Praias de Porto Seguro: veja as mais bonitas, calmas ou agitadas da região!

18 abr 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

As praias de Porto Seguro estão entre as melhores e mais famosas do Brasil, e isso não é mera coincidência.

O destino mais famoso do sul da Bahia consegue oferecer praias de todos os tipos para seus visitantes: tranquilas ou badaladas, com beach clubs famosos ou quase desertas, e por aí vai.

Ao litoral se soma uma excelente infraestrutura de turismo, que inclui uma robusta rede hoteleira, várias atrações urbanas, vida noturna badalada e muito mais.

Para que você possa conhecer as mais lindas praias em sua próxima viagem, montamos um guia com os trechos mais cobiçados do litoral da cidade, veja só!

Praias de Porto Seguro: quais são as melhores?

De Santa Cruz Cabrália a Arraial d’Ajuda, passando por lugares famosos nacionalmente, como as praias de Taperapuã, do Mutá, do Mundaí e Coroa Vermelha, o que não falta são boas praias em Porto Seguro, Bahia.

Um dos principais destinos turísticos do Brasil foi premiado com 90 km de costa paradisíaca, pontilhada por praias de areia dourada e mar azul, onde o sol parece brilhar quase o ano inteiro.

A cidade já não é segredo entre viajantes brasileiros. Pelo contrário, Porto Seguro é, há décadas, um dos destinos mais badalados do país, por onde passam quase 2 milhões de pessoas por ano.

As belas praias, porém, não são os únicos atrativos locais. 

Os visitantes podem explorar as opções boêmias da Passarela do Descobrimento, carinhosamente chamada de Passarela do Álcool, conhecer atrações históricas que remetem aos primeiros anos do Brasil e mergulhar na gastronomia baiana.

Em outras palavras, visitar Porto Seguro é fácil, bom e, ainda por cima, barato, com alternativas de alimentação, lazer e hospedagem que cabem em todos os bolsos!

Onde fica Porto Seguro?

Onde fica porto seguro?
Fonte: Pxhere / CC0

Antes de fazer as malas para conhecer as praias de Porto Seguro, vale a pena se informar onde fica esse apaixonante destino tropical.

A cidade está localizada no litoral sul da Bahia, a cerca de 600 km de Salvador, em uma região conhecida como Costa do Descobrimento, onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez ao chegar às Américas.

O viajante consegue visitar Porto Seguro sem dificuldades graças a seu movimentado aeroporto, que fica a apenas 2 km do centro e recebe voos das principais cidades brasileiras.

Para garantir suas passagens aéreas mais baratas para a Bahia, recomendamos uma visita ao buscador do Vai de Promo, que te ajuda a identificar o momento mais barato para viajar e oferece um eficiente alerta de preços gratuito!

Depois de chegar a Porto Seguro, você poderá optar entre explorar as atrações turísticas locais ou estender seu roteiro até formidáveis destinos nas proximidades, como as vilas de Caraíva (74 km), Arraial D’Ajuda (70 km) e Trancoso (77 km).

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Mapa das praias de Porto Seguro

O viajante tem mais de 90 km de praias paradisíacas para explorar durante sua viagem, além de várias atrações históricas e distritos vizinhos cheios de charme.

Por isso, pode ser uma boa ideia montar um roteiro de viagem: assim você não deixa nenhum atrativo para trás!

Confira o mapa das praias de Porto Seguro!

Qual a melhor época para conhecer as praias de Porto Seguro?

O clima bom o ano inteiro é um grande incentivo para quem deseja conhecer as praias de Porto Seguro. 

As temperaturas variam pouco no decorrer do ano, com média entre 24ºC e 29ºC, e o regime chuvoso é bem-distribuído ao longo dos meses.

Dessa forma, além de fazer calor o suficiente para curtir a praia em qualquer estação, você também não precisa se preocupar com chuvas prolongadas. 

Afinal, as pancadas de chuva costumam ser ligeiras, no fim da tarde, e não devem comprometer seus passeios.

Se você está pensando em curtir o réveillon, as férias de janeiro ou o Carnaval baiano nas areias de Porto Seguro, não se esqueça de fazer suas reservas de passagens e hospedagem com antecedência, ou você pode acabar pagando mais caro.

Caso você prefira encontrar a cidade mais tranquila, com menos turistas, é melhor programar sua viagem para os meses de abril, maio ou setembro.

Encontre hospedagens nas melhores praias de Porto Seguro!

Enconte hospedagens nas melhores praias de Porto Seguro!
Fonte: Hotel Voa Porto da Barra

Como é um destino já consagrado, capaz de receber milhões de visitantes, Porto Seguro desenvolveu, ao longo dos anos, uma extensa rede hoteleira, formada por hostels, pousadas, hotéis e grandes resorts.

Isto é, existe opção de hospedagem para todos os gostos e, mais importante, para todos os bolsos! 

No entanto, encontrar a acomodação ideal em meio a tantas opções pode ser desafiador, e utilizar a ferramenta certa para essa procura pode fazer a diferença!

É por essas e outras que o El Quarto desenvolveu sua própria plataforma para reunir milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos.

Em poucos cliques o viajante pode encontrar hotéis e pousadas com ofertas incríveis, estabelecimentos com cancelamento gratuito e muitas outras comodidades: tudo para que você possa curtir a sua viagem com economia!

Faça uma simulação gratuita e encontre agora mesmo o hotel perfeito para suas férias em Porto Seguro sem comprometer o seu bolso!

Quais são as praias de Porto Seguro?

Das mais tranquilas às mais badaladas, as praias de Porto Seguro não costumam decepcionar quem gosta de mar e sol.

Algumas dispõem de boa infraestrutura de serviços, com direito a barracas de praia famosas e restaurantes pé-na-areia para garantir o conforto dos banhistas.

Outras, por sua vez, são quase intocadas e muito protegidas, combinando belezas naturais e sossego para atrair os visitantes que querem fugir do agito.

Confira quais são as melhores praias de Porto Seguro!

Praia do Espelho 

Quase no distrito de Trancoso fica a Praia do Espelho, que já foi eleita a praia mais bonita do país, embora seja, até hoje, uma relativa desconhecida do grande público.

Esse trecho de litoral recebeu o sugestivo nome “do Espelho” por conta de seu mar cristalino e calmo, que, na maré baixa, parece um imenso espelho a refletir o azul do céu.

Quem visita a região pode contar com alguma infraestrutura, incluindo espreguiçadeiras dispostas pela faixa de areia e algumas barracas de praia, mas o grande atrativo local é, de fato, o sossego.

Praia dos Nativos 

Praia dos Nativos
Fonte: Alcântara De Oliveira Batista / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A cerca de 30 km do centro da cidade fica uma das praias mais bonitas de Porto Seguro, a Praia dos Nativos.

Embora fique no distrito de Trancoso, supostamente longe da estrutura urbana, a Praia dos Nativos reúne tudo que você precisa para seu dia.

Isso significa que você encontrará pousadas, restaurantes, bares, casas noturnas, comércio e agências de turismo pela região.

Só fique de olho na maré antes de programar sua visita. Durante a maré alta, pode ser que você precise contratar os serviços de barqueiros para atravessar o rio Trancoso no ponto em que encontra o mar.

Praia de Taperapuã 

Listada entre as melhores praias de Porto Seguro para quem gosta de festa, a Praia de Taperapuã abriga duas das maiores atrações da cidade: as barracas Tôa Tôa e Axé Moi.

Sinônimo de festa e alegria na Costa do Descobrimento, essas barracas oferecem animada programação de música ao vivo e cardápios diversificados, com saborosos drinks e petiscos à base de frutos do mar e pescados.

A faixa de areia é extensa e bem fininha, enquanto o mar é azul intenso, bastante calmo: perfeito para quem está viajando com crianças ou idosos.

Praia do Mutá 

Se você quer visitar as melhores praias famosas de Porto Seguro, vale a pena incluir a Praia do Mutá em seu roteiro de viagem.

A praia fica em uma pequena enseada de águas calmas, rodeada por coqueiros e areia branca.

Na maré baixa, os recifes de corais da região ajudam a represar a água cristalina, formando uma grande piscina natural ideal para curtir com crianças.

Além do mar limpo e tranquilo, os banhistas encontram boa estrutura de serviços e atividades de lazer, bem como barracas e quiosques sem sol alto nem multidão!

Praia da Coroa Vermelha 

Praia da Coroa Vermelha
Fonte: Hvl / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quer combinar história e praia? Você não pode perder a Praia da Coroa Vermelha! 

Foi ali que Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez ao chegar ao Brasil, em 1500. Foi também essa região que serviu de palco para a primeira missa rezada no país.

A praia fica a apenas 20 minutos do centro da cidade e abriga várias heranças do período colonial, além de um litoral exuberante, com areia dourada, mar azul e vegetação preservada.

Axé Moi

A Axé Moi não é uma das praias de Porto Seguro, mas certamente é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro!

Localizada na Praia de Taperapuã, a Axé Moi é a barraca de praia mais famosa do Brasil e recebe milhares de visitantes todos os anos em busca de muito axé, dança e animação!

Toda semana a barraca realiza animados luaus que reúnem gente bonita, bons drinks e muita celebração com música ao vivo!

Tôa Tôa

Situada na Praia de Mundaí, a Tôa Tôa disputa com a vizinha Axé Moi, da Praia de Taperapuã, o título de barraca mais badalada de Porto Seguro.

O local é quase um complexo de diversões, onde os garçons são dançarinos, a música ao vivo toca alto durante o dia e até as crianças encontram entretenimento de qualidade no exclusivo Espaço Kids.

Praia de Mundaí

Praia mais central da cidade, a Praia de Mundaí é indicada para quem está viajando sem carro, prefere praias urbanas ou simplesmente não abre mão de agitação.

Endereço da Tôa Tôa e da também animada barraca Jamaica Beach, a região tem uma bela orla, com areia macia, mar calmo e o pôr do sol mais bonito de Porto Seguro.

Não é coincidência, portanto, que a Praia de Mundaí esteja entre as preferidas dos próprios porto-segurenses!

Qual é a melhor praia de Porto Seguro?

Qual é a melhor praia de Porto Seguro?
Fonte: Unsplash

Estamos falando de um destino que não economiza na quantidade e variedade de praias que oferece a seus visitantes. 

Na prática, isso significa que a melhor praia de Porto Seguro será aquela que mais combina com seu gosto pessoal.

A Praia de Taperapuã, por exemplo, é a queridinha entre o público jovem, em busca de diversão e badalação, enquanto a Praia do Espelho, pertinho de Trancoso, está entre as melhores para quem gosta de sossego.

Em comum, o que une todas essas praias são suas belas paisagens e mar azul.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Quais são as praias mais bonitas de Porto Seguro?

Em meio a quilômetros de costa, não é difícil encontrar praias lindas em Porto Seguro, em diferentes pontos da orla.

A Praia da Pitinga, por exemplo, chama a atenção por seu visual selvagem, emoldurado por falésias com dezenas de metros de altura, vegetação exuberante e faixa de areia tranquila, quase deserta.

O cenário é parecido com o que você vai encontrar na Praia do Taípe, embora o acesso seja mais complicado, feito por Arraial D’Ajuda.

No quesito beleza, a Praia do Mutá também não fica para trás. Durante a maré baixa, forma-se por ali uma piscina natural de água morna e praticamente sem ondas graças a um colorido recife de corais.

Quais as praias mais calmas de Porto Seguro?

Muita gente procura as praias de Porto Seguro em busca de agito e badalação, mas não se engane. A cidade também abriga praias quase desertas, perfeitas para quem deseja relaxar longe da muvuca!

Esse é o caso da Praia do Taípe, por exemplo, que só pode ser visitada a partir de Arraial D’Ajuda e, por isso, tende a ser muito mais vazia em comparação a praias mais famosas, como Taperapuã e do Mundaí.

A Praia do Espelho, que já foi considerada a praia mais bonita do Brasil, também é uma boa opção para quem quer tranquilidade, pois o acesso não é fácil e a região não recebe sinal de celular.

Promoção de hotéis em Porto Seguro, Bahia!

Você pode começar a planejar sua visita às praias de Porto Seguro agora mesmo: é só fazer sua pesquisa de hospedagem no El Quarto.

O melhor site de buscas de hotéis e pousadas do Brasil reúne milhares de acomodações com preços imperdíveis, incluindo opções com cancelamento grátis.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a cidade mais famosa da Costa do Descobrimento pode ficar mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.