Pisa: veja o que fazer na cidade italiana!

13 maio 2023 • 10 minutos de leitura por rafael.alef

Pisa é uma das cidades mais procuradas da Itália e encanta turistas do mundo inteiro há gerações. Além de seus inúmeros pontos turísticos históricos, a região é repleta de mistérios e lendas.

Segundo a tradição, Pedro, o discípulo de Jesus, teria desembarcado no porto de Pisa para pregar o evangelho na região, tendo em seguida partido para Roma. Inclusive, foram encontradas as fundações de um porto fluvial da época romana no Rio Arno.

Neste texto, vamos contar várias curiosidades sobre Pisa, Itália, e indicar os pontos turísticos mais célebres da cidade. Acompanhe e boa leitura!

Onde fica Pisa?

Onde fica Pisa?
Pxhere / CC0

Gostaria de saber em que região fica Pisa na Itália? A gente te conta! Pisa é uma cidade situada na Toscana, região central da Itália. Localizada a cerca de 80 km a oeste de Florença, Pisa é amplamente conhecida em todo o mundo por sua icônica Torre Inclinada.

A cidade de Pisa é construída às margens do Rio Arno e possui uma rica história. Durante a Idade Média, Pisa era uma cidade-estado poderosa e próspera, famosa por sua marinha e comércio marítimo.

Pisa: mapa

O mapa de Pisa é essencial para você transitar pela cidade com informações sobre os destinos de interesse. Sem contar que em caso de urgência, com o mapa você encontra facilmente os hospitais, drogarias e postos médicos.

Como chegar a Pisa, Itália?

A seguir, vamos explicar como chegar a Pisa, Itália, a partir do Brasil e de importantes cidades italianas. Acompanhe para saber qual a melhor opção para seu tipo de viagem.

Saindo do Brasil

Não há voos diretos do Brasil para Pisa. Para chegar a Pisa a partir do Brasil, você precisará fazer um voo internacional até o Aeroporto Internacional Galileo Galilei, na cidade. Há várias opções de voos com conexões a partir de diferentes locais no Brasil.

A maioria dos voos internacionais para Pisa fará pelo menos uma escala em uma cidade europeia, como Lisboa, Frankfurt, Paris, Amsterdã, entre outras.

Ao chegar ao Aeroporto de Pisa, pegue um ônibus ou táxi para percorrer os cerca de 1,5 km até o centro da cidade.

Saindo de outras cidades da Itália

Embora Milão e Pisa sejam cidades distantes (aproximadamente 280 km), é possível fazer essa viagem de maneira confortável: a opção mais comum é viajar de trem!

Existem trens diretos de alta velocidade que ligam Milão e Pisa e a viagem dura cerca de 3h20.

Se você preferir dirigir, pode alugar um carro em Milão e dirigir até Pisa. A viagem de carro leva em torno de 3h a 4h, dependendo das condições de trânsito. Embora não seja a opção mais comum, você também pode considerar voar de Milão para Pisa.

Também dá para pegar um trem na Estação Termini, em Roma, e desembarcar na Estação Central de Pisa (Pisa Centrale). É possível alugar um carro em Roma e dirigir até Pisa.

A viagem de carro tem uma distância de aproximadamente 370 km e leva cerca de 4 h para percorrer todo o trajeto, via A1/E35.

Qual a melhor época para visitar Pisa?

Qual a melhor época para visitar Pisa?
Pxhere / CC0

A melhor época para visitar Pisa, na Itália, é durante a primavera, que vai de abril a junho, e o outono, de setembro a outubro. Essas estações oferecem clima agradável e menor número de turistas em comparação com os meses de verão.

É importante mencionar que o verão em Pisa é bem quente, com temperaturas que podem facilmente chegar a 30°C. Além disso, esse é o período em que a cidade recebe grande fluxo de turistas, o que pode resultar em aglomerações nos principais pontos turísticos.

Por outro lado, o inverno em Pisa tende a ser mais frio e úmido. Para quem deseja aproveitar a cidade vazia e os preços mais baixos em hospedagem e passagens, o inverno pode ser uma opção viável.

Seu seguro viagem para Pisa, Itália está aqui!

A Itália é integrante do Tratado de Schengen, ou seja, os turistas brasileiros precisam apresentar um seguro viagem com cobertura internacional de saúde.

Para encontrar a apólice mais em conta, conte com o Seguros Promo. Além de reunir os preços praticados pelas diferentes empresas seguradoras em um só lugar, o Seguros Promo também garante os valores mais baratos do mercado.

Pesquisar é bem simples com o Seguros Promo. Basta acessar o site, e informar os seguintes dados: cidade destino, datas de embarque e desembarque no Brasil, seu nome, e-mail e celular.

Não esqueça de conferir se há algum cupom de desconto disponível no site antes de realizar a busca.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

O que fazer em Pisa

Você verá inúmeros pontos turísticos e monumentos históricos de Pisa. Praças cheias de fontes, estátuas, jardins e lugares para descansar, além de prédios e edifícios antigos, e muitos lugares onde tomar um café ou fazer uma refeição. Acompanhe a seguir!

Torre de Pisa

A Torre de Pisa é um dos ícones mais famosos da Itália e uma das maravilhas arquitetônicas mais reconhecidas em todo o mundo. Localizada na cidade de Pisa, a torre inclinada e imponente atrai milhões de visitantes todos os anos. 

Construída originalmente como o campanário da Catedral de Pisa, a torre começou a inclinar logo após o início de sua construção, em 1173. Devido a uma fundação instável e ao solo macio da região, a estrutura começou a afundar e inclinar.

No entanto, mesmo com esse desvio impressionante, a construção continuou e foi concluída apenas no século XIV. É feita de mármore branco e possui oito andares distintos.

Com aproximadamente 55 metros de altura, a torre é famosa não apenas por sua inclinação, mas também por sua bela arquitetura românica. Cada andar apresenta colunas, arcos e detalhes esculturais magníficos.

Ao longo dos anos, muitos esforços foram feitos para estabilizar a torre e evitar que a estrutura colapsasse para permitir a circulação do público.

Igreja de San Michele degli Scalzi

A Igreja de San Michele degli Scalzi, em Pisa, é uma igreja católica românica construída no século XII. Embora seja menos conhecida do que outros locais famosos de Pisa, vale muito a pena visitá-la.

Sua fachada simples, mas elegante, dá lugar a um interior luminoso, com afrescos, pinturas e um magnífico altar dedicado a São Miguel Arcanjo. Se quiser, pode subir até o campanário para dar uma olhada na vista panorâmica da cidade.

Além disso, a igreja é um local tranquilo que convida os visitantes a se conectarem com a história e a espiritualidade da região.

Piazza dei Miracoli

Piazza dei Miracoli
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0 DE

A Piazza dei Miracoli, em português Praça dos Milagres, é considerada um dos principais conjuntos arquitetônicos medievais do mundo e atrai milhões de visitantes todos os anos.

No coração da praça está a famosa Torre de Pisa e a Catedral de Pisa, também conhecida como Duomo de Pisa.

Outro edifício importante na praça é o Batistério de Pisa, um dos maiores batistérios da cristandade, mas falaremos mais detalhadamente sobre isso adiante no texto.

Por fim, há o Camposanto Monumentale, um cemitério monumental que se destaca por sua arquitetura e arte.

Mural de Keith Haring

O Mural de Keith Haring, em Pisa, é uma obra de arte criada pelo renomado artista americano Keith Haring. Está pintado na parede da Igreja de Sant’Antonio Abate, em uma movimentada avenida da cidade, na Piazza Vittorio Emanuele II.

O mural é uma expressão vibrante do estilo de Haring. A obra apresenta figuras estilizadas e coloridas, típicas dos painéis de Haring, que transmitem uma sensação de energia e movimento, característicos da arte pop.

Os personagens se entrelaçam em formas dinâmicas, criando uma composição cativante e cheia de vida. O mural foi pintado por Keith Haring em 1989, durante uma visita à cidade de Pisa.

Battistero

O Battistero (batistério, local de batismo), em Pisa, é um edifício icônico e histórico localizado na Piazza dei Miracoli. O Batistério de Pisa, é um dos maiores da história do cristianismo e um exemplo impressionante da arquitetura românica e gótica.

O prédio possui uma estrutura circular, com uma cúpula imponente e uma fachada ricamente decorada. As colunas e arcos adornados em mármore branco conferem-lhe uma beleza singular.

O interior do Battistero é igualmente belo, com uma acústica impressionante. Foi projetado por Diotisalvi e sua construção teve início em 1152.

Um dos elementos mais famosos do Batistério de Pisa é sua pia batismal esculpida em mármore, datada do século XIII.

Camposanto Monumentale

O Camposanto Monumentale é um cemitério localizado na Piazza dei Miracoli, ao lado da Torre de Pisa. Construído em 1464, o Camposanto é a edificação mais jovem da praça.

O complexo apresenta uma fachada com paredes de mármore branco que envolvem um pátio central retangular. 

O cemitério abriga sarcófagos e monumentos funerários ricamente decorados, pertencentes às famílias e personalidades importantes para a história de Pisa.

O Camposanto Monumentale integra o conjunto arquitetônico da Piazza dei Miracoli.

Museo Dell’opera del Duomo

Museo Dell'opera del Duomo
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Museo Dell’opera del Duomo, é um museu fascinante que também fica na Piazza dei Miracoli, no centro histórico de Pisa. O museu é dedicado à preservação e exibição de obras de arte e tesouros relacionados aos edifícios da Piazza del Duomo.

O Museo Dell’opera del Duomo tem um impressionante acervo de esculturas, afrescos, pinturas e objetos litúrgicos, datados de diferentes períodos históricos. Entre as obras, encontram-se esculturas de Nicola Pisano e seu filho Giovanni, por exemplo.

Além das exposições permanentes, o Museo Dell’opera del Duomo também organiza exposições temporárias, palestras e eventos relacionados à arte e à história da região.

Museo Delle Sinopie

O museu é especializado na exibição de “sinopias”, que são esboços preparatórios de afrescos e pinturas murais. As sinopias são desenhos preliminares feitos pelos artistas antes de executar as obras de arte em grandes proporções nas paredes.

Esses desenhos são ricos em detalhes e revelam o processo criativo e as técnicas utilizadas pelos mestres do Renascimento.

O Museo delle Sinopie apresenta uma coleção notável de sinopias originais recuperadas durante a restauração de afrescos danificados no Camposanto Monumentale.

Muralhas de Pisa

As Muralhas de Pisa são uma série de antigas muralhas defensivas que cercam o centro histórico da cidade. Construídas ao longo de séculos, essas muralhas mostram a importância estratégica e a história militar de Pisa.

As muralhas têm uma extensão de 4 km e foram projetadas para proteger a cidade, que já foi uma das mais ricas da Itália, de ameaças externas. Elas consistem em torres de vigia, portões fortificados e paredes maciças, feitas de pedras e tijolos.

Ao caminhar pelas Muralhas de Pisa, os visitantes conseguem ver toda a cidade e acessar os antigos portões e torres de observação.

Banhos de Nero

Também chamadas de “As Termas de Nero”, são um sítio arqueológico perto da Porta a Lucca, em Pisa.

O nome, que se refere a Nero, na verdade, é um equívoco. Esse erro começou na era medieval, quando se acreditava que o banho integrava parte de um palácio.

A parte mais antiga data do final do século I E.C., durante o reinado de Domiciano, e foi reconstruída durante o século II E.C. É provável que Lucius Venuleius Apronianus Priscus tenha sido o financiador da obra.

O “quarto quente”, ou laconicum, é a parte mais bem preservada das ruínas, composto por uma sala octogonal, com telhado em forma de cúpula, que foi parcialmente restaurado.

Piazza dei Cavalieri

A Piazza dei Cavalieri, “Praça dos Cavaleiros” em português, tem uma importância política e cultural significativa para Pisa. Era o centro do poder civil em Pisa durante o medievo.

No século XVI, foi redesenhada pelo famoso arquiteto Giorgio Vasari para servir como sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estêvão, uma ordem militar e política.

A praça é cercada por edifícios impressionantes, como o Palazzo della Carovana, que abriga a Scuola Normale Superiore, uma famosa universidade italiana.

Além disso, a Piazza dei Cavalieri possui vários cafés e restaurantes que convidam os visitantes a aproveitarem a paisagem e o ambiente tão singular.

Catedral de Pisa

Catedral de Pisa
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Conhecida como Duomo di Pisa, a Catedral é um dos marcos mais emblemáticos da cidade. Localizada também na Piazza dei Miracoli, a catedral é dedicada a Santa Maria Assunta.

A construção começou no século XI (1092) e foi concluída no século XIII. A fachada da catedral é impressionante, com um elaborado portal de bronze, colunas e arcos decorativos. O uso de mármore branco e preto cria uma aparência solene para o edifício.

O coro, o púlpito e o altar são adornados com esculturas. A Torre Inclinada de Pisa está bem ao lado da catedral. 

Onde se hospedar em Pisa?

Quer saber quanto tempo ficar em Pisa e os melhores lugares para se hospedar na cidade? A gente te conta tudo!

Uma das opções é se hospedar no centro histórico de Pisa, perto da Piazza dei Miracoli, onde você encontrará muitos hotéis e pousadas. Essa região oferece a vantagem de estar perto das principais atrações, além de estar cercada por restaurantes e lojas.

Para aqueles que preferem uma experiência mais tranquila, existem opções de hospedagem nos arredores da cidade, como as áreas rurais e as vilas toscanas próximas à Pisa.

Além disso, Pisa também possui uma variedade de albergues e hostels, ideais para turistas com um orçamento limitado. O El Quarto é o buscador ideal para encontrar qualquer tipo de acomodação para você.

Depois de encontrar o melhor hotel para seu estilo de viagem, você pode realizar o pagamento parcelando no cartão de crédito: muitos hotéis trabalham com o cancelamento grátis da reserva!

O El Quarto reúne todos os hotéis da cidade que vai visitar e ainda disponibiliza vários cupons de desconto para ajudar ainda mais na economia. Acesse e confira!

Pisa, Itália: informações úteis!

Confira dicas valiosas sobre documentação para entrar na Itália e também dicas de cidades próximas à Pisa para você aproveitar seu tempo de passeio na Europa.

Visto

Atualmente, a entrada de brasileiros na Itália para fins de turismo ou negócios requer a obtenção de um visto de curta duração, o visto Schengen.

Esse documento permite a entrada e a permanência na Itália e em outros países da União Europeia por até 90 dias dentro de um período de 180 dias.

Moeda

A moeda oficial da Itália é o Euro desde 2002. A cotação atual da moeda é de aproximadamente R$5,39 (abril/2023).

Língua

Língua
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0 DE

A língua falada em Pisa e no restante da Itália é o italiano, uma língua que nasceu a partir de um dialeto falado na região da Toscana e foi oficializada no século XIX.

Cidades perto de Pisa!

Se você está em Pisa e procura fazer algumas viagens curtas e proveitosas, há várias opções de cidades próximas que valem a pena visitar. A aproximadamente uma hora de trem de Pisa, Florença é uma das cidades mais belas e históricas da Itália. 

A apenas 20 minutos de trem de Pisa, Lucca é uma cidade medieval cercada por antigas muralhas. Suas ruas estreitas e praças encantam os visitantes, e você pode alugar uma bicicleta para explorar o local: Lucca inspirou o filme de mesmo nome da Disney!

Siena fica a umas duas horas de Pisa, e é famosa por sua arquitetura bem preservada e pela magnífica Piazza del Campo. San Gimignano uma bela paisagem rural, torres medievais bem preservadas e fica a apenas uma hora de carro de Pisa.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.