Salta, Argentina: veja o mapa e monte seu roteiro por essa cidade e pela região!

28 abr 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Envolvida entre montanhas e vales, Salta, Argentina, preserva muito bem de sua arquitetura colonial espanhola e rica herança dos povos andinos.

Ainda desconhecida por boa parte dos brasileiros, a cidade não apenas guarda belas paisagens como também é uma das principais produtoras de vinhos da América Latina: prato cheio para enoturistas do mundo todo!

Que tal visitar um dos destinos mais surpreendentes e apaixonantes da Argentina? Vem conhecer um pouco mais sobre a histórica Salta!

Salta, Argentina: turismo e dicas de viagem!

Um dos berços da cultura pré-colombiana no país dos hermanos, a cidade de Salta, na Argentina, não costuma ser lembrada nos roteiros mais famosos, mas não restam dúvidas: estamos falando de um destino simplesmente imperdível.

Os picos e vales dos Andes se misturam à arquitetura local para gerar uma cidade de paisagens cinematográficas, que, para os desavisados, parece até ter parado no tempo.

Fundada em 1582, a cidade não tardou a prosperar: Salta logo se tornou uma parada natural para quem viajava do sul do continente às minas de Potosí, na Bolívia.

Por isso, no centro histórico, especialmente nos arredores da Plaza 9 de Julio, é possível ver ruas com edifícios antigos, belas igrejas e museus com acervos impressionantes, como o de Arqueologia de Alta Montanha e o Histórico del Norte.

Embora a economia local tenha se estagnado a partir de 1810, data da proclamação da independência argentina, Salta não perdeu importância: até hoje, a cidade é a mais desenvolvida do norte do país.

Muito dessa prosperidade se deve às suas belas paisagens, que fomentam o turismo na região, e à descoberta de que o clima e o relevo de Salta eram perfeitos para a cultura de uvas e a produção de vinhos.

Existem mais de 45 vinhedos espalhados pela cidade e nos arredores, responsáveis por quase 3% da produção vinícola do país: há quem diga, inclusive, que o melhor vinho de toda a Argentina é produzido em Salta.

Se você ainda não está satisfeito com essas atrações, também poderá se encantar com o passeio pelos Andes no Tren de las Nubes, o salar das Salinas Grandes e o pacato povoado de Purmamarca.

Neste artigo, vamos te contar o que visitar em Salta, Argentina, como chegar, quando ir, onde ficar e muitas outras dicas para o seu planejamento de viagem. Veja só!

Em que país fica a cidade de Salta?

Em que país fica a cidade de Salta?
Fonte: Flickr / CC0

O primeiro passo para montar o seu roteiro é descobrir onde fica Salta na Argentina: a cidade é a maior do noroeste do país, com mais de 460 mil habitantes.

O destino tem localização estratégica para quem deseja fazer um mochilão pela América do Sul, pois fica perto das fronteiras com o Chile (300 km), a Bolívia (298 km) e o Paraguai (405 km).

Você também estará perto de Uyuni (690 km), porta de entrada para o Salar de Uyuni, na Bolívia, e San Pedro do Atacama (468 km), principal acesso para o deserto do Atacama, no Chile.

A distância até a capital argentina, no entanto, é bem maior: quase 1.500 km separam Salta e Buenos Aires.

Mapa de Salta

Está pensando em incluir a cidade em seus planos de viagem pela América do Sul? Prepare-se para conhecer um destino inesquecível, cheio de atrações para todos os gostos!

Confira onde ficam os pontos turísticos mais imperdíveis no mapa de Salta!

Como ir à cidade de Salta na Argentina?

É possível fazer o trajeto entre Buenos Aires e Salta de ônibus, mas, para isso, é necessário encarar pelo menos 18 horas de viagem.

Por essas e outras, a maioria dos viajantes prefere chegar à cidade de avião. Afinal, embora não existam voos diretos do Brasil para a cidade de Salta, na Argentina, não é difícil chegar até lá.

Várias companhias aéreas, como Latam, Aerolíneas e Andes, operam voos com escala em Buenos Aires com destino ao Aeroporto Internacional Martín Miguel de Güemes, localizado a 11 km do centro histórico de Salta.

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para a Argentina no buscador do Vai de Promo, referência em viagens com economia.

Basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. É só escolher a melhor oferta para o seu bolso!

O viajante pode até adicionar seu e-mail ao alerta de preços para não perder nenhuma promoção para Salta ou qualquer outro destino!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Salta, Argentina?

Quando ir a Salta Argentina?
Fonte: Unsplash

Quando falamos de Salta, Argentina, melhor época depende exclusivamente da preferência de cada pessoa, pois é possível desfrutar das atrações locais em qualquer estação do ano.

Entre a última quinzena de fevereiro e as primeiras semanas de maio, o clima fica firme, com poucas chuvas, e as temperaturas variam entre 10ºC e 28ºC.

A partir de junho, o tempo fica ainda mais seco e os termômetros despencam, com mínimas próximas de 0ºC, o que pode tornar atividades ao ar livre mais desconfortáveis.

Para escapar do frio mais rigoroso, pode ser uma boa ideia viajar entre setembro e novembro, quando também não chove e o calor chega a 28ºC.

Em outras palavras, evite viajar entre novembro e meados de fevereiro, pois as chuvas podem ocorrer a qualquer momento e frustrar seus passeios.

De qualquer forma, mesmo que você esteja viajando nos meses mais quentes, não deixe de levar um bom agasalho na mala, pois as noites costumam ser bem frescas na cidade.

Onde se hospedar em Salta, Argentina?

Salta não é uma cidade pequena, mas as principais atrações turísticas estão concentradas em uma mesma região, o centro histórico, o que acaba por facilitar a vida do turista. Afinal, quem fica na região pode ir a pé até os pontos turísticos mais badalados.

Além de garantir fácil acesso aos pontos de interesse, o centro histórico é também uma região bastante agradável, com ruas floridas e seguras, bons restaurantes e várias construções coloniais.

E não se preocupe com o preço das diárias na região: existem muitos hotéis espalhados pelo centrinho e você poderá encontrar alternativas em todas as faixas de preço, incluindo as mais econômicas!

Hotéis em Salta, Argentina, em promoção no El Quarto!

Hotéis em Salta, Argentina, em promoção no ElQuarto!
Fonte: Hotel Ref Apart

Procurando hotéis em Salta, Argentina? Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias em um só lugar: o El Quarto!

A plataforma do El Quarto reúne acomodações com preços exclusivos e até opções com cancelamento grátis para facilitar o seu planejamento de viagem.

Você pode até fazer o pagamento das suas diárias em reais, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia para sua viagem à Argentina ou qualquer outro destino internacional!

Faça uma simulação gratuita agora mesmo para descobrir que é possível visitar Salta sem pesar no bolso!

O que fazer na região de Salta, Argentina?

Prepare o bloquinho de papel para conferir as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Nossa seleção inclui museus, igrejas, construções históricas, formações naturais fantásticas e muitos outros pontos turísticos incríveis!

Confira o que fazer em Salta, Argentina!

Centro Histórico 

O coração de Salta, Argentina, fica em seu centro histórico, especialmente nos arredores da principal praça da cidade, a 9 de Julio.

É ali que estão as melhores operadoras de turismo, o ponto de partida para walking tours e as atrações mais conhecidas, como a Catedral de Salta e vários museus, como o Histórico del Norte.

A Plaza 9 de Julio é uma atração por si só: a região é bastante arborizada e perfeita para um descanso estratégico entre um passeio e outro, além de ser rodeada por cafés charmosos e bons restaurantes.

Cerro San Bernardo 

Cerro San Bernardo
Fonte: Sonia Barboza / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A apenas 1 km da Plaza 9 de Julio fica o Cerro San Bernardo, um dos melhores pontos para observar a cidade de uma perspectiva privilegiada.

Para chegar até o mirante natural você pode optar entre uma caminhada (o que requer encarar centenas de degraus) ou uma rápida viagem no funicular, de onde é possível avistar também o Valle de Lerma.

No alto do Cerro San Bernardo existe ainda boa infraestrutura de turismo, com café, banheiros e até parquinho infantil.

Basílica e Convento de São Francisco 

Fazer um roteiro pelas igrejas locais é praticamente obrigatório: são dezenas de templos do período colonial espalhados por todos os cantos, em diferentes estilos arquitetônicos.

Um deles, porém, se destaca em relação aos demais: o complexo da Basílica e Convento de São Francisco.

Cartão-postal da cidade, a igreja fica a apenas um quarteirão da Plaza 9 de Julio e começou a ser construída em 1625.

O edifício original deu lugar a uma nova estrutura nos séculos seguintes, incluindo uma nova torre do sino, inaugurada em 1877, que até hoje é uma das maiores da América Latina, com 54 metros de altura.

A igreja guarda, ainda, os restos mortais do criador da Marinha da Argentina e um pequeno museu de artes sacras.

Museus de Salta

A riquíssima história de Salta, Argentina, está protegida em museus espalhados por toda a cidade, especialmente no centro histórico.

O Museu de Arqueologia de Alta Montaña, por exemplo, abriga em seu acervo objetos arqueológicos ligados aos incas e as múmias de Llullaillaco, com mais de 500 anos de história e ainda preservadas.

Quem quer aprender mais sobre a história latino-americana não pode deixar de visitar o Museo Pajcha Arte Étnico, enquanto o Museo Provincial de Bellas Artes é dedicado à produção artística moderna de Salta.

A lista de museus inclui muitos outros representantes, como o Museo Histórico del Norte e o Museu Güemes, que conta a história do General Martín Miguel de Güemes, um dos heróis da independência argentina.

Tren a Las Nubes 

Tren a Las Nubes
Fonte: Presidencia De La Nacion / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Nenhuma visita à cidade está completa sem o passeio de trem em Salta, Argentina: o Tren a Las Nubes, ou “Trem para as Nuvens” percorre boa parte do altiplano desértico que rodeia a cidade.

O passeio dura o dia inteiro e leva os visitantes a mais de 4.000 metros de altitude, incluindo passagens pela Quebrada del Toro, pelo Viaduto La Polvorilla e pelo povoado de Santa Rosa de Tastil.

Quem deseja viver a aventura do Tren a Las Nubes, no entanto, deve se preparar para pagar um preço relativamente salgado, entre R$ 400 e R$ 700, a depender da modalidade de viagem escolhida (preço em fevereiro/2022).

Purmamarca 

A pouco mais de 190 km de Salta fica o pacato povoado de Purmamarca, onde você vai encontrar uma das cenas mais espetaculares dos Andes: Cerro de los Siete Colores, uma montanha super colorida!

Além de ter a oportunidade de fazer fotos incríveis durante o passeio, você poderá conhecer um pouco mais da cultura andina.

Cafayate 

Cafayate é uma região anexa a Salta conhecida por suas excelentes vinícolas com uvas torrontés, mundialmente famosas.

Apesar de ser a segunda maior região produtora de vinho na Argentina, Cafayate não oferece apenas atrações para enoturistas: você também poderá conhecer a Quebrada de las Conchas, com formações rochosas para lá de diferentes.

Caso você decida incluir a região em seu planejamento de viagem, reserve um dia inteiro para o passeio, que pode durar até 12 horas.

Salinas Grandes 

Salinas Grandes
Fonte: Wikimedia Commons

Na divisa de Salta com Jujuy ficam as Salinas Grandes, um salar com 212 km² de área a mais de 3.450 metros de altitude, localizadas a apenas 180 km do centro histórico saltenho.

Várias operadoras de turismo oferecem o passeio, que inclui uma parada no povoado de Purmamarca e dura o dia todo.

Não se esqueça do seguro viagem para Argentina!

Antes de fazer suas malas para conhecer as maravilhas de Salta, Argentina, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para garantir a sua tranquilidade longe de casa.

Embora o seguro viagem não seja obrigatório para viagens à Argentina, é extremamente recomendado para quem visita a região de Salta.

Afinal, já imaginou como seria passar mal por conta da altitude elevada e precisar bancar atendimento médico do seu próprio bolso?

Além de assegurar coberturas médica, hospitalar, odontológica e farmacêutica, o seguro viagem garante outras proteções para o viajante, como seguro por morte ou invalidez, seguro bagagem e muito mais.

Você pode encontrar seu seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que te ajuda a comparar preços e serviços das melhores seguradoras do mercado!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

As melhores hospedagens de Salta, Argentina, estão no El Quarto!

Comece a planejar sua visita a Salta, Argentina, agora mesmo! Visite o El Quarto para encontrar acomodações a preços exclusivos e opções de hospedagem com cancelamento grátis!

Você pode até pagar suas diárias pelo site, em reais, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar Salta pode sair muito mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.