Puerto Vallarta: melhor época, como chegar e outras dicas

27 jul 2022 • 10 minutos de leitura por Paulo

Autêntica e paradisíaca, Puerto Vallarta é uma cidade que ainda não compartilha da fama da badalada Cancún, mas não tenha dúvidas: trata-se de um dos melhores destinos de praia no México!

Melhor balneário da Riviera Nayarit, a região se orgulha de ser uma das “cidades mais amigáveis” do mundo e atrai cada vez mais visitantes de destinos conhecidos em suas vizinhanças, como Los Cabos e Guadalajara.

Mas o que atrai tanta gente? 

Praias incríveis, centro histórico bem preservado, belezas naturais e muito conforto em resorts e hotéis que impedem qualquer saudade de casa.

Conhecer todas essas atrações pode ser fácil e custar menos do que você imagina, ainda mais se você seguir as dicas que reunimos sobre a cidade! Veja só!

Puerto Vallarta: conheça as principais atrações da cidade!

Comparada a destinos como Acapulco, Cancún e Cozumel, Puerto Vallarta, México, chamou atenção do mundo inteiro depois de uma viagem da atriz norte-americana Elizabeth Taylor, em 1964.

O “buzz” em cima da visita de um dos nomes mais famosos de Hollywood foi tão grande que esse antigo vilarejo colonial acabou se tornando um dos melhores balneários do país.

Afinal, a cidade fica na localização perfeita para quem deseja fugir do rigoroso inverno dos Estados Unidos e Canadá, além de ficar distante o suficiente da zona de furacões que torna Cancún inviável por parte do ano.

O clima agradável é o plano de fundo perfeito para longas horas em frente às águas azuis do Pacífico, em praias carregadas de vegetação e belezas naturais.

A atmosfera menos turística, paradoxalmente, também conquista os turistas que visitam a região: é difícil encontrar um destino badalado que ofereça uma experiência mexicana tão autêntica.

Neste artigo, vamos te contar como chegar, onde fica, o que fazer e até onde comer nesse fabuloso destino do México, entre outras informações que podem enriquecer o seu roteiro de viagem. Vamos lá!

Puerto Vallarta: onde fica?

Puerto Vallarta: onde fica?
Fonte: Pixabay

Puerto Vallarta fica na costa do Pacífico, no noroeste do país, mais perto de Los Cabos, no México, do que de Cancún, que fica no lado oposto do mapa.

A cidade, que faz parte do estado de Jalisco, divide com a vizinha Riviera Nayarit a ensolarada Baía de Banderas, maior baía mexicana, com mais de 42 km de extensão.

A capital do país, Cidade do México, fica a cerca de 880 km de distância, enquanto a turística Guadalajara está bem mais próxima, a apenas 330 km da cidade.

Puerto Vallarta: mapa

Estamos falando de uma cidade grande, com território quase do tamanho da cidade de São Paulo e mais de 220 mil habitantes. 

Ao mesmo tempo em que isso é ótimo para o turista, pois garante infraestrutura de metrópole, também representa um grande desafio. 

Afinal, se deslocar por grandes distâncias pode custar precioso tempo e dinheiro!

Para te ajudar a planejar sua visita, destacamos o mapa da cidade com as atrações que você não pode perder!

Como chegar em Puerto Vallarta do Brasil?

Não existem voos diretos do Brasil para Vallarta, o que significa que você precisará encarar ao menos uma conexão para chegar ao balneário.

Algumas companhias aéreas oferecem escala nos Estados Unidos, o que exige visto norte-americano do turista e pode encarecer a viagem.

Já outra opção de percurso, mais rápida e barata, são as conexões a partir da Cidade do México.

Você pode encontrar passagem para Puerto Vallarta mais barata no site de buscas Vai de Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de viagem e escolher a melhor oferta.

Para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura, não se esqueça de ativar o alerta de preços!

Se você já estiver viajando pelo México e quiser visitar a cidade por via terrestre, basta pegar a rodovia 200 para chegar até o destino.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para visitar Puerto Vallarta?

Qual a melhor época para visitar Puerto Vallarta?
Fonte: Pixabay

Diferentemente de Cancún ou outros destinos da costa atlântica mexicana, quando falamos de Puerto Vallarta, quando ir não deve ser uma decisão difícil para o viajante.

A cidade fica na mesma latitude que o Havaí e está em uma região protegida dos constantes furacões que assolam a costa leste do México: sinônimo de clima bom o ano inteiro!

Mesmo nos meses mais frios, de dezembro a meados de março, as temperaturas máximas ficam em torno de 28ºC. 

Aliás, esse período é o mais recomendado para turismo na região, pois praticamente não chove e você vai poder curtir as praias locais intensamente!

Dessa forma, é viável viajar para a cidade praticamente em todas as estações!

A única exceção fica por conta do verão, de junho a agosto, quando a chuva não dá trégua e pode frustrar seus planos de passeio.

Onde se hospedar em Puerto Vallarta?

A rede hoteleira local é tão boa que cada hotel é praticamente uma atração turística por si só! 

Os estabelecimentos oferecem passeios, alimentação, lazer e entretenimento, sem falar no conforto das acomodações.

Um tipo de hotel em particular é bastante popular em Puerto Vallarta: resorts all inclusive. 

Assim como Cancún, a cidade abriga diversos empreendimentos nesse formato, capazes de atender a diferentes perfis de viajantes.

Em relação às regiões, você terá várias opções à sua disposição.

O centro histórico é o melhor lugar para quem deseja conhecer o casario colonial da cidade e, de quebra, ficar perto de bares, restaurantes e casas noturnas, sobretudo nos arredores da Praça das Armas.

Localizados em praias menos bonitas, os hotéis centrais tendem a ser menores e mais modestos: uma boa alternativa para quem busca economia em sua viagem.

Ao sul do centro fica a chamada Zona Romântica, também recheada de boates, lojas e opções gastronômicas, com fácil acesso a praias bem mais bonitas em comparação às do centro histórico.

As atrações turísticas mais famosas, no entanto, ficam mais distantes da Zona Romântica, o que pode desincentivar turistas ávidos por coisas para fazer.

Se a sua intenção é aproveitar tudo que os resorts all inclusive têm a oferecer, a melhor alternativa é se hospedar em Nuevo Vallarta, um polo hoteleiro mais moderno e robusto, embora mais distante do centro.

No fim das contas, a melhor região para ficar vai ser aquela que melhor atender às suas expectativas.

Centro histórico é indicado para quem quer ficar perto do “agito”, Zona Romântica pode ser uma boa para quem gosta de sossego e Nuevo Vallarta é perfeito para quem não abre mão de conforto e praias paradisíacas.

Os melhores hotéis de Puerto Vallarta estão no El Quarto!

Os melhores hotéis de Puerto Vallarta estão no ElQuarto!
Fonte: Hotel

Quer encontrar hotéis perfeitos para a sua viagem a preços exclusivos? É só fazer seu planejamento de hospedagem no El Quarto.

Você pode fazer tudo em um só lugar: comparar preços, reservar quartos e pagar diárias em reais, sem cobrança de IOF.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações nos melhores destinos do México e do mundo. 

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar os lugares mais paradisíacos pode caber no seu bolso!

Puerto Vallarta: o que fazer

Não pense que você só vai encontrar belas praias durante a sua viagem: a cidade abriga um charmoso centro histórico repleto de heranças do período colonial, um circuito gastronômico incrível e muitas outras atrações!

Confira o que fazer em Puerto Vallarta: lugares turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Centro histórico 

Centro histórico
Fonte: Unsplash

Não existe lugar melhor em Jalisco para conhecer a arquitetura colonial e a rica história mexicana do que Vallarta, especialmente em seu formidável centro histórico.

A região mantém os traços do passado bem preservados, como as ruas de pedra e as casas pintadas de branco, com telhados em vermelho vivo que praticamente não mudaram ao longo dos anos.

É no centro histórico, afinal, que estão as atrações mais famosas da cidade, como a monumental Praça das Armas e a fotogênica Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México.

Por ali, você também terá a oportunidade de conhecer os sabores intensos da cozinha mexicana: é na Cidade Antiga que ficam os melhores bares e restaurantes de toda a cidade!

Nos fins de semana, não deixe de visitar as lojinhas de artesanato que acontecem na região para comprar souvenires a preços camaradas.

Praça das Armas 

Coração da cidade, a Praça das Armas é uma parada obrigatória em seu roteiro por Vallarta.

Embora não seja muito extensa, a praça é bem arborizada, abriga algumas estátuas, um coreto e vários banquinhos estrategicamente distribuídos: espaço perfeito para relaxar entre um passeio e outro.

Aproveita a parada para conhecer um dos bons cafés instalados nos arredores da praça!

Malecón 

O Malecón é o calçadão da cidade, que se estende por 12 quarteirões onde é possível encontrar de tudo, incluindo hotéis, restaurantes, baladas e lojas.

Ao longo da bela avenida estão instalados vários monumentos que tornam a caminhada mais agradável. 

Aproveite para conhecer os famosos Arcos del Malecón, uma estrutura modernista que oferece vista privilegiada do pôr do sol sobre as águas plácidas da Baía de Banderas.

Zona Romântica 

Zona Romântica
Fonte: Ron Frazier / Flickr / CC BY 2.0

Principal refúgio LGBTQIA+ da cidade, a Zona Romântica fica separada do centro histórico pelo rio Cuale e está entre os lugares mais imperdíveis de Vallarta.

Endereço de bons bares, restaurantes e casas noturnas badaladas, a região abriga também a Playa de los Muertos, uma das melhores da cidade, bem como várias opções culturais, como ateliês e galerias de arte.

Las Caletas 

Continue seu passeio com uma visita ao cais da cidade, onde você pode pegar um barco até a magnífica ilha de Las Caletas, um verdadeiro paraíso em meio ao Pacífico.

Quase um oásis tropical, a ilha foi projetada para oferecer conforto e requinte a seus visitantes. Por todos os lados é possível encontrar tochas, mirantes, redes e espreguiçadeiras para descanso. 

As praias da ilha são praticamente selvagens e podem oferecer uma experiência paradisíaca!

Aproveite para assistir a apresentações de música e dança à luz de tochas ou saborear uma refeição inesquecível durante o pôr do sol!

Riviera Nayarit 

A apenas 44 km de distância de Vallarta fica a incomparável Riviera Nayarit, um dos principais destinos de praia da América do Norte.

A cidade divide a costa da Baía de Banderas com Vallarta, o que significa que você poderá encontrar trechos de litoral paradisíacos durante a sua visita, como a Playa de Sayulita e as belíssimas Islas Marietas.

Se você estiver visitando a região entre os meses de dezembro e abril, não deixe de fazer um passeio de barco para observação de golfinhos e baleias, que migram para se reproduzir nas águas quentes da região.

Praias em Puerto Vallarta

Praias em Puerto Vallarta
Fonte: Pixabay

Se você quer saber qual a melhor praia de Puerto Vallarta para planejar a sua visita, é melhor fazer uma pesquisa caprichada. 

Existem mais de 42 km de praias paradisíacas na cidade, e escolher a melhor de todas pode não ser tão simples.

Quem gosta de praias vazias e selvagens, por exemplo, pode preferir a Playa Norte, bastante frequentada por hóspedes de resorts de alto padrão.

Você prefere praias animadas, onde a badalação é certa? 

Então escolha entre a famosa Playa de los Muertos, Playa de Garza Blanca, Playa Escondida, Playa Boca de Tomatlán ou Playa de Las Animas para o seu banho de mar.

Se você não se importa de pegar o carro para chegar a praias mais bem preservadas, pode ser uma boa ideia incluir as praias de Quimixto (20 km), Majahuitas (23 km) e Yelapa (90 km) em seus planos de viagem.

Também existe a possibilidade de explorar as ilhas da região, como Las Caletas ou Islas Marietas, onde estão os cenários mais fotografados de toda a Riviera Nayarit.

Quanto tempo ficar em Puerto Vallarta?

Sem exageros, poucos dias de viagem não serão suficientes para explorar tudo que Puerto Vallarta tem a oferecer.

Estamos falando de muitas praias, atrações históricas e opções gastronômicas à disposição do viajante, o que demanda tempo para ser explorado.

É melhor reservar ao menos 5 dias para conhecer as praias mais famosas e o centro histórico. Se você puder passar ao menos uma semana na região, será ainda mais fácil montar seu roteiro de viagem!

Quer conhecer alguns dos vilarejos nos arredores da cidade, visitar as ilhas e a vizinha Riviera Nayarit? O ideal é montar um roteiro de 10 dias para fazer tudo sem pressa!

Onde comer em Puerto Vallarta?

Embora as praias de Vallarta estejam entre as mais bonitas do México, há quem diga que a verdadeira grande atração da cidade é sua vida noturna.

Não faltam bares, cafés, restaurantes e casas noturnas que oferecem não apenas uma animada programação cultural, mas também um retrato encantador da gastronomia mexicana.

Nesse sentido, visitar a cidade sem explorar seus bons restaurantes é um grande desperdício.

O La Chilaquería, o Maria Baja e o Juan Tiburón, por exemplo, são especialistas em cozinha mexicana e pratos à base de pescados e frutos do mar.

Quer conhecer a moda da cozinha saudável? Você não vai se arrepender de visitar o Salud Super Food, o Planeta Vegetariano e o Monzon Brewing Co., referência em gastronomia de fusão e cerveja artesanal.

E que tal matar a fome com vista para o mar? Nesse caso, recomendamos uma visita ao Mariscos Cisneros, ao Mariscos El Guero e ao Marisma Fish Taco!

Não se esqueça do seguro viagem para o México!

Por mais que você se planeje para uma viagem, muitos imprevistos podem comprometer o sucesso da sua experiência. 

Você pode ter as bagagens extraviadas, passar mal ao comer um prato típico ou até mesmo sofrer um acidente longe de casa.

Nesses casos, apenas uma coisa pode salvar o seu bolso: um bom seguro viagem.

O item não é obrigatório para quem vai viajar para o México, mas certamente é recomendado para qualquer viajante com destino ao país dos maias e astecas.

Afinal, o seguro viagem garante coberturas bastante úteis para qualquer viajante, como assistência médica, odontológica e farmacêutica, seguro bagagem, auxílio por atraso ou cancelamento de voo e muito mais.

Você pode adquirir um seguro viagem completo por um preço acessível no Seguros Promo, que disponibiliza gratuitamente uma ferramenta que te ajuda a comparar preços e serviços das melhores seguradoras do mercado.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre hotéis em promoção para Puerto Vallarta!

Viajar é bom, mas viajar com economia é ainda melhor! Você pode conhecer todas as belezas de Puerto Vallarta sem pesar no bolso: é só reservar seu hotel no El Quarto.

Nossa plataforma te ajuda em todas as etapas do planejamento de hospedagem, da comparação de preços à reserva de acomodações.

É possível até pagar as diárias online e em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia e comodidade à sua viagem!

Faça uma cotação gratuita e descubra que visitar a paradisíaca Vallarta pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.