Salto, SP: saiba mais sobre a cidade e suas atrações ecoturistas!

25 fev 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Parada quase obrigatória no Roteiro dos Bandeirantes, Salto, SP, é o destino ideal para quem deseja recarregar as energias e passar tempo de qualidade em meio à natureza.

Menos badalada que a vizinha Itu, mas não menos encantadora, a cidade é cheia de belezas naturais com potencial para encantar viajantes de todas as idades, como cachoeiras, mirantes e muitos parques.

Vem descobrir tudo que espera por você nessa incrível estância turística pertinho de São Paulo!

Salto, SP: conheça o município paulista!

Salto, SP: conheça o município paulista!
Fonte: Governo Do Estado De São Paulo / Flickr / CC BY 2.0

Um dos municípios paulistas mais antigos, a cidade de Salto, SP, foi fundada em 1698 a partir da construção de uma capela no sítio Cachoeira, que existiu por ali durante o período colonial.

Até chegar ao status de cidade emancipada, porém, muita coisa aconteceu: a cidade só deixou de fazer parte da vizinha Itu e de ser chamada de “Salto de Itu” em 1917, mais de dois séculos depois de sua fundação.

Hoje, a cidade é conhecida como uma badalada estância que se aproveita de suas belezas naturais para atrair ecoturistas de todo o Brasil.

O Complexo da Cachoeira é o grande protagonista do turismo na região, mas não é a única atração à sua espera.

Por lá, você também poderá conhecer o Memorial do Rio Tietê, o Mirante da Ponte Estaiada, o Parque das Lavras e muitos outros lugares imperdíveis.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, montamos um guia com tudo que você precisa saber: como chegar, quando visitar, onde ficar, o que ver e muito mais, confira!

Onde fica Salto?

A cidade de Salto pertence à região metropolitana de Sorocaba e fica no meio do caminho entre Indaiatuba (a 20 km de distância) e Itu (a menos de 10 km).

O nome da cidade foi inspirado no Salto do Tietê, uma das maiores cachoeiras do rio paulista, localizada nas proximidades da Praça Archimedes Lammoglia.

A capital, São Paulo, fica a apenas 100 km de distância: não é à toa que tantos paulistanos procuram Salto como um refúgio de final de semana!

Salto, SP: mapa

Salto está listada entre as cidades paulistas consideradas estâncias turísticas por atender a exigências da Secretaria de Turismo do estado, como condições de lazer e recreação, atividades culturais e recursos naturais.

Vem conferir onde fica Salto no mapa de São Paulo!

Como ir para Salto?

Embora a cidade não tenha um aeroporto próprio, Salto, SP, é facilmente acessível a partir de grandes aeroportos paulistas.

Viracopos, em Campinas, está a apenas 25 km de distância, enquanto Congonhas e Guarulhos ficam a 80 km e 85 km de distância, respectivamente.

Depois de chegar a São Paulo, você terá duas opções pela frente: pegar um ônibus no Terminal Rodoviário Tietê para chegar até a cidade interiorana ou encarar 1h30 de carro pela Rodovia dos Bandeirantes.

Você pode comprar passagens aéreas para São Paulo sem abrir mão da economia: é só fazer a sua pesquisa de preços no Vai de Promo, o melhor buscador de passagens do Brasil.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o trecho que procura.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Salto, SP?

Quem deseja curtir as atrações naturais saltenses precisa ficar de olho no calendário para escolher a melhor data possível para a viagem.

Afinal, você dificilmente vai aproveitar as cachoeiras locais durante o período chuvoso, de novembro a março, quando as chuvas podem até tornar seus passeios mais perigosos.

Em geral, o clima em Salto é quente em qualquer época do ano, com temperaturas máximas em torno de 30ºC. A exceção é o inverno, quando os termômetros não ultrapassam os 25ºC.

Quer escapar da chuva e do frio? Tente viajar entre abril e junho ou de agosto a meados de outubro.

Onde se hospedar na cidade de Salto?

Não é difícil encontrar bons hotéis em Salto, SP: embora a cidade não seja muito grande, está preparada para receber turistas o ano inteiro e conta com uma rede hoteleira ampla o suficiente para absorver a demanda.

Muitas hospedagens ficam no centro da cidade, sobretudo nos arredores da estação do Trem Metropolitano de Salto

A maioria dos turistas, porém, prefere acomodações em regiões mais próximas da natureza ou das grandes atrações da cidade, como o Parque Rocha Moutonnée, o Parque do Lago e o Parque das Lavras.

Há ainda aqueles que optam por se hospedar na vizinha Itu, uma cidade com excelente infraestrutura turística e muitos atrativos próprios. 

Nesse caso, porém, recomenda-se que o viajante esteja de carro para facilitar o deslocamento entre as duas cidades.

Os melhores hotéis de Salto, SP, estão aqui!

Os melhores hotéis de Salto, SP, estão aqui!
Fonte: Freepik

Na hora de escolher onde ficar em Salto, SP, você não pode deixar de fazer uma pesquisa no buscador El Quarto. Assim, você turbina as suas chances de encontrar uma hospedagem que cabe no seu bolso!

O El Quarto reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo em ofertas imperdíveis, com descontos exclusivos e condições facilitadas de pagamento.

Você pode comparar preços, reservar quartos com cancelamento gratuito e até pagar suas diárias online, com toda comodidade e segurança que você merece.

Faça uma simulação gratuita e descubra que curtir as atrações naturais de Salto pode sair mais barato do que você imagina!

O que fazer em Salto

Destino surpreendente pertinho de São Paulo, a cidade de Salto é uma boa opção de passeio para famílias em busca de tranquilidade, lazer e sossego.

Vem descobrir o que fazer em Salto! 

Mirante da Ponte Estaiada 

A vista mais bonita de Salto está no alto do Mirante da Ponte Estaiada, uma das principais construções da cidade.

A ponte passa por cima do rio Tietê e conta com um mirante moderno, de entrada gratuita

Para chegar até lá, você deve pegar o elevador panorâmico, que sobe por 12 andares para revelar uma vista em quase 360 graus em um salão de paredes de vidro.

Do alto, você poderá avistar o rio mais famoso de São Paulo e até contemplar o ponto exato em que o Tietê se junta ao rio Jundiaí.

O Mirante da Ponte Estaiada abre de terça a domingo, das 8h30 às 16h30, e não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade!

Parque da Rocha Moutonnée 

Um dos principais espaços verdes de Salto, SP, o Parque da Rocha Moutonnée é uma área com mais de 43 mil m²: estamos falando do primeiro parque ecológico e geo-histórico da América Latina.

A reserva inclui um roteiro geológico e nove réplicas em tamanho real de dinossauros que já caminharam pela região, além de informações didáticas sobre formações rochosas bastante especiais, que ajudam a contar a história da Terra.

Passeio imperdível para quem está viajando com crianças, o parque é como um museu a céu aberto que conta tudo sobre as diferentes eras do nosso planeta.

Mais que isso, o Parque da Rocha Moutonnée oferece infraestrutura completa para seus visitantes, incluindo lago com pedalinhos, quiosques, espaços para exposições e muito mais.

O parque abre as portas de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30, e a entrada é gratuita.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat 

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat
Fonte: Amauri Aparecido Zardeto / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Considerada de Salto, SP, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat foi construída em 1698 a mando de Antônio Vieira Tavares, o fundador da cidade.

O templo já passou por inúmeras reformas e revitalizações ao longo dos séculos, até ganhar cara nova, com novos padrões arquitetônicos, em 1936.

A igreja é bastante simpática e tem entrada gratuita: que tal fazer uma visita para conhecer um pouco mais da história desse destino paulista? 

Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat 

Tão importante quanto a igreja matriz para a história da cidade, o Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat é o maior monumento dedicado a Maria de todo o Brasil, com 30 metros de altura.

A escultura homenageia a padroeira da cidade e ainda conta com um mirante que oferece vista em 360 graus da cidade.

No mesmo local fica uma capela que guarda os restos mortais de Antônio Vieira Tavares, capitão bandeirante considerado fundador de Salto.

Parque das Lavras 

Joia do ecoturismo e turismo pedagógico na cidade, o Parque das Lavras não pode ficar de fora do seu roteiro por Salto, SP.

São mais de 140 mil metros quadrados de área verde, cortados por trilhas, lagos e muitas belezas naturais.

Entre os destaques estão o Jardim das Bromélias, o Relógio de Sol e a curiosa Praça do Granito, além das águas do rio Tietê, que margeia o parque.

O Parque das Lavras fica aberto à visitação todos os dias da semana, das 7h às 18h, com entrada franca.

Parque Natural Ilha da Usina 

Apesar do nome, o Parque Natural Ilha da Usina na verdade fica em uma ilha artificial, construída em meio às águas do rio Tietê.

O parque ocupa uma área de 70 mil metros quadrados muito bem preservados, com fauna e flora praticamente intocadas desde a década de 1920, quando ocorreu a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes.

Para chegar até o parque, você vai precisar atravessar uma passarela de pouco mais de 200 metros sobre o Tietê. Depois, é só curtir os painéis que explicam tudo sobre a ilha e a natureza na região.

Parque do Lago 

Parque do Lago
Fonte: Governo Do Estado De São Paulo / Flickr / CC BY 2.0

Mais uma das atrações às margens do rio Tietê, o Parque do Lago é uma reserva de 215 mil metros quadrados indicada para quem gosta de ter contato próximo com a natureza.

O parque tem extensas áreas verdes e espaços para a prática de exercícios físicos, além de contar com boa infraestrutura, com ciclovia, lanchonete, pista de cooper, quadras, parquinhos infantis, estacionamento e muito mais.

Complexo da Cachoeira 

O complexo turístico da Cachoeira é a grande estrela do turismo em Salto, SP: o parque foi construído para proteger e facilitar o acesso à Cachoeira do Ytu-Guaçu, também conhecida como Cachoeira do Salto Grande.

Maior queda d’água do rio Tietê, a cachoeira é considerada a grande responsável pelo primeiro ciclo econômico de Salto, pois suas águas movimentavam as tecelagens instaladas pela região.

Além da importância histórica para a cidade, o complexo guarda belas paisagens naturais, com destaques para as corredeiras de um dos mais importantes rios do Brasil.

Memorial do Rio Tietê 

Uma das atrações mais imperdíveis de Salto, SP, é o Memorial do Rio Tietê, construído sobre as águas do rio paulista.

O pequeno museu explica a importância do rio para a cidade e o estado, além de abrigar mirantes com vista para as cachoeiras saltenses.

Como é morar em Salto, São Paulo?

Como é morar em Salto, São Paulo?
Fonte: Governo Do Estado De São Paulo / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Com pouco mais de 120 mil habitantes, Salto, SP, é uma cidade que se destaca nos rankings de qualidade de vida e investimentos no mapa brasileiro.

Sede de muitas empresas e instituições de ensino, a cidade tem boa oferta de empregos e fica perto de outras gigantes da economia paulista, como São Paulo, Campinas, Sorocaba e Itu.

Em outras palavras, é um dos melhores lugares para viver no estado de São Paulo, com estrutura de cidade grande e tranquilidade de cidade pequena, cercada por inúmeras belezas naturais.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hotéis pelo melhor preço em Salto, SP, no El Quarto!

Como deu para perceber, Salto, SP, é um destino recomendado para todos os gostos, idades e objetivos, com tantas atividades à espera do visitante que podem encher semanas de um roteiro turístico!

Por isso, a melhor alternativa é passar ao menos algumas noites por lá para sentir o clima do lugar e realmente aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer.

No El Quarto você encontra pousadas e hotéis em Salto (ou qualquer outro destino do Brasil e do mundo) por um preço que cabe no seu orçamento.

Você pode pesquisar entre milhares de acomodações com praticidade para encontrar preços acessíveis e quartos do jeito que você gosta, com as melhores localizações e estruturas, em até 12 vezes sem juros.

E não se esqueça de assinar a newsletter gratuita do El Quarto para ficar por dentro das novidades do mundo das viagens e receber descontos de até 50% em hospedagem nos melhores destinos do mundo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.