Santa Cruz de La Sierra: conheça a cidade mais populosa da Bolívia!

01 mar 2023 • 5 minutos de leitura por rafael.alef

Santa Cruz de La Sierra é uma cidade cosmopolita com um rico centro histórico, repleto de museus, igrejas, casas culturais, entre outros. 

É uma cidade da Bolívia que merece entrar na lista de quem deseja explorar os melhores destinos da América do Sul, pois além de encantadora é um dos lugares mais baratos para viajar. 

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre Santa Cruz de La Sierra, como onde fica a cidade, quando ir, como chegar, o que fazer, entre outros. Acompanhe!

Santa Cruz de La Sierra: uma das maiores cidades da Bolívia!

Santa Cruz de La Sierra: uma das maiores cidades da Bolívia!
Fonte: Whiskeyouth / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Fundada em 1561, Santa Cruz de La Sierra tem cerca de 325,6 km² de extensão e quase dois milhões de habitantes: é a cidade mais populosa do país.

Diferente de outras cidades bolivianas, que possuem altitudes elevadas, a região está a apenas 400 metros acima do nível do mar, facilitando a adaptação contra o temido soroche.

Onde fica Santa Cruz de La Sierra?

Santa Cruz de La Sierra é a capital do departamento de Santa Cruz e o centro comercial do país. 

A cidade está situada às margens do rio Piraí, bem ao leste da Cordilheira dos Andes.

Santa Cruz de La Sierra: mapa

Com um mapa fica bem mais fácil montar o cronograma de passeios e organizar os deslocamentos pela cidade.

Por isso, confira abaixo as principais atrações turísticas de Santa Cruz de La Sierra no mapa que preparamos para você!

Como chegar? 

A forma mais rápida de chegar a Santa Cruz de La Sierra é de avião.

BoA, Gol, LATAM e Aerolíneas Argentina são as principais companhias aéreas que operam o trecho a partir do Brasil, com ou sem escalas. 

Ao chegar, você irá desembarcar no Aeroporto de Viru Viru, localizado a 17 km do centro da cidade. De lá, basta pegar um táxi, uber ou ônibus para o seu hotel. 

Outro meio de chegar à cidade é o trem: o chamado “Trem da Morte” tem um percurso que começa a partir da fronteira de Corumbá, cidade do Mato Grosso do Sul.

Graças a proximidade com o Brasil, também é possível entrar no país de carro, cruzando a fronteira a partir de Corumbá e parando na cidade de San José de Chiquitos, já na Bolívia. 

E se quiser encontrar passagens aéreas com um bom custo-benefício, acesse quanto antes o site do Vai de Promo, que possui uma ferramenta comparadora onde você encontra voos com os menores valores do mercado. 

É só colocar o local de partida, o destino, as datas da viagem e a quantidade de passagens. 

Aproveite e ative o alerta de preços para não perder as promoções para o trecho desejado! 

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir à Santa Cruz de La Sierra? 

Em Santa Cruz de La Sierra o clima é favorável o ano inteiro, sendo o período entre maio e setembro considerado o melhor para uma visita.

Nessa época, as chuvas são poucas e as temperaturas estão mais agradáveis: os meses de junho e julho são os mais amenos. 

O período mais chuvoso da região, que acontece entre os meses de outubro e abril, é também a época mais quente da cidade. Se for possível, evite ir nessa data.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra?

Uma das grandes vantagens em visitar Santa Cruz de La Sierra é que a maioria dos atrativos estão concentrados no centro histórico da cidade, bem pelos arredores da Plaza 24 de Septiembre.

Veja abaixo alguns dos pontos turísticos que separamos para você!

Catedral Basílica Menor de San Lorenzo

Localizada em frente a Plaza 24 de Septiembre, sua arquitetura faz com que a catedral seja uma das construções mais simbólicas da cidade. 

No interior da basílica existe o Museu de Artes Sacras e subir até a torre principal, de onde é possível apreciar a paisagem de Santa Cruz de La Sierra de um ângulo diferente.

Casa Municipal de Cultura Raúl Otero Reiche

É o espaço cultural mais importante da cidade. Reúne exposições de obras de vários artistas sul-americanos.

Além disso, também oferece apresentações teatrais, de orquestra, eventos literários e oficinas para crianças. 

Manzana Uno

É uma galeria de arte interativa que possui obras como pinturas, esculturas, fotografias, entre outros. 

Também abriga exposições de variadas e temáticas, como carnaval, teatro, infantis e muitos mais! 

Museu de Arte Contemporânea

Fundado em março de 1991, o museu abriga tendências das artes plásticas nacionais desde o século XX e conta com um acervo rico, com mais de 300 obras de arte em pinturas, esculturas, desenhos e gravuras.

Dicas para aproveitar sua viagem por Santa Cruz de La Sierra!

Dicas para aproveitar sua viagem por Santa Cruz de La Sierra!
Fonte: Dan Lundberg / Flickr / CC BY-SA 2.0

Além dos pontos turísticos citados acima, Santa Cruz de La Sierra possui mais atrativos distantes do coração da cidade, como o Jardim Botânico e alguns parques.

No entanto, para quem vai passar somente um dia na cidade, o indicado é explorar as construções antigas e espaços do centro histórico, tendo a Plaza 24 de Septiembre como ponto de partida. 

Depois aproveite e vá para o Equipetrol, um bairro moderno onde você pode fazer compras no Shopping Ventura Mall e curtir a vida noturna nos bares e restaurantes da região.

O seguro viagem para Bolívia é extremamente recomendado! 

Apesar de não ser um item obrigatório para entrar no país, o seguro viagem é altamente indicado. Isso porque, na Bolívia, os turistas não têm acesso ao sistema público de saúde. Então, se algo acontecer, o viajante terá que arcar com todas as despesas. 

Com a contração de um plano, além de cobertura médica-hospitalar e odontológica, são oferecidos outros benefícios, como auxílio em casos de extravio de bagagem, cancelamento de voos e muito mais!

Para garantir sua proteção, entre no site do Seguros Promo e comece suas pesquisas. 

A plataforma disponibiliza uma ferramenta comparadora onde você consegue encontrar o seguro viagem que melhor atende às suas necessidades pelo menor preço do mercado

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Os melhores hotéis em Santa Cruz de La Sierra, estão no El Quarto! 

Os melhores hotéis em Santa Cruz de La Sierra, estão no El Quarto!
Fonte: Hotel LP Santa Cruz Centro

Agora que você já tem informações suficientes para organizar uma viagem a Santa Cruz de La Sierra, só falta procurar o hotel ideal para sua estadia na cidade.

Sendo assim, visite o El Quarto e encontre hospedagens com valores que cabem no seu bolso!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos nos principais destinos do mundo, incluindo opções com cancelamento gratuito.

E você pode usufruir de condições facilitadas, pois dá para pagar suas diárias online, em reais, e sem cobrança de IOF.

Faça uma simulação gratuita e veja que é possível economizar ainda mais na sua visita à Santa Cruz de La Sierra!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.