Piriápolis: quando ir, onde se hospedar e melhores atrações!

09 mar 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Pouco conhecido do litoral do Uruguai, Piriápolis é um destino que costuma surpreender os viajantes com suas inúmeras atrações culturais e belezas naturais.

Balneário cheio de charme, o lugar é perfeito para conhecer as “ramblas” uruguaias e mergulhar na rica cultura do país sul-americano.

Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, trazemos sugestões de atrativos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Além disso, incluímos dicas para a organização da sua viagem, como os melhores lugares para ficar, quando ir e muito mais. Confira!

Piriápolis: conheça as belezas da cidade-balneário!

Piriápolis: conheça as belezas da cidade-balneário!
Fonte: Tang Oblivion / Flickr / CC BY 2.0

Piriápolis, Uruguai, foi fundada no final do século XIX pelo empresário Francisco Piria (daí a origem do nome da cidade), que tinha uma intenção ousada: construir um município sul-americano com cara de europeu.

O resultado é uma cidade charmosa, com construções que realmente lembram o estilo alpino e garante um clima todo especial a esse cantinho latino, considerado o primeiro balneário uruguaio.

Por lá, você poderá conhecer praias, mirantes e até um castelo construído pelo fundador da cidade, além de construções que, rezam as lendas, trazem símbolos que representam a alquimia.

Quer saber mais? Vem conferir o guia definitivo que montamos sobre o destino!

Onde fica Piriápolis?

Piriápolis fica aproximadamente no meio do caminho entre os destinos mais famosos do país, na costa atlântica do Uruguai.

A capital, Montevidéu, está a apenas 98 km de distância, enquanto Punta del Este fica ainda mais perto, a 40 km. Por essas e outras, a cidade surge como uma excelente opção de destino para viagens bate-volta, especialmente se você está viajando de carro.

Piriápolis: mapa

O primeiro balneário uruguaio é uma cidade bem pequena, com apenas 9 mil habitantes, onde você encontrará praias bem-cuidadas, muito limpas e com excelente infraestrutura de serviços.

Confira onde fica Piriápolis no mapa do Uruguai!

Como e quando ir a Piriápolis?

Você desembarcou no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, e quer ir até o balneário? A viagem é feita em cerca de 1h40 pela rodovia IB

A Compañía Oriental de Transporte opera o trecho a partir da capital uruguaia de ônibus em vários horários por dia, com embarque no Terminal Tres Cruces, no centro de Montevidéu.

Se você está saindo de Punta del Este, a viagem é mais curta, com 40 minutos de duração, pela rodovia Trajeto 10.

No Vai de Promo você encontra passagens aéreas para o Uruguai ou qualquer outro destino a preços exclusivos, com até 35% de desconto e pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão.

Aproveite para inscrever o seu e-mail no alerta de preços: assim você não perde nenhuma promoção para o destino que deseja visitar.

Em relação à melhor época para viajar, tenha em mente que, em Piriápolis, clima agradável para praia é o que não falta, desde que você esteja viajando entre outubro e abril.

No restante do ano, sobretudo entre julho e agosto, os termômetros ficam entre 7ºC e 15ºC: frio demais para curtir a praia, mas não para aproveitar as outras atrações locais!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Piriápolis?

O melhor lugar para ficar em Piriápolis é, sem dúvida, a orla, conhecida por lá como “rambla”: quanto mais perto do mar, melhor a localização do hotel!

A boa notícia é que a rede hoteleira da cidade é extensa o suficiente para atender à demanda por acomodações e você encontrará dezenas de hotéis, pousadas e hostels à beira-mar ou nas ruas próximas à orla.

O trecho mais indicado para estadia vai do começo da faixa de areia, perto do Museo de Arte Les Mouettes e da Plaza Guernica, até a Playa Los Ángeles.

Nessa região, você vai encontrar muito o que fazer em qualquer hora do dia, bem como restaurantes, bares, lojas, supermercados e agências de turismo.

Você também encontrará algumas opções de hospedagem mais distantes da orla, como nas proximidades do Arroyo Zanja Honda ou do Parque Municipal La Cascada

Essas regiões, porém, não são indicadas para turistas, pois ficam distantes das atrações mais badaladas da cidade e exigem que o viajante gaste muito tempo e dinheiro com deslocamentos.

Encontre hospedagens em Piriápolis pelo melhor preço!

Encontre hospedagens em Piriápolis pelo melhor preço!
Fonte: Pxhere / CC0

Você não precisa jogar a sua economia pelo ralo para encontrar um hotel em Piriápolis, Uruguai, perfeito para a sua estadia. É só contar com a ajuda do El Quarto para encontrar as melhores ofertas de hospedagem!

Nossa plataforma concentra milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis para facilitar o seu planejamento de viagem.

Para completar, você encontra condições facilitadas de pagamento, em até 12 vezes sem juros e em reais, sem incidência de IOF.

Está esperando o que para realizar o sonho de conhecer o litoral uruguaio? 

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e comece a planejar a sua viagem sem abrir mão da economia!

O que fazer em Piriápolis

Histórica, charmosa e praiana, essa apaixonante cidade uruguaia pode ser o destino perfeito para sua próxima viagem, não importa se você vai viajar sozinho, em casal ou com a família inteira.

Confira as nossas dicas com o que fazer em Piriápolis! 

Cerro San Antonio 

Um dos pontos mais altos da cidade, o Cerro San Antonio oferece vista privilegiada do balneário e seus arredores, especialmente nos dias de céu claro, com boa visibilidade.

Para chegar até lá, você pode optar entre pegar o teleférico da cidade ou fazer o trajeto de carro: o acesso é feito por ruas em bom estado, sem dificuldades: dá até para subir a pé, já que a inclinação é de “apenas” 130 metros!

A colina se destaca na paisagem urbana e você deve avistar o Cerro San Antonio de diferentes pontos da cidade: não deixe de visitar o local para fazer muitas fotos panorâmicas!

Teleférico de Piriápolis 

Quem não tem medo de altura ou simplesmente gosta de sentir uma boa adrenalina não vai se arrepender de fazer o passeio de Teleférico de Piriápolis. 

O percurso do bondinho começa na parte baixa da cidade, no Porto, e o desembarque acontece no Cerro San Antonio. O visual é espetacular e costuma encantar adultos e crianças de todas as idades.

Depois do passeio, que tal aproveitar para passear pelo porto da cidade? 

Você verá iates e barcos de luxo bem de perto, além de ter a oportunidade de avistar os simpáticos leões-marinhos que vivem na região.

Cerro Pan de Azúcar

Cerro Pan de Azúcar
Fonte: Marcelo Campi / Flickr / CC BY-SA 2.0

Pertinho do primeiro balneário uruguaio, a menos de 10 km de distância, fica o magnífico Cerro Pan de Azúcar, situado em uma reserva ecológica na cidade de Pan de Azúcar.

Um dos pontos mais altos de todo o país, o cerro é a casa de animais em extinção, plantas que só existem no Uruguai e muitas belezas: lugar perfeito para emergir na natureza e conhecer um pouco mais sobre nosso vizinho sul-americano.

A reserva do Cerro Pan de Azúcar funciona todos os dias, com entrada gratuita, de 10h às 18h, e você pode começar a subir até o alto do morro até as 15h. 

Castillo de Piria 

No alto do seu roteiro pelo balneário do Uruguai deve constar uma visita ao impressionante Castillo de Piria, um castelo construído por Francisco Piria, fundador da cidade.

O sonho do empresário era ter um recanto com cara de Europa em plena América do Sul, e isso incluía a construção de um castelo ao estilo das fortalezas medievais abundantes no continente europeu.

O castelo serviu de residência para o empresário e hoje abriga um museu que conta a história da cidade.

O mobiliário original está muito bem preservado e você poderá conhecer também armas antigas, obras de arte e itens que eram utilizados no Uruguai do século XIX.

O Castillo de Piria fica aberto todos os dias da semana, das 9h às 16h30, e oferece visitas guiadas. A entrada é gratuita e o local conta com estacionamento grátis.

Rambla de los Argentinos 

Uma das coisas mais agradáveis que você pode fazer durante a sua viagem é passear sem pressa pela Rambla de los Argentinos, o principal calçadão da cidade-balneário.

A orla se estende até o porto, passando pelos trechos mais charmosos da cidade, incluindo inúmeras construções em estilo Belle Époque, do período de fundação de Piriápolis.

Vale a pena aproveitar o passeio para conhecer uma das sorveterias da região, como Chelato ou El Faro, assistir ao pôr do sol sobre o mar.

Também dá para conhecer o cassino do Argentino Hotel, aberto também para pessoas que não estão se hospedando no local.

Castillo Pittamiglio 

O Castillo de Piria não é o único castelo da região! Mostrando que a paixão por fortalezas medievais é forte no Uruguai, a cidade abriga também o Castillo Pittamiglio.

Situado na Ruta 71, o forte em estilo medieval foi construído para ser a residência de veraneio do famoso alquimista uruguaio Humberto Pittamiglio, na década de 1950.

Hoje, o local abriga um museu interativo sobre a história do castelo, um laboratório de alquimia e até um charmoso café em seu jardim florido.

A entrada custa 130 pesos uruguaios, mas crianças de até 12 anos entram de graça! 

O castelo fica aberto a visitação de quarta a segunda, das 9h às 16h40 e no verão, o horário de funcionamento é estendido até as 20h.

Praias

Praias
Fonte: Casaseneleste / Flickr / CC BY 2.0

O que você acha de tomar banho de mar em meio a águas quentes e cristalinas, margeadas por uma ampla faixa de areia bem branquinha e fininha? É isso que te espera nas praias da cidade-balneário!

A Praia do Centro é a mais badalada, sobretudo por abrigar a maior quantidade de hotéis da cidade, mas não é a única: são mais de 20 km de praias bonitas e com excelente infraestrutura.

Boa parte das praias da cidade estão naturalmente protegidas por morros verdejantes que tornam a paisagem ainda mais bonita.

Entre os trechos do litoral que merecem a sua visita estão as praias de:

  • Bella Vista;
  • Grande Hermosa;
  • Las Flores;
  • Punta Colorada;
  • Punta Fría;
  • Punta Negra;
  • San Francisco;
  • Verde.

A Playa Verde é, aliás, uma das preferidas de quem está viajando em família, pois tem águas muito calmas e menos movimento na faixa de areia.

Você prefere badalação? Então não vai se arrepender de curtir a Playa Central ou de passar o dia em Punta Colorada.

Cidades próximas de Piriápolis

Que tal aproveitar sua visita a Piriápolis para conhecer outros destinos uruguaios incríveis?

A badalada Punta del Este, por exemplo, fica a apenas 60 km de distância do balneário, enquanto a capital, Montevidéu, está a menos de 100 km.

Você também não precisa ir muito longe para conhecer as atrações de Pan de Azúcar, a 9 km, ou Maldonado, a 30 km.

Quer conhecer as praias mais bonitas do Uruguai? La Paloma fica a 140 km e a paradisíaca reserva de Cabo Polonio está a apenas 170 km de distância!

Não se esqueça do seguro viagem para o Uruguai!

Antes de embarcar para qualquer viagem, especialmente em caso de destinos internacionais, é extremamente recomendado que você conte com a proteção de um seguro viagem.

Esse item pode oferecer amparo financeiro em situações que possam comprometer a sua viagem, como acidentes, problemas de saúde, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muito mais.

E você nem precisa estourar o orçamento para garantir essa tranquilidade!

O Seguros Promo tem ofertas de planos completos para destinos da América do Sul a partir de R$ 22,00 por dia, com atendimento 24 horas e 100% em português.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita e garanta essa segurança imprescindível para a sua viagem ao Uruguai!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hotéis e pousadas em Piriápolis, em promoção no El Quarto!

Agora que você já conhece as principais atrações de Piriápolis, o que está esperando para começar a planejar a sua viagem?

Acesse agora mesmo o buscador El Quarto para encontrar as melhores acomodações no balneário do Uruguai pelo melhor preço do mercado.

Você pode encontrar opções de hospedagem em todas as faixas de preço, com cancelamento gratuito e condições facilitadas de pagamento, em reais, sem aplicação de IOF, em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Faça uma simulação gratuita e descubra que conhecer as belas praias uruguaias pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.