Praias da Bahia: saiba quais são as melhores pra visitar e onde se hospedar durante sua viagem!

12 jan 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Procurando praias da Bahia para conhecer esse estado tão maravilhoso do Nordeste brasileiro? Então, chegou ao texto certo! 

Vamos falar sobre os melhores lugares para curtir o litoral baiano e aproveitar as suas férias em grande estilo.

A Bahia, no entanto, é muito mais do que apenas praias. Sua culinária é famosa no mundo inteiro e os eventos e manifestações culturais religiosas atraem adeptos de diversas vertentes. Além disso, o carnaval da Bahia está entre os melhores do mundo.

A ideia deste artigo é falar um pouco sobre as cidades da Bahia que tem praia e assim facilitar a sua busca por destinos a serem incluídos em seu roteiro de viagem. Acompanhe a seguir e boa leitura!

Praias da Bahia: quais são as melhores?

São muitas as cidades na Bahia que tem praia, o que torna a missão de eleger a melhor delas ainda mais difícil. 

No entanto, alguns lugares são tão impressionantes que realmente merecem o nosso destaque.

Certamente, a Praia do Forte e a Costa do Sauípe são boas candidatas, mas talvez sejam apenas as mais famosas, não é verdade? Afinal, nós ainda nem falamos das praias representantes do Sul do estado como Corumbau e Moreré!

Portanto, fique com a gente no texto e divirta-se escolhendo quais são as melhores praias da Bahia!

Onde ficam as praias mais bonitas da Bahia?

Onde ficam as praias mais bonitas da Bahia?
Fonte: Pixabay

Salvador e a região Norte têm excelentes praias como Jardim de Alá e Amaralina. 

Mas o Sul da Bahia que abriga a região da Costa do Descobrimento, além de ilhas e muitos outros lugares paradisíacos é considerado o lugar com as melhores praias do estado.

Ambas as regiões abrigam praias belíssimas, por isso o melhor conselho para quem deseja curtir as praias da Bahia, sul ou norte, é escolher para onde vai, segundo suas próprias preferências.

Para quem gosta de praias mais exclusivas, a Costa do Sauípe é uma excelente opção, mas se não é essa a sua “vibe”, o sul pode ser surpreendente com suas reservas ambientais e locais praticamente desertos.

Mapa das praias da Bahia

Que tal um mapa das praias da Bahia para fazer uma “trip” percorrendo os principais trechos de um dos lugares mais queridos pelos brasileiros?

A Bahia recebe muitos turistas, por isso é muito prático se deslocar pelo estado, tanto para quem vai se locomover pelas rodovias de carro ou ônibus, ou para quem prefere o conforto de voar.

Por via das dúvidas, um mapa das melhores praias da Bahia vai te ajudar bastante a percorrer os trechos entre os destinos e não se perder por aí.

Encontre hospedagens em diversas praias da Bahia!

Encontre hospedagens em diversas praias da Bahia!
Fonte: Hotel Praia da Sereia

Para cada cantinho de paraíso que encontrar nas praias da Bahia, você precisará de um confortável quarto de hotel para descansar depois, não é mesmo?

Com a nossa plataforma buscadora ElQuarto, sua pesquisa fica muito mais completa! 

Além de fazer a busca em milhares de sites de hospedagem simultaneamente, o usuário tem acesso a diversos cupons de desconto para economizar de verdade.

Não precisa sair de casa para resolver nada sobre sua reserva. Você terá todo apoio online da nossa equipe e pode parcelar tudo em até 12 vezes!

Acesse o ElQuarto e siga a gente nas redes sociais para não perder as novidades sobre os hotéis em promoção nos destinos mais incríveis do mundo.

Quais são as melhores praias da Bahia?

A seguir, você terá a chance de conhecer algumas das praias mais belas de todo o Brasil. Aproveita para ir anotando aquelas que parecem corresponder ao seu perfil de turista.

Tem opção para quem gosta de agito, balada, pessoas na areia e nas calçadas, mas há também alternativas para o turista que só procura sossego e contato com a natureza. Dá uma olhada!

Praias do litoral norte da Bahia

Praias do litoral norte da Bahia
Fonte: Pixabay

A vista do litoral norte da Bahia contempla coqueirais, mangues e centenas de quilômetros de orla de areia branca, além do azul sempre marcante do Oceano Atlântico.

Algumas delas estão próximas a Salvador e podem ser visitadas em um dia ou em finais de semana, por exemplo.

A estrutura hoteleira é preparada para receber turistas do mundo inteiro, então, é bem provável que consiga atender também ao que você precisa. 

Confira a seguir, as praias do litoral norte da Bahia.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Praia de Arembepe

Arembepe significa algo como “o que nos envolve” e é um destino inesquecível. O ambiente é de paz e muito contato com a natureza nessa pequena cidade baiana que fica a 30 km do município de Camaçari.

Viste a simpática Aldeia Hippie para provar as delícias feitas artesanalmente pelos habitantes e conhecer mais sobre a sua cultura. 

A história da aldeia é fascinante, já recebeu hóspedes ilustres como Janis Joplins e a turma dos Novos Baianos, já pensou?

E ainda, alguns trechos da Praia de Arembepe são bons para o surfe, mas quem gosta de se banhar em águas calmas, pode aproveitar o Rio Capivara, que é uma excelente opção.

Praia do Forte

Uma das mais famosas praias do litoral norte da Bahia, a Praia do Forte é um polo turístico e de educação ambiental, sendo um dos pontos de atuação do Projeto TAMAR. Fica no município de São João da Mata.

Para chegar até lá, são apenas 80 km a partir de Salvador. O caminho é pela famosa Estrada do Côco, sempre muito bem pavimentada e sinalizada, atenção à beleza de alguns manguezais às margens da rodovia!

A estrutura turística é adequada, tem muitas barracas e restaurantes nas proximidades das praias e também zonas históricas com monumentos impressionantes como o Castelo Garcia D’ávila, de 1551, que deu nome à Praia do Forte.

Costa do Sauípe

Costa do Sauípe
Fonte: Pixabay

A Costa do Sauípe é uma praia privada localizada a 118 km de Salvador. O enorme complexo abriga atrações para todos os gostos.

A Costa da Orla, onde é possível passear, praticar esporte e fazer refeições no restaurante e a Vila Assombrada, um vilarejo cenográfico que recria várias cenas de terror das lendas urbanas brasileiras, são incríveis para passeios em família.

Além disso, o resort tem a Quermesse da Vila, um ambiente de lazer inspirado nos antigos circos itinerantes e a Vila Nova da Praia, o principal ponto de encontro da Costa do Sauípe.

Praia de Imbassaí

Um dos destinos mais impressionantes de todo o nordeste brasileiro, é quase certo que você vai querer incluir a Praia de Imbassaí no seu mapa das praias da Bahia que pretende conhecer.

A vista é composta por coqueiros, dunas, longas faixas de areias brancas e o encontro do Rio Imbassaí com o mar.

Há caiaques e pranchas de stand up paddle para aluguel, se estiver com disposição de remar um pouco. 

Aproveite para conhecer também a Cachoeira Dona Zilda: o acesso é pela estrada, na entrada para Barro Branco.

Praia de Guarajuba

Guarajuba é o nome do município que guarda algumas das melhores praias do litoral norte da Bahia. 

Durante a maré cheia, o mar fica bem agitado, mas também há momentos de calmaria e formação de lindas piscinas naturais.

A orla é extensa e costuma ficar bem limpa. Existe uma boa estrutura turística, com várias opções de barracas e restaurantes onde comer e tomar uma cerveja gelada no calor da Bahia.

Guarajuba também abriga uma das unidades do Projeto TAMAR, um excelente passeio de educação ambiental e é bem vazia fora da alta temporada, fica a dica!

Praia de Massarandupió

Trata-se de uma praia do município de Entre Rios, voltada para o naturismo, ou seja, a prática de imersão na natureza, que envolve consumo de alimentos naturais, vida ao ar livre e nudismo. São mais de 2 km de orla dedicados ao estilo.

A Praia de Massarandupió fica a cerca de 93 km de Salvador e pode ser acessada pela Linha Verde, sentido capital e Aracaju, na altura do km 88.

Trata-se de uma praia muito limpa e com pouca estrutura. Por isso, é um destino quase deserto e ideal para quem deseja descansar. 

Existe um trecho da praia em que as pessoas aproveitam o mar em trajes de banho.

Qual a melhor praia no sul da Bahia?

Qual a melhor praia no sul da Bahia?
Fonte: Dan Vieira / Flickr / CC BY-SA 2.0

Com certeza, seu mapa das praias da Bahia será recheado de destinos do sul do estado. 

Embora seja distante da capital soteropolitana, essa região da costa baiana é muito favorecida quando o assunto é cidades da Bahia que tem praia.

Confira a seguir algumas boas opções de lugares paradisíacos para incluir em seu roteiro de viagem!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Praia de Moreré

Você já ouviu falar da Ilha de Boipeba no litoral sul da Bahia? É lá que fica a Praia de Moreré, um recanto que ainda guarda antigos ares de uma simples vila de pescadores.

Além da pequena orla de areias brancas, Moreré também tem formação de lindas piscinas naturais na maré baixa e uma boa estrutura turística.

Ponta do Corumbau

Ponta do Corumbau fica no distrito de Prado e é uma das melhores praias da Bahia e, talvez, do Brasil. 

Quase deserta, não tem grandes instalações hoteleiras ou gastronômicas.

A maré baixa expõe uma enorme faixa de areia, perfeita para curtir o dia tranquilamente com a família.

Praia de Barra Grande

Praia de Barra Grande
Fonte: Lorrana Guimarães / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Integra a Costa do Dendê, é o principal destino na Península de Maraú, e você precisará de tempo para ver todas as belezas naturais do lugar.

Barra Grande está na parte mais turística do local, onde se localizam diversos hotéis e resorts. 

Para se banhar no mar, prefira a parte da praia que fica mais distante do porto. Além de ser um lugar mais seguro, a água tem uma aparência bem mais limpa e agradável!

Praia do Satu

Dá para ir caminhando de Caraíva a Praia do Satu, mas antes, vai precisar fazer a travessia de canoa pelo Rio Caraíva. Atenção aos movimentos das ondas que nesse trecho são bem intensos.

Integra a chamada Costa do Descobrimento e o forte do local é o contato com a natureza. São muito poucas as opções de bares e restaurantes, não existe estrutura hoteleira e turística.

Trata-se de um verdadeiro paraíso muito pouco explorado e, praticamente, deserto em meio a destinos turísticos super badalados como Porto Seguro, a cerca de 60 km.

Praia do Espelho

Vizinha das famosas Caraíva e Trancoso, a Praia do Espelho é um verdadeiro espetáculo da natureza. 

Para além da faixa de areia, a praia tem uma encosta inclinada coberta de vegetação, deixando o ambiente com um aspecto rústico e preservado.

Trata-se do local de descanso perfeito para suas férias e precisa constar no seu mapa das praias da Bahia que pretende visitar! 

Afinal, quem não gosta de deitar ao sol em uma confortável espreguiçadeira?

Ainda mais com um serviço de bares e restaurantes bem próximos à areia, em que você nem precisa caminhar para pegar a sua bebida gelada.

O local tem uma espetacular formação de piscinas naturais na maré baixa e as pousadas e hotéis são excelentes para quem deseja tranquilidade.

Praia de Taipu de Fora

Localizada na Costa do Dendê, na Península de Maraú, ao sul de Salvador, a Praia de Taipu de Fora é conhecida principalmente por suas piscinas naturais, um atrativo bem acessível para banhistas de qualquer idade.

Leve o seu snorkel e a prancha de stand up paddle para visitar os corais coloridos no município de Maraú, mas não se esqueça que quanto menor as ondas, melhor será a visibilidade.

Qual é a praia mais bonita da Bahia?

Depois de tantas opções, você já conseguiu escolher qual é a praia mais bonita da Bahia? 

Seria Moreré com suas simpáticas ruas de areia ou seria o encontro do rio com o mar em Imbassaí?

A praia de Arembepe é um destino privilegiado pela natureza e quem conhece as maravilhas do litoral sul se apaixona e quer voltar.

Portanto, a melhor coisa a se fazer é visitar quantas praias da Bahia puder para se divertir muito e formar sua opinião sobre o assunto! Parece uma excelente ideia, concorda?

Promoção de hospedagens em todo o Brasil!

É bem difícil decidir quais as melhores praias da Bahia, não é mesmo? Da Costa do Sauípe à Ponta de Corumbau, o litoral baiano tem excelentes lugares para você “turistar”.

Na hora de escolher o hotel, já sabe, o ElQuarto tem sempre a opção mais barata! 

Você vai se surpreender com os preços e com o nível das hospedagens. Pesquisar com o ElQuarto é a chance que precisava para se hospedar confortavelmente, pagando pouco por isso.

E aqui vai uma dica: quanto antes começar a pesquisar, mais chances tem de encontrar aquela promoção especial.

Quer conhecer as melhores praias da Bahia? Então faça a sua reserva com o ElQuarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.