Puerto Montt: o que fazer na cidade e outras dicas de viagem!

04 abr 2023 • 8 minutos de leitura por ana.isabel

Puerto Montt é uma cidade chilena especialmente conhecida por ser o ponto de partida para a Patagônia.

A zona portuária e a Base Aérea El Tepual fazem da cidade um local estratégico para quem deseja se aventurar em cruzeiros e excursões.

Por ser uma área que recebe todo tipo de mercadoria, tem muitas lojas, o que a torna um destino perfeito para turistas que gostam de ir às compras. 

Importante para a economia chilena, Puerto Montt é estruturada e, embora não seja voltada essencialmente para o turismo, tem tudo que uma cidade grande oferece.

Neste texto, vamos falar sobre Puerto Montt, sua história e também dar dicas de viagem para quem sonha em visitar a Patagônia Chilena. Acompanhe e boa leitura!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto no seu seguro viagem!

Puerto Montt: roteiro para conhecer os principais pontos turísticos!

Puerto Montt o que fazer
Fonte: Unsplash

Se quer planejar o melhor roteiro para visitar a Terra dos Vulcões, navegar pelas águas geladas do Pacífico Sul e explorar a zona portuária e a Região dos Lagos no Chile, anote as dicas que vamos passar.

Diferente do que se possa imaginar de uma cidade economicamente voltada para o trabalho e não para o turismo, Puerto Montt também abriga museus que contam a sua história e espaços públicos dedicados a eventos sociais e culturais.

São mais de 230 mil habitantes na cidade que é capital da província de Llanquihue e da Região dos Lagos Andinos. 

Acompanhe o texto para ver dicas de lugares incríveis para turistar em Puerto Montt, Chile.

Onde fica Puerto Montt?

Puerto Montt situa-se no vale central chileno, numa região conhecida como Seno de Reloncaví, bem no encontro com o Oceano Pacífico. Sua costa ocidental é protegida pela Ilha Tenglo.

Encontra-se a cerca de 1.000 km da capital, Santiago, e a mais de 2.000 km da cidade mais austral do mundo, Punta Arenas. 

A cidade mais conhecida nas proximidades é Bariloche, a 320 km, famosa por suas pistas de esqui.

Puerto Montt: mapa

O mapa será fundamental para se locomover pela cidade e encontrar os principais pontos turísticos com facilidade. 

Você também pode utilizá-lo para montar seu roteiro de viagem e planejar os melhores deslocamentos para conhecer a região.

Confira abaixo o mapa da cidade de Puerto Montt!

Como chegar a Puerto Montt?

Além da região portuária e do aeroporto que já citamos, o Terminal de Ônibus é amplamente utilizado por viajantes para trajetos longos e curtos.

É possível chegar à cidade em voos diretos que partem de São Paulo. Também dá para desembarcar em Bariloche e, de lá, seguir de ônibus.

Quando ir a Puerto Montt?

Puerto Montt quando ir
Fonte: Unsplash

A melhor época para visitar Puerto Montt é entre novembro e abril. Esse é o período mais adequado para fazer trilhas, ir a cachoeiras e para passear ao ar livre.

Dezembro, janeiro, fevereiro e março são os meses mais quentes, com temperaturas na casa dos 20°C. 

Julho e agosto, seguindo a tendência do inverno sulamericano, são os meses mais frios do ano e correspondem a melhor época para o turista que deseja ver a neve.

O que fazer em Puerto Montt no inverno?

O inverno em Puerto Montt não tem temperaturas congelantes. Por isso, muitos turistas brasileiros preferem viajar para a cidade para ver a neve e esquiar nas proximidades do vulcão Osorno.

Embora seja a época mais fria e chuvosa do ano, os preços no inverno, considerado baixa temporada, são bem mais em conta.

Onde se hospedar em Puerto Montt?

Puerto Montt é uma cidade que foge um pouco das características tradicionais de lugar turístico, oferecendo preços mais econômicos que outros destinos do país, como Puerto Varas, por exemplo.

Apesar de não ser muito grande, a cidade conta com boas localizações para hospedagem. 

Esse é o caso de quem fica próximo ao Parque Costanera, que abriga bons hotéis com diárias econômicas.

Quem fica em frente a Baía de Puerto Montt também encontra boas acomodações, com preços vantajosos e uma vista espetacular!

Encontre hospedagens baratas em Puerto Montt aqui!

Puerto Montt onde ficar
Fonte: Abba Presidente Suites Puerto Montt

Quem pretende conhecer Puerto Montt e a Região dos Lagos do Chile, precisa de um bom hotel para descansar após um dia agitado pelas ruas da cidade ou nos passeios turísticos.

Encontrar hotéis em promoção não precisa ser um problema. Com o El Quarto fica bem mais fácil! 

É só acessar o site e comparar os preços praticados por vários hotéis da cidade que vai visitar.

O El Quarto facilita a vida de quem precisa fazer as reservas online, com praticidade e sem sair de casa. 

São mais de duas décadas de experiência com o setor de turismo e viagem e milhares de hotéis parceiros espalhados pelo mundo.

Seja em Puerto Montt ou qualquer outra região turística, pesquise com o El Quarto e encontre os melhores preços e condições para ter a hospedagem adequada para o seu estilo de viagem!

O que fazer em Puerto Montt

Há muito o que ver em Puerto Montt, principalmente se o assunto é contato com a exuberante natureza local. 

Para ver as lindas cachoeiras em Frutillar e o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, o mais antigo do Chile, você vai precisar contratar um passeio particular.

Também é possível aproveitar seu tempo na cidade para fazer algumas comprinhas no Mall Paseo Costanera, um enorme shopping com várias lojas e uma boa praça de alimentação.

Confira mais lugares para se divertir e conhecer em Puerto Montt.

Plaza de Armas

Principal praça da cidade, oficialmente chama-se Plaza de Armas Capitán de Fragata Buenaventura Martínez.

Está a apenas uma quadra da enseada de Reloncaví, possui um pequeno coreto e recebe apresentações musicais e teatrais de todos os tipos. Na época natalina, fica toda enfeitada com luzes.

Além de vários trechos arborizados, abriga também um busto de Buenaventura Martínez Díaz, um dos fundadores da cidade e que foi o responsável por levar os primeiros colonos alemães para Puerto Montt. 

Vulcão Osorno

Puerto Montt Osorno
Fonte: Unsplash

Um dos mais requisitados pontos turísticos dos Lagos Andinos, o Vulcão Osorno é imenso e pode ser avistado de praticamente qualquer lugar em Puerto Varas.

A maioria dos passeios para visitá-lo sai de Puerto Montt, e uma dica especial para a visitação é confirmar o passeio com a agência de turismo no mesmo dia da excursão.

Essa medida visa evitar que você compre o passeio em dias nublados e com pouca visibilidade. Por isso, confira como está o tempo antes de fechar o seu pacote.

Em muitos trechos próximos ao Osorno o chão é fumegante devido à atividade vulcânica. 

A pista de esqui do vulcão fica a 1.220 metros de altitude. Ao lado do Osorno fica o vulcão Calbuco.

Museu Juan Pablo II

A entrada no Museu Juan Pablo é gratuita e acompanhada de competentes e simpáticos guias. 

O espaço busca resgatar o passado da região, exibindo em seu acervo registros fósseis e arqueológicos de toda Patagônia Chilena.

O nome do museu é uma homenagem ao Papa João Paulo II que visitou o lugar em 1987. Todo o primeiro andar foi convertido em um memorial ao religioso.

Mercado Angelmó

Conhecer os mercados locais é uma maneira barata e eficiente de aprender e vivenciar os costumes dos moradores. O Mercado Angelmó não poderia ser diferente.

O Mercado tem inúmeras barracas e restaurantes especializados em peixes e mariscos, como era de se esperar de uma zona portuária. 

Ali, o turista também encontra outros produtos típicos chilenos como vinhos, queijos e especiarias.

O mercado fica em frente ao Canal de Tengló, o que deixa o ambiente ainda mais bonito com os barcos navegando.

Puerto Varas

Puerto Varas
Fonte: Unsplash

Puerto Varas é a cidade vizinha de Puerto Montt e encontra-se a 20 km de distância. O caminho entre elas é percorrido em uma viagem de meia hora.

Puerto Varas situa-se às margens do Lago Llanquihue, com a vista impressionante de Osorno e Calbuco. 

Assim como Puerto Montt, começou como uma colônia alemã. Por isso, a arquitetura da cidade é pitoresca, lembrando as pequenas vilas do interior da Alemanha.

A cidade tem diversos ambientes naturais, como picos nevados, lagos azuis e volumosas cachoeiras. 

Não deixe de conhecer o Museu Pablo Fierro, que fala sobre a história da região, o Cerro Monte Calvario e o Cerro Philippi, mirantes que oferecem vista panorâmica dos vulcões e outras belezas naturais.

Frutillar

Frutillar é uma das colônias alemãs na Patagônia Chilena. 

Fica a menos de 30 km de Puerto Varas e é muito menor que a vizinha, possui apenas 5 mil moradores. Uma de suas principais atrações é o Museu Colonial Alemão

A cidade recebe um festival de música clássica que atrai ainda mais visitantes e acontece no final de janeiro ou início de fevereiro.

Na rua principal fica a Casa Richter, um edifício construído em madeira e que hoje funciona como Escola de Arte.

Você com certeza vai querer tirar uma foto no gazebo do píer com o Vulcão Osorno ao fundo!

Ilhas de Chiloé

As Ilhas de Chiloé ficam ao sul de Puerto Montt. Abrigam o Parque Nacional Chiloé e tem o ambiente muito bem preservado, permanecendo quase inalterado pelo ser humano.

A arquitetura da cidade chama a atenção pelas casas palafitas sustentadas sobre as águas por toras de madeiras e reconhecidas como Patrimônio pela UNESCO.

Várias das palafitas coloridas estão disponíveis para aluguel de temporada. 

Outro detalhe importante de Chiloé são suas incríveis igrejas construídas em madeira e com estilos bem diferentes entre si.

Quantos dias ficar em Puerto Montt?

Puerto Montt quantos dias ficar
Fonte: Unsplash

É difícil definir quantos dias são necessários para ver tudo que uma cidade como Puerto Montt tem a oferecer.

Dependendo dos passeios que o turista pretende fazer e sua disponibilidade de tempo, sugerimos, ao menos, 3 dias.

Assim dá para ver as principais atrações e fazer algumas excursões, como as que levam ao Vulcão Osorno e as Ilhas Chiloé.

Lembrando que alguns passeios duram o dia inteiro. Então, confirme a sua duração com a agência de turismo responsável.

Como é morar em Puerto Montt?

Morar em Puerto Montt é para quem busca contato com a natureza

Embora não seja muito populosa, a cidade oferece vagas de empregos em diversas áreas como a zona portuária, o comércio e também no transporte aéreo.

As vantagens de morar em um lugar como Puerto Montt são muitas! 

É uma cidade segura, sem grandes problemas de trânsito e muito amigável com estrangeiros.

Puerto Montt: hotel em promoção na cidade!

Tão bom quanto viajar o mundo, é viajar pagando pouco! 

O El Quarto ajuda a tornar possível o seu sonho de conhecer cada vez mais lugares diferentes.

Acesse o site e pesquise! Quanto antes começar, maiores as chances de encontrar uma promoção. 

Para navegar pelo El Quarto, basta indicar na tela inicial do site a cidade destino, as datas de check-in e check-out, o número de hóspedes, se inclui alguma criança e os tipos de quartos.

A Patagônia Chilena é o destino de milhões de aventureiros e você não pode perder a chance de conhecer as paisagens de uma das regiões mais remotas do mundo.

Por isso, embarque para Puerto Montt e veja de perto os lugares que indicamos no texto. Até mais e boa viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.