Quito: principais atrações na capital do Equador!

29 jul 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Já imaginou como seria conhecer a “Cidade da Metade do Mundo”? Quito, no Equador, é um destino incrível, diferente e cheio de curiosidades esperando por você!

Localizada exatamente sobre a Linha do Equador, a cidade é uma metrópole moderna e cheia de história, onde não falta o que fazer.

Ali, você poderá conhecer vulcões, construções coloniais, museus fantásticos e paisagens naturais deslumbrantes, além de uma cultura viva e vibrante que representa o que há de melhor na América do Sul.

Vem conhecer nossas dicas para aproveitar o máximo possível de sua experiência na capital equatoriana!

Quito: conheça as melhores atrações da cidade!

Quito: conheça as melhores atrações da cidade!
Fonte: Pxhere / CC0

Quito, Equador, não está entre os destinos mais famosos da América Latina, mas acredite: estamos falando de um dos lugares mais incríveis do continente!

Localizada a mais de 2.850 metros acima do nível do mar, “encaixada” na imponente Cordilheira dos Andes, a cidade faz parte da lista de Patrimônio Mundial da Unesco e pode surpreender o visitante com sua versatilidade.

Quem gosta de história pode explorar um dos centros históricos mais bem preservados das Américas, onde cada esquina revela um novo tesouro colonial.

Se você prefere atividades de aventura, em meio à natureza, terá a oportunidade de percorrer trilhas pela montanha, visitar lagos belíssimos e até subir a encosta de vulcões!

Em outras palavras, a capital equatoriana é capaz de conquistar qualquer tipo de viajante, e neste artigo nós vamos te contar por quê. Veja só!

Onde fica Quito?

A cidade de Quito está localizada no noroeste do Equador, no extremo noroeste da América do Sul, na bacia do rio Guayllabamba e no sopé do vulcão Pichincha.

Se você consultar o mapa, vai perceber que a cidade fica bem no “meio” do mundo, isto é, na divisão perfeita do mapa em dois hemisférios, justamente por onde passa a Linha do Equador.

A capital do país foi construída sobre as ruínas de uma antiga cidade inca em um dos contrafortes andinos, uma região conhecida pela variedade da fauna e flora, onde vivem muitas espécies que não existem em nenhum outro lugar.

A cidade, que está a cerca de 130 km da fronteira com a Colômbia e a 330 km da divisa com o Peru, fica a 435 km de Guayaquil, a 470 km de Cuenca e a 1.300 km do arquipélago de Galápagos, um dos principais destinos da América do Sul.

Quito: mapa

Segunda maior metrópole do país, atrás apenas de Guayaquil, a cidade tem pouco mais de 2 milhões de habitantes e território maior que o de Belo Horizonte. Confira onde fica a capital de Equador no mapa!

Como ir para Quito?

Ao lado do Chile, o Equador é um dos únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. Mesmo assim, não precisa se preocupar: não é difícil chegar à capital do país.

A principal porta de entrada na cidade é o Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, localizado no município de Tababela, a 40 km do centro da capital.

O aeroporto tem uma das pistas mais longas do mundo, com mais de 4 km de extensão, e é relativamente novo, tendo sido inaugurado apenas em 2013.

A Gol oferece voos diretos até a cidade, com duração média de 6 horas, enquanto outras companhias aéreas, como Latam e Copa, operam viagens com conexão.

Você pode adquirir sua passagem para Quito, Equador, mais barata no buscador Passagens Promo, que te ajuda a encontrar as melhores ofertas das principais companhias aéreas do mercado sem dificuldades.

Aproveite para incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Depois de desembarcar no Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, você ainda precisará finalizar a viagem por terra, via transfer, ônibus comum ou executivo (da linha Aeroservicio), táxi, carro alugado ou até mesmo Uber.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando viajar para Quito?

Quando viajar para Quito?
Fonte: Pxhere / CC0

Apesar da elevada altitude de Quito, a quase 3.000 metros acima do nível do mar, o clima na capital equatoriana é relativamente previsível graças à localização, sobre a Linha do Equador.

Na prática, isso significa que existem poucas variações na temperatura ao longo do ano: os termômetros marcam mínima de 9ºC e máxima de 20ºC em todos os meses.

O que pode influenciar sua experiência na cidade é a precipitação pluviométrica: de junho a setembro praticamente não chove e você poderá curtir seus passeios ao ar livre com muito mais tranquilidade.

Se você só pode visitar a capital do Equador em outra época, não se preocupe. Com exceção de março a maio, não costuma chover muito por lá.

Quito: onde se hospedar na cidade?

Não é difícil decidir onde ficar na cidade. Existem basicamente apenas duas regiões para hospedagem, o que pode facilitar até mesmo a vida do turista mais indeciso.

Quem deseja mergulhar de cabeça na história local não deve titubear: o centro histórico, também conhecido como Old Town, é a região mais recomendada para a sua estadia.

A região abriga muitos restaurantes, lojas, cafés e agências turísticas, além de ser o endereço de hotéis mais econômicos. 

Em contrapartida, o centro histórico tem trânsito bastante caótico durante o dia e fica bastante ermo durante a noite, então redobre a atenção na hora de sair para jantar.

Caso a sua intenção seja conhecer a vida noturna badalada da capital do Equador, a melhor alternativa é ficar na região de La Mariscal, principal reduto boêmio da cidade, sobretudo nos arredores da Praça Foch. 

Embora você esteja a uma caminhada de distância dos melhores bares, restaurantes e casas noturnas da cidade, o lado negativo de ficar em La Mariscal é a distância de 5 km até as atrações do centro histórico.

Existem, ainda, duas outras regiões que podem ser alternativas bem diferentes para a sua estadia: Guápulo e La Floresta

Esses bairros são bastante charmosos e com grande vocação artística, mas não abrigam muitos hotéis, o que significa diárias mais salgadas para o turista.

Encontre hotéis em Quito, Equador, pelo menor preço!

Encontre hotéis em Quito, Equador, pelo menor preço!
Fonte: Hotel + Arte

Você pode encontrar os melhores hotéis da capital do Equador e dos principais destinos do mundo em um só lugar: é só fazer a sua pesquisa de hospedagem no El Quarto!

O primeiro passo é digitar a cidade que você vai visitar e selecionar as datas da sua estadia. Depois, é só escolher a melhor oferta para o seu bolso!

O El Quarto reúne milhares de acomodações em todas as faixas de preço, nas melhores localizações. Assim, você consegue ficar pertinho das principais atrações turísticas sem pesar no bolso!

Para turbinar ainda mais o seu planejamento de hospedagem, nossa plataforma possibilita o pagamento das diárias online e em reais, sem incidência de IOF!

Não perca tempo e encontre agora mesmo o hotel perfeito para a sua próxima viagem com a economia que você merece!

O que tem para se fazer em Quito?

A “cidade do meio do mundo” tem atrações para todos os gostos, especialmente se você gosta de cultura, história e arquitetura com influências de diversos povos, como indígenas, flamengos, hispânicos e árabes, sem falar nas muitas belezas naturais!

Descubra o que fazer em Quito!

Centro Histórico de Quito 

Qualquer passeio pela capital do Equador deve começar por seu riquíssimo centro histórico, onde você encontrará edifícios e monumentos considerados tesouros do país.

Estamos falando do maior e mais antigo centro histórico da América do Sul, com mais de 10 praças, 40 igrejas e mais de 4.000 prédios históricos.

Coloque um calçado confortável para caminhar pelas ruas que guardam construções como a Igreja da Companhia de Jesus, os Palácios Carondelet, Municipal e Arzobispal, as Plazas Grande, São Domingos e São Francisco, entre outras.

Não deixe de visitar a calle La Ronda para conhecer lojinhas de artesanato, sorveterias e restaurantes que servem as melhores delícias da gastronomia equatoriana!

Basílica do Voto Nacional 

Basílica do Voto Nacional
Fonte: Maros Mraz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

É possível avistar a monumental Basílica do Voto Nacional de praticamente todos os cantos da cidade. A construção em estilo neogótico é a maior da América Latina e demorou mais de 100 anos para ser concluída.

Os detalhes arquitetônicos do templo chamam a atenção de quem a visita: as tradicionais gárgulas góticas representam animais típicos do Equador, como iguanas e tartarugas-gigantes de Galápagos.

Teleférico de Quito 

Principal cartão-postal da cidade, o Teleférico Pichincha leva os passageiros às alturas, literalmente: o bondinho chega a mais de 4.050 metros e, em dias com boa visibilidade, oferece vista panorâmica dos vulcões ao redor da capital do Equador.

O passeio dura, em média, 18 minutos e leva à colina de Cruz Loma, onde você poderá percorrer duas trilhas

O Teleférico Pichincha funciona de segunda a sexta, das 9h30 às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 19h. O ingresso custa US$ 8,50 (em maio/2022).

La Mariscal 

Para conhecer o lado mais moderno e boêmio da cidade, nada melhor que passear pela região de La Mariscal, o principal bairro nobre da capital equatoriana.

Especialmente nos arredores da Plaza Foch, você encontrará bons bares, restaurantes e cafés, onde o agito é garantido a qualquer hora do dia ou da noite.

Cidade da Metade do Mundo 

Cidade da Metade do Mundo
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Como Quito é conhecida como a “Cidade da Metade do Mundo”, você não pode deixar de conhecer o monumento que mostra exatamente por onde passa a Linha do Equador!

O marco geográfico fica em uma grande cidade cenográfica que inclui um museu sobre a cultura equatoriana e o Museu Intiñan, que mostra detalhes e curiosidades geográficas sobre o país.

Durante o passeio, você poderá até realizar experiências na linha imaginária que divide o mundo, como assistir a água girar nos dois sentidos ou até equilibrar um ovo na ponta de um prego!

Vulcão Cotopaxi 

Uma das maiores cidades da Cordilheira dos Andes, a capital do Equador fica rodeada por diversos vulcões que enriquecem a paisagem e podem render passeios fantásticos. 

Esse é o caso do Cotopaxi, um dos vulcões mais altos e ativos do planeta, com 5.900 metros de altitude e pico nevado o ano inteiro.

Além de contemplar o gigante de longe, os mais animados podem até subir sua encosta: a trilha é extenuante e dura, em média, dois dias, com direito a pernoite em um acampamento a quase 5.000 metros acima do nível do mar.

Vulcão Quilotoa 

Se você gosta de montanhas e vulcões, pode ser uma boa ideia incluir o vulcão Quilotoa em seu roteiro de viagem: o trajeto até o vulcão dura cerca de 4 horas!

Por lá, você encontrará um restaurante, algumas lojinhas de artesanato e um verdadeiro espetáculo da natureza: uma cratera com lagoa de água cristalina em diferentes tons de verde!

O que fazer em Quito em 5 dias?

O que fazer em Quito em 5 dias?
Fonte: Pxhere / CC0

Há muito o que fazer em Quito em 5 dias, o que significa que montar um roteiro bem organizado pode ser a melhor oportunidade do viajante aproveitar a cidade o máximo possível.

Comece o seu passeio visitando o centro histórico e a Basílica do Voto Nacional com calma: existe tanto a fazer na região que você vai precisar de dois dias para explorar as ruas e construções com calma!

No terceiro dia de viagem, faça o passeio até o vulcão Quilotoa, que deve demandar um dia inteiro para ida e volta, mas não se preocupe: cada segundo da visita vale a pena.

No dia seguinte, conheça a Cidade da Metade do Mundo e os museus da cidade cenográfica. À noite, nada melhor que curtir o clima descontraído da região de La Mariscal.

O passeio de teleférico pode ser uma boa pedida para se despedir da cidade. Aproveite para percorrer ao menos uma de suas trilhas e conhecer a capital do Equador de um ponto de vista diferente.

O seguro viagem é obrigatório no Equador!

Antes de fazer suas malas para conhecer uma das cidades mais incríveis da América Latina, não deixe de contratar um bom seguro viagem, pois o item é obrigatório para quem vai visitar o Equador.

Além de garantir que você não será barrado no aeroporto, o seguro viagem garante a sua tranquilidade com várias coberturas e serviços importantes em caso de emergência ou imprevisto.

A lista inclui assistência médica, hospitalar e odontológica, auxílio farmacêutico, seguro por morte ou invalidez, seguro de bagagem, assistência por atraso ou cancelamento de voo, atendimento em português, traslado médico, entre outros.

Você pode adquirir seu seguro viagem com economia no Seguros Promo: basta selecionar o destino da sua viagem, apontar o período de estadia e escolher a melhor oferta.

Para facilitar a sua escolha, o Seguros Promo oferece gratuitamente um recurso que possibilita comparar lado a lado as ofertas e os serviços das melhores seguradoras do mercado.

Cote seu seguro viagem com 15% de desconto aqui!

Os melhores hotéis de Quito estão no El Quarto!

As melhores opções de hospedagem em Quito, Equador, ou qualquer outro destino do mundo estão no El Quarto!

Nossa plataforma concentra milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito, para que você não abra mão da economia na hora de viajar.

Você pode até pagar suas diárias pelo site, em reais, sem cobrança de IOF!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Cidade da Metade do Mundo pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.