Santo Amaro da Imperatriz: veja onde fica, onde se hospedar e o que fazer!

19 fev 2022 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Santo Amaro da Imperatriz é um local quase mágico! Suas águas termais estão entre as melhores do mundo e se você curte turismo de aventura e ecoturismo, vai se apaixonar pelas belezas naturais da região.

Uma viagem de férias para lá tem o poder de ser terapêutico e ao mesmo tempo eletrizante! 

A cidade é pequena e tem um clima acolhedor, os moradores são gentis e sempre dispostos a ajudar e informar os visitantes.

Neste texto, vamos falar sobre o que fazer em Santo Amaro da Imperatriz, SC, dar dicas de turismo na cidade e explicar porque você deve começar a programar a sua próxima viagem para o sul do Brasil. Boa leitura!

O que fazer na cidade de Santo Amaro da Imperatriz?

Em Santo Amaro da Imperatriz, as águas termais foram descobertas acidentalmente por caçadores nos idos de 1800.

Nessa época, a região era ocupada por indígenas, mas o Imperador Dom João VI ordenou a construção de um hospital na área para iniciar a retirada dos nativos.

Foi construído então um local adequado para o banho nas águas termais, com quartos e banheiras, transformando a cidade na primeira estância termal no Brasil.

Mas, em Santo Amaro da Imperatriz, o que fazer vai muito além das águas quentes. Muita gente também está interessada em percorrer as trilhas na mata e apreciar as belas paisagens do local.

Sem contar as delícias da culinária do sul, como o tradicional chimarrão, churrasco e joelho de porco!

Onde fica Santo Amaro da Imperatriz?

Onde fica Santo Amaro da Imperatriz?
Fonte: Pixabay

Depois de conhecer um pouquinho mais sobre Santo Amaro da Imperatriz, já ficou com vontade de embarcar, não é mesmo? Para isso, você precisa viajar para a região sul do Brasil.

Santa Catarina é o estado onde fica Santo Amaro da Imperatriz, mais precisamente na região metropolitana da capital Florianópolis. 

A cidade mais próxima é Palhoça, a 21 km de distância, enquanto a capital encontra-se a 35 km.

Mapa de Santo Amaro da Imperatriz

Nada de se perder enquanto procura um bom restaurante onde jantar com sua família, confira o trajeto com antecedência no mapa de Santo Amaro de Imperatriz.

Além disso, você precisa saber onde fica o hotel, posto médico e também os pontos turísticos, não é mesmo? 

Com o mapa fica mais fácil traçar a rota entre os locais e calcular o tempo de deslocamento. Confira a seguir.

Como ir para Santo Amaro da Imperatriz?

Se você pretende chegar onde fica Santo Amaro da Imperatriz a partir de outros estados, a melhor opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Florianópolis, que fica a cerca de 43 km de distância.

Depois, basta seguir pela Ponte Pedro Ivo Campos, até a BR-282, e seguir até o destino. 

Lembrando que o trajeto do aeroporto até Santo Amaro da Imperatriz também pode ser feito de ônibus.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é o clima em Santo Amaro da Imperatriz?

Como é o clima em Santo Amaro da Imperatriz?
Fonte: Pixabay

A primeira coisa que precisa saber é que a região onde fica Santo Amaro da Imperatriz pode chover durante todo o ano. 

O verão é quente e abafado e o inverno não tem temperaturas inferiores a 7°C.

A melhor época para aproveitar Santo Amaro da Imperatriz, águas termais e suas belezas naturais é do final de março ao meio de junho, e depois, de agosto a dezembro.

Onde ficar em Santo Amaro da Imperatriz?

Santo Amaro da Imperatriz possui alguns hotéis e pousadas próximos às águas termais e ao Rio Cubatão, mas não se concentram em um só lugar. 

Você também encontra opções de hospedagem na entrada do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro.

Mas, se pretende ter mais alternativas de baixo custo, recomendamos a cidade vizinha de Palhoça, a viagem de carro até Santo Amaro da Imperatriz não deve levar mais do que 35 minutos.

Santo Amaro da Imperatriz: hotéis e pousadas em promoção!

Santo Amaro da Imperatriz: hotéis e pousadas em promoção!
Fonte: Hotel

Viagem de férias é sempre a maior diversão, não é mesmo? Mesmo sem companhia, mas também nos passeios em família, você precisa de um hotel com quartos confortáveis para descansar e repor as energias.

Quando for pesquisar por hospedagem, utilize o site do ElQuarto para obter descontos incríveis e encontrar os mais diversos tipos de acomodações disponíveis, seja em Santo Amaro da Imperatriz ou em qualquer destino interessante pelo mundo!

Confira nossas promoções no ElQuarto e viaje economizando muito! E ainda, acesse o site pelo celular ou computador de forma prática e simplificada.

O que fazer em Santo Amaro da Imperatriz, SC

Águas termais são terapêuticas, ajudam a curar diversos males: possuem ação calmante, hidratante e antioxidante, e auxiliam no tratamento de dermatite, por exemplo.

Sem contar que é uma delícia se banhar em águas quentinhas, aquecidas naturalmente, fala a verdade! 

Mas, se a sua praia é a adrenalina primeiro e relaxar depois, vai adorar saber que a região é propícia para o rafting e outras modalidades radicais.

De qualquer forma, sempre haverá muito contato com a natureza e o acolhimento caloroso dos moradores locais. 

Continue a leitura para descobrir Santo Amaro da Imperatriz e o que fazer para se apaixonar por essa simples cidade de Santa Catarina.

Águas termais

Você poderá desfrutar de Santo Amaro da Imperatriz e águas termais nas estâncias, que vertem a água para suas piscinas para o deleite do público que comparece durante todo o ano.

Alguns lugares são mais luxuosos do que outros, mas todos trabalham com a mesma água quente e sulfurosa que brota das rochas locais em uma temperatura de 39°C.

É um programa para casais e famílias, mas também pode ser feito por você que deseja curtir um tempo de relaxamento e tranquilidade em uma viagem solo.

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Com uma área de mais de 80 mil hectares, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro está distribuído em 7 municípios além de Santo Amaro da Imperatriz: Florianópolis, Imaruí, São Bonifácio, Águas Mornas, São Martinho, Palhoça e Paulo Lopes.

É a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina e tem 3 centros de atendimento ao turista. 

O nome do parque se deve ao fato de que existe uma montanha dentro da área que tem o topo com formato de tabuleiro.

Ele abriga da restinga à mata atlântica e chega até o litoral onde estão os manguezais. Os turistas podem fazer trekking e mountain bike por suas diversas trilhas.

Parque Aquático Caldas da Imperatriz

Este parque aquático fica no Hotel Caldas da Imperatriz, e suas instalações estão onde outrora foi o hospital ordenado por Dom João VI. Então se hospedar no local é também fazer uma imersão na história.

Tem um toboágua que passa pelo meio das árvores, cachoeira, um mirante e área infantil. 

A água chega a quase 40ºC e os visitantes podem pagar separadamente por atividades como o arvorismo, rapel, escalada, arco e flecha, dentre várias opções.

Morro Queimado

Quer ver Santo Amaro da Imperatriz por um ângulo bem diferente? O Morro Queimado oferece uma vista incrível da cidade! É um lugar tranquilo e agradável para passear.

Muitos praticantes do parapente utilizam o Morro Queimado com rampa de salto de parapente. O pôr do sol do pico é lindo, principalmente entrecortado pelos atletas “voadores”.

As correntes de ar quente do Morro Queimado permitem voos de até uma hora de duração. 

É considerado um dos melhores lugares para a prática dessa modalidade esportiva, por isso o local é a sede do campeonato catarinense de parapente e paraglider.

Rafting

Rafting Santo Amaro da Imperatriz
Fonte: Pexels

O Rafting é uma das modalidades radicais com mais potencial de exploração em Santo Amaro da Imperatriz. 

A cidade cresceu junto ao Rio Cubatão, e os trechos de corredeiras oferecem desafios para iniciantes e veteranos.

Experimente o passeio mais longo, chamado “rafting de expedição”, para ver muita natureza aos pés da Serra do Tabuleiro e percorrer as corredeiras até chegar ao Cânion Preto, mas lembre-se das normas de segurança!

Calçado fechado é obrigatório, assim como o uso do colete salva-vidas e capacete. 

Existem modalidades de rafting que são mais cheias de adrenalina, como a de “aventura”, mas as crianças também podem participar em trechos de corredeiras mais brandas.

Cicloturismo

O cicloturismo é uma das atividades que levam muitos visitantes para a Santo Amaro da Imperatriz, SC. 

A cidade é ponto de parada e destino da rota dos ciclistas, que andam por toda a região: São Bonifácio, Rancho Queimado e São Francisco de Paula.

O Parque Nacional da Serra do Tabuleiro é o paraíso para quem deseja praticar o mountain bike, a trilha tem cerca de 15 km e cachoeiras no caminho para você se refrescar, caso queira se aventurar.

Festa do Divino

A Festa do Divino acontece em Santo Amaro da Imperatriz desde os tempos em que era chamada de “Caldas do Cubatão”. 

Foi instituída na mesma ocasião que a paróquia e a freguesia, no ano de 1854. A forma de celebração é originária de Portugal e remete ao ano de 1296. 

É provável que seja ainda mais antiga, pois o evento também chamado de Festa de Pentecostes, já ocorria na Alemanha, Itália e França.

A história conta que a Rainha Isabel instituiu a celebração com distribuição de alimentos aos pobres, após o fim de uma contenda na família real. 

Portanto, a festa consiste em manter a tradição do pagamento da promessa da rainha pela graça recebida.

Para cada edição da Festa do Divino, são eleitos os reis e rainhas, com seus cetros e coroas. 

As comidas típicas são servidas, as pessoas bebem e se divertem, mas há também o momento da novena, como era de se esperar de uma festa religiosa.

Porque o nome Santo Amaro da Imperatriz?

Porque o nome Santo Amaro da Imperatriz?
Fonte: Catedrales E Iglesias/Cathedrals And Churches / Flickr / CC BY 2.0

Com a visita do casal imperial, Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, em 1845, a cidade que antes se chamava “Caldas do Cubatão”, foi rebatizada em homenagem à monarca, como Santo Amaro da Imperatriz.

Lembra que falamos sobre um prédio com banheiras abastecidas com as águas termais para ajudar no tratamento de doentes? Pois é, por essa obra de altruísmo a cidade recebeu esse nome para celebrar a sua imperatriz.

Onde comer em Santo Amaro da Imperatriz?

Em Santa Catarina nunca é problema encontrar bons restaurantes e se fartar da vasta culinária sulista.

Além do churrasco e chimarrão, também se come a famosa Polenta no fio, pirão de farinha de mandioca, joelho de porco, tainha frita, assada e cozida e muita cerveja para acompanhar!

Já ficou com água na boca? Então vai preparando as malas e anotando nossas dicas. A Cervejaria Badenia, por exemplo, merece a sua visita.

Você pode escolher ser servido em uma ampla varanda ao ar livre, em um lindo cenário e com vários itens da culinária alemã como salsichões e, é claro, cerveja! Fica na rua Intendente Leopoldo Broering, 3479, no bairro Sul do Rio.

O Café Tabuleiro é um pouco afastado do movimento da cidade, fica na Rodovia Princesa Leopoldina, 1900, e tem um ambiente super aconchegante.

Existem redes para você descansar depois de um dia de descidas nas corredeiras, mesinhas em quiosques e programação com música ao vivo.

As opções naturais, como granola e sucos, além do café da manhã são os itens mais gostosos da casa. 

A Cervejaria Faixa Preta também merece menção, está localizada em frente ao elevado de Santo Amaro da Imperatriz.

Embora o pub só receba grupos de mais de 20 pessoas, você pode provar a receita da cerveja em vários estabelecimentos da cidade.

Encontre as melhores hospedagens em Santo Amaro da Imperatriz!

Já entrou no clima de curtir Santo Amaro da Imperatriz, águas termais e toda a exuberância da Serra do Tabuleiro? Então, não perca tempo e encontre o hotel perfeito para suas férias com o ElQuarto!

A pesquisa personalizada de hospedagem é gratuita, só precisa informar alguns dados sobre a sua viagem como o destino, datas de check-in e check-out, o número de hóspedes e os tipos de quartos.

Aí é só fazer as malas e embarcar para conhecer Santa Catarina ou qualquer outro destino que você queira. 

Os descontos vão te fazer ter ainda mais vontade de viajar, acesse o ElQuarto e aproveite as promoções de hospedagens!

Quer conhecer o sul do Brasil e o mundo pagando pouco? Então faça a sua reserva com o ElQuarto e garanta sempre os melhores preços!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.