Porto, Portugal: 15 dicas do que fazer na bela cidade portuguesa!

10 set 2021 • 10 minutos de leitura por danielcosenza

Porto, Portugal, é uma das maiores e mais antigas cidades do país, onde o tempo parece ter sido congelado em um centro histórico bem preservado, repleto de monumentos que remontam à era de ouro das grandes navegações.

Às margens do rio Douro e das águas azuis do Atlântico, a cidade é conhecida mundialmente por sua gastronomia, seus vinhos e suas paisagens naturais exuberantes, sem perder seu caráter cosmopolita.

Afinal, o antigo distrito medieval se transformou em uma metrópole moderna e cosmopolita, com mais de 215 mil habitantes, muitos deles estrangeiros, que podem desfrutar de um excelente sistema de transporte público, rede hoteleira robusta e muitos atrativos.

Quem deseja visitar as belezas portuenses não pode bobear ao fazer seu planejamento de viagem: um roteiro bem organizado é capaz de te ajudar a conhecer tudo que a cidade tem a oferecer sem pressa ou gastos desnecessários.

Neste intuito, criamos um guia com tudo que você precisa saber sobre Porto: como chegar, onde ficar, o que fazer e muitas outras dicas valiosas para a sua estadia. Veja só!

Porto Portugal: Conheça os atrativos da segunda maior cidade do país!

O centro histórico de ruelas de pedras, muralhas medievais e construções milenares é o cartão de visitas da cidade do Porto, Portugal. 

Tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o distrito histórico guarda heranças de diferentes momentos da história portuguesa que marcaram o mundo, bem como restaurantes de renome internacional e bons hotéis.

A cidade ainda abriga uma das melhores universidades do mundo, museus, mercados, mirantes e uma vida noturna agitada, repleta de opções para todos os gostos.

Achou pouco? Que tal explorar vinícolas e praias nos arredores da cidade?

Como já deu para perceber, Porto é uma cidade rica em opções turísticas e merece um lugar no seu roteiro de viagem. Não é à toa que o destino recebe mais de 1,6 milhão de turistas por ano!

Quantos anos tem a cidade do Porto em Portugal?

Quantos anos tem a cidade do Porto em Portugal?
Fonte: Pixabay

Você sabia que Porto deu origem ao nome Portugal? A cidade nasceu há quase 2.000 anos, como uma pequena aldeia celta na foz do rio Douro, e tem sua história marcada por invasões estrangeiras.

Os romanos invadiram a região e construíram ali um importante porto, Portus Cale, que daria origem não apenas à cidade de Porto, mas também ao nome do país.

Por séculos a cidade enfrentou batalhas e ocupações de visigodos, germânicos, árabes, asturianos e outros povos interessados no lucrativo porto do Douro.

Os estrangeiros, porém, nunca se firmaram no poder: o Condado Portucalense foi entregue ao reino de Leão e, no século XII, deu o pontapé inicial ao que culminaria na independência de Portugal.

Além disso, foi dali que partiram algumas das naus que exploraram o mundo e descobriram lugares da Ásia, da África e das Américas, o que tornou Porto uma cidade próspera, enriquecida pelo comércio marítimo.

Do período de “vacas gordas” restaram construções primorosas e belos monumentos históricos, que hoje enchem os olhos de visitantes do mundo inteiro!

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, seguro viagem, e muito mais! Clique aqui e confira.

Porto, Portugal: informações e dicas!

Porto, Portugal, é um daqueles lugares que se especializou em receber bem seus visitantes, oferecendo uma ampla rede de hospedagem, gastronomia, transporte e muitos atrativos.

Antes de viajar, vale a pena conferir algumas informações importantes sobre o destino, cuja moeda oficial é o euro. Veja só!

Clima e fuso horário

Porto, em Portugal, pode ser visitada em qualquer época do ano. Isso acontece porque, diferentemente da maioria dos destinos europeus, a cidade tem clima ameno, com temperaturas agradáveis, não importa a estação.

Os meses mais frios, de dezembro a fevereiro, têm máximas em torno de 17ºC, praticamente “quente” quando considera-se outras regiões do Velho Continente, onde o frio pode ser congelante. 

Neste período, a cidade fica bem vazia e pode chover bastante, o que se reflete em hotéis mais vazios e diárias mais baratas. Ou seja, é a época ideal para viajar com economia!

Entre os meses de abril e setembro, as coisas mudam de figura e Porto se transforma em uma metrópole movimentada, repleta de eventos culturais e viajantes do mundo inteiro em busca do clima seco, com temperaturas de até 25ºC.

A cidade fica na faixa de fuso horário GMT +01:00, enquanto Brasília está na faixa GMT -3:00, o que significa que Porto está 4 horas à frente do horário oficial do Brasil: quando são 10h em Brasília, são 14h em Porto, por exemplo.

Onde se hospedar em Porto?

Onde se hospedar em Porto?
Fonte: Pousada Pestana Palacio do Freixo

Decidir onde ficar em Porto, Portugal, não é muito difícil. Apesar de ser uma cidade grande, o destino reúne boa parte de suas opções de hospedagem em poucas regiões.

O melhor lugar para se hospedar é a região conhecida como Baixa Portuense, especialmente nos arredores da avenida dos Aliados, da rua Santa Catarina e da estação São Bento.

Também vale a pena considerar a região da Ribeira para sua estadia: localizada próxima ao rio Douro e com fácil acesso a bares, restaurantes e casas noturnas.

Em qualquer uma dessas regiões você estará a uma caminhada de distância dos principais pontos turísticos e de opções gastronômicas, então dá para fazer quase tudo a pé.

Para encontrar os melhores hotéis portuenses pelo menor preço, faça uma simulação gratuita em nosso site de buscas especializado em hospedagem, ElQuarto.

Garantir sua acomodação com as melhores condições de pagamento é fácil: você só precisa digitar a cidade que vai visitar e incluir as datas da sua estadia. Depois, basta escolher a melhor oferta para o seu bolso. 

Além de reunir preços exclusivos e opções com cancelamento grátis, a plataforma do ElQuarto permite o pagamento das diárias em reais, sem incidência de IOF. Assim, você garante economia e praticidade para viajar muito!

15 dicas do que fazer em Porto, Portugal

Simultaneamente milenar e moderna, essa charmosa cidade portuária é um destino formidável, capaz de conquistar diferentes tipos de viajantes.

Da histórica Universidade do Porto à icônica estação São Bento, passando pela tradicional Catedral da Sé e pelo incrível Teleférico de Gaia, não falta o que visitar em Porto, Portugal. Confira!

Torre dos Clérigos

O histórico sino da Torre dos Clérigos badala a cada hora para registrar a passagem do tempo em Porto.

A construção, datada do século XVIII, tem mais de 75 metros de altura e faz parte da Igreja dos Clérigos, no centro histórico da cidade.

A torre é tombada como Monumento Nacional de Portugal por sua importância histórica. O local já desempenhou papel estratégico em combates militares e também servia para orientar navegadores.

Vale a pena encarar os mais de 200 degraus até o topo da torre para contemplar a cidade do alto, com uma vista que revela lugares como o rio Douro e o vilarejo de Gaia.

Livraria Lello

Livraria Lello
Fonte: Pexels

A Livraria Lello, com mais de 100 anos de história, é uma parada obrigatória em qualquer passeio por Porto, Portugal.

A fachada neogótica poderia ser o suficiente para encantar os visitantes, mas é no interior da construção que estão suas maiores riquezas: paredes cobertas por livros, belos vitrais coloridos e uma exuberante escadaria sinuosa em vermelho vivo.

A arquitetura é tão deslumbrante que teria, supostamente, inspirado a autora J.K. Rowling (que morou na cidade por três anos, na década de 1990) a criar alguns dos cenários mais icônicos da saga Harry Potter.

Anos depois, a escritora negou os rumores, mas isso não muda o fato de que você não vai se arrepender de incluir a Livraria Lello em seu roteiro por Porto!

Catedral da Sé

Uma das igrejas mais antigas da Europa, a Catedral da Sé é datada do século XII e fica em uma localização privilegiada, em um dos pontos mais altos da cidade, com vista panorâmica do Douro, bem próximo à ponte Dom Luís I.

Completamente restaurado entre os séculos XVII e XVIII, o templo abriga duas torres com cúpulas, como se fosse uma imensa fortaleza medieval.

No interior, a catedral guarda relíquias em ouro e prata em seu tesouro-museu, além de três naves, com altares cobertos por trabalhos de ourivesaria.

Você pode visitar a igreja diariamente, com entrada gratuita. Caso você queira visitar o exuberante claustro ou o museu de arte sacra, é necessário pagar 3 euros pela entrada (preço em junho/2021).

Palácio da Bolsa

Sede da Associação Comercial do Porto, o Palácio da Bolsa é um dos mais belos edifícios neoclássicos no centro histórico da cidade, que atrai todas as atenções no bairro da Ribeira, de frente para o Douro.

O edifício tem uma arquitetura diferenciada tanto por fora quanto por dentro, com imensos salões com pé direito elevado e muito bem decorados.

Durante seu passeio, não deixe de visitar o salão árabe, um dos principais exemplares da arquitetura moura em Porto.

Estação São Bento

Estação São Bento
Fonte: Hombredhojalata / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Embora tenha mais de um século de história, a Estação Ferroviária de São Bento ainda ocupa um espaço de protagonismo em Porto, Portugal, e é frequentada por milhões de passageiros por ano.

O prédio foi originalmente construído para abrigar o Convento de São Bento, no final do século XIX, mas nos primeiros anos do século XX foi convertido em estação ferroviária e se firmou no dia a dia dos portuenses.

Além de ser essencial para o funcionamento da rede de transporte por trilhos da cidade, a estação se destaca por sua arquitetura primorosa, com painéis que reúnem mais de 20 mil azulejos portugueses que contam a história do país.

Depois de conhecer o belíssimo átrio do edifício, aproveite para embarcar em um trem rumo a outros destinos portugueses formidáveis, como Guimarães e Braga.

Capela das Almas

A Capela das Almas fica em uma das principais vias do centro histórico do Porto, a rua Santa Catarina, e você não terá problema nenhum em encontrar o templo.

A igreja não é muito grande, mas definitivamente é exuberante, com o exterior completamente revestido por 16 mil azulejos azuis e brancos, típicos de Portugal, que retratam a vida de Santa Catarina e São Francisco.

Universidade do Porto

Inaugurada nos primeiros anos do século XX, a Universidade do Porto é uma das maiores e mais renomadas de Portugal, atrás apenas da Universidade de Lisboa.

O campus principal possui um edifício histórico que guarda múmias egípcias com anos de história e esculturas icônicas. Uma boa opção de passeio agradável e gratuito pela cidade.

Além disso, a universidade é a responsável pelo gerenciamento de importantes museus portuenses, como a Casa Museu Abel Salazar e os museus de Anatomia e de História Natural e da Ciência.

Mercado do Bolhão

Mais uma das construções históricas de Porto, o Mercado do Bolhão é um lugar que fica lotado em qualquer época do ano, onde é possível comprar vegetais frescos, especiarias, carnes, peixes, frutos do mar, embutidos, queijos e muito mais.

Em outras palavras, é o lugar ideal para conhecer os sabores e aromas de uma das mais antigas cidades europeias, permitindo que o viajante aprenda um pouco mais sobre os costumes do povo português.

Ponte D. Luís I

Ponte D Luis I
Fonte: Pixabay

A Ponte Dom Luís I é capaz de atrair todos os olhares em qualquer roteiro pelo centro histórico de Porto. 

Responsável por ligar a cidade à vizinha Vila Nova de Gaia, a ponte tem mais de 140 anos de história e dispõe de dois pavimentos, por onde passam metrô, pedestres e veículos.

Vale a pena se organizar para visitar a ponte no fim da tarde, para contemplar o pôr do sol sobre o Douro.

Majestic Café

Parada imperdível na rua Santa Catarina, o Majestic Café é um dos mais tradicionais da cidade, inaugurado em 1921. 

O edifício remete ao período da Belle Époque portuguesa e também foi frequentado pela autora de Harry Potter, a britânica J.K. Rowling, que afirma se tratar de um dos “cafés mais bonitos onde já escreveu”.

Que tal aproveitar a sua visita para experimentar uma tradicional rabanada e um cimbalino, ou melhor, um cafezinho português?

Ribeira

A região da Ribeira é uma das mais charmosas de Porto, Portugal, que preserva em ruelas estreitas de paralelepípedos um rico casario datado dos séculos XVIII e XIX.

O calçadão à beira rio abriga inúmeros bares, restaurantes e lojas. Um passeio imperdível em qualquer roteiro pela cidade!

Jardins do Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal não existe mais, foi demolido em 1951, mas deixou como herança um amplo pavilhão dedicado à prática de atividades esportivas e um belíssimo jardim, projetado pelo paisagista alemão Émile David.

O espaço já serviu de cenário para filmes hollywoodianos e hoje é frequentado tanto por moradores portuenses quanto por turistas, interessados em contemplar a vista privilegiada do Douro.

Casa da Música

Casa da Música
Fonte: Pedro Paulo Palazzo / Flickr / CC BY 2.0

Em uma cidade milenar, a Casa da Música surpreende como um edifício recente, inaugurado apenas em 2005, mas nem por isso menos exuberante ou importante.

O prédio sedia a principal casa de concertos da cidade, na região da Rotunda da Boa Vista.

Vale a pena conferir a programação da Casa da Música durante o período da sua estadia em Porto. Se você der sorte, será possível assistir a uma apresentação inesquecível durante a sua viagem.

Teleférico de Gaia

O Teleférico de Gaia oferece um passeio panorâmico, pelo alto, que vai de Porto a Vila Nova de Gaia, onde estão as principais caves de vinho da região.

O passeio custa 6 euros (preço em junho/2021) e oferece vista privilegiada da cidade até chegar ao Mosteiro da Serra do Pilar, de onde você poderá contemplar o mais belo pôr do sol da região.

Jardim do Morro

O passeio de teleférico leva o visitante até o Jardim do Morro, localizado em um dos pontos mais altos do Porto, próximo ao tabuleiro da histórica Ponte Dom Luís I.

Arborizado e florido, o jardim recebe muitos visitantes diariamente, especialmente nos meses mais quentes, que lotam a região em busca de um pôr do sol incrível, sobre o rio Douro.

Como ir de Lisboa para o Porto?

Chegar a Porto, Portugal, é relativamente fácil. A cidade tem aeroporto próprio, que recebe voos diretos a partir do Brasil e voos de companhias aéreas low-cost saídos de diversas cidades europeias.

Você pode fazer o deslocamento entre a capital, Lisboa, e Porto em pouco mais de 2h40 de trem, ônibus (20 euros por trecho, em junho/2021) ou carro, pela rodovia A1.

Para encontrar passagens baratas para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, localizado a 11 km do centro da cidade, visite o site buscador Passagens Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais econômico para viajar.

Reserve hotéis online!

Já sabe o que fazer em Porto, Portugal? Então só falta garantir sua acomodação com economia para conhecer esse charmoso destino europeu.

Visite nosso site de buscas, ElQuarto, para comparar ofertas, reservar quartos e até pagar suas diárias em um só lugar, em reais, sem cobrança de IOF.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a histórica cidade do Porto pode sair mais em conta do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.