Santorini, Grécia: saiba onde fica, o que fazer e muitas curiosidades!

09 jul 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Santorini, Grécia, é o destino dos sonhos de muitas pessoas, e não é difícil entender por quê. A ilha abriga praias paradisíacas, tem uma vida noturna badalada e muitas atrações históricas.

Parada quase obrigatória para quem visita o país europeu pela primeira vez, a ilha é conhecida pelas casas brancas de telhado azul espalhadas pelos montes com vista para o Mar Egeu.

Um dos lugares mais procurados do mundo para lua de mel, Santorini pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem, veja só!

O que saber antes de ir para Santorini, Grécia?

Há quem diga que só não sonha em conhecer Santorini, Grécia, quem já visitou o destino. 

Afinal, parece que tudo coincidiu para tornar essa pequena ilha grega em um verdadeiro paraíso de verão.

Tudo começou milhões de anos atrás, quando intensas atividades vulcânicas fizeram surgir essa ilha de terreno acidentado, cheia de montes e colinas que oferecem vista panorâmica para o mar.

Ao longo dos séculos, a região acabou atraindo grandes civilizações helênicas, que deixaram suas marcas por toda a ilha: um verdadeiro tesouro arqueológico a céu aberto que costuma encantar os amantes de história.

Como se tudo isso não fosse o suficiente, a ilha fica em uma região de clima quente no verão, que parece convidar os visitantes a mergulhar em suas águas cristalinas e azuis, quase em tons de neon.

Esses atrativos fizeram de Santorini um destino único, que chamou a atenção do mercado de turismo. 

Na prática, isso significa que o viajante pode desfrutar de bons hotéis, excelentes restaurantes e uma infraestrutura incrível.

Em outras palavras, Santorini é um destino que você não pode perder durante sua visita à Grécia! Confira!

Em qual país fica Santorini?

Em qual país fica Santorini?
Fonte: Pexels

A Ilha de Santorini faz parte do complexo das Ilhas Cíclades, localizado no meio do caminho entre a Grécia (país ao qual a ilha pertence) e a Turquia.

O arquipélago do Mar Egeu inclui também as ilhas Thirassia e Aspronisi, além das ilhas inabitadas de Palea e Nea Kameni.

A capital, Atenas, fica a cerca de 300 km de distância de Santorini, mas outros destinos gregos famosos estão próximos, como Mykonos (150 km), Milos (152 km) e Creta (198 km).

Você também pode aproveitar sua visita à ilha para conhecer alguns destinos turcos nas proximidades: Bodrum está a apenas 370 km de distância e a cidade bíblica de Esmirna fica a 617 km.

Ilha de Santorini: mapa

Quer incluir a mais famosa das Ilhas Cíclades em seus planos de viagem? 

Então não deixe de conferir no mapa onde fica Santorini, na Grécia!

Como ir para Santorini, Grécia?

Não existe conexão terrestre entre Santorini, Grécia, e o restante do país, o que significa que só é possível chegar à ilha de avião ou pelo mar. 

Embora não haja oferta de voos diretos do Brasil para a ilha, o Aeroporto de Santorini é a principal porta de entrada para quem visita a região.

Ou seja, você pode voar do Brasil até Atenas ou outros destinos europeus, como cidades da Itália, da França ou do Reino Unido, e finalizar a sua viagem com uma companhia aérea convencional ou low cost.

Tenha em mente que a oferta de voos é maior nos meses de movimento turístico intenso, de junho a agosto, e cai drasticamente no inverno (novembro a fevereiro), então não deixe para planejar sua viagem de última hora.

O aeroporto fica a 5 km de Fira e a 17 km de Oia, maiores cidades da ilha: você pode alugar um carro para viajar com mais autonomia, contratar um transfer ou até pegar um ônibus no aeroporto até o centro de Fira.

Os viajantes mais animados podem, ainda, desembarcar em Atenas e pegar um ferry para chegar a Santorini. 

A viagem dura entre 5h e 8h, com partida do Porto de Piraeus, na capital grega, e desembarque no Athinios Port, em Santorini.

Se você está saindo de Mykonos, o embarque do ferry acontece no Novo Porto de Mykonos e a viagem dura entre 2h30 e 3h30. Ao desembarcar no Porto de Santorini, é só pegar um táxi ou ônibus até o centro de Fira.

Para adquirir suas passagens aéreas para a Grécia pelo melhor preço do mercado, visite o Vai de Promo.

Você só precisa inserir as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem, e pronto. O sistema exclusivo do Vai de Promo te mostra as melhores ofertas para o trecho que você procura.

Não se esqueça de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Santorini, Grécia?

Quando ir a Santorini Grécia?
Fonte: Unsplash

Não existe segredo a respeito de quando ir a Santorini, Grécia. A cidade segue à risca o calendário do verão europeu, recebendo milhares de turistas todos os anos, entre os meses de junho e agosto.

É nesse período que as temperaturas estão mais elevadas (até 30ºC), os dias são mais longos e as chuvas são mais raras. 

No entanto, essa época também significa hotéis lotados e preços mais salgados, então faça seu planejamento com antecedência para garantir maior economia.

Se você só pode visitar Santorini fora do verão, não se preocupe. Você também poderá aproveitar as atrações locais e as praias em maio, setembro e outubro, embora as temperaturas estejam mais baixas, com máximas entre 22ºC e 26ºC.

A viagem nos meses de inverno, porém, é desaconselhada. Entre dezembro e fevereiro, a temperatura do mar cai para 17ºC e a maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e bares fecha.

Onde ficar em Santorini, Grécia?

É relativamente simples escolher onde ficar em Santorini, Grécia: as cidades de Fira e Oia são as mais recomendadas para hospedagem, pois dispõem de excelente infraestrutura, com tudo que você pode precisar durante a sua estadia.

Nessas regiões, você terá muitas opções gastronômicas, acesso a agências de turismo que oferecem muitos passeios e várias atrações diurnas e noturnas.

Se você prefere uma experiência mais diferente e com menos “hype”, pode ser interessante ficar nos vilarejos de Imerovigli ou Pyrgos, ou, ainda, nos resorts das praias de Perissa, Perivolos e Kamari.

Encontre hotéis em Santorini e qualquer outro destino do mundo!

Encontre hotéis em Santorini e qualquer outro destino do mundo!
Fonte: Hotel

Você não precisa ter uma fortuna para conhecer a ilha grega: é só visitar o El Quarto para encontrar os melhores hotéis em Santorini, na Grécia, por um preço que cabe no seu bolso!

Nossa plataforma abriga milhares de acomodações a preços exclusivos nos principais destinos da Europa e do mundo para que você possa viajar muito sem comprometer suas finanças.

É possível até pagar as diárias online e em reais, sem as cobranças de IOF das transações feitas em moeda internacional.

Faça agora mesmo uma simulação gratuita para encontrar hospedagens com diárias econômicas nos melhores destinos!

O que fazer em Santorini

Quem gosta de praia, história e boa gastronomia não deve passar um segundo sequer de tédio na mais famosa ilha grega.

Entre vinícolas, vilarejos históricos e passeios de barco pelas paisagens mais bonitas do Egeu, não faltam atrativos para encher dias de viagem!

Vem descobrir o que fazer em Santorini, Grécia! 

Fira

Capital e maior cidade da ilha, Fira é uma parada obrigatória em qualquer roteiro por Santorini. A vila tem um centrinho charmoso, com vias e vielas que levam a mirantes incríveis!

Durante os passeios, a vista da caldeira do vulcão de Santorini é uma companhia constante, sempre surpreendendo o turista.

Você poderá visitar os excelentes restaurantes da vila, muitos deles especializados na gastronomia mediterrânea, e contratar passeios em agências de viagem.

Uma boa dica é incluir o Museu da Fira Pré-histórica em seu planejamento de viagem para aprender mais sobre o passado de Santorini e da Grécia.

Aproveite para conhecer as catedrais de São João Batista e Metropolitana Ortodoxa, as igrejas ortodoxas de Anastasi e St. Gerasimo, e o Mosteiro das Irmãs Dominicanas.

Por fim, não deixe de fazer o passeio de teleférico do centro ao porto da ilha, de preferência no fim do dia, para contemplar o inesquecível pôr do sol sobre o Egeu!

Vila de Oia

Vila de Oia
Fonte: Unsplash

Depois de se encantar com as atrações de Fira, chegou a vez de se apaixonar pela vila de Oia (pronuncia-se “Ía”), queridinha da maioria dos turistas que visitam a ilha.

É ali que fica o tradicional cenário com casas brancas de telhados e portas azuis, ruelas floridas e montanhas com vista do mar.

O vilarejo não tem muitas atrações a serem visitadas: a melhor coisa que você pode fazer por lá é curtir o clima hospitaleiro, saborear delícias da gastronomia grega e contemplar um dos mais belos pores do sol do mundo.

Assistir ao pôr do sol

Quando alguém te falar que a maior atração de Santorini foi feita pela natureza, você pode acreditar. 

O pôr do sol, visto a partir de qualquer ponto da ilha, é uma das coisas mais bonitas de toda a Grécia!

Como Santorini tem muitos penhascos e montes, a cada esquina você pode descobrir um ponto novo para se maravilhar com o poente.

Um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol é o pequeno porto de Amoudi Bay, que fica a 300 degraus de distância do vilarejo de Oia e costuma ser menos movimentado que os mirantes da vila.

Você também poderá gostar do pôr do sol a partir do Castelo de Oia (oficialmente chamado Castelo de Agios Nikolaos), que fica lotado de turistas em busca do clique perfeito, ou de uma das varandas dos restaurantes da ilha.

Quer aproveitar para fazer um piquenique enquanto o sol se põe? Visite o Farol de Akrotiri ou a pacata vila de Imerovigli.

Visitar as vinícolas

A Grécia é um dos maiores produtores de vinho do mundo, e Santorini não é diferente. Por isso, que tal aproveitar para fazer um roteiro pelas vinícolas da ilha?

As uvas são plantadas no ultrafértil solo vulcânico da ilha e se transformam em vinhos premiados, apreciados em todos os cantos do globo.

Muitas das vinícolas locais, como a Santo Wines, a Estate Argyros e a Venetsanos, abrem suas portas para visitação guiada e degustação: uma oportunidade ímpar de saborear alguns dos melhores rótulos da Europa!

Akrotiri

Akrotiri
Fonte: Pixabay

Nenhuma viagem pela Grécia está completa sem uma visita a um sítio arqueológico. 

Em Santorini, esse é o caso da vila de Akrotiri, que foi soterrada por uma violenta erupção vulcânica, há quase 4.000 anos, e descoberta por estudiosos na década de 1960.

Durante a visita, você poderá conhecer um pouco mais sobre a vila da Era do Bronze, visitar construções milenares e observar obras de arte, artefatos e utensílios utilizados no cotidiano dos moradores de Akrotiri.

O passeio dura cerca de 2 horas e é feito em ambiente 100% climatizado para garantir o conforto dos visitantes.

Se você gosta de passeios históricos, inclua também uma visita ao sítio arqueológico de Ancient Thera em seu roteiro de viagem.

Passeios de barco

Como qualquer ilha, uma das maneiras mais práticas de circular pelas atrações de Santorini é de barco. 

Várias operadoras de turismo oferecem roteiros em embarcações de diferentes portes pela costa da ilha e até praias isoladas, como Red Beach e White Beach.

Há também opções de passeios até a ilha de Thirassia Island, as piscinas naturais de Hot Springs, na ilhota de Palea Kameni, e ao vulcão de Santorini, na ilha Nea Kameni.

Melhores praias de Santorini

As praias de Santorini não são tão bonitas quanto as de outras ilhas gregas, como Mykonos, Zakynthos e Kefalonia, mas certamente estão entre as mais bonitas da Europa.

Geralmente formadas por pedrinhas de cores escuras graças à atividade vulcânica e águas cristalinas, as praias da ilha podem agradar a diferentes públicos.

Algumas são badaladas e oferecem serviços completos de bares e restaurantes, enquanto outras são isoladas e praticamente desertas.

As praias famosas em Santorini ficam nas costas leste e sul da ilha, no lado oposto das maiores cidades, Fira e Oia.

Nas praias de Kamari, Perissa e Perivolos você encontrará infraestrutura moderna, com beach clubs, bares e restaurantes, enquanto as praias Kambia, Red, White e Mesa Pigadia são indicadas para quem gosta de sossego.

Quer conhecer praias pouco visitadas por turistas? A costa sudoeste da ilha é a melhor opção, onde ficam lugares como Vourvoulos, Pori, Cape Columbo e Baxedes, praticamente desertos.

Qual a melhor praia para ficar em Santorini?

Qual a melhor praia para ficar em Santorini?
Fonte: Stocksnap / CC0

Entre todas as praias de Santorini, nenhuma é mais popular que Kamari Beach, também conhecida como Black Beach, onde você encontrará muitos restaurantes com espreguiçadeiras à beira-mar e 5 km de faixa de areia.

Você também poderá gostar de Perissa e Perivolos, praias unidas pela mesma faixa de areia, onde existem bares badalados e beach clubs animados, além de um mar calmo, cristalino e perfeito para banho.

Prefere uma praia mais tranquila para um passeio a dois? Você pode gostar da pacata Vlychada Beach ou da sossegada Kambia Beach.

O seguro viagem é obrigatório na Grécia

Antes de embarcar para Santorini, Grécia, você não pode se esquecer de contratar um seguro viagem, pois o item é obrigatório para quem vai visitar o país.

Sem ele, você não poderá desembarcar na ilha grega e nem curtir as belezas locais.

Com o seguro viagem, você recebe assistência médica, odontológica e hospitalar de emergência, auxílio-farmácia, seguro de bagagem, seguro por morte ou invalidez, assistência em caso de cancelamento de voo e muitos outros serviços.

Para encontrar seu seguro viagem Grécia mais barato e garantir atendimento 100% em português, visite o Seguros Promo e faça uma cotação gratuita! 

Você pode até comparar planos e seguradoras lado a lado para facilitar sua decisão!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Santorini, Grécia: hospedagem em promoção no El Quarto!

Visitar Santorini, Grécia, é uma experiência inesquecível, mas pode ser ainda mais incrível se você economizar na hospedagem.

Por isso, visite agora mesmo o El Quarto para encontrar os melhores preços de hotéis e pousadas ao redor do mundo e garantir a economia que você merece para a sua viagem.

Faça simulações, encontre ofertas exclusivas, compare preços e pague suas diárias em reais, sem cobrança de IOF, no melhor buscador de hospedagem do mercado. 

Você vai descobrir que visitar Santorini pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.