Santiago de Compostela: saiba onde fica, como chegar e quantos dias ficar!

11 jun 2022 • 10 minutos de leitura por Paulo

Está pensando em fazer a peregrinação a Santiago de Compostela? Então você chegou ao artigo certo! 

Reunimos tudo que você precisa saber para percorrer o Caminho de Santiago e conhecer um dos principais destinos de turismo religioso do mundo!

Essa pacata cidade espanhola é procurada há séculos por milhares de fiéis, tem um centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, muitas atrações milenares e uma vida noturna bastante animada.

Neste artigo, vamos te contar como chegar, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muitas outras informações importantes para o seu roteiro de viagem. Vamos lá!

Santiago de Compostela: dicas dos melhores passeios da cidade!

Todos os anos, mais de 350 mil pessoas percorrem os caminhos que levam a Santiago de Compostela, Espanha: uma prova de fé e esforço que há séculos se tornou tradição no mundo cristão.

A cidade galega de passado modesto viu sua história se transformar da noite para o dia no século IX, quando um pastor encontrou por ali o que acredita-se ser o sepulcro de São Tiago (ou “Santiago”), um dos apóstolos de Cristo.

Definitivamente transformada em um dos maiores destinos de turismo religioso do planeta, a cidade da Galícia é um destino surpreendentemente democrático.

Os visitantes não encontram apenas locais sagrados da cultura cristã, mas também uma intensa vida cultural, repleta de museus, construções históricas e praças monumentais.

O mundo moderno também deixa a sua marca, especialmente na noite local, repleta de bons bares, restaurantes da moda e boates badaladas.

No fim das contas, existe uma Santiago de Compostela para cada pessoa, e você não vai se arrepender de incluir a cidade em seu próximo roteiro de viagem! 

Onde fica Santiago de Compostela?

Onde fica Santiago de Compostela?
Fonte: Pixabay

A primeira etapa do seu planejamento de peregrinação a Santiago de Compostela é descobrir onde fica a cidade. Afinal, só assim você poderá escolher como chegar até lá.

Santiago é uma das cidades do norte da Espanha, da província de La Coruña, e é a capital da comunidade autônoma da Galícia, perto da costa banhada pelo Oceano Atlântico.

A cidade está a pouco mais de 600 km da capital espanhola, Madri, e a apenas 100 km da fronteira com Portugal, um dos pontos de partida mais populares para o Caminho de Santiago.

Santiago de Compostela: mapa

O Caminho não é o mesmo para todos os peregrinos: há aqueles que preferem sair de Portugal, França ou outros pontos da Espanha. 

Para te ajudar a escolher como chegar ao destino final, preparamos um mapa que mostra onde fica Santiago de Compostela, veja só!

Santiago de Compostela: como ir?

A principal porta de entrada para quem deseja conhecer Santiago é o Aeroporto de Lavacolla, que fica a apenas 11 km do centro histórico e recebe voos de Madri e Barcelona.

No entanto, quem sai de outras localidades não tem com o que se preocupar, pois a cidade recebe ônibus regulares de diversos destinos, como Salamanca, Sevilha e até capitais internacionais, como Lisboa e Paris.

A maioria dos viajantes, porém, prefere chegar à cidade percorrendo o Caminho de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo a partir do norte de Portugal, do interior da Espanha ou do sul da França.

Você pode encontrar passagens aéreas para a Europa mais baratas no Vai de Promo, que te ajuda a viajar sem pesar no bolso! 

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Santiago de Compostela: quando ir?

Santiago de Compostela: quando ir?
Fonte: Pixabay

É importante escolher bem a data da sua viagem, pois essa decisão pode afetar o sucesso do seu passeio. 

Entre outubro e abril, por exemplo, faz frio de até 3ºC e chove bastante na região, o que pode dificultar a sua caminhada até o destino final.

Por isso, a melhor época para fazer o Caminho de Santiago é nos meses de clima mais ameno, entre maio e junho ou de setembro a novembro, quando o tempo fica firme e as temperaturas ficam entre 9ºC e 25ºC.

Se você só pode viajar entre os meses de julho e agosto, lembre-se de que esse é também o período de férias escolares e verão na Europa, então prepare-se para encontrar trilhas, hotéis e restaurantes bem cheios em Santiago!

Onde se hospedar em Santiago de Compostela?

Apesar de ser a capital da Galícia, Santiago é uma cidade relativamente pequena, o que não deixa muitas opções para o visitante: só é possível se hospedar no centro histórico ou nos seus arredores.

Nesse sentido, vale a pena investir em um hotel no centro. Embora as diárias sejam mais caras em relação a regiões mais distantes, você vai estar perto das atrações turísticas e dos restaurantes.

Se você não quer ficar no centro da cidade, procure por hospedagem nos arredores da Cidade Antiga. Assim, você poderá se deslocar com eficiência até os pontos turísticos e economizar uma nas diárias.

Santiago de Compostela: hotéis em promoção no El Quarto!

Santiago de Compostela: hotéis em promoção no ElQuarto!
Fonte: Hotel Lux Santiago

Você pode encontrar os melhores hotéis em Santiago de Compostela a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis, em um só lugar: o buscador El Quarto.

Nossa plataforma te ajuda a pesquisar preços e reservar acomodações em poucos cliques, com total segurança e comodidade.

O viajante pode até pagar as diárias online e em reais, sem cobrança de IOF, para assegurar ainda mais economia para sua viagem!

Faça uma cotação gratuita e descubra que é possível fazer o Caminho de Santiago sem comprometer suas finanças!

Santiago de Compostela: o que fazer

O Caminho não é a única atração da capital galega: por lá, você verá uma das mais suntuosas catedrais do mundo e diversas construções com séculos de história.

Conheça os principais pontos turísticos em Santiago de Compostela!

Catedral de Santiago de Compostela

Obra romântica mais famosa da Espanha, a Catedral de Santiago de Compostela é uma construção que costuma emocionar seus visitantes.

Ponto final da peregrinação, a catedral é considerada marco zero da cidade e hoje guarda os restos mortais de São Tiago: sua cripta é um dos pontos turísticos mais disputados do país!

O templo foi construído a mando do rei Afonso II, no século XII, e combina diferentes estilos arquitetônicos, como romântico, gótico e barroco. 

Ali também existe um importante museu com oferta de visitas guiadas: uma oportunidade ímpar para aprender mais sobre uma das igrejas mais importantes do catolicismo!

O acervo do museu inclui tapeçarias assinadas por grandes mestres da arte espanhola, como Goya, Ginés de Aguirre e Rubens.

Durante a sua visita, não deixe de conhecer o Pórtico da Glória, um pórtico com mais de 200 figuras esculpidas no granito que dá acesso à catedral pela Praça do Obradoiro.

Palácio de Raxoi

Palácio de Raxoi
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Sede da Câmara Municipal e da prefeitura de Santiago, o Palácio de Raxoi fica na Praça do Obradoiro, bem em frente à catedral, e é uma das atrações mais imperdíveis da cidade!

A obra foi concluída na segunda metade do século XVIII, com projeto assinado pelo arquiteto francês Carlos Lemaur, e surpreende pela fachada em estilo neoclássico.

Infelizmente, o interior do Palácio de Raxoi não pode ser visitado, mas vale a pena conhecer a parte externa do edifício, considerado um dos mais bonitos da cidade.

Monasterio de San Martin Pinario

O complexo do Monastério e Igreja de San Martin Pinario não podem ficar de fora do seu roteiro por Santiago!

A construção do século XVII fica bem em frente aos jardins da Praça da Imaculada, próxima à fachada norte da Catedral de Santiago, e pode render algumas horas de passeio.

Parte do monastério foi transformada em Museu de Artes Sacras, onde você verá peças de ourivesaria, litúrgicas e itens de marfim.

Depois de conhecer o museu, você também poderá visitar alguns espaços do templo, como a sacristia, a capela das relíquias, o antigo coro em estilo renascentista e o oratório de São Filipe Néri.

O Monastério de San Martin Pinario fica aberto a visitação de terça a domingo, das 11h às 19h

Mercado de Abastos

Em comparação às outras construções da cidade, o Mercado de Abastos é bastante recente: foi inaugurado apenas em 1941. 

Sua data de inauguração, porém, não tira sua importância, pois estamos falando de um dos melhores lugares para conhecer mais sobre a cultura local e a rica gastronomia galega!

O mercado foi construído sobre as ruínas do antigo Mercado da Cidade, mantendo uma tradição de quase quatro séculos.

Além de conhecer um espaço arquitetônico diferenciado e com grande valor histórico, você terá a oportunidade de experimentar iguarias regionais, como empanadas, tortilhas e frutos do mar.

Museu Casa de la Troya

Museu Casa de la Troya
Fonte: Juantiagues / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Uma visita ao Museu Casa de la Troya é capaz de transportar o visitante à Espanha do século XIX, quando estudantes de toda a Península Ibérica se mudavam para Santiago.

O museu reproduz nos mínimos detalhes a antiga pensão que abrigava esses estudantes no romance La Casa de la Troya, de Pérez Lugín, incluindo obras de arte, fotografias e documentos reais de personagens retratados na obra.

No entanto, não é possível conhecer o espaço em qualquer época do ano: o Museu Casa de la Troya só abre nos meses de verão (junho a agosto) e na Semana Santa.

Convento de São Domingos de Bonaval

Você não pode deixar a cidade sem conhecer a Igreja e Convento de San Domingos de Bonaval, um complexo arquitetônico do século XIX que mistura elementos góticos e barrocos.

Os túmulos góticos, a imagem sacra das Virgens com o Menino, datada do século XV, e a belíssima Capela do Rosário estão entre os atrativos que não podem ficar de fora da sua visita!

Tombado como Monumento Nacional da Espanha no começo do século XX, o convento é também o endereço do Museu do Povo Galego, dedicado à preservação da memória etnográfica da comunidade autônoma da Galícia.

Museu do Povo Galego

Inaugurado na década de 1970, o Museu do Povo Galego reúne um extenso acervo que ajuda a contar a história da Galícia desde a antiguidade.

O espaço é dividido em várias salas dedicadas a diversos temas, como o mar, os ofícios e o vestuário galego, além de espaços destinados a artefatos arqueológicos e obras de arte com séculos de história.

Cidade da Cultura da Galiza

Que tal conhecer o lado mais moderno de Santiago? É isso que te espera na Cidade da Cultura da Galiza, no Monte Gaiás!

Inaugurado em 2011, o complexo chama a atenção por sua estrutura ousada, cheia de curvas e formas curiosas, onde o visitante encontra salas de exposições, espaços para congressos e seminários, palcos para apresentações artísticas e muito mais.

Qual a história de Santiago de Compostela?

Qual a história de Santiago de Compostela?
Fonte: Pixabay

Depois de conhecer tudo sobre as principais atrações dessa cidade incrível, nada melhor que descobrir quem foi Santiago de Compostela para agregar ainda mais valor à sua viagem!

Também conhecido como São Tiago e Santiago Maior, o santo católico foi apóstolo e um dos amigos mais íntimos de Jesus Cristo, além de ter sido um dos primeiros membros da Igreja Primitiva de Jerusalém.

Teria sido Santiago o responsável pela evangelização da Espanha: o resultado de sua exaustiva peregrinação pelas principais regiões do país, especialmente a Galícia e a Andaluzia.

O suposto túmulo do santo, padroeiro da Espanha, foi encontrado no século IX, dando início à tradição das romarias até Santiago de Compostela. 

Hoje, a cidade é o terceiro maior destino turístico religioso do mundo, atrás apenas de Jerusalém e Roma.

Caminho de Santiago de Compostela

Agora que você já sabe o que significa o Caminho de Santiago de Compostela, chegou a hora de conhecer as principais informações práticas para se preparar para a jornada.

O Caminho é, na verdade, formado por sete percursos: o Francês, o do Norte, a Vía de la Plata, a Rota Marítima-fluvial, o Inglês, o Primitivo e o Português. 

Alguns estudiosos incluem na lista, ainda, o Caminho de Finisterra, uma rota entre Santiago e a cidade do extremo-noroeste da Espanha considerada “o fim da Terra” para os romanos.

No fim das contas, quantos dias leva para fazer o Caminho de Santiago de Compostela vai depender do caminho que você escolher.

O Caminho Francês, por exemplo, é o mais movimentado de todos, estendendo-se por 800 km a partir do sul da França, passando por um trecho particularmente exaustivo nos Montes Pirineus. Você precisará de cerca de 1 mês para fazer este percurso.

O Caminho Espanhol também é bastante extenso, chegando a 950 km a partir de Sevilha, e você dificilmente conseguirá percorrê-lo em menos de 30 dias.

Outros caminhos, por sua vez, são menos extensos e, por isso, demandam menos tempo, como o Caminho Primitivo, que começa em Oviedo e percorre “apenas” 315 km, e o Caminho Português, que pode ter seus 240 km percorridos em 10 dias.

Se você tem mais tempo disponível para a sua viagem, que tal encarar o desafio a partir de Lisboa? Esse trajeto tem cerca de 600 km de extensão e pode ser concluído em 25 dias!

O seguro viagem é obrigatório na Espanha!

Além de preparar botas confortáveis e roupas adequadas para longas caminhadas, você não pode se esquecer do seguro viagem antes de embarcar para o Caminho de Santiago.

O item é extremamente recomendado para qualquer pessoa com viagem marcada para o exterior, especialmente roteiros que envolvem atividades físicas e longos deslocamentos, como a peregrinação.

Como se isso já não fosse motivo suficiente para contratar uma apólice, o seguro viagem também é obrigatório para quem vai visitar a Espanha, e você pode ser impedido de cruzar a fronteira do país se não contar com essa proteção.

Quem viaja com um bom seguro viagem pode contar com coberturas importantes para qualquer pessoa longe de casa, como assistência médica e odontológica, seguro por morte ou invalidez, auxílio em caso de cancelamento de voo e até seguro bagagem.

Você pode contratar seu seguro viagem Espanha mais barato no buscador Seguros Promo, que oferece planos das melhores seguradoras do mercado.

Faça uma cotação gratuita, utilize o comparador exclusivo do Seguros Promo e conte com a assistência da central de atendimento se surgir alguma dúvida durante a sua pesquisa!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre hospedagens pelos melhores preços no El Quarto!

Você não precisa abrir mão do conforto nem da economia para conhecer Santiago de Compostela: é só encontrar o hotel perfeito para a sua estadia no El Quarto!

Nosso sistema exclusivo reúne milhares de promoções de hospedagem nos principais destinos do mundo, além de opções com cancelamento grátis para facilitar o seu planejamento!

Aproveite nossa plataforma para pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, garantindo ainda mais economia para a sua viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.