Santa Marta, Colômbia: tire suas dúvidas sobre o destino colombiano!

15 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Apesar de ser um dos melhores destinos da América do Sul, Santa Marta, Colômbia, ainda passa batido em muitos roteiros pelo continente, o que é um grande desperdício.

Esse pedacinho do Caribe sul-americano não é um destino perfeito apenas para quem gosta de praias paradisíacas, com águas azul-turquesa: é também a cidade mais antiga do país, com um riquíssimo patrimônio histórico.

Achou pouco? A cidade ainda fica pertinho de outros destinos imperdíveis, como Cartagena e Barranquilla, além de ter uma das noites mais animadas da América Latina.

Neste artigo, você vai encontrar um guia completo, com tudo que precisa saber sobre Santa Marta: como chegar, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muito mais. Vamos lá!

Santa Marta, Colômbia: turismo e dicas de viagem!

Santa Marta, Colômbia: turismo e dicas de viagem!
Fonte: J@Ygs / Flickr / CC BY-SA 2.0

Fundada pelos espanhóis em 1525, Santa Marta, Colômbia, “assistiu” ao nascimento da América Latina como hoje a conhecemos.

Em meio a suas montanhas e praias de beleza ímpar, a cidade guarda um importante patrimônio histórico e cultural que ajuda a compreender a formação do continente e da identidade latina.

O centro histórico parece uma cidade cenográfica, com edifícios pintados em cores vivas, céu quase sempre azul e o branco dos picos nevados da Sierra Nevada a emoldurar a paisagem ao fundo.

Ali vivem mais de 30 mil indígenas que ajudam a manter vivas as tradições, lendas e histórias dos povos tradicionais da região, além de inúmeras espécies de animais e plantas protegidas.

É no litoral, porém, que estão as grandes estrelas locais dessa cidade com quase meio milhão de habitantes: as praias paradisíacas. 

O litoral de Santa Marta é fragmentado em diversas praias, com águas calmas, vegetação abundante e grande biodiversidade tanto na superfície quanto embaixo d’água.

Tombada como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade desde 1979 pela Unesco, a cidade é como um museu a céu aberto que merece entrar no seu roteiro pela Colômbia.

Onde fica Santa Marta na Colômbia?

Embora não seja a resposta para a pergunta “qual o destino mais procurado da Colômbia”, Santa Marta tem ganhado cada vez mais visibilidade no mapa turístico da América Latina.

Diferentemente da badalada San Andrés, esse destino da Colômbia banhado pelo Mar do Caribe não fica em alto mar: a cidade é continental, fica no norte do país, a 170 km da fronteira com a Venezuela, e tem fácil acesso por terra, água ou ar.

A capital, Bogotá, está quase 1.000 km distante, mas outros destinos colombianos famosos estão bem próximos, como a cultural Barranquilla (100 km) e a histórica Cartagena das Índias (220 km).

Mapa de Santa Marta, Colômbia

Está pensando em visitar esse apaixonante destino colombiano? Você poderá explorar o compacto centro histórico a pé e sem dificuldades. 

Só não se esqueça de levar roupas de banho na mala para curtir as belíssimas praias da cidade.

Confira onde ficam as atrações mais imperdíveis no mapa de Santa Marta, Colômbia! 

Como chegar a Santa Marta?

Não existem voos diretos do Brasil até a cidade, mas Latam e Avianca operam viagens com destino ao Aeroporto de Santa Marta, Colômbia, e escala em Bogotá a partir de várias cidades brasileiras.

Se você já está viajando pelo país sul-americano, pode pegar um voo da empresa Viva Air, que oferece viagens a partir de Bogotá, Medellín e outras cidades colombianas.

O Aeroporto Simón Bolívar fica a apenas 16 km do centro da cidade e oferece serviços de ônibus, táxi e transfer, além de abrigar locadoras de veículos para quem deseja ter mais autonomia e conforto em sua viagem.

Também é fácil chegar a Santa Marta de ônibus, com saída de Cartagena ou Barranquilla. 

A viagem leva cerca de 2 horas e é operada por diferentes viações, como Copetran, Expreso Brasilia e Torcoroma.

Quer comprar passagens aéreas para a Colômbia sem comprometer o seu bolso? 

Recomendamos que você faça uma pesquisa no Vai de Promo, o melhor buscador de passagens do Brasil.

O sistema do Vai de Promo te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar e você pode até ativar o alerta de preços para se certificar de que não vai perder nenhuma promoção.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Santa Marta, Colômbia: quando ir?

Santa Marta, Colômbia: quando ir?
Fonte: Hugo A. Quintero G. / Flickr / CC BY 2.0

Como a cidade de Santa Marta fica relativamente perto da linha do Equador, o clima é estável e constante ao longo do ano: as temperaturas máximas costumam chegar a 32ºC, e raramente as mínimas ficam abaixo de 24ºC.

A cidade tem basicamente duas estações muito bem definidas: a seca, de dezembro a abril, e a chuvosa, no restante do ano.

Mesmo nos meses mais úmidos, no entanto, você poderá curtir as praias locais, já que o sol nunca demora a voltar.

Além disso, como a cidade fica ao sul do Mar do Caribe, está bem protegida dos furacões e tempestades tropicais que assolam outros países da região, o que significa que você pode visitá-la em qualquer época do ano.

A única exceção fica por conta do Parque Nacional da Sierra Nevada, onde pode chover em qualquer época, especialmente entre os meses de outubro e novembro.

Onde ficar em Santa Marta, Colômbia?

A cidade é grande, mas as principais atrações turísticas estão concentradas em uma mesma região, o que facilita a escolha de onde ficar em Santa Marta, Colômbia. 

Sem dúvidas, o centro histórico é a melhor região para hospedagem, pois garante fácil acesso a restaurantes, lojas, agências, museus, praias e outros pontos turísticos.

Se você está focado apenas em conhecer as praias da cidade e quer ficar mais distante do burburinho turístico, pode ser interessante se hospedar na região de El Rodadero, onde fica a melhor praia de Santa Marta.

Hotel em Santa Marta, Colômbia, em promoção no El Quarto!

Hotel em Santa Marta, Colômbia, em promoção no El Quarto!
Fonte: Ayenda 1615 Hotel Tayrona Mágico

Procurando hotéis em Santa Marta, Colômbia? Não deixe de fazer uma pesquisa no El Quarto para encontrar as melhores ofertas e promoções!

O sistema do El Quarto te ajuda a pesquisar opções de hospedagem nos principais destinos do mundo em poucos segundos: você só precisa digitar a cidade que vai visitar e as datas da sua estadia para acessar as ofertas mais imperdíveis.

Aproveite para garantir ainda mais economia à sua estadia: só no El Quarto você pode pagar as diárias online e em reais, sem incidência de IOF.

O que fazer em Santa Marta, Colômbia

Em uma comparação simples, Santa Marta em muito se parece com um baú de tesouros. 

Apesar de ser compacta, a cidade guarda uma quantidade impressionante de riquezas históricas, culturais e naturais.

Vem descobrir o que fazer em Santa Marta, Colômbia! 

Centro Histórico

Começar o seu roteiro pelo centro histórico é uma excelente pedida. A região não é muito grande e você poderá conhecer quase tudo em apenas um dia.

Aproveite para caminhar sem pressa pelas ruas e vielas de pedra, desvendando seus casarões, palacetes e igrejas com séculos de história, bem como suas lojinhas de artesanato e vários restaurantes.

Não deixe de visitar o Parque de Los Novios, uma agradável praça arborizada que pode ser uma excelente opção para se refrescar do calor no meio do dia.

Em seguida, é só se deslocar até a Baía de Santa Marta para contemplar o vai e vem das ondas, dos barcos e dos pedestres na região, especialmente no fim da tarde, quando o pôr do sol colore o horizonte.

Quinta de San Pedro Alejandrino

Quinta de San Pedro Alejandrino
Fonte: Salomon Bermudez / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Seu roteiro por Santa Marta não pode ficar sem uma visita à Quinta de San Pedro Alejandrino, principal atração histórica da cidade.

A antiga fazenda, que fica a cerca de 7 km do centro histórico, foi o local onde o herói latino Simón Bolívar morreu, em 1830.

O complexo inclui um Jardim Botânico, a sede da fazenda e o Museu Bolivariano de Arte Contemporânea. Vale a pena adquirir os ingressos com antecedência para escapar das filas da bilheteria.

A Quinta de San Pedro Alejandrino abre todos os dias, das 9h às 16h30 na baixa temporada e das 9h às 17h30 na alta temporada. O ingresso custa 23 mil pesos colombianos (em agosto/2022).

Parque Nacional Natural Tayrona

Uma das grandes estrelas de Santa Marta é o Parque Nacional Natural Tayrona, uma importante reserva natural que protege 15 mil hectares, incluindo florestas, praias e morros.

Você não precisa passar a noite no parque para conhecer suas atrações, mas é quase irresistível aproveitar para acampar por lá e amanhecer em meio à natureza exuberante.

Utilize calçados confortáveis, pois passear pelo parque é sinônimo de caminhar muito: algumas praias só podem ser acessadas via trilhas que podem durar mais de 2 horas.

Além disso, não se esqueça de levar filtro solar para se proteger do sol e repelente para minimizar o desconforto de picadas de insetos.

Quem deseja acampar na reserva deve acessar o Parque Nacional Natural Tayrona pela entrada de El Zaino, a 32 km do centro histórico de Santa Marta.

É a partir dessa portaria que você conseguirá chegar às praias mais famosas do parque, incluindo Cañaveral, La Piscina, Brava e Pueblito

Se quiser apenas visitar o parque durante o dia, pode entrar na reserva pela portaria Palangana, a 15 km do centro.

O ingresso no Parque Nacional Natural Tayrona custa 26 mil pesos colombianos na baixa temporada e 21.500 pesos colombianos na alta temporada (preços em agosto/2022).

Parque Nacional Sierra Nevada

É no Parque Nacional Sierra Nevada que fica um dos atrativos mais interessantes da América Latina, a mítica Cidade Perdida de El Dorado.

Foi em meio a picos nevados, cachoeiras e rios que cortam a montanha que o império indígena Tayrona ergueu sua majestosa cidade, a 1.300 metros de altitude.

Para chegar até lá, é preciso suar a camisa: os visitantes precisam caminhar ao longo de até seis dias para chegar às ruínas da cidade, e o acesso só pode ser feito na companhia de um guia turístico credenciado.

O custo dessa aventura também pode ser bastante salgado, superior a R$ 2.000,00 por pessoa, a depender da agência contratada.

Mesmo que você não pense em visitar a Cidade Perdida, vale a pena programar uma visita ao Parque Nacional Sierra Nevada, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Ali fica a maior cadeia de montanhas à beira-mar do planeta, além de comunidades indígenas, florestas intocadas e inúmeras belezas naturais.

Minca

Minca
Fonte: Marina García Burgos / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O vilarejo de Minca, a apenas 1 hora de carro do centro histórico de Santa Marta, pode render um passeio para lá de agradável.

Afinal, não é todo dia que você tem a oportunidade de conhecer como vivem as comunidades tradicionais da Colômbia que escolheram a montanha como lar.

A região é repleta de trilhas, mirantes e cachoeiras: várias agências turísticas oferecem passeios por lá, mas você também pode programar sua visita por conta própria.

Taganga

Ao olhar desavisado, pode parecer que o vilarejo de Taganga simplesmente parou no tempo. 

O pitoresco povoado de pescadores guarda heranças de um tempo mais simples, sem grandes indústrias, redes de restaurantes famosas ou hotéis de grande porte.

Ali, tudo é analógico, artesanal: um atrativo a mais para quem deseja conhecer algumas das praias mais bonitas da Colômbia, a apenas 20 minutos de Santa Marta!

Praias em Santa Marta, Colômbia

Se você procurar qual a melhor praia da Colômbia na internet, talvez Santa Marta não apareça no topo da lista, mas certamente merece entrar no seu roteiro pelo litoral colombiano.

O litoral da cidade é banhado pelo Mar do Caribe, o que resulta em praias de beleza ímpar e fácil acesso tanto na cidade quanto em seus arredores.

A mais famosa e movimentada é El Rodadero, que fica relativamente afastada do centro histórico, no bairro de mesmo nome, onde você poderá desfrutar de excelente infraestrutura turística.

A 5 km do centro fica a praia de Taganga, que costuma atrair aventureiros, adeptos de mergulho e pessoas em busca de tranquilidade no vilarejo de pescadores da região.

Você também encontrará praias incríveis no Parque Nacional Natural de Tayrona, protegidas e com grande biodiversidade!

O que fazer à noite em Santa Marta, Colômbia?

O que fazer à noite em Santa Marta, Colômbia?
Fonte: Outisnn / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O clima quente de Santa Marta, Colômbia, torna as noites particularmente animadas na cidade: como os termômetros podem ficar acima dos 30ºC mesmo depois do pôr do sol, as ruas costumam ficar cheias de gente em busca de refresco.

O Parque de Los Novios, no centro histórico, é um dos mais animados pontos de encontro da cidade. 

A região é cercada por bares e restaurantes animados, muitos deles com programação de música ao vivo.

A noite também é badalada em El Rodadero, com muitos bares e casas noturnas abertos até altas horas.

Quantos dias ficar em Santa Marta?

Para decidir quantos dias ficar em Santa Marta, o melhor caminho é definir o que você deseja visitar durante a sua estadia.

Se a sua intenção é simplesmente conhecer o centro histórico e algumas praias, três dias podem ser o suficiente para a sua estadia.

Caso você queira fazer trilhas no Parque Nacional Natural Tayrona ou nas reservas nos arredores da cidade, é melhor reservar ao menos mais dois ou três dias para a sua viagem.

Quer passear pelo Parque Nacional Sierra Nevada e visitar a mítica Cidade Perdida? Você vai precisar de, no mínimo, outros quatro dias para esse roteiro.

Ou seja, para curtir um roteiro extenso na região, o ideal é programar ao menos 10 dias de estadia em Santa Marta.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Os melhores hotéis em Santa Marta, Colômbia, estão no El Quarto!

O que você está esperando para começar a planejar sua visita a Santa Marta, Colômbia? 

Acesse agora mesmo o El Quarto para encontrar hotéis, pousadas e resorts nos principais destinos do mundo com o melhor custo-benefício.

Você pode comparar ofertas, reservar acomodações e até pagar suas diárias online e em reais (sem cobrança de IOF), com praticidade e segurança.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar um dos melhores destinos da Colômbia pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.