Conheça Pucón, terra dos famosos lagos chilenos!

31 jul 2022 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Pucón é uma cidade pequenina, com apenas 30 mil habitantes, mas prova que tamanho não é documento e está entre as gigantes do turismo chileno.

Localizada em uma região privilegiada pela natureza, a cidade é um dos melhores destinos de neve da América do Sul e oferece diversas atrações de ecoturismo e turismo de aventura.

A todas essas riquezas se soma uma excelente infraestrutura de serviços, com tudo que um viajante precisa longe de casa: bons hotéis, restaurantes, comércio e agências de turismo.

Para te ajudar a planejar uma viagem fantástica, montamos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre a cidade, veja só!

Pucón: informações, passeios e dicas de viagem!

Pucón: informações, passeios e dicas de viagem!
Fonte: Traveling Otter / Flickr / CC BY 2.0

Em comparação a destinos de inverno badalados da América do Sul, como Bariloche ou Valle Nevado, a cidade de Pucón pode parecer uma desconhecida, mas não se engane: estamos falando de um lugar incrível!

Longe da badalação das vizinhas famosas, a cidade consegue oferecer atrações para todos os gostos.

A lista inclui trilhas pelas montanhas, cachoeiras, praias de água doce, lagos e as inúmeras belezas do Parque Nacional Huerquehue.

Se você não quer saber de esforço, poderá relaxar em termas quentinhas em meio a um cenário natural exuberante ou conhecer o centrinho da cidade, cheio de bons restaurantes, lojas charmosas e hotéis aconchegantes.

Onde fica Pucón

Esse surpreendente destino do Chile fica na província de Araucanía, na região central dos Lagos Chilenos.

A distância de Santiago para Pucón é de 780 km, enquanto as atrações da Patagônia Chilena ficam ainda mais próximas: Puerto Varas fica a 320 km de distância e o Parque Nacional Alerce Andino, em Puerto Montt, está a 377 km.

Quer aproveitar para conhecer a neve argentina em San Martín de los Andes e Bariloche? Os famosos destinos de inverno ficam a 182 km e a 474 km de distância, respectivamente.

Pucón, Chile: mapa

A cidade foi batizada como “entrada da cordilheira”, no idioma mapuche, por ficar bem na entrada da Patagônia Chilena, em meio a lagos, montanhas e vulcões.

Confira onde fica Pucón no mapa do Chile!

Como chegar em Pucón?

Embora as estradas chilenas sejam boas, a maneira mais fácil de chegar à cidade é de avião. A região é atendida por Latam, Gol, Sky Airline e outras companhias aéreas.

O pequeno aeroporto local não fica aberto o ano inteiro, mas se você já está se perguntando qual o aeroporto mais próximo de Pucón, Chile, pode ficar tranquilo: cidades próximas, como Valdívia (120 km) e Temuco (100 km), recebem voos o ano inteiro.

Do aeroporto até a cidade, você pode utilizar serviço de transfer, táxi ou ônibus.

Quem está viajando de carro pelo Chile pode fazer o trajeto pela belíssima rodovia Rota 5 Sur, que passa por cenários incríveis em meio aos Andes.

Para adquirir passagens aéreas mais baratas para o Chile, recomendamos o site Vai de Promo, que te ajuda a encontrar as melhores ofertas das principais companhias aéreas.

Lembre-se de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando tem neve em Pucón?

Quando tem neve em Pucón?
Fonte: Jimmy Baikovicius / Flickr / CC BY-SA 2.0

Se você está planejando curtir a neve em Pucón, a melhor época para visitar a cidade é o inverno, de junho a agosto, especialmente a partir de julho, quando o volume de neve já é suficiente na encosta do vulcão Villarica para esqui e snowboard.

Nessa época, os termômetros variam entre 2ºC e 8ºC, mas em períodos mais intensos os termômetros podem até ficar abaixo de zero: que tal aproveitar para se aquecer nas termas da cidade?

O que fazer em Pucón no verão?

Se você está pensando que só há o que fazer na cidade durante o inverno, está muito enganado. 

O verão marca a alta temporada na região, que se transforma em um imenso balneário e atrai milhares de turistas em busca de diversão.

Na estação mais quente do ano, o sol brilha 15 horas por dia, pode fazer calor de até 30ºC e cresce a procura por cachoeiras e praias de água doce nos lagos da região.

Quem programa sua viagem para o verão, no entanto, não pode deixar de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência, pois os hotéis locais ficam lotados (e mais caros) entre dezembro e fevereiro.

Onde se hospedar em Pucón?

Onde se hospedar em Pucón?
Fonte: Enjoy Pucón

Existem hotéis em Pucón em todas as faixas de preço e estilos, desde empreendimentos luxuosos no esquema all inclusive a hostels mais modestos, com acomodações compartilhadas.

Se você está viajando sem carro, a melhor alternativa é escolher um dos hotéis no centro da cidade, sobretudo ao longo da Avenida O’Higgins ou na Calle Fresia, onde ficam os melhores restaurantes.

Quem não abre mão de sossego pode gostar de se hospedar em um dos hotéis nos arredores do Lago Villarrica, onde é possível ter contato ainda mais próximo com a natureza.

Só não se esqueça de conferir se o hotel escolhido oferece aquecedor de água e ambiente, o que pode fazer a diferença em viagens nos meses mais frios.

Descubra onde ficar em Pucón, Chile, pagando pouco!

Para encontrar as melhores acomodações por um preço que cabe no seu bolso, recomendamos uma visita ao buscador El Quarto.

Nosso sistema reúne acomodações em diferentes estilos, a preços exclusivos, incluindo estabelecimentos com cancelamento gratuito, nos principais destinos do Chile e do mundo.

Você pode até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

O que fazer em Pucón

A localização da cidade é um prato cheio para ecoturistas e viajantes que adoram praticar esportes, passar tempo ao ar livre ou contemplar a natureza.

Ali, você poderá subir a encosta de um vulcão, conhecer cachoeiras, mirantes e lagos, esquiar e percorrer trilhas em um cenário praticamente intocado.

Vem descobrir o que fazer em Pucón! 

Centrinho de Pucón

Centrinho de Pucón
Fonte: Alessandro Caproni / Pxhere / CC BY 2.0

O centrinho da cidade é puro charme e pode render um agradável passeio ao ar livre. 

As construções da região são rústicas, em madeira, as ruas são muito limpas e você pode descobrir lojinhas e cafés incríveis por todo lado.

A arborizada Plaza de Armas é o marco zero da cidade: a partir dali, você conseguirá chegar às principais atrações turísticas, agências, restaurantes e comércio.

A Avenida Bernardo O’Higgins, por sua vez, é o endereço mais “quente”: ali existem boas opções gastronômicas, alguns bares que ficam abertos até mais tarde, lojas e o famoso semáforo de alerta vulcânico, que aponta o nível de atividade do vulcão Villarica.

Ainda no centro fica a Playa Grande, uma praia de areia escura banhada pelas águas do Lago Villarica que fica lotada de banhistas durante o verão.

Vulcão Villarrica 

De praticamente todos os pontos da cidade é possível avistar a atração mais famosa de Pucón, o vulcão Villarica, a 2.800 metros de altitude e pico nevado.

O vulcão é um dos mais ativos do Chile e entrou em erupção pela última vez em 2015, mas não se preocupe, pois a cidade conta com um sistema de alerta de atividade vulcânica e está preparada para lidar com eventualidades.

No inverno, quando a neve se acumula o suficiente para práticas esportivas, o vulcão se transforma em um centro de esqui que recebe milhares de visitantes por semana.

Isso não significa que você não pode aproveitar o Villarica no verão: na estação mais quente, os viajantes com bom preparo físico podem subir a encosta para chegar ao cume da montanha e avistar a cidade do alto.

Como a trilha dura cerca de 7 horas, a depender das condições climáticas, só é possível fazer o passeio com uma das agências especializadas instaladas no centrinho. 

Assim, você poderá contar com equipamento para neve e a companhia de um guia que conhece a região.

Mesmo se não subir até o topo do vulcão, esquiar ou praticar snowboard, o passeio até o vulcão Villarica é simplesmente imperdível!

Termas em Pucón 

Como a cidade fica em uma região com grande atividade vulcânica, é possível conhecer centros termais locais para se banhar em piscinas de água naturalmente aquecida entre 35ºC e 45ºC.

As mais famosas são as Termas Geométricas, localizadas a 80 km do centro, em plena montanha, de frente a uma belíssima cachoeira. 

A paisagem é indescritível e você ainda poderá escolher entre piscinas de diferentes temperaturas para o seu banho.

Se você procura um passeio bastante diferente, pode ser uma ideia visitar as Termas Los Pozones no período noturno, quando as piscinas ganham iluminação especial.

Existem, ainda, muitas outras termas nos arredores da cidade, como as Termas Huife, as Termas Menetúe, as Termas de Coñaripe, as Termas El Rincón, entre outras.

La Zona 

La Zona
Fonte: Qaywsx / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Um dos passeios mais concorridos da região é o Tour La Zona, que leva os visitantes até lagos, cachoeiras e outros cenários paradisíacos em meio às montanhas.

Durante o passeio, você vai conhecer as quedas d’água Ojos del Caburgua, as águas calmas do Lago Caburgua e as belíssimas Playa Blanca e Playa Negra, cercadas por densas florestas de araucárias.

O Tour La Zona é oferecido por agências de turismo instaladas no centrinho, mas você também pode fazer o roteiro de carro alugado ou ônibus, com embarque no terminal de ônibus na Calle Uruguay, sentido Caburga.

Parque Nacional Huerquehue 

Nenhum roteiro pela cidade está completo sem uma visita ao Parque Nacional Huerquehue, localizado a 110 km do centrinho.

É no parque está localizado o vulcão Villarica, além de um amplo trecho de vegetação nativa, onde você poderá conhecer animais e plantas que só existem na Patagônia.

O Parque Nacional Huerquehue é cortado por 15 trilhas com tamanhos e níveis de dificuldade distintos, como a Los Nevados, que tem 8 km e pode durar cerca de 5 horas, ou a Pichillancahue, com 3,3 km de extensão e duração média de 2h30.

Vale a pena reservar ao menos uma tarde para passear pelo parque, onde você encontrará mirantes, cachoeiras, lagos e outras paisagens incríveis.

Apesar de ser um parque público, o Huerquehue cobra ingresso de 7.400 pesos chilenos (R$ 42,78 em cotação feita no dia 31/05/2022). 

Você pode adquirir as entradas pelo site oficial da reserva.

Salto El Claro 

A cidade de Pucón é cercada por muitas cachoeiras, mas se você precisar escolher apenas uma para conhecer, deverá ser Salto El Claro.

Com 80 metros de queda d’água, a cachoeira fica em uma clareira em meio à floresta e tem entrada gratuita.

Apesar da temperatura gelada da água, o poço da El Claro fica lotado de banhistas no verão: será que você teria coragem de dar um mergulho?

Quanto tempo ficar em Pucón?

Quanto tempo ficar em Pucón?
Fonte: Pixnio / CC0

Ao planejar a sua viagem, é importante considerar quanto tempo você tem disponível e quais atrações você faz questão de conhecer.

Em média, um turista precisa de pelo menos quatro dias para conhecer as atrações mais famosas da cidade. 

Em menos tempo, muita coisa legal pode ficar de fora do seu roteiro, especialmente se você estiver planejando subir o vulcão Villarica e passear pelo Parque Nacional Huerquehue.

Não se esqueça do seguro viagem para o Chile!

Para conhecer as belezas locais sem se preocupar com imprevistos e praticar esportes na neve com a tranquilidade que você merece, não deixe de contratar um bom seguro viagem.

Desse modo, caso você sofra um acidente ou precise de atendimento médico, basta acionar a seguradora para receber assistência gratuita.

Além disso, o seguro viagem também protege o viajante em outras situações, como extravio de bagagem, cancelamento de voo ou interrupção da viagem por motivos de saúde: garantia de que você vai voltar para casa sem prejuízo.

O seguro viagem mais barato e mais completo do mercado está no Seguros Promo, que oferece atendimento 100% em português, 24 horas por dia.

Faça uma cotação gratuita e aproveite para utilizar a exclusiva ferramenta de comparação do Seguros Promo para encontrar o seguro viagem ideal para você!

Cote seu seguro viagem com 15% de desconto aqui!

Pucón: hospedagem pelo melhor preço é no El Quarto!

Gostou de conhecer as atrações mais incríveis desse formidável destino chileno? Então visite agora mesmo o El Quarto para encontrar hotéis em Pucón baratos!

O El Quarto concentra milhares de acomodações em diferentes estilos (hostel, pousada, hotel e resort) e em todas as faixas de preço, incluindo opções com cancelamento gratuito.

Faça uma simulação e descubra que você não precisa comprometer o seu orçamento para visitar o destino dos seus sonhos!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.