Puerto Varas: guia completo para o viajante!

17 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Uma das joias da Patagônia Chilena, Puerto Varas se consolidou como destino queridinho entre adeptos de ecoturismo, turismo de aventura e atividades de neve, com opções de lazer incríveis.

Não é difícil entender os motivos por trás de tamanha fama. A cidade fica em um dos lugares mais bonitos e bem preservados da América do Sul, onde a natureza é a grande estrela.

Capital turística dos Lagos Andinos, a cidade não economiza em atrativos para seus visitantes: vulcões, montanhas, lagos cristalinos, trilhas e cachoeiras fazem a alegria de turistas do mundo inteiro.

Você não vai se arrepender de incluir esse destino fantástico em seus planos de viagem, e neste artigo nós vamos te contar por quê. Vamos lá!

Puerto Varas: melhores dicas do que fazer no destino!

Puerto Varas: melhores dicas do que fazer no destino!
Fonte: Dan Ludberg / Flickr / CC BY-SA 2.0

Antiga colônia alemã no extremo sul da América do Sul, Puerto Varas, Chile, foi construída em um lugar inóspito, à sombra dos vulcões Osorno e Calbuco, companhias constantes em qualquer passeio pela região.

O passado colonial segue preservado em sua arquitetura, gastronomia e cultura, quase como um pedaço da Europa escondido na Patagônia.

Ainda na cidade, não é difícil encontrar o que fazer próximo ao Lago Llanquihue, não importa a época do ano. A região é famosa e abriga diversas trilhas e cachoeiras.

Quem prefere atividades mais tranquilas não fica de mãos abanando. O que poderia ser melhor que conhecer as delícias da culinária local em um dos bons restaurantes da cidade?

Destino perfeito para famílias, casais, mochileiros, grupos de amigos e qualquer outro tipo de viajante, a capital dos Lagos Andinos merece fazer parte dos seus planos de viagem!

Onde fica Puerto Varas?

Puerto Varas fica na região dos Lagos do Chile, no sul do país, a mais de 1.000 km da capital, Santiago, e a apenas 90 km da fronteira com a Argentina, a leste.

A cidade tem fácil acesso ao Parque Nacional Puyehue e a vários destinos patagônicos famosos, incluindo Bariloche, a 300 km, e a vizinha Puerto Montt, a 20 km de distância.

Puerto Varas: mapa

Basta conferir o mapa para constatar que a região onde fica Puerto Varas foi privilegiada pela natureza. 

A cidade está cercada pela Cordilheira dos Andes, lagos glaciais e parques nacionais belíssimos. Veja só!

Como chegar a Puerto Varas, Chile?

Como Puerto Varas fica no extremo sul do Chile, é inviável fazer a viagem de mais de 1.000 km a partir de Santiago de carro. A melhor alternativa é voar até lá.

A vizinha Puerto Montt é a casa do aeroporto mais próximo, que recebe voos a partir de São Paulo com conexão em Santiago operados pela Latam.

Depois de desembarcar em Puerto Montt, você pode pegar um ônibus, transfer privado, van ou até mesmo táxi para finalizar o seu percurso até o hotel.

Não compre suas passagens aéreas antes de fazer uma pesquisa no Vai de Promo

O melhor buscador do Brasil pode te ajudar a encontrar ofertas exclusivas das principais companhias aéreas do mundo para qualquer destino.

Você pode fazer simulações gratuitas, conferir a melhor data para embarcar, acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção e até pagar com cartão, Pix ou transferência bancária. 

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Puerto Varas: quando ir?

Puerto Varas: quando ir?
Fonte: Pxhere / CC0

As estações são bastante definidas na capital turística dos Lagos Andinos, o que significa que você vai encontrar uma cidade bem diferente no verão em comparação ao inverno.

A alta temporada acontece nos meses mais quentes do ano, de dezembro a fevereiro, quando as temperaturas mais elevadas atraem turistas do mundo inteiro às margens do Llanquihue.

No entanto, lembre-se de que até mesmo os meses mais quentes são marcados pelo frio na Patagônia Chilena: mesmo no verão os termômetros não ultrapassam os 14ºC.

O inverno, por sua vez, é mais úmido e gelado. Chove bastante de maio a agosto, o que deixa a temperatura ainda mais baixa, entre 2ºC e 12ºC.

O que fazer em Puerto Varas no inverno?

Apesar do frio, o inverno é a melhor estação para viajar se você sempre sonhou em ver neve: que tal aproveitar para praticar esqui e snowboard no Centro de Ski y Montaña Osorno?

Você também pode alugar o carro para fazer o roteiro dos Lagos Andinos e aproveitar o frio para conhecer os restaurantes da cidade.

Além disso, o inverno é a melhor época para visitar a ilha glacial Chiloé, um dos maiores berçários de leões-marinhos do mundo!

O que fazer em Puerto Varas no verão?

O que fazer em Puerto Varas no verão?
Fonte: Steve Bittinger / Flickr / CC BY 2.0

Puerto Varas no verão se transforma em um balneário agitado e cheio de opções de lazer, a maioria delas no lago Llanquihue.

Nos meses mais quentes do ano vale de tudo: caminhar pelo calçadão da Avenida Costanera, visitar mirantes, percorrer trilhas, subir os vulcões, praticar rafting e diversos outros esportes aquáticos.

Não deixe de explorar o centrinho para comprar lembrancinhas, conhecer a arquitetura em estilo alemão e, é claro, fazer fotos incríveis!

Onde se hospedar em Puerto Varas?

Na hora de definir onde se hospedar em Puerto Varas, você terá basicamente duas opções: o centrinho ou os arredores da cidade, às margens do lago Llanquihue. 

A melhor alternativa vai depender dos seus objetivos de viagem.

Quem está viajando sem carro deve dar preferência às hospedagens do centrinho. Assim, você terá fácil acesso a agências turísticas para contratar passeios, restaurantes, lojas, calçadão e diversas atrações turísticas.

No entanto, por mais que o centrinho seja puro charme, a região pode não ser a mais indicada para quem deseja estar próximo a natureza.

Nesse caso, é mais interessante se hospedar em um dos hotéis distantes do centro, nos arredores do lago.

Essa opção, porém, é recomendada apenas para quem está viajando de carro, já que será necessário se deslocar ao centro para contratar passeios, visitar lojas e conhecer restaurantes.

Os melhores hotéis de Puerto Varas estão no El Quarto!

Os melhores hotéis de Puerto Varas estão no El Quarto!
Fonte: Park Inn By Radisson Puerto Varas

Os melhores hotéis de Puerto Varas estão em um só lugar: o El Quarto, melhor e mais moderno buscador de hospedagem do Brasil.

Você pode fazer todo o seu planejamento pela plataforma do El Quarto: comparação de preços, reserva de acomodações e até pagamento de diárias em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Patagônia Chilena pode caber no seu bolso!

O que fazer em Puerto Varas

Vale a pena investir em um calçado confortável e roupas bem quentinhas para explorar a cidade com o máximo de conforto: dá para curtir quase tudo a pé!

Confira o que fazer em Puerto Varas e arredores! 

Centro da cidade 

O melhor lugar para começar um passeio pela cidade é o centrinho: a região não é grande e você poderá conhecer tudo em poucas horas.

A região é famosa pelas construções em estilo alemão, bem como suas igrejas datadas do período colonial e cenários incríveis por todos os lados.

É no centro que ficam algumas das atrações mais interessantes da cidade, como a Casa do Turista, o calçadão Muelle Piedra Plein, o Museu Pablo Fierro e os mirantes com vista para o vulcão Osorno.

Aproveite para subir o Cerro Monte Calvario para contemplar a cidade em 360 graus e não deixe de conhecer alguns restaurantes, bares e cafés da região.

Vulcão Osorno 

Para a sorte do turista, é possível observar o Osorno, considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo, de praticamente qualquer ponto da cidade, especialmente nos dias de céu claro.

Ao longo do calçadão Muelle Piedra Plein existem vários mirantes voltados para o lago Llanquihue com o Osorno ao fundo, em um cenário de beleza ímpar.

Várias agências turísticas da cidade oferecem passeios até o vulcão, mas você também pode subir a montanha por conta própria.

O teleférico do Osorno oferece algumas das vistas mais bonitas da Patagônia, além de ser um jeito bem diferente de chegar à estação de esqui da região.

Saltos de Petrohué 

Saltos de Petrohué
Fonte: David Becker / Flickr / CC BY-ND 2.0

Já imaginou como seria conhecer cachoeiras em diferentes tons de verde, com águas cristalinas, em meio ao sobe e desce dos Andes? É exatamente isso que te espera nos Saltos de Petrohué.

O complexo de cachoeiras fica no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde você também poderá conhecer um pouco mais da fauna e flora da Patagônia.

O parque merece algumas horas de atenção, uma vez que reúne diversas atrações e excelente infraestrutura, incluindo banheiros, restaurante e camping para quem deseja passar a noite no local.

Lago Llanquihue 

Segundo maior lago chileno, o Llanquihue se estende por impressionantes 860 km² e banha outras cidades da Patagônia, como Llanquihue, Frutillar e Ensenada.

O cenário mais parece um cartão-postal, com montanhas de picos nevados e densas florestas nos arredores das águas límpidas e cristalinas do lago.

No verão, é ali que os visitantes se concentram para percorrer trilhas, se divertir em passeios de bicicleta ou caiaque, fazer piqueniques e até tomar banho, desde que você não se importe com a temperatura da água em torno de 20ºC.

Cerro Monte Calvário

Se você gosta de vistas bonitas, o cerro Monte Calvário não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

A colina é um dos pontos mais altos da cidade e pode ser tranquilamente visitada a pé. Do alto, você poderá se maravilhar com a vista panorâmica da cidade e seus arredores.

Durante a subida, não deixe de fazer paradas estratégicas para conhecer as igrejas ao longo do caminho.

Frutillar 

O pitoresco vilarejo de Frutillar é um dos tesouros dos Lagos Andinos, onde a vida parece ter um ritmo próprio, comandado pela natureza.

Também localizada às margens do Llanquihue, a vila se orgulha de sua tradição artística e realiza, em todos os verões, o festival Semanas Musicais, que acabou rendendo à região o apelido de Cidade da Música.

O povoado é formado por casas em estilo tradicional alemão e pode ser visitado em um dos passeios de barco pelo lago. 

Aproveite para caminhar pelo calçadão da vila e visitar o Teatro del Lago e a antiga igreja local.

Puerto Montt 

Puerto Montt
Fonte: Federico Mata / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Você provavelmente vai passar por Puerto Montt em algum momento da sua viagem, já que o principal aeroporto da região fica na cidade.

Mesmo assim, vale a pena dedicar um tempo a desvendar as belezas do município, capital oficial da região de Los Lagos.

A antiga cidade portuária recebeu grandes grupos de imigrantes alemães e hoje sustenta sua economia com atividades de pesca de salmão, comércio e, sobretudo, turismo.

A antiga Rodovia Pan-Americana, que se estende desde o Alasca, nos Estados Unidos, até a Patagônia, é uma atração à parte que merece a sua visita, assim como o Mercado de Angelmó, principal atrativo do calçadão.

O que fazer em Puerto Varas em 3 dias?

Com um pouco de organização, um roteiro Puerto Varas de 3 dias pode te levar às principais atrações locais, embora alguns lugares acabem de fora da viagem por falta de tempo.

Você pode gostar de começar seu passeio com o city tour pelo centro, ideal para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história local. Inclua a Plaza de Armas e a Calle Techada em seus planos.

Na sequência, faça uma caminhada pelo calçadão do centro, a partir do Cerro Phillippi: são 3 km de belas paisagens, visite o Cerro Monte Calvário e vá às compras no Shopping Paseo.

O segundo dia da viagem pode ser dedicado às atividades de aventura: que tal fazer uma dobradinha e visitar os Saltos del Petrohué e o vulcão Osorno?

Quem gosta de adrenalina não vai se arrepender de contratar uma agência para fazer rafting nas águas do Rio Petrohué.

Por fim, no terceiro dia pode ser legal visitar uma das cidades próximas. 

Você pode contratar um passeio de barco para passear pelo lago e chegar a Frutillar ou Llanquihue

Ou, ainda, pegar um carro para percorrer um trecho da Rodovia Pan-Americana.

Visite Puerto Varas, Chile, com tranquilidade e segurança

Visite Puerto Varas, Chile, com tranquilidade e segurança
Fonte: Mckay Savage / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Quem vai visitar um país diferente, de clima gelado e com muitas oportunidades de passeios ao ar livre e prática de esportes não pode bobear em relação à própria segurança

Mil coisas podem simplesmente dar errado e acabar atrapalhando ou até mesmo interrompendo a sua viagem

Por essas e outras, não deixe de contratar um bom seguro viagem antes de embarcar para a Patagônia. Assim, em caso de imprevisto você pode receber amparo financeiro e auxílio prático da seguradora.

O seguro viagem te protege em várias situações, incluindo problemas médicos, acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voo e outros imprevistos.

Você pode adquirir seu seguro viagem Chile mais barato no Seguros Promo: compare planos e aproveite para tirar suas dúvidas com um dos consultores do melhor buscador de seguros do Brasil!

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Encontre seu hotel em Puerto Varas pagando pouco!

Depois de conhecer tudo que Puerto Varas tem para te oferecer, você já deve estar morrendo de vontade de fazer as malas e correr para a joia da Patagônia Chilena.

Só não se esqueça de garantir sua hospedagem com antecedência no El Quarto para garantir o melhor custo-benefício para a sua viagem!

O El Quarto te ajuda a encontrar ofertas exclusivas de hotéis, hostels, pousadas e resorts nos principais destinos do mundo sem abrir mão da economia.

Faça uma simulação gratuita, reserve sua acomodação e pague suas diárias pelo site, com segurança, e em reais, sem cobrança de IOF!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.