Punta Arenas: dicas para aproveitar as melhores atrações!

23 abr 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Punta Arenas é a cidade mais austral do mundo! Durante anos, abrigou o principal porto da rota Atlântico/Pacífico passando pelo estreito de Magalhães, mas essa atividade declinou após a abertura do Canal do Panamá.

Sua história está profundamente ligada às atividades portuárias, e curiosamente, sua população é majoritariamente composta de imigrantes e seus descendentes. Sobretudo, os croatas migraram massivamente para Punta Arenas a partir de 1867.

Neste texto, vamos contar um pouco da história local e dar várias dicas sobre o que fazer em Punta Arenas para turistar. Acompanhe e boa leitura! 

Punta Arenas: melhores locais para conhecer e explorar!

Punta Arenas: melhores locais para conhecer e explorar!
Flickr / CC BY 2.0

Já ficou com curiosidade para conhecer esse destino turístico todo diferente? Para começar, você deve estar se perguntando: afinal, o que significa Punta Arenas? 

Em português, seria “ponta areias”, o nome surgiu como uma tradução para o espanhol do termo que os ingleses usavam para designar o local, “sandy point”.

Punta Arenas é um tipo de lugar turístico para visitantes que gostam de contato com a natureza, cenários incríveis, parques nacionais e museus.

Se essa é a sua praia, prepare-se para conhecer um dos pontos menos explorados da América do Sul, o estreito de Magalhães.

Onde fica Punta Arenas?

A cidade de Punta Arenas está localizada na Península de Brunswick, uma enorme península que seu extremo sul alcança o Cabo Froward. A cidade fica nas proximidades do Estreito de Magalhães, na Patagônia chilena.

Está a 62 km do antigo povoado do qual se originou, Forte Bulnes, e a mais de 3 mil km da capital, Santiago. Foi fundada em dezembro de 1848.

Punta Arenas: mapa

Punta Arenas fica mais próxima da Antártida do que da capital de seu país. A cidade tem dezenas de monumentos históricos e belezas naturais únicas no planeta.

Por isso, utilize o mapa de Punta Arenas e da região para encontrar os lugares que pretende visitar. Grande parte das atrações estão na região central, então, caminhar ou pedalar são as melhores formas de se locomover.

Como chegar a Punta Arenas?

A boa notícia para quem vai turistar em Punta Arenas é que não é necessário pegar um voo para Santiago ou outra cidade grande.

O Aeroporto Internacional Carlos Ibañez del Campo fica a 20 km do centro de Punta Arenas e oferece toda a estrutura para os usuários.

Quando ir a Punta Arenas?

Se pretende viajar a Punta Arenas para fazer um cruzeiro pelo estreito de Magalhães e Antártida, a temporada adequada vai de setembro a abril. É o período onde há mais aparições de baleias, pinguins e outros animais.

Para visitar a cidade, caminhar pelas ruas e conhecer os pontos turísticos, prefira viajar de dezembro a março, durante o verão sulamericano.

As temperaturas ficam na faixa dos 15ºC nessa época do ano. No inverno, as temperaturas podem ficar negativas e o vento em Punta Arenas é forte e constante.

Punta Arenas: onde ficar?

Assim como em outras cidades da Patagônia, o centro de Punta Arenas concentra tudo o que o turista precisa: lojas, mercados, instituição bancária… Caso decida se hospedar no centro, lembre-se que quanto mais próximo à Plaza de Armas melhor.

O bairro de San Miguel, além de ser tradicional, também tem bons hotéis e uma vista incrível do estreito de Magalhães. O bairro croata é um dos mais antigos, mas trata-se de um local mais alternativo.

Encontre os melhores hotéis de Punta Arenas em promoção!

Encontre os melhores hotéis de Punta Arenas em promoção!
Hotel Rey Don Felipe

Punta Arenas é uma cidade muito turística, por isso, tem todo tipo de hotel, dos mais sofisticados aos de baixo custo. O Almasur Punta Arenas tem diárias a partir de R$610,00, mas o Hotel Isla Rey Jorge é mais barato e mais bem avaliado.

Com o El Quarto você encontra hotéis e hostels em qualquer parte do mundo, inclusive em Punta Arenas. São mais de 20 anos de experiência no mercado de turismo e viagem e milhares de hotéis parceiros.

Para pesquisar é muito simples, tudo o que precisa fazer é acessar o El Quarto, informar a cidade que vai visitar, as datas de check-in e check-out, a quantidade de hóspedes e o tipo de acomodação.

As reservas aparecerão rapidamente em sua tela e você escolherá a mais adequada para seu tipo de viagem.

O que fazer em Punta Arenas

Desde sempre, Punta Arenas é um lugar para aventureiros e amantes da natureza. As melhores atividades para quem procura o que fazer em Punta Arenas envolvem o avistamento de animais, contemplação do ambiente e contato com a história local.

O Museu del Recuerdo exibe peças que remontam ao passado colonial da região, a Isla Magdalena é um delicado bioma e refúgio de diversas espécies de plantas e animais e a Reserva Nacional Magallanes é o paraíso dos praticantes de hiking, mas não é só isso!

Muitos restaurantes da cidade merecem uma recomendação, por isso, continue a leitura para descobrir também os melhores lugares em Punta Arenas para provar a gastronomia chilena.

Isla Magdalena

A viagem de barco de Punta Arenas até a Isla Magdalena dura cerca de 1h30, mas vale muito a pena. O Estreito de Magalhães tem biomas incríveis, com animais e plantas que só se desenvolvem na região.

É o caso dos pinguins-de-magalhães que todos os anos voltam à Isla Magdalena para procriarem. O turista pode desembarcar na ilha com a companhia de um guia especializado e observar os animais mais de perto.

São mais de 200 mil pinguins circulando pelas praias. No ritual de acasalamento, o macho se encarrega de recolher galhos, folhas e algas para o ninho. Durante o passeio, não ultrapasse as cordas que limitam o caminho dos turistas.

Isso evita que os ninhos ou animais sejam pisoteados, preservando o ambiente. Além dos pinguins, leões marinhos e elefantes marinhos também habitam a ilha.

Reserva Nacional Magallanes

O Estreito de Magalhães tem paisagens incríveis. A Reserva Nacional Magallanes é o exemplo perfeito disso. Árvores como lengas e coigues, típicas dos climas gelados da América do Sul cobrem toda sua extensão de cerca de 19625 hectares.

Tem uma altitude de 350 a 600 metros de altitude e reservas de água que permitem sua navegação e a prática de esportes. A reserva é também um excelente lugar para caminhadas, tirar fotos e entrar em contato com a natureza exuberante do parque.

Plaza de Armas

Plaza de Armas
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Popularmente conhecida como Plaza de Armas, a Praça Muñoz Gamero é a principal de Punta Arenas e reúne todos os serviços essenciais à sua volta. É um ponto de encontro especial de Punta Arenas.

Famílias, casais e mochileiros, não importa a origem do visitante, todo mundo é bem recebido na cidade e a Plaza de Armas é o ponto de encontro comum, além de ser o ponto inicial para boa parte dos passeios turísticos.

Ao redor da praça situam-se os edifícios mais importantes da cidade de Punta Arenas como a Prefeitura, a Casa Espanha e a Catedral.

Museo Nao Victoria

Como quase tudo em Punta Arenas, o Museu Nao Victoria é uma referência à época das Grandes Navegações.

Foi criado por um chileno que construiu 3 réplicas das embarcações de grandes desbravadores, dentre eles o navegador português Fernão de Magalhães. Os veleiros são incríveis e dão uma boa ideia de como seria a vida a bordo de um veleiro no século XVI.

O museu exibe o James Caird, o navio de Ernest Shackleton para explorar a Antártida, a Nau Victoria, do já referenciado Fernão de Magalhães, o desbravador do Estreito e o Ancud, o primeiro a alcançar o Golfo de Ancud.

Localiza-se a aproximadamente 8 km ao norte da cidade de Punta Arenas.

Cerro de la Cruz

Cerro de la Cruz é um mirante em Punta Arenas de onde se tem uma vista privilegiada da cidade e das águas. É fácil chegar, e para quem estiver dirigindo, também há lugares para estacionar.

É um ótimo lugar para descansar e contemplar a vista dos navios e outras embarcações passando pelas águas do Estreito. Há uma rosa dos ventos no local e os turistas trancam cadeados no gradil do guarda-corpo.

O mirante também é bonito à noite, embora bem mais frio. Do alto se vê a cidade toda iluminada, assim como os cruzeiros.

Zona Franca

A Zona Franca é um espaço em que uma parte é dedicada para a venda de todo tipo de mercadoria e a outra para atividades industriais. Foi criada em 1977 e hoje ocupa uma área de 53 hectares.

Andando pela área de compras o turista encontra de tudo: roupas, calçados, perfumes, utensílios domésticos e decoração. Mais de 9 milhões de pessoas passam pela Zona Franca de Punta Arenas por ano.

Como habitual nas chamadas zonas francas, os preços praticados são com impostos reduzidos ou inexistentes barateando bastante o valor final.

Cemitério Municipal

Cemitério Municipal
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Cemitério Municipal de Punta Arenas fica na zona norte da cidade de Punta Arenas, na avenida Bulnes. Foi considerado pela CNN como um dos cemitérios mais bonitos do mundo e em 2012 foi declarado Patrimônio Nacional do Chile.

A área em que foi construído foi doada por Sara Braun, que dá nome ao Cemitério. Além dos enormes mausoléus de mármore, o lugar também ficou famoso por suas lendas de assombrações.

Museo del Recuerdo

Fica em frente a Zona Franca e exibe carroças, maquinário, objetos do uso cotidiano e alguns tipos de imóveis da época colonial da Patagônia e da Terra do Fogo. São 8 pavilhões e cerca de 80 máquinas e carroças expostas.

O que fazer em Punta Arenas em 3 dias?

Muitos turistas compram roupas de frio na Zona Franca antes de embarcarem nos passeios gelados, fica a dica! Com 3 dias para passar em Punta Arenas, você não pode perder a chance de conhecer a Isla Magdalena e observar os animais que habitam o ambiente.

O Cruzeiro para ver as baleias também é uma ótima atividade, mas ocupa um dia inteiro. Em um terceiro dia, aproveite para conhecer os museus, praças e, especialmente, os restaurantes de Punta Arenas. 

Onde comer em Punta Arenas?

Em Punta Arenas o turista tem as melhores receitas da culinária chilena à disposição. A carne de cordeiro, por exemplo, é para quem gosta de sabores fortes!

Prefere frutos do mar? Sem problemas, o raro caranguejo gigante chamado centolla, é típico das águas geladas do sul do Chile e abundante na região.

Além disso, alguns restaurantes da cidade também servem carne de caça e outros pratos típicos, mas se desejar algo mais convencional, a Francesco Pizzaria tem preços bons e comida melhor ainda.

O Restaurant & Emporio Okusa fica na esquina das ruas O’Higgins e Colon. Lá você poderá provar a carne de cordeiro e outros pratos como massas, risotos, batatas e peixes.

Uma outra opção interessante é o Birra! Cerveza & Buena Mesa que oferece diversas opções de cervejas e tem mesas ao ar livre.

Quanto custa uma viagem para a Patagônia Chilena?

Quanto custa uma viagem para Patagônia Chilena?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Em média, um casal gasta ao menos R$50,00 por refeição em Punta Arenas, El Calafate ou outra cidade da Patagônia.

Os pacotes de viagem variam de R$3.500,00 a R$5.000,00. A dica é comprar com antecedência para pegar os preços mais baixos.

Além disso, se não levar roupas de frio adequadas, será necessário alugar, o que pode ser feito por aproximadamente R$180,00. 

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

As melhores hospedagens em Punta Arenas, Chile, estão aqui!

Já se convenceu de que o seu próximo destino é Punta Arenas, Chile? Então, tá esperando o que para acessar o El Quarto e reservar logo sua hospedagem?

Procurar por hotéis com antecedência no El Quarto é a melhor maneira de garantir bons preços. Além disso, o site mostra em destaque as opções de hotéis com café da manhã incluso na diária e cancelamento gratuito da reserva para você não perder dinheiro.

Afinal, imprevistos acontecem e você pode precisar cancelar a reserva. Conte com o El Quarto quando precisar encontrar um hotel bom e barato em qualquer parte do mundo!

Agora que já conhece bem a história e o que tem para fazer em Punta Arena, comece a programar suas próximas férias e o roteiro para essa grande aventura no extremo sul do planeta.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.