Rosário, Argentina: principais atrações!

20 ago 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Capital da província de Santa Fé e terceira maior cidade do país, Rosário, Argentina, é uma cidade que não pode ficar de fora de nenhum roteiro pelo país do tango!

A rica história local e as belas paisagens naturais levam a cidade ao posto de “queridinha” entre turistas que visitam a Argentina.

Apesar de ser relativamente desconhecida, a cidade abriga algumas das melhores vinícolas do país e oferece a seus visitantes diversas atrações turísticas: bares e restaurantes, museus, parques, praças e muito mais!

Ficou interessado e quer saber mais sobre o destino? Confira as principais informações neste artigo!

Rosário, Argentina: o que fazer durante a sua viagem?

Rosário, Argentina: o que fazer durante a sua viagem?
Fonte: Pxhere / CC0

A cidade de Rosário certamente não é um destino argentino tão famoso quanto a capital, Buenos Aires, a andina Bariloche ou a meca das vinícolas Mendoza. 

Mesmo assim, deixar esse charmoso município de fora do seu roteiro pelo país pode ser um grande desperdício.

O município foi o local de origem de grandes nomes da história argentina, como o revolucionário Che Guevara e os astros do futebol Lionel Messi e Ángel Di Maria.

Mas seus moradores ilustres certamente não são as únicas atrações de uma cidade que, embora seja a terceira mais populosa do país, ainda não perdeu seu “jeito” de cidade do interior.

Rosário foi fundada em meados do século XVIII como um interposto na Estrada Real que levava de Buenos Aires a Córdoba. 

A localização estratégica fez com que a cidade logo prosperasse e crescesse, na esteira do sucesso do grande porto da cidade, instalado no rio Paraná.

Dos tempos prósperos, restaram construções com influência europeia que pipocam pelo centro histórico, onde você também encontrará museus interessantes, belíssimas igrejas coloniais, parques, praças e muitos outros atrativos. Confira!

Onde fica Rosário na Argentina?

Rosário, Argentina, fica no sudeste da província de Santa Fé, da qual é capital, a apenas 300 km de Buenos Aires. 

A cidade de Córdoba também não está distante, a 400 km, o que torna Rosário um destino estratégico para quem deseja explorar as maiores cidades do país do tango.

Rosário, Argentina: mapa

Terra-natal de Lionel Messi, Rosário não é uma cidade muito grande, e isso é positivo para o turista, que não deve ter dificuldades para se deslocar com eficiência entre os pontos turísticos.

Mesmo assim, não deixe de conferir a localização das atrações que você deseja conhecer para planejar deslocamentos mais eficientes durante a sua estadia.

Vem descobrir onde fica Rosário, Argentina, no mapa!

Como ir para a cidade de Rosário?

Como a cidade é uma das maiores e mais importantes do país, o moderno Aeroporto de Rosário, Argentina, recebe voos a partir de diversas cidades brasileiras e sul americanas.

Se você já estiver viajando pelo país do tango, também é possível visitar a cidade de ônibus: a partir de Buenos Aires, a viagem leva pouco mais de 4 horas.

Existem até rotas de ônibus a partir de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com duração média de 18 horas.

De carro, o acesso a partir de Buenos Aires é feito pela Ruta 9, também conhecida como Carretera Sul Americana, uma estrada bem sinalizada, com asfalto novinho e belas paisagens no caminho.

Para adquirir suas passagens aéreas mais baratas para a Argentina, visite o Vai de Promo: você só precisa selecionar as datas de ida e volta, digitar as cidades de origem e destino, e pronto. 

Basta escolher a melhor oferta!

O viajante pode até garantir mais economia se incluir seu e-mail no alerta de preços. Assim, você não perde nenhuma promoção para o destino que procura.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Rosário, Argentina?

Quando ir para Rosário, Argentina?
Fonte: Pxhere / CC0

O clima em Rosário, Argentina, é agradável durante o ano inteiro, sem histórico de grandes tempestades ou alterações extremas de temperatura. 

Por isso, você pode visitar a cidade em qualquer época do ano sem se preocupar com o tempo!

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano: mesmo os meses mais chuvosos (de outubro a abril) não registram grandes acúmulos de precipitações, e o sol nunca demora a voltar a brilhar.

Os meses mais quentes vão de novembro a março, quando os termômetros ficam entre 15ºC e 28ºC.

O inverno, por sua vez, traz um friozinho entre 5ºC e 17ºC, então não se esqueça de levar um bom agasalho na mala se estiver pensando em visitar a cidade entre meados de maio e agosto.

Onde se hospedar na cidade de Rosário?

A rede hoteleira da cidade de Rosário, Argentina, está concentrada no centro da cidade, sobretudo ao longo das margens do rio Paraná, o que significa que você não deve ter muita dificuldade para encontrar onde ficar. 

Se você estiver viajando sem carro, o melhor lugar para hospedagem fica no trecho entre o rio e as avenidas Pellegrini e Oroño

Nessa região ficam os melhores hotéis da cidade, além de lojas, transporte público, restaurantes, bares e atrações turísticas que podem ser tranquilamente visitadas a pé.

Hotéis em Rosário, Argentina, pelo menor preço no El Quarto!

Hotéis em Rosário, Argentina, pelo menor preço no El Quarto!
Fonte: Ariston Hotel

Quem deseja encontrar hotéis em Rosário, Argentina, pelo menor preço deve fazer sua pesquisa no El Quarto, o melhor site de busca de hospedagem nos principais destinos do mundo.

Nossa plataforma concentra milhares de acomodações a preços exclusivos!

Você só precisa digitar a cidade que vai visitar na barra de pesquisa, selecionar as datas da estadia e escolher uma das promoções imperdíveis do sistema El Quarto.

Para facilitar o seu planejamento de viagem, você pode fazer tudo em um só lugar: comparar preços, reservar quartos (incluindo opções com cancelamento grátis) e até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar uma das cidades argentinas mais encantadoras pode caber no seu bolso!

O que tem para fazer em Rosário, Argentina?

As paisagens naturais e as construções urbanas parecem coexistir em plena harmonia na cidade de Messi e Che Guevara. 

Em uma simples caminhada o viajante pode encontrar bons restaurantes, museus incríveis, parques verdejantes e muitas outras atrações.

Confira o que fazer em Rosário, Argentina! 

Parque da Independência

Qualquer roteiro de turismo em Rosário, Argentina, deve incluir uma visita ao Parque da Independência, o mais antigo da cidade, fundado em 1902.

Por lá, você encontrará lagos com pedalinhos, jardins, bosques e até um gigantesco rosedal, com centenas de espécies de rosas.

O parque, que fica aberto 24 horas por dia e tem entrada franca, abriga também uma Fonte das Águas Dançantes que realiza um espetáculo de cores e sons durante o pôr do sol às sextas, sábados e domingos.

Esse pode ser um passeio incrível para casais e famílias!

Monumento à Bandeira 

Monumento à Bandeira
Fonte: Pxhere / CC0

Localizado no Parque Nacional da Bandeira, o Monumento à Bandeira é um dos principais cartões-postais de Rosário e, por isso, merece sua visita.

O gigantesco obelisco tem 70 metros de altura e foi instalado às margens do rio Paraná, onde a bandeira da Argentina foi erguida pela primeira vez na história, no dia 27 de fevereiro de 1812. 

O monumento é tão importante para a história nacional que o criador da bandeira, Manuel Belgrano, está enterrado em uma cripta na base do Obelisco.

Mesmo se você não é fã de história, a visita vale a pena, pois você pode pegar o elevador até o topo do monumento para contemplar a cidade do alto!

Por lá, o visitante pode apreciar a vista da orla, das curvas do rio Paraná, do Parque da Bandeira e até da província vizinha de Entre Rios.

Teatro El Círculo 

Com mais de 110 anos de história, o Teatro El Círculo está entre as atrações mais imperdíveis de Rosário, Argentina.

O teatro em estilo neoclássico é palco de espetáculos da Orquestra Sinfônica da cidade e de várias apresentações teatrais e musicais ao longo do ano.

Se você não conseguir assistir a um espetáculo no decorrer da sua visita à cidade, não deixe de fazer a visita guiada para conhecer o palco, a sala de ópera, os camarins e outros ambientes do histórico teatro!

Praça 25 de Maio 

Batizada em homenagem à revolução de maio de 1810 que levou ao processo de independência da Argentina, a Praça 25 de Maio é o marco zero de Rosário e não pode ficar de fora da sua visita à cidade.

A praça é bem arborizada e florida, com várias esculturas, mas o que realmente chama a atenção é a quantidade de construções históricas em seus arredores.

Ficam em torno da praça a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o monumento Coluna da Liberdade e até mesmo a sede do Poder Executivo de Santa Fé, o belíssimo Palácio dos Leões.

Parque da Espanha 

Parque da Espanha
Fonte: Pablo Flores / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.5

Um dos melhores mirantes para curtir a vista do rio Paraná, o Parque da Espanha é um famoso ponto de encontro entre moradores e turistas que desejam tomar um mate enquanto apreciam a paisagem.

O parque reúne ciclovias, pistas de caminhada, bancos e uma gigantesca escadaria que leva até o alto, de onde você poderá se encantar com a vista do rio.

A entrada é gratuita e o Parque da Espanha fica aberto de terça a domingo, das 15h às 19h.

Boulevard Oroño 

Você provavelmente vai passar pelo verdejante Boulevard Oroño em algum momento no decorrer da sua viagem. A avenida é uma das mais importantes da cidade e leva até alguns dos pontos turísticos mais famosos.

Além de ser uma via muito bonita, a avenida abriga alguns monumentos e muitos bares, casas noturnas e restaurantes, surgindo como uma boa sugestão de passeio a qualquer hora do dia ou da noite. 

City Center Rosario 

Quem deseja conhecer a faceta mais moderna da cidade não pode deixar de conhecer o City Center Rosario, o maior complexo de entretenimento da América Latina.

O espaço abriga um luxuoso hotel 5 estrelas, além de spa, casa de shows, espaços gastronômicos e até um moderno cassino com três andares: passeio imperdível para adultos em busca de diversão.

Tem praia em Rosário?

Tem praia em Rosário?
Fonte: Maximiliano Kolus / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Como a cidade não é litorânea, não tem praia em Rosário, Argentina, ou, melhor: não tem praia salgada em Rosário.

Existem várias “ramblas” espalhadas ao longo das margens do Rio Paraná, como o Balneário La Florida e a Rambla Catalunya, e os banhistas mais desavisados podem nem perceber que não estão se banhando no mar.

O rio é tão extenso e profundo que você pode até contemplar os gigantescos navios que circulam de um lado para o outro pelas águas do Paraná: cenário digno de oceano em um dos maiores rios da América do Sul.

Além disso, a orla conta com extenso calçadão com várias atrações de lazer e gastronomia, incluindo academias ao ar livre, parquinhos infantis e bares com vista do rio.

Como é viver em Rosário, na Argentina?

Rosário é uma das melhores cidades para viver na Argentina, com índices baixos de criminalidade, bons indicadores de qualidade de vida e várias atrações gastronômicas, culturais, de lazer e entretenimento.

A cidade também é conhecida por sua excelência educacional, com várias universidades e escolas de qualidade espalhadas por todos os cantos. 

Muitos brasileiros, inclusive, vivem por lá, em busca das boas faculdades de medicina da capital de Santa Fé.

Além disso, uma simples pesquisa sobre quanto é o custo de vida em Rosário pode te incentivar ainda mais a fazer as malas para viver por lá!

Uma pessoa gasta, em média, entre R$ 1.300,00 e R$ 1.500,00  por mês para custear todas as suas despesas.

Não se esqueça do seguro viagem para a Argentina!

Não se esqueça do seguro viagem para a Argentina!
Fonte: Pxhere / CC0

Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar a Argentina? 

O país sul-americano passou a exigir o item de todos os visitantes no contexto de reabertura de fronteiras pós-pandemia.

Além de atender a uma exigência das autoridades argentinas, o seguro viagem pode proteger o viajante em diferentes situações, oferecendo amparo financeiro nos momentos mais difíceis.

Assim, se você enfrentar imprevistos como emergências médicas e odontológicas, extravio de bagagem, morte ou invalidez, cancelamento de voo e muito mais, é só acionar a seguradora para garantir a cobertura das despesas.

O seguro viagem mais barato e abrangente está no Seguros Promo, que te ajuda a encontrar as melhores ofertas das seguradoras mais confiáveis do mercado.  

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Os melhores hotéis em Rosário, Argentina, estão aqui!

Agora que você já sabe o que te espera em Rosário, Argentina, você já deve estar correndo para fazer as malas rumo a essa cidade encantadora. 

Só não se esqueça de reservar sua hospedagem com antecedência!

No El Quarto, você encontra os melhores hotéis, hostels e pousadas na Argentina ou qualquer destino do mundo a preços exclusivos.

Incluindo até mesmo opções com cancelamento gratuito para tornar seu planejamento ainda mais simples e rápido!

Faça uma cotação gratuita para encontrar as ofertas mais imperdíveis e aproveite para pagar suas diárias online e em reais, sem incidência de IOF!


Continue sua leitura!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.