Querétaro: dicas e informações para sua viagem!

20 nov 2023 • 12 minutos de leitura por rafael.alef

Famosa pela tradição no futebol, Querétaro é um destino mexicano onde a história se entrelaça com a modernidade.

Nesse recanto em que a tradição encontra o dinamismo, cada esquina revela uma surpresa ao visitante.

As surpresas começam logo à primeira vista, quando você tem a oportunidade de se encantar com a combinação de cores vibrantes da cidade.

Considerada um dos melhores lugares para viver no México, a cidade é mundialmente conhecida por sua limpeza impecável, seus excelentes índices de segurança e boa infraestrutura.

A cidade oferece uma variedade de programas que cativam até os viajantes mais exigentes. E, melhor ainda, no meio do caminho entre lugares como Cidade do México, Guadalajara e Guanajuato. 

O destino é a capital de um estado com quase um milhão de habitantes, uma das maiores do país, e mantém um centro histórico muitíssimo bem-preservado. 

No coração do levante que deu origem à independência mexicana, você poderá conhecer o lado mais histórico do país. 

Prepare-se para explorar mais de mil monumentos de um dos grandes centros latinos do século XVIII nessa cidade considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Confira o nosso guia e descubra por que a cidade pode te levar numa jornada inesquecível pela alma do México!

Querétaro: dicas de turismo na cidade mexicana

Querétaro: dicas de turismo na cidade mexicana
Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Para conhecer melhor o que a cidade de Querétaro tem a oferecer, comece sua jornada explorando o centro histórico

A região é Patrimônio da Humanidade e o coração pulsante da metrópole, repleta de praças, monumentos, igrejas, museus e edifícios históricos. 

Permita-se deixar levar pelos museus fantásticos, que mostram toda a riqueza do México em exposições ricas e interativas. Há lugares imperdíveis, como o Museu de Arte e o Museu Casa de la Zacatecana.

E como não mencionar as igrejas barrocas, retrato da bonança do período colonial na região? A lista vai do Templo de Santa Rosa de Viterbo ao Templo de San Francisco, que inclui um museu regional muito interessante.

No destino, você também poderá desfrutar da cena gastronômica efervescente e de uma vida noturna com opções para todos os gostos.

A lista de encantos não se limita ao perímetro urbano. A cidade é rodeada por destinos igualmente cativantes, como La Peña de Bernal e San Miguel Allende.

No fim das contas, a maior dificuldade que um visitante deve ter na cidade é escolher qual atração incrível conhecer primeiro!

Como chegar em Querétaro?

Querétaro, México, fica a cerca de 220 km da Cidade do México e pode ser visitada sem dificuldades a partir de vários pontos do país. 

A região começou a ser ocupada no começo do século XVI e sempre teve status de certo protagonismo regional. Hoje, estima-se que seja lar de mais de 1 milhão de pessoas. 

Quem sai de lugares mais próximos, como a própria capital mexicana, pode encontrar nos ônibus uma alternativa econômica e conveniente. 

No entanto, se você está em pontos mais distantes ou no exterior, pode voar para o aeroporto internacional da cidade, a 20 km do centro. O local não recebe voos diretos do Brasil, mas pode ser alcançado em rotas com uma ou duas conexões.

Depois de desembarcar, o viajante pode escolher entre ônibus, táxi, Uber ou carro alugado para chegar ao coração da cidade.

Mapa de Querétaro e região

Apesar de ser uma grande cidade, esse destino mexicano é amigável para turistas, sobretudo porque as principais atrações estão concentradas no centro histórico.

O centro é uma área de pedestres com ruas limpas e bem sinalizadas, possibilitando circular a pé sem problemas. É uma oportunidade de ouro para explorar a riqueza histórica local. 

A cidade também oferece uma boa rede de transporte público, com ônibus e táxis para facilitar o deslocamento, sendo atendida por aplicativos como o Uber.

Veja onde fica Querétaro no mapa do México!

Clima de Querétaro: quando visitar a cidade?

Não é incomum o comentário de que a região central do México é um lugar de “Eterna Primavera”. De fato, a temperatura em Querétaro é amena, como na estação das flores, ao longo de todo o ano. 

Na prática, isso significa que você nunca encontrará temperaturas excessivamente quentes ou extremamente frias. Em outras palavras, o destino é agradável para visitar em qualquer época. 

Se você busca a época ideal para aproveitar ao máximo a sua visita, considere viajar entre outubro e março, a estação mais seca. 

Mesmo se optar por conhecer a região em outros meses, não se preocupe. Não é comum a ocorrência de chuvas excessivas por lá. 

Entre abril e setembro, podem ocorrer pancadas ocasionais de chuva, mas ainda é perfeitamente possível explorar a cidade e conhecer as atrações mais famosas. 

A alta temporada acontece entre novembro e janeiro, então prepare-se para encontrar preços mais elevados na cidade se estiver viajando nesse período.

Quais as melhores regiões para se hospedar em Querétaro?

Não há mistério na hora de escolher onde ficar em Querétaro. A cidade é um importante destino, com rede hoteleira ampla e diversa. 

O principal polo hoteleiro fica no centro histórico, que também é a região mais turística. Epicentro local, o centro é Patrimônio Mundial e tem muitas áreas exclusivas para pedestres.

O charme de ficar no centro é estar a uma curta caminhada de lugares como monumentos históricos, museus e igrejas antigas. 

Se você prefere uma estadia mais próxima da natureza, considere ficar na região de Bernal. A cerca de 1 hora de carro do centro da cidade, a vila abriga a famosa Peña de Bernal, uma das principais atrações da região.

Outra região que atrai muitos hóspedes é o Parque Bicentenário, um recanto verde no meio da cidade. Entretanto, não é tão interessante ficar por lá, já que a área fica a mais de 20 km do centro histórico.

Uma alternativa mais interessante é nos arredores dos principais parques da cidade, o Jardim Guerrero e o Jardim Zenea. Esses lugares ficam a menos de 2 km do centro e têm um charme próprio e irresistível, além de muitos bares animados. 

Quem não abre mão de uma experiência mais cosmopolita, por sua vez, pode gostar da área de Juriquilla. Região mais sofisticada e moderna da cidade, é o lugar ideal para ir às compras e conhecer o lado mais novo de Querétaro.

Se você resolver ficar em Juriquilla, opte por um hotel nos arredores da praça que dá nome ao bairro ou nas praças Ubika e Nautica. Há também algumas opções nas proximidades dos centros comerciais Uptown Center e Shopping Plaza del Parque.

Os melhores hotéis de Querétaro, México, estão aqui!

Os melhores hotéis de Querétaro, México, estão aqui!
Cinco De Mayo Hotel

Você não precisa suar a camisa para encontrar os melhores hotéis de Querétaro, México. No El Quarto, você tem acesso rápido a descontos imbatíveis e promoções imperdíveis para a sua hospedagem!

O El Quarto é seu aliado em todas as etapas da sua reserva, desde a pesquisa de preço até o pagamento das diárias, em até 12 vezes no cartão.

O visitante encontra hospedagem em todos os estilos, nas melhores localizações da cidade. 

A maioria das acomodações também oferecem a flexibilidade do cancelamento gratuito. Tudo para garantir conforto e comodidade quando você está longe de casa. 

Faça uma pesquisa agora mesmo e, em caso de dúvidas, conte com todo o suporte da nossa central de atendimento exclusiva!

Lugares turísticos de Querétaro

Essa imperdível cidade mexicana é um lugar em que a história e a modernidade se entrelaçam. Tem sido assim ao longo de toda a existência do México moderno, e o destino é considerado o berço do movimento que culminou na independência do país.

Esses eventos históricos deixaram um legado marcante na cidade, refletido em uma infinidade de locais fascinantes a serem explorados, especialmente no centro histórico. 

Mas não pense que a cidade olha apenas para o passado: ela se destaca como um exemplo de crescimento e modernidade. 

Conheça os principais pontos de interesse em Querétaro, México!

Plaza de Armas

O melhor ponto de partida para explorar Querétaro é a Plaza de Armas, no núcleo do centro histórico. A praça arborizada é o endereço de construções tão importantes quanto imponentes, como a Casa de La Corregidora, o Palácio do Governo.

A praça é cercada por elegantes palacetes coloniais do século XVIII e é um espaço bastante agradável, onde você pode conhecer a essência da cidade.

Permita-se explorar tudo sem pressa e, se possível, estenda o seu passeio ao longo do Andador 5 de Mayo, que leva ao Jardín Zenea. 

Também nos arredores da Plaza de Armas fica a Calle Francisco Madero. Ali, o visitante encontra atrações como o Jardín Santa Clara e a Fuente de Neptuno. 

Seguindo pela região, você poderá chegar ao verdejante Jardín Guerrero, à catedral da cidade e à Plaza de la Constitución. 

Em outras palavras, a Plaza de Armas é o ponto de partida de uma jornada fascinante pelo centro histórico dessa apaixonante cidade!

Templo de Santa Rosa de Viterbo

Seu itinerário pelo centro histórico não estará completo sem uma visita ao Templo de Santa Rosa de Viterbo. Trata-se de uma das principais e mais antigas igrejas da cidade, datada do século XVII.

A construção tem decoração suntuosa, com detalhes em ouro no interior. Não coincidentemente, é considerada uma obra-prima do barroco colonial mexicano. 

Aproveite para conhecer o pequeno museu da igreja, cujo acervo guarda objetos históricos importantes relacionados à história da cidade. No local, você poderá conhecer esculturas, vestimentas e documentos antigos. 

A entrada na igreja não é cobrada, mas você precisará pagar 40 pesos para acessar o museu, que funciona de terça a domingo, das 11h às 17h. 

Depois de conhecer o Templo de Santa Rosa de Viterbo, aproveite a proximidade para visitar o letreiro da cidade e tirar muitas fotos!

Museu de Arte de Querétaro

Instalado no antigo Convento de San Agustín, o Museu de Arte de Querétaro é uma das atrações mais interessantes da cidade. 

O claustro do complexo é belíssimo e as salas apresentam exposições de arte contemporânea. É uma oportunidade para conhecer a produção artística mais recente do México.

Os visitantes também encontram salas com arte sacra e uma coleção de pinturas do movimento Novo Hispânico.

O melhor de tudo é que não há cobrança de ingresso para o museu, embora seja aconselhável deixar uma doação. Esse dinheiro é aplicado na manutenção do edifício.

Museu Casa de la Zacatecana

Museu Casa de la Zacatecana
Flickr / CC BY-ND 2.0

Não perca a chance de conhecer um dos museus mais ricos do México Central, o Museu Casa de la Zacatecana.

Uma das joias do centro histórico, o local leva o visitante em uma verdadeira viagem ao passado por meio de um acervo riquíssimo.

Ali, você poderá conhecer objetos que pertenceram aos antigos habitantes da cidade, como esculturas, pinturas, relógios e muito mais. 

Aberto diariamente das 10h às 18h, o Museu Casa de la Zacatecana é o lugar perfeito para entender a história e as lendas que envolvem a cidade. A entrada custa 45 pesos (em outubro/2023).

Templo de San Francisco e Museu Regional

O Templo de San Francisco é um dos marcos mais importantes de Querétaro, datado do século XVI. De acordo com especialistas, é o primeiro espaço religioso da cidade. 

A igreja é um ponto que se destaca no panorama urbano, com uma impressionante cor vermelha na fachada. 

Antigo convento, o templo abriga o Museu Regional da cidade, cujo acervo aborda desde o período de ocupação espanhola até a história mexicana mais recente. Ali, você vai encontrar muitos registros dos povos indígenas da região. 

O visitante também tem acesso a espaços dedicados à cosmovisão e ao modo de vida dos povos originários. 

O Museu Regional abre suas portas de terça a domingo, das 9h às 18h, e a entrada custa 65 pesos (em outubro/2023).

Templo de San Antonio de Padua

Uma das construções mais imperdíveis da cidade é o Templo de San Antonio de Padua. 

O local foi erguido na primeira metade do século XVII e está entre as estruturas mais antigas da região. Hoje, o espaço abriga um pequeno museu

A coleção exposta ali conta sobre o período em que a igreja foi convertida em quartel durante a construção de instalações militares na cidade. 

Originalmente, a igreja possuía belos retábulos de madeira esculpidos com ornamentos luxuosos e muitas jóias. Posteriormente,os retábulos foram substituídos por um estilo neoclássico, que ainda pode ser apreciado pelo visitante.

Museu do Calendário

Você não pode perder a oportunidade de conhecer o interessante Museu do Calendário, em Querétaro. O lugar apresenta uma coleção de calendários de diversas épocas e culturas, incluindo o calendário asteca. 

O museu fica instalado em uma construção histórica do século XVII e costuma ser bastante procurado para eventos como casamentos e festas. 

A coleção é curiosa, com itens que vão desde as culturas originárias do México até pinturas de artistas que ilustraram calendários antigos. Você ainda vai encontrar calendários modernos, coletados desde o final do século XIX. 

Mas não se engane. O rico acervo não é a única atração do Museu do Calendário! O local oferece vista panorâmica do terraço e abriga um café em seu jardim. 

O que fazer nos arredores de Querétaro?

O que você acha de conhecer alguns tesouros distribuídos pelos arredores de Querétaro? A cidade é uma base estratégica para quem quer conhecer a região central do México. 

Confira algumas opções de bate-volta a partir da cidade histórica!

La Peña de Bernal

La Pena de Bernal
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A apenas 60 km do centro histórico fica o monumento natural de La Peña de Bernal, um dos maiores monólitos do mundo. São mais de 350 metros de altura, colocando o local atrás apenas da Pedra de Gibraltar e do Pão de Açúcar. 

A formação rochosa fica no povoado de San Sebastián Bernal, um vilarejo antigo que convida o visitante a momentos de relaxamento e reflexão. Ali, você poderá desfrutar de comércios e muitas vinícolas

Várias agências turísticas de Querétaro oferecem bate-voltas até o local. Se você prefere fazer o passeio por conta própria, pode chegar até lá de ônibus em menos de 2 horas. 

Os mais animados podem encarar a subida da Peña, que é desafiadora, mas a vista compensa por todo o esforço. 

Depois dessa aventura, explore sem pressa o centrinho de Bernal e não deixe de provar o famoso pan de queso, iguaria tradicional da cidade.

San Miguel de Allende

A cidade de Querétaro fica a apenas 65 km de San Miguel de Allende, considerada uma das mais bonitas de todo o México.

Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a cidade surpreende com seus atrativos arquitetônicos centenários muito bem preservados.

A cidade também tem grande tradição na produção de artesanato e pode ser um lugar interessante para adquirir souvenires de viagem.

A região ficou mundialmente famosa como cenário de filmes, como “Era Uma Vez no México”. É apenas mais um motivo pelo qual uma visita a San Miguel de Allende é simplesmente imperdível!

O acesso à cidade é fácil, com ônibus regulares a partir do terminal de ônibus de Querétaro. As passagens custam a partir de 100 pesos (em outubro/2023).

Onde comer comidas típicas em Querétaro?

Explorar a gastronomia de Querétaro é um deleite para todos os sentidos, especialmente se você gosta da riqueza de temperos e aromas da cozinha mexicana.

A cada esquina do centro histórico, por exemplo, você vai encontrar bons restaurantes que servem pratos autênticos do México, de tamales a tacos.

O Andador 5 de Mayo é outro polo gastronômico movimentado. É uma área com maior variedade de cozinhas ao alcance do visitante, incluindo quem gosta de pratos internacionais. 

Outra área indicada para a hora da refeição é a Plaza de Armas, que está cercada por excelentes restaurantes e cafés. A maioria desses espaços oferece terraços ao ar livre, com vista privilegiada da cidade!

E não acabou! Vale a pena também explorar as delícias servidas nos arredores do Jardim Zenea, que se destaca pelas belas vistas do Templo de San Francisco.

Como é viver em Querétaro?

Como é viver em Querétaro?
Pixabay

Sem exageros, a cidade de Querétaro é um dos melhores lugares para viver no México. 

A cidade tem clima ameno o ano inteiro, fica próxima da capital do país e se orgulha de sua rica herança histórica.

Ademais, o custo de vida é mais acessível em comparação com as grandes cidades mexicanas, como a Cidade do México ou Guadalajara. 

A qualidade de vida, por sua vez, é considerada alta, com serviços de saúde acessíveis e uma rede educacional bem-estabelecida. 

A cidade também é conhecida por sua economia em crescimento, impulsionada por setores como o aeroespacial e tecnológico. Muitas empresas internacionais estabeleceram operações por lá, o que cria oportunidades de emprego

Querétaro é seguro?

Um dos principais motivos para considerar viver em Querétaro é sua segurança, considerada excepcional no contexto mexicano. 

Embora o país como um todo tenha áreas com níveis variados de segurança, a cidade é bastante segura e com níveis bem baixos de criminalidade.

Isso é um reflexo da estabilidade econômica da região, que também colhe muitos benefícios por seu apelo turístico. 

De qualquer forma, como em qualquer lugar do mundo, vale a pena adotar algumas medidas básicas de segurança. Ou seja, evite áreas isoladas à noite e mantenha seus pertences pessoais devidamente protegidos. 

Proteja-se na sua viagem para o México com um seguro viagem!

Por mais que a cidade seja bastante segura, precaução por parte do viajante nunca é demais. É por essas e outras que o seguro viagem é de suma importância para quem visita a região.

Nunca se pode prever o que pode acontecer durante uma viagem, mas o seguro oferece tranquilidade e segurança mesmo nas horas mais difíceis.

Assim, você fica amparado nas mais diversas situações, como acidentes e problemas de saúde. O seguro também pode ser utilizado em outros cenários, como cancelamentos de voos, extravio de bagagem, entre outros. 

O Seguros Promo é um site de referência no mercado de seguros de viagem, e vale a pena conhecer as ofertas da página antes de contratar a sua proteção. 

Você terá acesso a um comparador poderoso, que possibilita comparar até quatro planos de uma só vez, e consegue analisar as opções de diversas seguradoras. 

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Reserve seu quarto de hotel no México pelo melhor preço!

Não perca mais tempo e visite o El Quarto para encontrar a hospedagem perfeita para a sua viagem a Querétaro! Nossa página te ajuda a comparar preços e reservar quartos nos melhores destinos com agilidade e segurança.

O El Quarto é uma plataforma que veio revolucionar a forma como você planeja sua viagem, com diversos filtros para facilitar a sua busca pelo hotel ideal. 

Com opções para todos os gostos e orçamentos, você pode escolher a acomodação que melhor se encaixa no seu plano de viagem. 

Você também conta com a flexibilidade de encontrar hotéis com cancelamento grátis e pode parcelar suas reservas em até 12 vezes.

Está esperando o que para começar a planejar sua visita ao México? Conheça o El Quarto e viaje sem pesar no bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.