Pousadas em Minas Gerais: Conforto e proximidade com a natureza!

19 dez 2020 • 7 minutos de leitura por Paulo

As pousadas em Minas Gerais podem ser tudo o que você precisa para relaxar, conhecer paisagens inesquecíveis e se esbaldar na deliciosa culinária mineira.

A rede hoteleira mineira tem boas opções espalhadas por todas as regiões, com alternativas baratas e estabelecimentos luxuosos, ideais para quem quer fazer uma viagem romântica ou passear com a família.

Para te ajudar a identificar as melhores pousadas mineiras, criamos um guia de pousadas em Minas! Separe seu bloquinho de papel e caneta para começar a planejar sua viagem agora mesmo. Vamos lá!

Pousadas em Minas Gerais: opções para todos os gostos!

Pousadas em Minas Gerais, um bom café mineiro.
Café mineiro e próximo da natureza!

As terras das alterosas são famosas pelas riquezas naturais, cultura vibrante, patrimônio histórico e culinária de renome mundial, garantindo tudo o que você precisa para férias inesquecíveis.

Só em 2019, o estado recebeu mais de 30,4 milhões de turistas, o que explicita a importância de uma rede hoteleira graúda, que consiga absorver toda a demanda – e os hotéis e pousadas em Minas Gerais dão conta do recado!

A variedade é imensa: hotéis-fazenda, hotéis convencionais, pousadas históricas, pousadas que quase parecem resorts, e por aí vai.

Existem opções para todos os gostos e, mais importante, bolsos: com um pouco de pesquisa o viajante pode encontrar a pousada ideal por um bom custo-benefício para recarregar as forças em meio a cenários belíssimos.

Na hora de comprar sua passagem aérea acesse o Vai de Promo, sempre encontramos preços incríveis e eles possuem um atendimento diferenciado. Por isso indicamos.

Onde passar um final de semana romântico em MG?

Minas Gerais é um dos maiores estados brasileiros, com nada menos que 853 municípios, o que significa que o viajante tem 853 chances de encontrar o destino turístico ideal em uma das charmosas cidades mineiras.

Cidades com clima de serra ou rico patrimônio histórico estão espalhadas de norte a sul, com destinos turísticos considerados imperdíveis para quem quer fazer uma viagem romântica.

Confira as nossas sugestões de onde passar um final de semana romântico em MG!

Monte Verde

Encravada em plena serra da Mantiqueira, na divisa com São Paulo, esta pequena cidade do sul de Minas é um dos principais destinos românticos do estado.

Na região o viajante encontra paisagens serranas exuberantes, cachoeiras, bons restaurantes e uma rede hoteleira bastante diversa, além de temperaturas que podem ficar abaixo de 10°C no inverno.

Em geral, as pousadas em Monte Verde, Minas Gerais têm tudo o que uma pessoa precisa para criar um clima romântico, como lareira, vista para as montanhas, decoração elegante e boa gastronomia.

Lapinha da Serra

O distrito de Lapinha da Serra, na região metropolitana de BH, é o destino ideal para quem procura pousadas em Minas Gerais na Serra do Cipó, com várias opções para quem ter contato próximo com a natureza.

As principais opções de hospedagem ficam próximas a cachoeiras e têm vista para os belos cenários serranos de Minas, recomendadas para casais que gostam de ecoturismo ou simplesmente querem recarregar as energias.

Estamos falando de um destino badalado, sobretudo por estar bem próximo da capital, então não se esqueça de reservar sua hospedagem com antecedência para garantir os melhores preços!

Lavras Novas

As pousadas em Lavras Novas, Minas Gerais oferecem tudo aquilo que se espera de um dos destinos românticos mais visitados do estado, com lareira, vista para as montanhas e quartos confortáveis, bem-decorados.

O distrito fica bem próximo de Ouro Preto, o que facilita a vida do viajante que quer combinar dois destinos em um único roteiro.

O destaque na região de Lavras Novas é o turismo de aventura, com grande oferta de passeios de quadriciclo, trilhas ecológicas, diversas cachoeiras e muito mais.

São Thomé das Letras

A cidade dos cristais, conhecida pelo esoterismo, é um dos principais destinos românticos mineiros, com dezenas de cachoeiras, grutas, cavernas, mirantes, além de boas opções para a vida noturna.

A rede hoteleira é vasta e tem mais leitos do que habitantes: a cidade tem pouco mais de 6 mil moradores e chega a receber dezenas de milhares de pessoas por fim de semana.

Isso quer dizer que se você procura por pousadas em Minas Gerais baratas, São Thomé das Letras é o seu lugar, com diversos estabelecimentos e diárias a partir de R$ 50.

Tiradentes

Há quem diga que as melhores pousadas em Minas Gerais românticas estão em Tiradentes, na região das Vertentes, cercada pela bela Serra de São José.

A cidade tem estabelecimentos de diversos portes e em variadas faixas de preço, desde pousadas baratinhas a pousadas luxuosas, com estrutura impecável.

No entanto, Tiradentes também está entre os principais destinos turísticos mineiros, então faça sua reserva antecipada, principalmente se vai visitar a cidade durante um dos diversos festivais culturais e gastronômicos ao longo do ano.

Onde encontrar pousadas em Minas Gerais

Minas Gerais tem a segunda maior rede hoteleira do Brasil, com mais de 250 mil acomodações distribuídas por quase 4.000 estabelecimentos, o que significa que encontrar a opção ideal para sua viagem pode ser uma tarefa difícil.

Mas não se preocupe! Você pode contar com a nossa plataforma exclusiva, El Quarto, para encontrar as melhores pousadas em Minas Gerais para as suas férias!

Reunimos milhares de hotéis e pousadas em uma interface fácil de usar, permitindo que o viajante faça a pesquisa de preço, reserva e acompanhamento da reserva em um só lugar.

Não perca tempo e faça agora mesmo a sua simulação para descobrir que é possível viajar por Minas Gerais com o máximo de economia!

9 opções de Pousadas em Minas Gerais

Em meio a tantas opções, o viajante pode ficar na dúvida na hora de reservar sua hospedagem. Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, confira nossa seleção com as melhores pousadas em Minas Gerais!

Pousada dos Querubins – Andrelândia

Você prefere tomar um banho refrescante de cachoeira ou mergulhar em uma piscina? Na Pousada dos Querubins, em Andrelândia, você pode fazer os dois.

O estabelecimento é um charme só, com lareiras em todos os chalés, regime de alimentação all inclusive, salão de jogos, horta, açude e até mesmo uma capela artesanal.

Não deixe de conhecer o alambique do estabelecimento, onde são produzidas rapaduras e cachaças de excelência.

Pousada do Lago – Guapé

A pequena cidade de Guapé fica quase escondida em uma região repleta de riquezas naturais, como cachoeiras, paredões, mirantes e cenários incríveis.

Para completar um destino tão encantador, nada melhor do que uma pousada charmosa e com excelente estrutura, como a Pousada do Lago, onde o hóspede encontra piscina, sauna, quadras, salão de jogos e espaço kids.

As acomodações são de padrão 4 estrelas, bem-decoradas e com uma pegada mais rústica, a poucos quilômetros de um dos principais destinos de Minas, a represa de Furnas.

Pousada no Santuário do Caraça – Catas Altas

Aos pés da Serra do Espinhaço, em Catas Altas, o Santuário do Caraça é um destino turístico rico em patrimônio histórico e cultural cercado por riquezas naturais como grutas, cachoeiras, lagos e cavernas.

Existe uma pousada dentro do santuário, uma construção datada do século XVIII, com regime de alimentação all inclusive, onde é possível receber a inusitada visita de lobos-guarás e outros animais silvestres.

A pousada é bastante concorrida, com menos de 50 acomodações para receber mais de 17,5 mil pessoas todos os anos, então não deixe para fazer sua reserva em cima da hora!

Pousada Fazenda Monjolos – Serra do Cipó

Para curtir uma experiência bem próxima da natureza, com uma estrutura completa de lazer, vale a pena conhecer a Pousada Fazenda Monjolos, na Serra do Cipó.

O estabelecimento é rodeado por rios, cachoeiras, cânions, grutas, cavernas e sítios arqueológicos, bem como trilhas ecológicas, jardins e muito mais.

Na pousada o hóspede encontra piscina, sauna, quadras de esportes, salão de jogos e acomodações espaçosas, bastante confortáveis.

Pousada Solar Maria Carolina – Mário Campos (Inhotim)

A menos de 20 km do Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, em Mário Campos, a Pousada Solar Maria Carolina tem sete chalés com decoração aconchegante, equipados com ar-condicionado, geladeira e TV de tela plana.

A proposta do estabelecimento é sustentável, com chuveiros alimentados por energia solar, alimentos preparados com ingredientes orgânicos e contato próximo com animais e atividades típicas de fazendas.

As crianças podem até aprender a recolher ovos e cuidar da alimentação dos bichinhos da fazenda, garantindo uma boa opção para quem viaja em família.

Pousada Gota de Minas – Ouro Preto

A Pousada Gota de Minas é um refúgio cercado por natureza em um dos principais destinos turísticos do Brasil, a histórica cidade de Ouro Preto, na região central de Minas.

Rodeada pelas montanhas, a pousada tem diversos lagos para a prática de pesca, trilhas ecológicas, piscina, sauna e até mesmo uma cachoeira particular, além de alambique e fábrica própria que produz chope artesanal.

Os chalés são bastante charmosos e aconchegantes, equipados com TV de tela plana, frigobar, ventilador de teto e varanda.

Pousada Estância Macaúbas – Serra da Canastra

A Pousada Estância Macaúbas fica no município de São Roque de Minas, em uma antiga fazenda pertinho do Parque Nacional da Serra da Canastra.

O estabelecimento fica a poucos metros do rio São Francisco, com poços indicados para adultos e crianças, além de duchas naturais dentro da área da pousada.

Os hóspedes podem desfrutar de piscina, jardim, passeios a cavalo, curral, horta orgânica, churrasqueira, fogão a lenha, trilhas ecológicas e empréstimo de bicicletas.

Os chalés têm varanda com vista para o jardim e algumas acomodações incluem cozinha completa e espaço para refeições.

Chalés de Minas – Caxambu

Em uma das principais estâncias hidrominerais de Minas Gerais, a pousada Chalés de Minas é um dos destaques em Caxambu, rodeada pelas paisagens incríveis das montanhas do sul do estado.

As acomodações são bem-equipadas, contando com lareira, varanda com rede e TV de tela plana. Os hóspedes ainda podem curtir passeios a cavalo e trilhas ecológicas.

Pousada Princesa do Vale – Belo Vale

A menos de 80 km de Belo Horizonte, a Pousada Princesa do Vale, em Belo Vale, fica no topo de uma serra, com vista privilegiada de toda a região.

Os visitantes podem desfrutar de banheiras de hidromassagem com vista para as montanhas, sauna, piscina, jacuzzis e muito mais.

Os quartos têm decoração clean e são bem arejados, equipados com lareira, banheiro privativo com banheira, cama tamanho king-size e vista para a serra.

Pousadas perto de BH

Quer aproveitar o fim de semana ou curtir um feriado prolongado perto de casa? Então você pode gostar das pousadas em Minas Gerais perto de BH, com alternativas para todos os bolsos.

Um dos principais destinos na região metropolitana, o distrito de Macacos tem uma rede hoteleira diversa, com várias pousadas com piscina e boa estrutura, como a Pousada Chico da Terra e a Pousada Vilarejo Plus.

Se você quer ficar perto de Inhotim e conhecer as belezas de Brumadinho, a Pousada Verde Villas e a Pousada Dona Carmita podem ser do seu agrado.

Também pertinho de Inhotim, a Pousada Estalagem do Mirante fica no ponto mais alto da Serra da Moeda, a menos de 40 km da capital, garantindo um refúgio sossegado no “quintal” de casa.

Na Serra do Cipó, a Pousada Anaué e a Pousada Pantanal da Serra são boas pedidas, bem como a rede Ecovip, que tem diversos estabelecimentos em várias localidades por um bom custo-benefício.

Na região de Ouro Preto, no distrito de Cachoeira do Campo, os viajantes também encontram opções charmosas, como a Pousada Chão de Minas, instalada em um casarão histórico e com acomodações espaçosas, com varanda.

Os destinos nas proximidades de Belo Horizonte são diversos: basta uma pesquisa com calma para encontrar a melhor pousada para sua viagem. Só não se esqueça de fazer a reserva com antecedência para não ficar sem vaga!

Reserve suas diárias no El Quarto!

Existem centenas de pousadas em Minas Gerais esperando pela sua visita! Faça agora mesmo a simulação no nosso site, El Quarto, para descobrir que conhecer as terras das alterosas pode ser mais barato do que você pensa!

O viajante pode comparar preços, reservar acomodações e acompanhar a reserva em um só lugar, sem complicações e com o máximo de economia.

Utilize nossos filtros para encontrar a estadia mais adequada para o seu perfil e reserve a melhor opção para as suas férias!

Confira outros parceiros do El Quarto!

Sempre que for fazer uma viagem e precisar de passagem aérea, indicamos nosso parceiro, o Vai de Promo.

Vale a pena fazer uma cotação. Além de prestarem um super atendimento lá você provavelmente encontrará melhores tarifas.

Precisa de um seguro de viagem? Aproveite a promoção disponível no Seguros Promo.

Acesse e clique no link pegar promoção para garantir um super desconto de seguro de viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.