Rabat: saiba o que fazer na capital histórica!

11 maio 2023 • 10 minutos de leitura por rafael.alef

Rabat é a capital do Marrocos, um dos países mais visitados do continente africano. A cidade é antiga e abriga sítios arqueológicos milenares que guardam vestígios das várias civilizações que passaram pelo território.

Trata-se de uma excelente alternativa para fugir do turismo excessivamente comercial de Marrakech e Casablanca. Além disso, a capital marroquina possui áreas verdes, praças e parques ecológicos e muitos restaurantes e cafés para você provar a gastronomia local.

Confira mais informações sobre Rabat para montar um roteiro de viagem bem completo! Acompanhe a seguir, boa leitura!

Onde fica Rabat?

Onde fica Rabat?
Pixabay

Rabat, a capital do Marrocos, é uma cidade fascinante localizada na costa noroeste do país, no norte de África.

Situada nas margens do Oceano Atlântico, Rabat está estrategicamente localizada a cerca de 87 km ao norte de Casablanca, a maior cidade do Marrocos, e aproximadamente 250 km ao sul de Tânger, uma cidade costeira conectada à Europa.

Essa localização privilegiada torna Rabat uma parada popular para os viajantes que desejam explorar a região.

Rabat: mapa

A seguir, confira o mapa de Rabat para poder se locomover pela cidade sem o risco de se perder. Afinal, com mais de meio milhão de habitantes na capital, chegando a mais de 2 milhões contando com a região metropolitana, é um lugar consideravelmente grande.

Além disso, com o mapa de Rabat você conseguirá traçar a rota entre os pontos turísticos previamente. Dessa forma, dá para saber o tempo entre os lugares e os melhores caminhos para percorrer.

Como chegar a Rabat?

A seguir, vamos contar como chegar a Rabat a partir de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Além disso, também ressaltamos os principais meios de transporte para se locomover, dependendo da cidade de partida. Confira.

Saindo do Brasil

A maneira mais comum de chegar a Rabat é por meio de conexões aéreas. Primeiramente, é preciso voar do Brasil até uma das principais cidades europeias, como Lisboa, Paris ou Madri, já que não há voos diretos do Brasil para Rabat.

Essas cidades servem como portões de entrada para o continente africano e possuem voos frequentes para Rabat.

Saindo de outros países

A maneira mais comum de chegar a Rabat saindo da Espanha, por exemplo, é por meio de travessia marítima que dura uma hora e meia. A partir dos portos espanhóis de Algeciras, Tarifa ou Málaga, é possível pegar um ferry até a cidade marroquina de Tânger.

Uma vez em Tânger, você pode prosseguir a viagem até Rabat por meio de ônibus ou trem, com uma duração aproximada de três horas.

Já no caso de Portugal, se estiver partindo das principais cidades portuguesas, como Lisboa ou Porto, você pode encontrar voos que o levarão até o Aeroporto Internacional de Rabat-Salé.

Esses voos podem ter escalas em cidades, como Madri ou Paris. A duração média do voo até Rabat é de aproximadamente duas horas, excluindo o tempo de conexão.

Outra opção é fazer a travessia marítima. De Portugal, você pode pegar um ferry de Algeciras até Tânger.

Partindo de cidades italianas importantes, como Roma, Milão ou Veneza, você encontra voos para Rabat, mas também pode haver conexões em Casablanca, por exemplo.

Como ir de Marrakech para Rabat?

A viagem de trem entre as duas cidades tem uma duração média de 3h, e os trens costumam ser confortáveis e bem equipados.

Os horários dos trens são frequentes ao longo do dia, o que facilita o planejamento. Outra opção é viajar de ônibus. Marrakech possui uma estação rodoviária central de onde partem diversos ônibus com destino a Rabat.

A viagem de ônibus pode levar cerca de 4 a 5 horas, dependendo das condições do trânsito e do tipo de serviço de ônibus escolhido.

Caso escolha dirigir pelo país, o acesso é pelas vias A1 e A3, e a distância entre Marrakech e Rabat é de aproximadamente 324 km.

Qual a melhor época para visitar Rabat, Marrocos?

Qual a melhor época para visitar Rabat, Marrocos?
Pixabay

Rabat possui um clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos. De março a maio, durante a primavera, é uma época agradável para visitar Rabat.

As temperaturas começam a subir gradualmente, variando entre 15°C a 25°C, e há menos chuva do que no inverno.

O verão em Rabat é quente e ensolarado, com temperaturas que podem chegar a 30°C ou mais. Este é o período de alta temporada, quando as praias estão cheias e as atrações turísticas mais movimentadas.

O outono, que vai de setembro a novembro, é outro momento recomendado para visitar Rabat, época em que as temperaturas começam a diminuir gradativamente.

Seu seguro viagem para Rabat está aqui!

O Seguro Viagem é altamente recomendável para quem pretende viajar para Rabat, Marrocos, e outras cidades do país africano.

O Seguros Promo, reúne os diferentes valores e coberturas praticadas pelas empresas seguradoras e garante sempre o melhor preço do mercado. A pesquisa é gratuita e você pode pesquisar toda vez que for viajar.

As coberturas incluem atendimento 24h em português, assistência médica e odontológica e também auxílio com atraso e cancelamento de voos. Acesse o Seguros Promo e compare os preços!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

O que fazer em Rabat

A seguir, elencamos os principais pontos turísticos de Rabat para que você escolha os mais interessantes para seu tipo de turismo. São exemplos de monumentos históricos, parques ecológicos, praças e edifícios incríveis.

Antiga Medina

A Antiga Medina, ou seja, uma área urbana árabe que geralmente é murada, é um ponto turístico imperdível em Rabat. Suas ruas estreitas formam um verdadeiro labirinto e são um reflexo autêntico da tradição e do charme marroquino.

O local é repleto de vielas, arquitetura tradicional e a energia dos mercados locais. As ruas são ocupadas por uma mistura fascinante de lojas de artesanato, lojas de roupas, barracas de especiarias e restaurantes.

Além das compras, a Antiga Medina de Rabat é rica em história e arquitetura. O local abriga o Kasbah des Oudaias e a Grande Mesquita de Rabat, por exemplo.

Dar-al-Markhzen

Dar-al-Makhzen é também conhecido como Palácio Real. Trata-se de uma residência oficial do Rei de Marrocos, construída em 1834. Também é um local importante para cerimônias e eventos oficiais do governo marroquino.

Dar-al-Makhzen é um complexo palaciano majestoso que apresenta uma combinação de estilos arquitetônicos, com influências andaluzas e mouriscas. A entrada principal é impressionante, com portões imponentes e uma bela fachada. 

A proximidade do palácio com outros pontos turísticos, como a Kasbah des Oudaias e a Medina, torna-o facilmente acessível para visitantes que desejam explorar a rica cultura e história de Rabat.

Kasbah dos Oudaias

Kasbah dos Oudaias
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Trata-se de uma fortaleza construída na era medieval, situada no topo de uma colina. Tem uma vista espetacular do Oceano Atlântico e da cidade.

Este bairro fortificado possui uma rica história que remonta aos séculos XII e XIII, quando foi construído pelos mouros como um ponto defensivo.

O Kasbah des Oudaias tem ruas estreitas e sinuosas, paredes caiadas de branco e portas azuis vibrantes.

O charme autêntico desta área reside na sua arquitetura tradicional, com casas brancas pitorescas adornadas com azulejos coloridos e pátios com jardins. Um dos destaques da Kasbah é o Jardim Andaluz, um oásis tranquilo repleto de flores, fontes e laranjeiras.

Torre Hassan

Esta estrutura histórica, que remonta ao século XII (1150), foi construída pelo sultão Almorávida Abd-al-Mumun.

Originalmente projetada para ser a torre minarete de uma enorme mesquita, que nunca ficou pronta, foi fundada pelos chamados mouriscos que haviam sido expulsos da Espanha.

A Torre Hassan é conhecida por sua imponente altura e sua decoração em estilo almóada. Com seus 44 metros de altura, a torre ainda hoje impressiona os visitantes com sua presença majestosa.

Embora inacabada, ela é considerada uma das obras mais significativas da arquitetura islâmica na região, com detalhes impressionantes, como os padrões geométricos esculpidos em suas paredes, colunas e arcos.

Mesquita de Agdal

Agdal é um dos bairros mais ricos de Rabat, e no centro do bairro há uma das mesquitas mais bonitas da capital marroquina. É possível que durante a sua visita a entrada só esteja autorizada para muçulmanos, mas o exterior da mesquita é impressionante.

Além da cúpula arredondada, com um acabamento mais moderno, a enorme torre chama a atenção pela altura e pelo belo minarete acima.

A região de Agdal é um antigo subúrbio, antigamente ocupado por estudantes por causa de sua proximidade com uma universidade.

Mausoléu de Mohammed V

Próximo à torre Hassan, encontra-se o Mausoléu de Mohammed V, um monumento que homenageia o falecido rei marroquino.

Com sua arquitetura inspirada na tradição islâmica e adornada com detalhes em mármore, o mausoléu é um local de grande significado histórico e cultural para os muçulmanos e moradores de Rabat.

Catedral de São Pedro de Rabat

Construída durante o período colonial francês, a catedral tem o estilo arquitetônico neogótico, do início do século XX. A construção da catedral começou em 1919 e foi concluída em 1930.

Sua fachada impressionante apresenta elementos arquitetônicos característicos, como pináculos, vitrais coloridos e um rosetão ou rosácea, centralizada acima da porta de entrada.

A grandiosidade do edifício e sua imponente torre são verdadeiras obras de arte. Atualmente, a igreja abriga o Museu de Arte Contemporânea de Rabat, onde exposições de arte contemporânea e eventos culturais são realizados.

Museu Mohammed VI

Museu Mohammed VI
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Inaugurado em 2014, o museu leva o nome do rei Mohammed VI, em reconhecimento ao seu compromisso com a promoção das artes e da cultura no país.

O museu abriga uma extensa coleção de arte marroquina e internacional, abrangendo diferentes períodos e estilos. As exposições permanentes apresentam uma variedade de obras de arte, desde pinturas e esculturas até artefatos históricos e arte popular.

Além das exposições permanentes e temporárias, o Museu Mohammed VI abriga também um centro de pesquisa e documentação, que contribui para a preservação e divulgação do patrimônio cultural do Marrocos.

Jardim Exótico de Bouknadel

Trata-se de um refúgio ecológico em Rabat, que combina paisagens exuberantes, flora diversificada e uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

Situado às margens do Oceano Atlântico, o jardim oferece um ambiente sereno e tranquilo. Foi criado para preservar e exibir uma ampla variedade de plantas exóticas e raras, tanto nativas quanto de outras regiões do mundo.

O jardim também abriga uma variedade de animais, como aves exóticas e pequenos mamíferos, que contribuem para a atmosfera encantadora do local. 

É um local perfeito para apreciar o pôr do sol ou simplesmente contemplar a beleza natural.

Praia e Farol de Rabat

A praia de Rabat tem uma extensa faixa de areia dourada, excelente para caminhadas à beira-mar, enquanto o sol quente se encarrega de convidar os banhistas para um mergulho.

O horizonte é marcado pelo farol de Rabat, construído no século XVIII, com uma estrutura elegante e imponente.

Além de sua importância como um farol funcional, o Farol de Rabat também proporciona uma vista espetacular da paisagem costeira.

Ville Nouvelle

Ville Nouvelle, em Rabat, é uma vibrante e moderna área da cidade que contrasta com a vizinhança da Antiga Medina. Esta parte da capital marroquina é uma representação do desenvolvimento urbano e da evolução da cidade ao longo dos anos.

Localizada ao lado da Antiga Medina, a Ville Nouvelle tem uma atmosfera cosmopolita, repleta de avenidas largas, edifícios modernos, lojas elegantes, cafés e uma infinidade de opções de entretenimento

Uma das características mais marcantes da Ville Nouvelle é a sua arquitetura europeia influenciada pelo estilo francês, que remonta ao período do protetorado francês no Marrocos (1912 a 1956).

Chellah

Com uma história que remonta ao século III A.E.C., Chellah é uma combinação única de ruínas romanas e islâmicas. O entorno é ambientado por uma paisagem exuberante de jardins e árvores que circundam o local.

As ruínas romanas incluem vestígios de termas, arcos, colunas e uma impressionante basílica, que em tempos antigos era um importante centro religioso.

No entanto, é na parte islâmica de Chellah que a verdadeira essência do local se revela. As ruínas do antigo assentamento muçulmano exalam uma atmosfera misteriosa e nostálgica.

Destacam-se o minarete da antiga mesquita e a porta de entrada, com suas intrincadas decorações em estilo almóada, além da necrópole, que ainda abordaremos neste texto.

Mamora Forest

Mamora Forest
Pxhere / CC0

A Floresta de Mamora, localizada nos arredores de Rabat, é um verdadeiro tesouro natural que encanta os visitantes com sua rica biodiversidade.

Essa área protegida, também conhecida como a floresta de Rabat, oferece um refúgio sereno da agitação da cidade, permitindo que os visitantes se conectem com a natureza.

Os turistas podem caminhar pelas trilhas para tentar avistar uma variedade de aves, como águias, corujas e pica-paus, além de mamíferos como veados, javalis e raposas.

Marina Fluvial de Salé

Localizada na desembocadura do rio Bouregreg com o Oceano Atlântico, a marina é um ponto de encontro para os entusiastas da náutica, turistas e moradores.

Os visitantes podem aproveitar os diversos serviços oferecidos na marina, como restaurantes e cafés à beira-mar, onde é possível saborear pratos frescos de frutos do mar. 

A Marina Fluvial de Salé não é apenas um local para contemplar a beleza dos barcos e das paisagens. Também é um ponto de partida para explorar as águas do rio e do oceano, e fica a menos de 13 km de Rabat.

Necrópole de Chellah

Uma das características mais impressionantes da necrópole do sítio arqueológico de Chellah, é a presença de pilares, colunas e arcos que contam a história de um passado glorioso.

Esses elementos arquitetônicos remanescentes transportam os visitantes para uma época em que essa área era um importante local de sepultamento.

No coração da Necrópole de Chellah, encontra-se uma mesquita e um minarete que foram construídos sobre as ruínas de uma basílica romana.

Vila dos Potter

Pequena e encantadora, a Vila dos Potter em Rabat é um destino imperdível para os fãs da famosa série de livros e filmes “Harry Potter“.

Situada nas ruas pitorescas da cidade, as fachadas das lojas e cafés são adornadas com detalhes arquitetônicos que remetem à fictícia Vila de Hogsmeade.

Os visitantes podem explorar as lojas, recriando a experiência de fazer compras no Caldeirão Furado ou na Dedos de Mel.

Onde se hospedar em Rabat?

Onde se hospedar em Rabat?
Onomo Hotel Rabat Medina

Seja você um viajante em busca de luxo, um explorador cultural ou um mochileiro em busca de acomodações econômicas, há algo para todos nesta cidade fascinante. O bairro de Agdal, por exemplo, é para quem procura uma estadia luxuosa.

Para opções mais imersivas, considere se hospedar em um riad tradicional. Os riads são casas marroquinas renovadas, com pátios internos, jardins exuberantes e quartos decorados com detalhes artesanais.

Aqueles que buscam acomodações mais econômicas, encontrarão uma variedade de albergues e guesthouses espalhados por Rabat.

O El Quarto ajuda você a encontrar hotéis em qualquer parte de Rabat e nos melhores destinos turísticos do mundo! Acesse o site e confira também os cupons de desconto.

Cadastrando o seu e-mail para receber a newsletter do El Quarto, você fica sabendo de promoções incríveis, que podem chegar a 50% do valor da reserva. Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cidades perto de Rabat

Se você estiver em Rabat e quiser explorar além da capital, essas cidades próximas são destinos excelentes para uma escapada de um dia ou uma estadia prolongada. 

Uma das cidades mais populares próximas a Rabat, que fica a menos de 100 km, é Casablanca, a maior cidade do Marrocos. Casablanca oferece uma atmosfera cosmopolita com uma mistura de tradição e modernidade.

Outra cidade próxima que merece uma visita é Meknes. Como uma das quatro Cidades Imperiais do Marrocos, Meknes tem um rico patrimônio histórico e cultural.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.