Puebla: saiba mais sobre o destino!

24 nov 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Fundada em 1531 pelos espanhóis, a cidade de Puebla se tornou sinônimo de história, cultura e boa gastronomia ao longo dos séculos.

Um dos principais redutos históricos do país, o destino é rodeado por vulcões, mirantes, pirâmides, trilhas e outras atrações: prova de que é capaz de agradar a diferentes tipos de viajantes.

Mas como começar a planejar a sua viagem até lá? Qual a melhor época para visitar, o melhor lugar para ficar e as melhores atrações para conhecer? 

Com esse artigo, você tira suas dúvidas e fica pronto para viajar! Veja só!

Puebla: como aproveitar o melhor do destino?

Puebla: como aproveitar o melhor do destino?
Fonte: Pxhere / CC0

Reza a lenda que um bispo que vivia em Tlaxcala escreveu ao rei da Espanha em 1530 sobre um sonho que tivera: anjos lhe disseram que era a hora de instalar um assentamento no meio do caminho entre a Cidade do México e o Porto de Veracruz.

Foi dessa história que surgiu o apelido de Puebla, México, “Angelopolis”, onde a então nova colônia encontraria o que precisava para crescer e prosperar.

Os historiadores nunca conseguiram provar o motivo místico por trás da escolha de fundar uma nova cidade nas proximidades dos rios San Francisco, Atoyac e Alseseca.

Mas uma coisa é certa: essa decisão mudou a história do país.

Ali, os espanhóis e indígenas passaram a viver em harmonia, especialmente graças ao solo fértil, decorrente dos muitos vulcões espalhados pela região, que garantia alimento abundante.

Muitas construções do período colonial estão de pé até hoje e podem render passeios interessantes, como a Capela do Rosário, a catedral, a Biblioteca Palafoxiana e muito mais.

Se você não liga para atrações históricas, a melhor alternativa é montar um roteiro que explore as riquezas culturais e naturais da cidade.

Você pode curtir a roda-gigante Estrella, conhecer os ateliês e as galerias do Barrio del Artista, ir às compras na feirinha de Callejón de los Sapos, visitar a Pirâmide de Tepanapa e até subir o Cuexcomate, menor vulcão do mundo.

Difícil mesmo vai ser se sentir entediado durante sua visita a um dos melhores destinos do México!

Em que país fica Puebla?

Oficialmente chamada Heroica Puebla de Zaragoza, a cidade é capital de estado com o mesmo nome e fica na região centro-sul do país, no Vale do Cuetlaxcoapan.

Quarta maior cidade mexicana, com mais de 2 milhões de habitantes, o destino fica a 129 km da capital, Cidade do México, em uma região que, em tempos pré-colombianos, foi disputada por diversos povos independentes do Império Asteca.

Puebla, México: mapa

A proximidade com a Cidade do México faz com que seja fácil incluir a cidade conhecida como Angelopolis em seu roteiro de viagem.

Confira onde fica Puebla, México, no mapa! 

Como chegar a Puebla?

O viajante tem duas opções para chegar à quarta maior cidade mexicana: pode desembarcar no Aeroporto Internacional Hermanos Serdán, a 20 km do centro histórico, ou voar até a Cidade do México e concluir a viagem por terra.

Ônibus fazem a viagem da capital do país à cidade histórica, com saída do Terminal de Autobuses Oriente, em cerca de 2h30. 

De carro, o percurso é mais rápido: são 1h50 de viagem pela Autopista México 150D.

Você encontra passagens aéreas para o México com até 37% de desconto no Vai de Promo. Aproveite para ligar o alerta de preços para não perder nenhuma oferta disponível!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir à cidade de Puebla, México?

Quando ir a cidade de Puebla, México?
Fonte: Pxhere / CC0

O clima não varia muito em Puebla no decorrer do ano. As temperaturas mínimas ficam em torno de 7ºC e as máximas não costumam passar de 25ºC, não importa o mês.

Muitos turistas, porém, preferem não visitar a cidade entre junho e setembro, quando as chuvas são mais comuns.

Onde se hospedar na cidade de Puebla?

Puebla é uma cidade turística, mas a maior parte das atrações locais está concentrada em uma mesma região: o centro histórico, também conhecido como Zócalo, e seus entornos.

Quanto mais perto da catedral, melhor a localização do hotel: e isso nem sempre significa preços mais salgados!

Com uma boa pesquisa, você encontra opções com diárias mais baratas na região.

Os melhores hotéis de Puebla estão aqui no El Quarto!

Os melhores hotéis de Puebla estão aqui no El Quarto!
Fonte: City Express Junior Puebla Angelópolis

Você sabia que é possível encontrar acomodações que atendem às suas necessidades pelo menor preço do mercado? É só fazer a sua pesquisa no El Quarto!

Nosso site reúne milhares de hotéis, pousadas, hostels e resorts com as melhores condições de pagamento, preços exclusivos e muitas acomodações com cancelamento grátis para facilitar o seu planejamento.

O viajante pode pagar as diárias em reais, sem incidência de IOF, e até se cadastrar gratuitamente para receber descontos de até 50%! 

O que visitar em Puebla, México

Clássica, colorida e vibrante, a “Angelopolis” do México é uma cidade que merece entrar em qualquer roteiro pelo país dos astecas.

Confira o que fazer em Puebla!

Zócalo 

Principal região turística da cidade, o Zócalo é a mais importante praça do centro histórico, onde ficam os principais edifícios antigos locais.

Entre os destaques estão a antiga Câmara Municipal e a suntuosa Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción, que ocupa uma quadra inteira.

Nos arredores do Zócalo estão mais de 70 igrejas coloniais, dezenas de museus, restaurantes, cafés e outros estabelecimentos onde o movimento turístico é intenso a qualquer hora do dia ou da noite.

Em outras palavras, você deve passar pela praça em vários momentos ao longo da sua estadia.

A região é muito segura e bem-policiada, além de ter iluminação especial no período noturno, o que garante que sempre haja muitos turistas zanzando de um lado para o outro.

Aproveite seu passeio pelo Zócalo para assistir às performances dos artistas de rua, para utilizar o wi-fi gratuito e, é claro, fazer muitas fotos legais para o seu álbum de viagem!

Catedral de Puebla 

A monumental Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción é, sem dúvidas, uma das atrações mais imperdíveis de Puebla. 

A igreja é famosa por seus sinos de 8 toneladas que teriam sido instalados por anjos, dando origem à alcunha de Ciudad de los Ángeles ou Angelopolis que a cidade carrega.

Segunda maior igreja do México, a catedral é datada do século XVII e ocupa um quarteirão inteiro na região do Zócalo. 

O complexo inclui a Capela Del Perdón e os mausoléus de Pantaleón Alvarez de Abreu e Juan de Palafox, famosos clérigos mexicanos.

Por dentro, a igreja é ainda mais monumental, coberta por gesso folheado a ouro e madeira maciça esculpida em temas religiosos.

Ou seja, nada de ir embora da cidade antes de conhecer essa maravilha da arquitetura colonial mexicana!

Callejón de los Sapos 

Callejón de los Sapos
Fonte: Gusvel / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Callejón de los Sapos, ou “Beco dos Sapos” em tradução direta, é uma ruela colorida do centro histórico que, sem dúvidas, está entre os cenários mais instagramáveis de toda a cidade.

A região é famosa pelo casario colonial ultra colorido, onde hoje estão instalados cafés, restaurantes e lojas de artesanato.

Nos finais de semana, acontece no Callejón de los Sapos uma popular feirinha de antiguidades, artesanato e gastronomia que atrai milhares de turistas.

Museu Amparo 

O passado colonial do México e do Vale do Cuetlaxcoapan está bem preservado no rico acervo do Museu Amparo, considerado o museu histórico mais importante do país.

O museu fica em um complexo arquitetônico do século XVII que conta a história do país desde o período pré-colombiano, muito antes do fim do Império Maia, passando pela época da Conquista Espanhola e a era colonial.

Entre os principais destaques do Museu Amparo estão itens de uso cotidiano e religioso de vários povos que já viveram na região, como Teotihuacan, Huasteca, Totonac e Maya.

O museu fica aberto de quarta a segunda, das 10h às 18h. A entrada é gratuita e você pode até fazer a visita guiada se agendar o passeio com antecedência!

Biblioteca Palafoxiana 

De acordo com a Unesco, a Biblioteca Palafoxiana é a mais antiga das Américas, tendo sido fundada em 1646. Por essas e outras, o local precisa ser incluído em seu roteiro pelo México.

O impressionante acervo da biblioteca é formado por mais de 45 mil manuscritos, alguns deles datados do século XV, antes mesmo da fundação da cidade.

Os livros, manuscritos e documentos guardados por lá, no entanto, não são as únicas atrações da Biblioteca Palafoxiana: até a arquitetura do prédio é impressionante e pode maravilhar o visitante.

O saguão principal, por exemplo, é formado por prateleiras que se estendem até o teto, com uma capela dourada no centro do ambiente que confere ainda mais charme e requinte ao espaço.

Vale a pena reservar algumas horas para explorar o prédio e conhecer seu gigantesco acervo literário, considerado um dos mais importantes do mundo.

Calle de los Dulces 

Estrella de Puebla
Fonte: Juan Carlos Fonseca Mata / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quer fazer um passeio literalmente delicioso durante a sua viagem? Então você precisa conhecer a Calle de los Dulces, ou Rua dos Doces, no centro histórico.

Como o próprio nome sugere, a rua é formada por dezenas de lojas e stands especializados em doces, incluindo alguns dos quitutes mais tradicionais dessa região do México, como camotes, mueganos e tortitas.

O visitante pode até aproveitar para experimentar alguns doces em formatos especiais, incluindo sombreros e catrinas, as famosas caveiras mexicanas que são símbolo do Dia de los Muertos.

Estrella de Puebla 

Que tal visitar uma atração que encanta os mais variados públicos? A Estrella de Puebla é um dos lugares mais imperdíveis da cidade!

Estamos falando de uma roda-gigante de observação portátil com mais de 80 metros de altura e 70 metros de diâmetro: a maior do mundo, de acordo com o Guinness World Record.

Cada uma das 50 cápsulas de observação é bastante confortável e segura, com capacidade para até oito passageiros, além de quatro cápsulas de luxo que têm piso panorâmico de vidro.

A roda-gigante fica aberta diariamente, das 9h às 21h, e os ingressos custam 42 pesos por pessoa (em agosto/2022).

Centro Cívico Cultural 5 de Mayo 

O Centro Cívico Cultural 5 de Mayo foi construído no alto da colina que foi palco da principal batalha da história da cidade, durante as guerras de independência.

O complexo pode render um dia inteiro de passeio, pois abriga várias atrações em uma só, como as fortalezas de Loreto e de Guadalupe, o Museu de Antropologia, o Planetário da cidade e o Museu de História Natural.

Todos os atrativos do Centro Cívico Cultural 5 de Mayo têm entrada gratuita e, de quebra, oferecem vista panorâmica do centro histórico.

Barrio del Artista 

O que você acha de conhecer um bairro inteiro dedicado às artes? O Barrio del Artista abriga mais de 50 ateliês e galerias de arte que apresentam as obras dos melhores artistas e artesãos do México.

Até mesmo as ruas do bairro parecem museus a céu aberto, com muitos artistas instalados nas calçadas para apresentar e vender seus trabalhos.

Durante o passeio, aproveite para tomar um café na Plazuela del Torno e adquirir peças de decoração baratinhas no Mercado de Artesanias El Parian.

Quantos dias ficar em Puebla?

Quantos dias ficar em Puebla?
Fonte: Another Believer / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Para conhecer tudo o que Puebla tem a oferecer e fazer os passeios mais famosos, o ideal é passar ao menos dois dias na cidade, ou mais, caso você tenha intenção de visitar também os atrativos da vizinha Cholula.

Se o seu tempo está contado e você deve fazer apenas um bate-volta a partir da Cidade do México, não se preocupe: com um roteiro bem organizado, você conseguirá visitar os pontos turísticos mais famosos em apenas um dia.

Seguro viagem em promoção para o México

Diferentemente de outros países muito procurados por turistas, o México não exige obrigatoriamente o seguro viagem de seus visitantes. 

No entanto, mesmo assim, é extremamente recomendado que você não embarque para o país dos astecas sem essa proteção.

O seguro viagem pode resguardar o viajante nas mais diversas situações, de emergências médicas a problemas mais corriqueiros, como extravio de bagagem ou cancelamento de voo.

Desse modo, você pode curtir o seu destino de viagem sem se preocupar com imprevistos, pois sabe que terá direito a receber amparo financeiro da seguradora em caso de necessidade.

Na hora de comprar seu seguro viagem, recomendamos uma visita ao site do Seguros Promo, que possibilita a comparação de planos e coberturas de seguros diferentes para te ajudar a encontrar a melhor opção para a sua viagem.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Economize enquanto se hospeda em Puebla, México!

Não deixe de visitar o site do El Quarto quando estiver planejando sua viagem a Puebla. 

Nosso site tem milhares de opções de hospedagem no mundo inteiro a preços exclusivos e com condições facilitadas de pagamento.

Desse jeito vai ficar fácil viajar pelo mundo sem pesar no orçamento!

Você pode até pagar suas diárias online e em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem.

Faça uma simulação e descubra que visitar o México pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.