princesa do Sul (como a cidade é conhecida) fica a 262 km de Porto Alegre e a 190 km de Bagé.

Pelotas, RS: mapa

Maior polo regional do sul gaúcho, a cidade tem quase 350 mil habitantes e muitas atrações esperando por você, entre museus, parques e charqueadas. 

Enquanto boa parte dos pontos turísticos está localizada no centro histórico, vários lugares de interesse estão nos arredores do centro urbano, o que significa que você não pode bobear na hora de montar seu roteiro.

Para te ajudar, destacamos onde fica Pelotas e os atrativos que você não pode perder. Veja só!

Como ir para Pelotas?

Como ir para Pelotas?
Fonte: Freeimages

Quem já está viajando pela região pode chegar à cidade pela BR-116: o trajeto a partir de Porto Alegre leva pouco mais de 3h20 de carro.

Se você estiver saindo de outros estados, no entanto, a viagem por terra pode ser demasiada longa e cansativa, mas não se preocupe, pois a cidade recebe voos das principais companhias aéreas do país.

O Aeroporto Internacional de Pelotas, situado a apenas 8 km do centro da cidade, opera voos diários da Azul (a partir de Porto Alegre) e da Gol (a partir de São Paulo).

Depois de desembarcar no aeroporto, é só pegar um táxi, van ou ônibus para chegar até seu hotel ou pousada.

Você quer garantir suas passagens aéreas para Pelotas, RS, com toda a economia que o seu bolso merece? Então entre agora mesmo no Vai de Promo para comparar ofertas das melhores companhias aéreas do mercado!

Basta preencher a barra de pesquisa com as cidades de origem e destino, assim como as datas de ida e volta. 

Em seguida, o sistema do Vai de Promo faz uma pesquisa online, em poucos segundos, e te apresenta as melhores ofertas!

Além de ter a oportunidade de pagar suas passagens em até 10 vezes sem juros no cartão, você também pode incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Pelotas, RS?

Assim como boa parte do extremo sul do país, Pelotas, RS, é uma cidade em que chove pouco e o clima é temperado. Por isso, o destino pode ser visitado em qualquer época do ano!

Alguns períodos, porém, garantem um charme a mais à sua viagem, como o inverno, quando faz frio de até 10ºC e pode até nevar! Que tal se aquecer em frente à lareira ou com um bom vinho?

Se você não gosta de frio, é só escolher um dos meses do verão para a sua viagem: entre dezembro e março, nada melhor do que afastar o calor de até 36ºC com um banho nas praias do Laranjal.

Onde ficar em Pelotas pagando pouco?

Onde ficar em Pelotas pagando pouco?
Fonte: Pousada do Estudante

No buscador El Quarto você encontra hotéis, pousadas e até hotéis-fazenda nas melhores regiões de Pelotas, RS, pelo menor preço.

Afinal, o ElQuarto reúne milhares de acomodações nos principais destinos turísticos brasileiros e internacionais para garantir preços exclusivos aos viajantes!

Fazer sua pesquisa é fácil, rápido e seguro: você só precisa digitar a cidade que vai visitar e selecionar as datas da sua estadia para acessar as melhores ofertas para o período.

Faça agora mesmo uma simulação gratuita para começar a planejar uma viagem para a Princesa do Sul que cabe no seu bolso!

O que fazer em Pelotas

Coloque um calçado confortável para caminhar à vontade por um dos destinos mais aconchegantes do Rio Grande do Sul. 

Pelotas é uma cidade bastante plana e você não terá dificuldades para circular entre as atrações turísticas a pé.

Durante seus passeios pela cidade, você poderá conhecer casarões históricos, excelentes museus, parques e até praias!

Confira o que fazer em Pelotas, RS!

Charqueadas 

Uma visita às charqueadas deve estar no topo de qualquer roteiro turístico por Pelotas. 

Essas antigas fazendas foram responsáveis pela produção do charque no século XIX e hoje muitas delas estão abertas à visitação pública.

Nas charqueadas Santa Rita e Boa Vista, o turista encontra complexos turísticos, com restaurante, pousada e, é claro, visitas guiadas que contam tudo sobre o Ciclo do Charque.

Nenhuma delas, porém, é tão famosa quanto a Charqueada São João, que foi até cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres e oferece passeios de barco pelas águas do Arroio Pelotas.

Só não se esqueça de que as charqueadas são propriedades particulares e, por isso, você precisará pagar ingresso para visitá-las, com custo médio entre R$ 40 e R$ 60 (em março/2022).

Praça Coronel Pedro Osório 

Praça Coronel Pedro Osório

Se as charqueadas são as principais atrações na zona rural da cidade, a Praça Coronel Pedro Osório é a grande estrela do centro de Pelotas.

É nessa monumental praça do século XIX que estão algumas das principais atrações da cidade, como o casarão da Biblioteca Pública Municipal e o apetitoso Museu do Doce.

A lista de atrações não para por aí! Ficam também na praça os museus da Cidade, de Ciências Naturais Carlos Ritter e de Arte Leopoldo Gotuzzo, a Fonte das Nereidas e o Centro Cultural Adail Bento Costa.

Biblioteca Pública Municipal 

A Biblioteca Pública Municipal fica em um dos casarões mais bonitos de Pelotas, construído em frente à principal praça da cidade em 1875.

O palacete tem arquitetura muito preservada e abriga um riquíssimo acervo que inclui obras raras, mapas históricos e até documentos relacionados à Revolução Farroupilha.

A Biblioteca Pública Municipal fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita.

Catedral Metropolitana São Francisco de Paula 

Inaugurada em 1813, a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula é um dos edifícios mais antigos e mais bonitos do centro de Pelotas.

A igreja nem sempre teve a suntuosa estrutura com torres altas que se destacam no horizonte urbano: tudo começou com uma pequena capela que foi crescendo até se tornar o principal templo da cidade.

No interior da catedral, os visitantes encontram belíssimos afrescos encomendados pelo papa João XXIII aos artistas italianos Aldo Locatelli, Emilio Sessa e Adolfo Gardoni.

E você nem precisa gastar nada para conhecer a Catedral Metropolitana, pois a entrada é gratuita de segunda a sábado, das 10h às 19h30, e aos domingos, das 9h às 12h.

Mercado Público

Mercado Público
Fonte: Eugenio Hansen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Mercado Público de Pelotas, RS, é uma das atrações que mais chama a atenção no centro da cidade.

Instalado em um belíssimo edifício do século XIX, o mercado abriga alguns restaurantes especializados na gastronomia gaúcha e barracas que vendem de tudo: itens de decoração, vestuário, vegetais orgânicos, temperos e muito mais.

Durante a sua visita, não deixe de conhecer o relógio e o farol do Mercado Público, peças que foram inspiradas na Torre Eiffel, produzidas na Europa e inauguradas no começo do século XX.

Os corredores do mercado ficam abertos diariamente, das 9h às 19h30, enquanto os restaurantes da parte externa funcionam até mais tarde, por volta das 00h.

Theatro Guarany 

Você sabia que um dos mais antigos teatros ainda em funcionamento do Brasil fica em Pelotas? O Theatro Guarany é um dos lugares mais imperdíveis da Princesa do Sul!

Inaugurado em 1920, o teatro foi batizado em homenagem à obra O Guarany, de Carlos Gomes, a primeira ópera que ganhou seus palcos.

Se você gosta de passeios culturais, fique de olho na programação do teatro. Você pode ter a sorte de encontrar algum espetáculo em cartaz durante a sua visita à cidade.

Museu da Baronesa 

O complexo do Museu da Baronesa não pode ficar de fora do seu roteiro por Pelotas, pois conta um episódio importantíssimo da história da cidade.

O palácio foi construído na década de 1860 por um casal que assinou a alforria de seus escravos anos antes da assinatura da Lei Áurea e foi homenageado pelo imperador Dom Pedro II com os títulos de barão e baronesa de Três Serros.

Atualmente convertido em museu, o belo palácio fica em um parque bastante arborizado, que pode render um dia inteiro de passeio.

A entrada no parque é gratuita, mas você precisará desembolsar R$ 5 (em março/2022) para conhecer o impressionante acervo do museu. 

As visitas acontecem de terça a sexta, das 13h30 às 18h, e aos fins de semana e feriados, das 14h às 18h.

Praias do Laranjal 

Praias do Laranjal
Fonte: Sebastian2112 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Que tal aproveitar sua visita a Pelotas, RS, para curtir um dia de praia? É isso mesmo que você leu: apesar de ficar a quase 50 km do mar, a cidade tem praias banhadas pela Lagoa dos Patos, a maior laguna sul-americana.

A região é conhecida como Praias do Laranjal, pois o governo local tinha planos de construir por ali uma gigantesca plantação de laranjas que nunca saiu do papel.

Em contrapartida, ali os visitantes encontram excelente infraestrutura para curtir seu dia de praia, com direito a restaurantes, estacionamento, pousadas e longas faixas de areia que ficam lotadas nos dias mais quentes.

Como é morar em Pelotas, RS?

Pelotas é uma cidade do interior que não deixa a desejar em relação a grandes metrópoles: na cidade é possível encontrar de tudo, incluindo boas faculdades, grandes hospitais e vida noturna animada!

O custo de vida (especialmente no centro da cidade) é ligeiramente mais salgado em comparação a outras grandes cidades gaúchas, como Santa Maria, mas os salários também tendem a ser proporcionalmente mais altos.

Além disso, a cidade é muito segura e registra índices de criminalidade bastante baixos em comparação a outros municípios do Sul do Brasil.

Se você está se perguntando quais são os bairros de Pelotas, saiba que existem 40 distribuídos pelas regiões Leste, Oeste, Central, Sul e Norte. 

E qual maior bairro de Pelotas, RS? O Fragata, na Zona Oeste, é tão grande que funciona como um “centrinho”!

Por que Pelotas ficou conhecida como Princesa do Sul?

A cidade de Pelotas, RS, ocupa certo espaço de protagonismo no Sul do Brasil desde seu surgimento, no final do século XVIII, e, desde então, ficou conhecida como um lugar progressista, próspero e moderno.

Não demorou muito até que começassem a chamar essa promissora cidade gaúcha de Princesa do Sul, um reflexo de sua grande importância regional.

Aliás, Princesa do Sul não é o único apelido que a cidade recebeu ao longo dos séculos: Capital Nacional do Doce e Terra das Charqueadas são outros nomes pelos quais Pelotas é conhecida!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre hospedagens em Pelotas, RS, pelo menor preço!

Não deixe para planejar sua viagem a Pelotas, RS, em cima da hora! Visite agora mesmo o buscador El Quarto para encontrar hotéis, pousadas e resorts na Princesa do Sul para a sua estadia.

Você pode pesquisar preços, reservar acomodações e até pagar suas diárias em um só lugar, com total segurança, comodidade e, acima de tudo, economia!

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a Terra das Charqueadas pode sair muito mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.