São Carlos, SP: saiba onde fica, como chegar e onde se hospedar

18 set 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

São Carlos, SP, não tem fama de destino turístico badalado como outras cidades paulistas, mas desconsiderar a cidade em um roteiro pelo interior do estado pode ser um desperdício!

Em meio a opções de turismo rural, ecoturismo e turismo de negócios, a cidade oferece aos visitantes a chance de desacelerar e recarregar as energias às margens do rio Monjolinho, cercado pela vegetação exuberante. 

À disposição do viajante está, ainda, uma infraestrutura moderna, considerada uma das melhores de São Paulo, com comércio diversificado, eficiente rede de transporte público e boas opções gastronômicas e de hospedagem.

Seja a trabalho ou a lazer, São Carlos pode te surpreender como um formidável destino de viagem, e nós vamos te ajudar a planejar um passeio incrível pela região!

São Carlos, SP: o que fazer pelo interior do estado?

Polo intelectual paulista, a cidade de São Carlos, SP, é conhecida por suas escolas e instituições de ensino superior, cujos estudantes formam 10% da população local.

No entanto, você não precisa incluir a cidade em seus planos apenas sob a hipótese de estudar. Existem atrações incríveis esperando pela sua visita.

Que tal percorrer o roteiro das fazendas de café de São Carlos, que viveram tempos áureos durante o auge da produção do grão, no século XIX, e guardam traços do Brasil colonial?

Se você está viajando pelo turismo religioso, não vai se arrepender de visitar a belíssima Catedral de São Carlos, inspirada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Os viajantes ainda encontram belíssimas cachoeiras para espantar o calor, quitutes saborosos no Mercado Municipal e o verdejante Jardim Público da cidade.

Como você deve ter notado, as opções turísticas são variadas e podem preencher dias de viagem. Por isso, um bom roteiro pode ser bastante útil para o turista.

Então confira a nossa seleção com as melhores dicas de São Carlos, SP!

Quem foi o santo São Carlos?

A região em que fica São Carlos, SP, começou a ser ocupada na última metade do século XVIII, quando a Coroa determinou a abertura de uma linha ferroviária que conectava as minas de ouro aos rincões do país.

Inicialmente batizada como Sesmaria do Pinhal, a cidade recebeu o nome de São Carlos Borromeu ao ser alçada à categoria de vila, já no final do século XIX.

O santo viveu durante o século XVI e teria sido o primeiro bispo da Igreja Católica a fundar seminários dedicados à formação de futuros padres.

A partir do século XIX, a cidade viveu o auge da produção cafeeira no Brasil, impulsionada pelas terras férteis nas proximidades do rio Monjolinho.

O sucesso econômico atraiu muitos imigrantes europeus, especialmente italianos, que deixaram suas influências na arquitetura, na cultura e na gastronomia.

Na segunda metade do século XX, o foco econômico mudou: chegava a hora de deixar a agricultura em segundo plano e de investir pesado na ciência e na tecnologia.

A Escola de Engenharia de São Carlos, em 1953, e a Universidade Federal de São Carlos, em 1970, capitanearam a mudança de filosofia local.

Não demorou muito até que a cidade se transformasse em um dos principais polos tecnológicos brasileiros, atraindo milhares de estudantes de todo o país!

São Carlos fica em qual região?

São Carlos fica em qual região?
Fonte: Pexels

A região onde fica a cidade de São Carlos está localizada no centro do estado de São Paulo, a cerca de 235 km de distância da capital paulista.

O destino fica próximo a outros polos regionais do estado, como Araraquara (45 km), Rio Claro (66 km), Ribeirão Preto (102 km) e Botucatu (157 km).

Como chegar em São Carlos, SP

Se você já está se perguntando como chegar em São Carlos, SP, a resposta pode ser mais simples do que você imagina. 

A cidade fica a apenas 105 km do Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, que recebe voos da Latam, Gol e Azul a partir dos principais destinos brasileiros.

Quem está viajando por terra pode fazer o percurso de São Paulo a São Carlos pelas rodovias dos Bandeirantes e BR-364

A Empresa Cruz opera o trecho de ônibus a partir do Terminal Rodoviário do Tietê, com passagens a partir de R$ 74,85 (preço de julho/2021).

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para São Carlos?

Quando ir para São Carlos?
Fonte: Unsplash

Em qualquer estação do ano, o tempo em São Carlos, SP, é praticamente o mesmo: ameno e úmido. A vantagem é que não existe época ruim para visitar a cidade!

No verão pode chover até 280 mm por mês, mas até nos meses menos chuvosos, como de junho a agosto, é normal a ocorrência de chuvas rápidas. 

Ou seja, lembre-se de colocar um guarda-chuva na mala para não ser surpreendido!

Os termômetros, por sua vez, variam entre 20ºC e 28ºC no verão e de 12ºC a 24ºC no inverno. 

Em outras palavras, se você estiver pensando em viajar para a cidade no meio do ano, não se esqueça de um agasalho para se proteger das noites frias.

Onde ficar em São Carlos?

Estamos falando de uma cidade grande, com mais de 250 mil habitantes e atrações espalhadas por diversas regiões. 

Por essas e outras, vale a pena escolher um ponto estratégico para se hospedar para gastar menos tempo em deslocamentos.

Os campi universitários de São Carlos, SP, são rodeados por diversas opções de hospedagem, nas mais diferentes faixas de preço, incluindo alternativas econômicas.

Se você quer ficar perto do campus da USP na cidade, considere um dos hotéis dos bairros Parque Arnold Schimidt, Jardim Centenário ou Vila Elizabeth.

Para ter fácil acesso ao campus da Ufscar, pode ser uma boa ideia ficar no bairro Vila Brasília

Você também encontrará algumas opções ao longo da avenida Getúlio Vargas, entre os bairros Vila Izabel e Recreio São Judas Tadeu

Neste caso, porém, recomenda-se que o viajante esteja de carro para facilitar seu deslocamento até as principais atrações.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hotéis em São Carlos, SP, em promoção no El Quarto!

Hotéis em São Carlos, SP, em promoção no ElQuarto!
Fonte: Hotel The Hill Executive

Para encontrar os melhores hotéis em São Carlos, SP, faça uma visita ao nosso site buscador, El Quarto, que reúne milhares de acomodações a preços exclusivos nos principais destinos do Brasil e do mundo.

Além de ter acesso a opções com cancelamento gratuito e promoções incríveis, você pode até pagar suas diárias online: assim, você evita surpresas desagradáveis na hora do check-out.

Faça agora mesmo uma simulação para descobrir que visitar uma das mecas tecnológicas do Brasil pode caber no seu bolso!

São Carlos, SP: mapa

Para montar seu roteiro por São Carlos, SP, não deixe de conferir o mapa da cidade.

Dessa forma, você poderá identificar as atrações que ficam mais próximas umas das outras e como se deslocar entre esses pontos turísticos!

O que fazer em São Carlos, SP

Apesar de não ser um destino tão badalado quanto outras cidades do interior paulista, a Capital da Tecnologia não economiza em atrações para encantar seus visitantes.

Confira o que fazer em São Carlos, SP!

Catedral de São Carlos

Catedral de São Carlos
Fonte: Pxhere / CC0

Maior destaque arquitetônico do centro da cidade, a Catedral de São Carlos Borromeu foi inspirada no prédio mais importante da Igreja Católica, a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Considerada marco zero do município, a igreja possui uma cúpula dourada que se destaca no horizonte, com seus 70 metros de altura e 30 metros de diâmetro.

A catedral é palco de missas diárias em diferentes horários: aproveite para conhecer seu belíssimo interior.

Jardim Público

A fotogênica praça situada bem em frente à Catedral de São Carlos é chamada de Jardim Público e oferece agradável sombra para que você relaxe entre um passeio e outro.

A pracinha abriga várias fontes, muitas delas com mais de um século de história, o que garante um clima ainda mais rústico ao espaço.

Mercado Municipal

Quer conhecer mais sobre a cultura local? Então você não pode deixar o Mercado Municipal de fora da sua lista de atrações para visitar na cidade!

O espaço, bem no centro do município, abriga dezenas de barraquinhas que vendem de tudo: carnes frescas, vegetais, condimentos, artesanato, flores, sementes, mudas de plantas, peças de vestuário e calçados.

Aproveite para saborear quitutes feitos na hora ou tomar um caldo de cana refrescante em um dos bares e restaurantes instalados no mercado e seus arredores.

Estação Ferroviária de São Carlos

Estação Ferroviária de São Carlos
Fonte: Paulo Almeida Junior / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Uma das principais construções históricas da cidade é a Estação Ferroviária de São Carlos, também conhecida como Estação da Fepasa ou Estação Cultura.

O edifício foi inaugurado em 1884 e hoje está tombado como Patrimônio Histórico Municipal: por ali já passaram grandes nomes da história nacional, incluindo o imperador Dom Pedro II.

Hoje, o complexo sedia o Museu de São Carlos e a Fundação Pró-Memória, cujos acervos ajudam a contar a história de um dos municípios paulistas mais ricos.

A Estação Ferroviária de São Carlos foi recentemente revitalizada e adaptada para receber visitantes com mobilidade reduzida. 

A atração ainda inclui playground, bancos de concreto e uma pequena academia comunitária.

Fazendas de café

A cidade de São Carlos nasceu e cresceu graças à cultura cafeeira, que logo colocou o município em posição de destaque no cenário agrícola nacional.

Do tempo de ouro do café, no século XIX, sobraram belas fazendas coloniais, que hoje foram convertidas em atrações turísticas formidáveis e podem render ótimos passeios.

Um dos destaques é a Fazenda Santa Maria do Monjolinho, que oferece aos visitantes trilhas ecológicas, um restaurante e até uma casa-museu, que conta mais sobre o dia a dia das fazendas de café nos séculos passados.

Você também pode desfrutar de uma visita guiada ao Vale do Quilombo ou à Fazenda do Pinhal, uma das mais antigas de São Paulo, fundada em 1780.

Cachoeiras perto de São Carlos, SP

Em qualquer época do ano, existe a chance de que você sinta muito calor em São Carlos e, para se refrescar, nada melhor do que um mergulho em uma cachoeira, não é mesmo?

Uma das mais famosas quedas d’águas da região é a Cachoeira 2 Pilar, acessível a partir de trilha ecológica, com várias cascatas, que chegam a 8 metros de altura.

A Cachoeira CanCan, por sua vez, despenca de uma fenda em meio à vegetação abundante, enquanto a Cachoeira da Alegria é uma das mais bonitas da cidade, embora não seja adequada para banho.

A lista continua com diversas opções para todos os gostos, então prepare sua roupa de banho, não se esqueça do filtro solar e curta um dia incrível à beira-rio!

Como é viver em São Carlos?

Como é viver em São Carlos?
Fonte: Hotel São Carlos Marklin Suites

Embalada pelos estudantes que frequentam suas excelentes universidades e faculdades, a cidade de São Carlos, SP, é famosa pela alta qualidade de vida, cena noturna agitada e belos cenários naturais.

Dificilmente você vai se sentir entediado neste charmoso destino paulista, tantas são as opções de lazer e cultura.

Além disso, embora o custo de vida não seja tão baixo quanto em cidades menores, o município reúne opções de moradia acessíveis, restaurantes em diferentes faixas de preço e transporte público eficiente.

São Carlos é uma cidade segura?

Um dos principais motivos que atraem visitantes e novos moradores para o município é o alto índice de segurança de São Carlos, SP. A cidade está entre as 20 mais seguras do país, considerando-se crimes graves. 

Mortes violentas, roubos e latrocínios estão em queda acentuada desde 2018, graças a um ostensivo trabalho das polícias Militar e Civil.

São Carlos fica perto de qual cidade?

Que tal aproveitar sua visita a São Carlos para conhecer outros destinos incríveis do interior paulista?

O município fica bem no coração de São Paulo, pertinho de cidades incríveis, como Araraquara, Rio Claro e Ribeirão Preto.

Se você deseja estender seu roteiro de viagem ao interior de Minas, vale a pena considerar um pulinho em Poços de Caldas, a 188 km de distância, Guaxupé (177 km) e Gonçalves (324 km).

Encontre os melhores hotéis em São Carlos, SP

Já sabe o que fazer em São Carlos, SP? Agora só falta reservar a melhor acomodação para a sua estadia.

Nessa tarefa, você pode contar com a ajuda do nosso buscador, El Quarto

Nossa plataforma reúne milhares de hotéis, pousadas e resorts a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito.

Para garantir o máximo de comodidade, você pode até pagar suas diárias online, em poucos cliques. 

Faça uma simulação e comece a planejar uma viagem inesquecível!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.