Pontos turísticos Roma: veja sobre o Coliseu, outros pontos turísticos e a melhor época para visitá-los

26 set 2021 • 10 minutos de leitura por Paulo

Quando estamos falando de pontos turísticos, Roma não decepciona. A Cidade Eterna reúne atrações com milênios de história.

Uma das cidades mais antigas da Europa, com quase 3.000 anos, a capital italiana é vários destinos em um só, sendo também um importante polo gastronômico, cultural, histórico e político.

Que tal começar a planejar uma viagem inesquecível por um dos destinos mais badalados do mundo? 

Neste artigo, você encontra tudo que precisa para montar seu roteiro: quando visitar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Vamos lá!

Pontos turísticos Roma: quais são os principais?

Se você está planejando um passeio pelos principais pontos turísticos romanos, um bom planejamento de viagem pode ser o seu melhor amigo. 

Afinal, estamos falando de um destino que recebe mais de 8 milhões de visitantes por ano, com atrações espalhadas por todo o centro histórico e seus arredores.

Os motivos que atraem pessoas do mundo inteiro são diversos, como o imponente Coliseu, antigo palco de batalhas de gladiadores, ou a romântica Fontana di Trevi, imortalizada nas artes.

Ainda existe o patrimônio incalculável do Vaticano, com seus museus que guardam como tesouro a história da igreja, ou o medieval Castelo Sant’Angelo, testemunha de tempos idos que marcaram a humanidade.

Como deixar de lado os tradicionais restaurantes italianos ou os excelentes hotéis, instalados em edifícios históricos com séculos de existência?

São tantos pontos turísticos incríveis que a maior dificuldade que você pode ter é selecionar quais incluir em seu roteiro, especialmente se estiver planejando uma viagem curta.

Onde fica Roma?

A capital italiana está localizada na região central do país, quase na costa do Mar Tirreno, na chamada região do Lácio.

A principal porta de entrada para Roma é o Aeroporto Leonardo da Vinci, que recebe voos com uma ou duas conexões a partir do Brasil.

Você pode garantir passagens aéreas mais baratas para Roma no site de buscas Vai dePromo, que ajuda o viajante a identificar o momento mais barato para viajar.

Acesse o site e confira as melhores Promoções de Passagens Aéreas!

Qual a melhor época para ir a Roma?

Os pontos turísticos de Roma podem ser visitados em qualquer época, o que garante intenso movimento turístico no decorrer dos 12 meses.

No entanto, algumas épocas são mais agradáveis para viajar pela cidade do que outras.

A alta temporada acontece no verão, de junho a agosto, quando o calor atrai os italianos e turistas às ruas da cidade. 

Por isso, nesta época, os atrativos turísticos registram longas filas e os preços tendem a ficar mais salgados.

No inverno, por sua vez, o movimento cai para níveis quase imperceptíveis e você tem grandes chances de encontrar diárias econômicas até mesmo nos valorizados hotéis do centro histórico.

O problema é que no inverno, de novembro a março, os dias são mais curtos e chove bastante, o que pode tornar um simples passeio ao ar livre bastante desconfortável.

Por isso, a melhor alternativa para o viajante que quer fugir da badalação do verão e das chuvas do inverno é conhecer Roma na primavera (de abril a junho) ou no outono (de setembro a outubro).

Nestes períodos, as temperaturas ficam mais amenas, a chuva dá um descanso e as atrações turísticas estão bem menos lotadas!

Onde ficar em Roma

Onde ficar em Roma
Fonte: Hotel La Rovere

Um bom planejamento de viagem inclui uma preocupação básica: onde ficar durante a sua estada?

Se você deseja ficar perto dos principais pontos turísticos romanos, o centro histórico é a região mais indicada para a sua hospedagem, embora os preços das diárias sejam menos competitivos.

A romântica região de Trastevere e a pitoresca Monti também surgem como boas alternativas de hospedagem, com fácil acesso ao melhor da vida noturna local. 

Quer economizar em diárias? Você pode gostar do bairro de Termini.

Confira o que esperar dos principais bairros da cidade!

Centro Histórico

Se você quer ficar a uma caminhada de distância dos mais importantes lugares famosos em Roma, o centro histórico é a melhor opção para a sua hospedagem.

A região mais central da cidade abriga os pontos turísticos mais badalados, como o Panteão, a Piazza Navona, a Fontana di Trevi, o Fórum Romano e o Coliseu.

As ruas de pedra são bastante agradáveis e escondem bistrôs, lojinhas, restaurantes e cafés cheios de charme, que você pode explorar sem pressa caso esteja hospedado na região.

Em contrapartida, os hotéis tendem a ser mais caros nesta área da cidade: nada que uma boa pesquisa de preços não resolva! 

Isto é, com alguma sorte e antecedência, você conseguirá reservar bons hotéis a preços acessíveis até mesmo no valorizado centro histórico romano.

Trastevere 

Onde ficar Trastevere
Fonte: Hotel Trastevere

Bairro da moda em Roma, Trastevere é uma região bastante tradicional na cidade, cortada por ruelas estreitas que já foram cenário de vários filmes.

Melhor lugar para quem quer curtir a noite na cidade, o bairro é o endereço de diversas trattorias e bares de vinho charmosos.

Além disso, o bairro tem fácil acesso às atrações do centro histórico e você não precisará gastar muito em deslocamento!

Termini 

Comparado ao centro histórico e à charmosa região de Trastevere, o bairro de Termini não é tão convidativo. 

A região tem menos apelo turístico e costuma oferecer menos segurança depois do cair da noite, o que acaba afastando boa parte dos turistas.

No entanto, quem deseja se hospedar pertinho da principal estação ferroviária da capital italiana não encontra nenhum lugar melhor para ficar!

O bairro abriga bons hotéis com diárias econômicas: para garantir o máximo de comodidade e segurança, procure um hotel com fácil acesso a uma estação de metrô ou ponto de ônibus.

Evite dores de cabeça! Cote seu seguro com desconto e viaje tranquilamente!

Monti 

Nos últimos anos, Monti tem disputado com Trastevere o título de bairro descolado de Roma, e os motivos para isso são diversos.

Além de ficar bem próximo ao Coliseu, o bairro tem perfil mais residencial e menos turístico, o que atrai visitantes em busca de uma experiência mais genuína na Cidade Eterna.

A vida noturna da região é bastante badalada, com barzinhos modernos, restaurantes da moda e casas noturnas.

O bairro boêmio ainda abriga lojinhas charmosas, perfumarias, galerias de arte e ateliês, a estação Cavour do metrô e muitos hotéis econômicos!

Promoção de hotéis em Roma no ElQuarto!

Promoção de hotéis em Roma no ElQuarto!
Fonte: Hotel Bettoja Atlantico

Uma das 20 cidades mais visitadas do mundo, Roma é um destino que oferece ao viajante inúmeras opções de hospedagem. 

Procurar o melhor hotel em meio a uma rede hoteleira tão vasta pode ser um grande desafio, por isso, recomenda-se que o viajante utilize plataformas específicas para facilitar a tarefa.

No nosso site, ElQuarto, você encontra preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito, além de poder pagar suas diárias online, em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita, reserve a acomodação perfeita e descubra que conhecer Roma e suas atrações inesquecíveis pode sair mais barato do que você imagina!

Mapa dos pontos turísticos de Roma,Itália

O turista desavisado pode se sentir em um grande labirinto de ruas e vielas estreitas pela antiga Roma, uma cidade com quase 3.000 anos de história.

Desse modo, vale a pena se informar previamente sobre onde ficam os pontos turísticos romanos no mapa: assim vai ficar mais fácil planejar seus deslocamentos pela cidade!

O que tem para fazer em Roma?

Por mais cosmopolita que a capital italiana seja, é inegável que o título de Cidade Eterna lhe cai muito bem. Afinal, seus pontos turísticos carregam séculos de história e seguem muito bem preservados.

Castelos medievais, antigos templos, monumentos e praças enriquecem o centro histórico romano, sem contar toda a riqueza do Vaticano, a casa da Santa Sé, bem no coração da metrópole!

Confira onde ir em Roma, Itália!

Coliseu 

Coliseu Pontos Turísticos de Roma
Fonte: Pxhere / CC0

No topo de qualquer roteiro pela Cidade Eterna deve constar uma visita ao Coliseu de Roma, um dos monumentos mais famosos do planeta!

O mega-anfiteatro foi inaugurado em 72 d.C. para servir de palco para o embate de gladiadores e cumpriu essa função até o século V, quando os esportes sangrentos foram, enfim, proibidos.

Mas sua rica história, que guarda traços da Antiguidade, não é o único motivo que impressiona quem visita o Coliseu.

Afinal, estamos falando de uma das maiores estruturas do mundo antigo, com mais de 48 m de altura, 188 m de comprimento e 156 m de largura!

No entanto, lembre-se de que o Coliseu é também um dos lugares mais visitados do mundo, então não deixe de adquirir seus ingressos com antecedência para evitar as longas filas da bilheteria!

Fórum Romano

O Fórum Romano carrega a epítome “berço do Direito”, tamanha a importância que tem para o ordenamento jurídico moderno.

Era nesta estrutura que os políticos de Roma se reuniam para debater ideias, votar e discutir questões importantes para a cidade.

As antigas ruínas ainda ficam pertinho de outras atrações imperdíveis, como o Arco do Tito e o Templo de Saturno.

Panteão 

O Panteão é um dos principais pontos históricos de Roma, onde repousam os restos mortais de grandes nomes, como o pintor renascentista Rafael e os reis Vítor Emanuel II e Umberto I.

Edifício antigo mais preservado de toda a cidade, foi construído para ser o “templo de todos os deuses”, mas foi consagrado à Igreja Católica há séculos, tornando-se um templo cristão.

Parada obrigatória para quem visita a Cidade Eterna, o Panteão está localizado na charmosa Piazza della Rotonda, cercada por restaurantes charmosos e vários bistrôs: um motivo a mais para incluir a atração em seu roteiro!

Basílica e Praça de São Pedro

Basílica e Praça de São Pedro

Nenhum passeio pela capital da Itália está completo sem uma visita à Praça de São Pedro, no Vaticano, onde fica a incomparável Basílica de São Pedro.

A praça, em formato circular, é um dos principais cartões-postais da cidade, e costuma estar sempre abarrotada de fiéis e turistas.

Para visitar um dos pontos turísticos Roma você deve chegar cedo, pois a partir das 9h começam a se formar extensa filas na região. 

Se você der sorte, será possível ver o papa Francisco durante o seu passeio: às quartas-feiras, o pontífice promove a audiência papal justamente na praça, salvo quando está longe de Roma, em viagem.

Caso você não faça muita questão de ver o religioso, é melhor evitar visitar a Praça de São Pedro neste dia, pois a região fica particularmente lotada de visitantes.

Museus do Vaticano

Logo ao lado da Basílica de São Pedro fica o complexo de Museus do Vaticano, um conjunto de seis pequenos museus interconectados. 

São eles, os museus Pio Clementino, Etrusco, Gregoriano Egípcio, Chiaramonti, Missionário Etnológico, Gregoriano Profano e Pio-Cristão.

Os riquíssimos acervos dos Museus do Vaticano são considerados inestimáveis e guardam peças que remetem à pré-história e à Antiguidade!

Fontana di Trevi 

Na lista de pontos turísticos românticos está a histórica Fontana di Trevi, que costuma ficar lotada em qualquer época do ano ou horário do dia.

Afinal, ninguém quer perder a oportunidade de lançar uma moeda na fonte, o que supostamente garante que você voltará a visitar a capital da Itália!

A fonte, inaugurada no século XVIII, apresenta esculturas nos estilos barroco e neoclássico, incluindo uma estátua de Netuno, divindade romana dos mares.

Piazza Navona 

Piazza Navona Pontos turísticos roma
Fonte: Stocksnap / CC0

Coração turístico da cidade, a Piazza Navona foi construída no século XVII e logo se tornou o centro pulsante de Roma, onde estão instalados bons restaurantes e diversos monumentos.

A embaixada do Brasil, por exemplo, fica na Piazza Navona, mais especificamente no Palazzo Pamphilj, construção de 1650.

Durante seu passeio pela região, não deixe de conhecer a Igreja Sant’Agnese, a belíssima Fontana dei Quattro Fiumi e o luxuoso Palácio Torres Massimo Lancellotti.

Castelo de Sant’Angelo 

O Castelo de Sant’Angelo não é bem um castelo, e sim um mausoléu, e mesmo com a confusão a respeito do nome é um dos pontos turísticos Roma que não podem ficar de fora do seu roteiro.

A construção tem mais de 2.000 anos de idade e foi erguida para abrigar o mausoléu do imperador Adriano, nos arredores da Cidade Eterna.

De fato, o edifício funcionou exclusivamente como mausoléu até meados do século V, quando foi convertido em fortaleza militar e residência da elite italiana: até papas viveram ali!

Foi, inclusive, um papa que rebatizou o edifício, mais especificamente o Papa Gregório I, que teria avistado Santo Ângelo no alto da construção, o que seria um indício do fim de uma epidemia que assolou a cidade.

Hoje, o Castelo de Sant’Angelo é o endereço de um museu com rico acervo sobre a cidade, com várias de suas instalações abertas à visitação.

Para chegar até o castelo você deve cruzar a encantadora Ponte de Santo Ângelo, que oferece passagem sobre o rio Tibre e oferece vista privilegiada do Vaticano!

Galleria Borghese 

A Galleria Borghese, instalada em uma vila de mesmo nome, é a mais importante galeria de arte da cidade, onde estão expostas obras dos maiores nomes da arte italiana.

A variada coleção, que inclui trabalhos de Caravaggio, Rafael, Ticiano e outros gênios do renascentismo, teve início pelas mãos do Cardeal Scipione Borghese ainda no século XVII.

Para visitar a galeria é necessário fazer agendamento prévio. Aproveite e reserve um tempinho para conhecer o agradável parque no qual está instalada a galeria. Roteiro perfeito para dias de sol!

Quais os dois lugares mais visitados em Roma?

Entre todos os pontos turísticos romanos, nenhum supera a popularidade do Coliseu e do Fórum Romano.

Em qualquer época do ano, essas atrações estarão abarrotadas com turistas do mundo inteiro, então programe a sua visita com cuidado e prepare-se para enfrentar longas filas.

O que fazer em 5 dias em Roma?

Vai passar cinco dias na cidade e está selecionando os passeios turísticos em Roma que vão entrar no seu roteiro? 

Não se preocupe, pois esse prazo pode ser o suficiente para conhecer as principais atrações locais.

Reserve o primeiro dia de viagem para conhecer o Coliseu, as atrações da Piazza di Spagna, incluindo a igreja histórica de Trinità dei Monti, e o Panteão

Deixe o Panteão para o fim do dia: assim, você pode esticar seu passeio para conhecer a vida noturna badalada nos arredores da Piazza della Rotonda.

No dia seguinte, visite a Fontana di Trevi e os atrativos localizados próximos à Piazza Venezia.

Dedique o terceiro dia de viagem para conhecer uma das igrejas mais importantes da Itália, a Basílica di San Giovanni in Laterano. À tarde, explore as atrações do Monte Capitolino e seus museus.

No seu penúltimo dia em Roma, que tal passear pelo corredor de compras da Via Del Corso

É possível passar o dia inteiro a entrar e sair de lojas sem conseguir conhecer todas. A região também abriga excelentes restaurantes.

Por fim, despeça-se da cidade com um passeio ao Vaticano, que reúne atrações suficientes para encher dias de viagem, como a Capela Sistina, os Museus do Vaticano, a praça e a Basílica de São Pedro.

Encontre os melhores hotéis em Roma no ElQuarto

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos romanos, só falta reservar a acomodação ideal para a sua viagem.

Em nosso site de buscas, ElQuarto, você encontra os melhores hotéis em Roma ou qualquer outro destino com os melhores preços do mercado.

Além de ofertas exclusivas e opções com cancelamento gratuito, o ElQuarto ainda possibilita que você pague suas diárias online, em reais, sem incidência de IOF: uma garantia a mais de economia para você!

Faça uma simulação e descubra que visitar a histórica Roma pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.